Vida nova, novos desafios!! - Valente Fazedor de Chuva SC!!!

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Allan Gustavo
    Fazedor de Chuva

• Jun 2013
    • 140

Salve amigos FC’s

Mais uma vez, depois de muito tempo, estou de volta ao recinto, e também atualizando o seguimento de meu desafio do Valente.

Há um mês eu desbravei o Oeste catarinense por uma semana, contabilizando mais 92 cidades para o meu desafio, chegando a 237 cidades visitadas até o momento. Infelizmente não consegui postar antes, pois estou às vias de conclusão da pós-graduação, e esta os projetos de conclusão estão me tomando muito tempo nestes últimos meses. Mas mesmo assim, nestes 20 dias de férias que havia agendado em agosto, a Alma Inquieta foi meio teimosa haha e assim reservei uns dias para viver esta experiência de conhecer o outro lado do estado, além de cumprir mais alguns registros do desafio. Até não fiz nenhuma postagem antes pois não queria fazer os registros sem meus longos textos hahaha registrando todas as impressões observadas, mas hoje consegui tirar um tempinho e comecei a escrever estes registros.

Depois de alguns planejamentos e levantamento de algumas informações sobre a região, tanto pela internet quanto de amigos, e inclusive cogitando terminar as cidades restantes em uma tacada só, decidi não colocar uma meta, e seguir conforme o ritmo que a viagem me levasse.

E assim, numa manhã nublada de uma terça-feira dia 11/08, lá estávamos nós na estrada novamente, seguindo pela BR-470 rumo ao interior do estado. A previsão de tempo previa um período de 10 dias sem chuva, mas isso impediu de receber umas boas vindas de viagem pela chuva de Gaspar até o Alto Vale do Itajaí, inclusive com tráfego pesado do horário de pico entre Blumenau e Indaial. Mas nada como estar em férias: nada me aborrecia, chuva, trânsito, a sensação de poder estar na estrada novamente garantia o bom humor daquele dia.

E novamente a serrinha dos Ilhéus, depois de Pouso Redondo, foi o divisor de águas: ali a chuva fica para trás, e inclusive foi a única chuva de toda a viagem. Logo estava passando pelo trevo da BR-116, e adentrando em uma região que nunca havia estado antes. E, depois de 5 horas de viagem, chego à primeira cidade do dia:

146/295 – Brunópolis

Click image for larger version

Name:	Foto 1.jpg
Views:	1
Size:	57,6 KB
ID:	212346

Name:	Foto 2.jpg
Size:	66,8 KB
ID:	212347

Brunópolis foi a primeira parada do dia. Pequena cidadezinha localizada no chamado Planalto Norte do estado, grande parte de sua população vive na zona rural. Emancipado há apenas 20 anos, esta localidade foi povoada por imigrantes gaúchos, principalmente descendentes de alemães e italianos.

Após o registro, hora de voltar à BR.

147/295 – Erval Velho

Name:	Foto 3.jpg
Size:	72,9 KB
ID:	212348

Name:	Foto 4.jpg
Size:	77,3 KB
ID:	212349

A próxima parada foi Erval Velho, já na região Meio-Oeste do estado. Uma surpresa boa foi a condição na estrada; talvez por não conhecer bem, e pelo que haviam me falado, eu estava esperando coisa pior, principalmente depois do entroncamento da BR-470 com a BR-282, a qual eu seguiria pelo resto da viagem. Não que a rodovia estivesse impecável, mas o bicho não era tão feio, pelo menos nessa região.

Já conhecia algumas histórias de Erval Velho, e também de Joaçaba, que fica nesta região, um grande amigo de Itajaí morou um bom tempo por aqui, e inclusive ele que me falava para fazer uma bela revisão na motoca antes de vir para cá, pois as distâncias entre as cidades eram grandes, então era melhor evitar quaisquer imprevistos com a moto.

A cidade possui um belo título para o bem do meio-ambiente: Capital Catarinense da Reciclagem.

Seguindo em frente, passo direto por Joaçaba, e fico surpreso com o desempenho da moto. Talvez pela despreocupação com o tempo, e também por rodar somente por estradas de pista simples, rodando em uma velocidade média menor, após 370 kms de viagem nem sinal da moto bater a reserva de combustível, fazendo uma média quase 30 km/l, quando o normal dela na BR-101 é entre 22/23 km/l. O lado ruim disso era o preço da gasolina: enquanto abasteço em Balneário a R$ 3,09, o primeiro abastecimento foi a R$ 3,46. No fina das contas um compensou o outro hehe.

148/295 – Jaborá

Name:	Foto 5.jpg
Size:	74,9 KB
ID:	212350

Name:	Foto 6.jpg
Size:	86,2 KB
ID:	212351

A chegada à Jaborá não foi fácil. Além do fato do sol da meio-dia começar a castigar este equipado motociclista hahaha (estamos no inverno, mas o calor era quase de verão), as condições da rodovia SC-355, que liga a BR-282 a Concórdia, estão terríveis. Muitos e muitos buracos, e como a rodovia está em obras, há muitos trechos recapeados alternando com trechos esburacados, sem acostamento, com desníveis. Foi bom para me ambientar em desviar de buracos hahaha, técnica que acabei aperfeiçoando nos dias seguintes.

Mas falando da cidade, Jaborá é uma pacata cidade de cerca de 4 mil habitantes cuja principal descendência é italiana. Em frente à prefeitura fica a Igreja Matriz São Roque, mais uma igreja catarinense de bela arquitetura.

Name:	Foto 7.jpg
Size:	92,3 KB
ID:	212352

Jaborá se destaca em um fato peculiar para mim: aqui, oficialmente chego à metade das cidades do desafio.

149/295 – Presidente Castelo Branco

Name:	Foto 8.jpg
Size:	95,8 KB
ID:	212353

Name:	Foto 9.jpg
Size:	66,7 KB
ID:	212354

As duas torres que dão as boas-vindas na entrada da cidade lembram o sobrenome do ex-presidente que deu nome à cidade. Em Presidente Castelo Branco, encontro mais uma pacata cidade, uma tranquilidade boa, onde alguns senhores idosos jogavam animadamente e tranquilamente seu jogo de dominó em frente à prefeitura. A cidade possui cerca de 2 mil habitantes, também descendentes de alemães e italianos. Um dos potenciais econômicos da região pode ser sentido: o cheiro (nada agradável) da criação de porcos pode ser sentido durante o caminho para se chegar à cidade.

Seguindo na rodovia, reencontro a minha velha BR-153, que corta o Brasil de Norte a Sul e passa por minha terra natal, Marília, no estado de São Paulo. E aqui no trecho catarinense encontro muitas curvas e belas paisagens, um verde exuberante e intocado, um trecho bem legar de se rodar.

150/295 – Irani

Name:	Foto 10.jpg
Size:	86,5 KB
ID:	212355

Name:	Foto 11.jpg
Size:	67,5 KB
ID:	212356

Irani é conhecida como Berço do Contestado. Foi nestas terras que, no início do século XX, ocorreu a primeira batalha de uma guerra desencadeada entre os estados do Paraná e Santa Catarina, custando a vida de milhares de pessoas que residiam nestas terras.

A cidade mantém sua economia na produção de madeiras de reflorestamento e móveis, bem como no ramo agropecuário. E, na saída da cidade, encontrei pela primeira vez o rio do Engano, que iria me acompanhar pelo próximo trecho.

Name:	Foto 12.jpg
Size:	100,0 KB
ID:	212357
    Rio do Engano na saída da cidade.

Comentário

• Allan Gustavo
      Fazedor de Chuva

• Jun 2013
      • 140

151/295 – Lindóia do Sul

Name:	Foto 13.jpg
Size:	88,4 KB
ID:	212358

Name:	Foto 14.jpg
Size:	69,6 KB
ID:	212359

A próxima cidade no caminho é Lindóia do Sul. A cidade conquistou em 2013 o 3º lugar no ranking do Ideb para as séries iniciais, garantindo bons resultados para a educação de suas crianças e para o futuro do município. Além disso, mais uma vez ressalto as belas paisagens do entorno da cidade, de vales e montes.

152/295 – Ipumirim

Name:	Foto 15.jpg
Size:	99,8 KB
ID:	212360

Apenas 9 kms separam Lindóia do Sul de Ipumirim, a próxima cidade da lista, também colonizada por alemães e italianos, e famosa pelas várias opções de turismo rural, pelo fato de 70% da área do município estar preservada.

Um local que achei legal foi o primeiro trecho da SC-154 passando pela área urbana da cidade, margeando o rio do Engano (o mesmo de Irani). A passagem do rio, rodeado de muito verde de ambos os lados, e a calçada que margeia o rio onde as pessoas passavam fazendo exercícios, conversando, ali deve ser um ponto de encontro da cidade.

Name:	Foto 16.jpg
Size:	99,1 KB
ID:	212361

Name:	Foto 17.jpg
Size:	98,5 KB
ID:	212362

153/295 – Arabutã

Name:	Foto 18.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	212363

Name:	Foto 19.jpg
Size:	56,2 KB
ID:	212364

A alemã Arabutã é a próxima parada, também conhecida como capital da Cuca. O nome da cidade vem da língua guarani, e significa Pau Brasil. Outra curiosidade da cidade é a religiosidade, onde, em um país predominantemente católico, 75% da população tem sua fé na doutrina luterana.
      Neste momento, com 9 horas acumuladas de viagem, é o momento de partir para a nona e última cidade do dia. Vamos deixar um pouquinho para os próximos dias né.

Comentário

• Allan Gustavo
        Fazedor de Chuva

• Jun 2013
        • 140

154/295 – Itá

Name:	Foto 20.jpg
Size:	63,5 KB
ID:	212365

Name:	Foto 21.jpg
Size:	94,7 KB
ID:	212366

E o local de pouso no primeiro dia é a acolhedora Itá. Nos planejamentos da viagem, esta era uma parada obrigatória, pois sempre tive boas referências da cidade, e uma curiosidade ainda maior sobre a história da cidade, que precisou ser deslocada no ano de 1996 devido à construção da Usina Hidrelétrica de Itá que desviaria o leito do rio Uruguai para alagando a antiga sede da cidade. Desta, restou as torres da antiga Igreja Matriz:

Name:	Foto 22.jpg
Size:	57,7 KB
ID:	212367

Esta foi minha primeira parada na cidade. Depois de 590 kms nas costas, poder parar e relaxar um pouco em um local tranquilo como este é extraordinário.

Subindo de volta ao centro da cidade, a hospedagem foi no Hotel Benvenutti, onde, do outro lado da rua, havia um mirante que evidenciava as belas curvas do rio Uruguai.

Name:	Foto 23.jpg
Size:	56,4 KB
ID:	212368

Name:	Foto 24.jpg
Size:	43,8 KB
ID:	212369

E, além dos pontos já citados, a cidade também possui um balneário de águas termais, as Thermas de Itá.

Name:	Foto 25.jpg
Size:	45,2 KB
ID:	212370

E assim, depois de 10 horas e 590 kms, hora de dar uma volta a noite pelo centrinho da cidade, tomar aquela gelada para relaxar, e descansar para o próximo dia.

Name:	Expedição Oeste 1.jpg
Size:	67,9 KB
ID:	212371
        Mapa do percurso do dia.

Comentário

• Allan Gustavo
          Fazedor de Chuva

• Jun 2013
          • 140

Bom dia amigos FC's

Continuando com a Expedição Oeste - SC, o segundo dia se inicia com o friozinho característico destas bandas, e olhando pela janela do hotel via que a cerração marcava presença naquela manhã.

Logo, saindo de Itá me dei conta que a cidade fora instalada em cima de um morro, com um vale de um lado e o rio Uruguai do outro. E foi aí que descobri que teria que passar no meio da cerração para chegar às outras cidades. E o friozinho se tornou um friozão hahah era aquela cerração que não deixava enxergar 2 metros à frente. Mas logo a rodovia começa a subir, me fazendo pensar que estaria livre da cerração para o resto do dia.

Assim, cerca de meia hora depois da saída, faço o primeiro registro do dia:

155/295 – Seara

Name:	Foto 1 - Seara.jpg
Size:	68,4 KB
ID:	213303

Name:	Foto 2 - Seara.jpg
Views:	2
Size:	57,1 KB
ID:	213304

Nascido como Nova Milano, e colonizada por alemães e italianos, Seara foi emancipada de Concórdia em 1954. Dois anos depois, surgiu a Seara Alimentos, uma das maiores indústrias de frios, aves e suínos do Brasil. E abastecendo a moto logo na entrada da cidade notei em frente uma unidade da empresa, podendo ver inclusive os porcos sendo alimentados.

Logo, saio por uma bela rodovia e volto à rotina de sobe morro desce morro, ou melhor, desce morro, entra em cerração, sobe morro, sai da cerração hahaha

156/295 – Xavantina

Name:	Foto 3 - Xavantina.jpg
Size:	86,0 KB
ID:	213313

E aqui chegamos à Capital Per Capita dos Suínos. Sim, o título reflete bem o potencial econômico da cidade: Xavantina possui a maior produção per capita de suínos. E a homenagem a estes animais pode ser vista na entrada da cidade:

Name:	Foto 4 - Xavantina.jpg
Size:	72,8 KB
ID:	213312

Um aspecto positivo da cidade é a criminalidade, ou melhor, a falta dela, visto que o último homicídio ocorreu há mais de 10 anos.
          Registros feitos, hora de voltar à SC-283, e seguir a rotina de morro/cerração.

157/295 – Arvoredo

Name:	Foto 5 - Arvoredo.jpg
Size:	70,0 KB
ID:	213311

Pouso de tropeiros em tempos antigos, com apenas 23 anos de emancipação política e colonizada por italianos vindos do Rio Grande do Sul, em Arvoredo a chegada à cidade foi uma história a parte. Primeiro por vir desta rotina de desce morro/cerração/sobe morro, quando segui por um caminho alto achei que a rotina havia acabado, pois a cerração havia ficado no fundo dos vales. Eis que surge a placa apontando para Arvoredo, que fica na baixada de um vale. Será que os tropeiros não teriam um lugar mais alto para os seus repousos? Hahaha, brincadeiras a parte, lá vamos nós...

Name:	Foto 7 - Arvoredo.jpg
Size:	28,5 KB
ID:	213310

Um detalhe que me chamou a atenção foi o bem cuidado canteiro central da avenida onde fica a prefeitura:

Name:	Foto 6 - Arvoredo.jpg
Size:	58,7 KB
ID:	213309

Assim, subo o morro novamente, e chega de cerração por hoje heheh.
          Seguindo pela SC-283 tenho o meu primeiro encontro com Chapecó. Mas neste primeiro momento, o contato seria só de passagem, pois o meu destino era cruzar a cidade e chegar na BR-282.

158/295 – Cordilheira Alta

Name:	Foto 8 - Cordilheira Alta.jpg
Size:	58,5 KB
ID:	213307

Name:	Foto 9 - Cordilheira Alta.jpg
Size:	80,9 KB
ID:	213308

Cordilheira Alta seria o próximo destino. E, também, o local do primeiro (e único) incidente mais grave (ou não) da viagem. Quer dizer, mais grave para a motoca, pois estava tão emocionado com a viagem que resolvi comprar um terreninho em frente à prefeitura, e assim a moto tombou quando fui tentar fazer o retorno na rua que tinha uma ladeira, e assim ela perdeu parte da ponta do manete da embreagem. Fui fazer o retorno tão no automático que nem lembrei que estava com peso de bagagens na garupa, e assim a moto perdeu o seu curso. Foi um tombo literalmente patético, mas tudo bem hahah.

Passado o susto, hora de se recompor, de espairecer? Não, vamos voltar para a estrada, desta vez deixando o “automático” um pouco de lado e curtindo mais a viagem.

159/295 – Coronel Freitas

Name:	Foto 10 - Coronel Freitas.jpg
Size:	80,2 KB
ID:	213306

Name:	Foto 11 - Coronel Freitas.jpg
Size:	70,8 KB
ID:	213305

O próximo registro é feito em Coronel Freitas, cujo nome foi dado em homenagem ao comandante e desbravador da primeira guarnição militar da região, da qual se originou o município. A estrada que vem de Chapecó até Coronel Freitas estava em péssimas condições, assim vou especializando cada vez mais minha técnica de desvio de buracos hahaha.
          Última edição por Allan Gustavo; 29-09-15, 09:32.

Comentário

• Allan Gustavo
            Fazedor de Chuva

• Jun 2013
            • 140

160/295 – Quilombo

Name:	Foto 12 - Quilombo.jpg
Size:	73,4 KB
ID:	213314

Name:	Foto 13 - Quilombo.jpg
ID:	213315

Quilombo é um dos municípios “queridinhos” da região, em virtude de suas belezas naturais, em especial o Salto Saudades, distante 15 kms do centro da cidade. Não foi dessa vez que o conheci, mas pelas fotos de internet merece uma visita com mais calma.

Além disso, o município possui em sua praça central um conhecido balneário de águas sulfurosas:

Name:	Foto 14 - Quilombo.jpg
Size:	99,8 KB
ID:	213316

Name:	Foto 15 - Quilombo.jpg
Size:	100,6 KB
ID:	213318

Na chegada à cidade, vi uma entrada sem sinalização e resolvi entrar por ali, pois em outras cidades que passei também não possuíam sinalização...desta vez me ferrei, pois cheguei à cidade por um tortuoso caminho secundário de pedras e mais pedras hahaha

161/295 – Santiago do Sul

Name:	Foto 16 - Santiago do Sul.jpg
Size:	79,4 KB
ID:	213319

Santiago do Sul é o menor município em população de Santa Catarina. A cidade possuía em 2014 apenas 1389 habitantes. Inclusive, nos municípios visitados neste dia, todos (com exceção de Chapecó e Seara) possuíam no máximo cerca de 10 mil habitantes.

Para meu deleite, mais belezas naturais pelo caminho:

Name:	Foto 17 - Santiago do Sul.jpg
Size:	40,4 KB
ID:	213320

E aqui já começo a pensar em encurtar a viagem, por conta daquele velho dilema: terminar logo o desafio ou estendê-lo ao máximo? Baita dúvida boa...que por final decidi, não queria queimar todos os cartuchos de uma só vez. Mas encurtar a viagem a partir de onde? Quer saber, deixa rolar vai hahah.

162/295 – Formosa do Sul

Name:	Foto 18 - Formosa do Sul.jpg
Size:	58,1 KB
ID:	213321

Name:	Foto 19 - Formosa do Sul.jpg
Size:	69,9 KB
ID:	213322

Mais uma cidade colonizada por imigrantes alemães e italianos vindos do Rio Grande do Sul, assim como grande parte do Oeste Catarinense, Formosa do Sul possui uma população de cerca de 2.500 habitantes. O nome Formosa provém por um motivo citado anteriormente: a formosura das belezas naturais da região. Aqui, com exceção do trecho Chapecó-Coronel Freitas, a rodovia está em boa condições, e o relevo acidentado da região contribui para um bom passeio de moto.

163/295 – Irati

Name:	Foto 20 - Irati.jpg
Size:	92,8 KB
ID:	213323

Name:	Foto 21 - Irati.jpg
Size:	79,5 KB
ID:	213324

Irati é mais uma jovem cidade (emancipada há apenas 23 anos) de Santa Catarina. Seu nome significa “mel em quantidade” na língua tupi-guarani. Uma peculiaridade desta região é que todas estas cidades se distanciam apenas cerca de 10 quilômetros umas das outras. Então mal saio de uma cidade já estou chegando a outra, parece que o desafio rende mais por aqui hahaha.

164/295 – Jardinópolis

Name:	Foto 22 - Jardinópolis.jpg
Size:	68,3 KB
ID:	213325

Name:	Foto 23 - Jardinópolis.jpg
Size:	76,8 KB
ID:	213326

Jardinópolis é mais um pequeno município (cerca de 1,8 mil habitantes) que fica nesta belíssima região. E assim registro o terceiro município em apenas meia hora de estrada. Neste momento, assim como no dia anterior, o sol do meio-dia começa a castigar um pouco a viagem.

Comentário

• Allan Gustavo
              Fazedor de Chuva

• Jun 2013
              • 140

165/295 – União do Oeste

Name:	Foto 24 - União do Oeste.jpg
Size:	57,5 KB
ID:	213327

Name:	Foto 25 - União do Oeste.jpg
Size:	60,7 KB
ID:	213328

E aqui fomos para a quarta cidade em quarenta minutos, e a décima do dia, baita dia produtivo! União do Oeste também foi colonizada por imigrantes ítalo-germânicos gaúchos, em busca de boas terras para utilização na agropecuária. Uma curiosidade é a principal festa da cidade, realizada em janeiro, a festa do Porco a Pizza.

Como fiquei com dúvidas sobre o prédio da prefeitura, que não possui nenhuma sinalização, não pude deixar de recorrer ao clichê e perguntar no posto Ipiranga onde ficava a mesma.

166/295 – Águas Frias

Name:	Foto 26 - Águas Frias.jpg
Size:	62,8 KB
ID:	213329

Name:	Foto 27 - Águas Frias.jpg
Size:	56,2 KB
ID:	213330

A próxima cidade é Águas Frias, que, segundo os relatos, possui este nome em virtude de uma vertente de água gelada que existe no meio da mata da região. E mais uma verde ressalto a exuberância da região, belas e verdes paisagens.

167/295 – Nova Erechim

Name:	Foto 28 - Nova Erechim.jpg
Size:	77,7 KB
ID:	213331

E quase reencontrando com a temida BR-282, chego à Nova Erechim. E, apesar dos apenas 4,5 mil habitantes, pode ser considerada uma cidade de referência para a região, e também muito próspera, em expansão, situando-se entre os 20 municípios do Brasil com maior média de renda familiar.

Na divisa entre Águas Frias e Nova Erechim temos o rio Burro Branco, um verdadeiro oásis neste sol de início de tarde catarinense:

Name:	Foto 29 - Nova Erechim.jpg
Size:	98,6 KB
ID:	213332

Apesar do convite ao mergulho, lembrei do nome da cidade anterior (Águas Frias) e do fato de, apesar do sol escaldante, estarmos no inverno hahahaha então bora para a estrada.

De volta à temida BR-282, neste ponto sua situação começa a piorar, principalmente na entrada da próxima cidade, pensem em um asfalto bastante irregular.

168/295 – Nova Itaberaba

Name:	Foto 30 - Nova Itaberaba.jpg
Size:	93,5 KB
ID:	213333

Name:	Foto 31 - Nova Itaberaba.jpg
Size:	82,3 KB
ID:	213334

O perfil de Nova Itaberaba é parecido com o de outras cidades ao longo da BR-282: a rodovia passa em um local mais alto, e cidade fica em uma “baixada”, graças ao relevo acidentado da região.
              Neste local, uma parada para reidratação e também para contemplação da bela paisagem da região.

169/295 – Chapecó

Name:	Foto 32 - Chapecó.jpg
ID:	213335

E finalmente o reencontro com Chapecó, a capital do Oeste Catarinense. Tive uma boa impressão da cidade, bem planejada, e bem urbanizada, com muito verde em suas ruas e principais avenidas.

Name:	Foto 33 - Chapecó.jpg
Size:	75,5 KB
ID:	213336
              Catedral Metropolitana e Monumento “O Desbravador”

Além do verde das árvores, outro verde muito encontrado é o verde da Chapecoense, é bonito ver a cidade adotando o time que vem fazendo bonito no Brasileirão deste ano.
              Aliás, procurando o caminho do último destino do dia, me perdi e acabei parando no Centro de Treinamento do Clube:

Name:	Foto 34 - Chapecó.jpg
Size:	60,0 KB
ID:	213337

Aqui descobri que teria de retornar pela SC-283 sentido Seara, e aí sim entraria certo rumo ao último destino do dia.

Comentário

• Allan Gustavo
                Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                • 140

170/295 – Paial

Name:	Foto 35 - Paial.jpg
Size:	90,3 KB
ID:	213338

O caminho para se chegar a Paial não é fácil. São 27 kms de curvas e trechos sinuosos sem quaisquer indícios de civilização por perto. Mas nem tudo são pedras. Ou melhor: nada são pedras.

Analiso hoje que talvez este tenha sido o melhor trecho da viagem. Rodovia impecável, recém-inaugurada, ainda não combalida por causa do tráfego. Uma natureza impecável, muito verde intocado, morros, morretes, o rio Irani correndo ao fundo do vale.

Name:	Foto 36 - Paial.jpg
Size:	60,0 KB
ID:	213339

Name:	Foto 37 - Paial.jpg
Size:	66,0 KB
ID:	213340

Só de escrever me dá vontade de voltar, creio que se morasse em Chapecó iria fazer esse trecho todo dia hahahah.

E o mais legal foi ver a incredulidade da funcionária da prefeitura quando me viu perguntando se aquela casa era a prefeitura, e mais ainda quando falei que estava visitando todos os municípios do estado. Momento de orgulho por estar passando por essa experiência, e muito mais por estar avançando no desafio de se tornar um Valente Fazedor de Chuva.

Registro feito, retorno ao Chapecó que será o local de pouso do dia. Minha intenção era ficar na saída oeste da cidade, bairro Efapi, perto da entrada ara Guatambu, que seria a primeira cidade do dia seguinte. Porém os dois hotéis do bairro estão lotados, e assim retorno ao centro, onde me hospedo no Hotel Iguaçu.

Logo cumpro o ritual, dar uma relaxada conhecendo o centro da cidade (vários barzinhos na Av. Getúlio Vargas), tomar aquela gelada e descansar para o próximo dia.

Name:	Expedição Oeste 2.1.jpg
Size:	70,7 KB
ID:	213341

Name:	Expedição Oeste 2.2.jpg
Size:	72,1 KB
ID:	213342
                Mapas do percurso do dia.

Comentário

• Allan Gustavo
                  Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                  • 140

Continuando os registros, chegamos ao terceiro dia de viagem...

171/295 – Guatambu

Name:	Foto 1 - Guatambu.jpg
Size:	98,7 KB
ID:	213740

Name:	Foto 2 - Guatambu.jpg
ID:	213741

Name:	Foto 3 - Guatambu.jpg
Size:	60,4 KB
ID:	213742

E a primeira parada foi Guatambu, distante apenas 11 km de Chapecó. Agora entendi o porquê uns ciclistas que vi ontem a noite no barzinho em Chapecó pensavam em estender a rota até Guatambu no fim de tarde anterior...é bem pertinho heheh
                  Com aproximadamente cerca de 4.500 habitantes, Guatambu é mais uma jovem cidade da região: foi emancipada apenas em 1991, ou seja, possui 24 anos apenas.
                  Saindo de Chapecó, e me deparando com o friozinho característico do amanhecer da região, notei que perdi meu cachecol em algum lugar no dia anterior. Sendo assim, para amenizar o frio, não deu outra: sobrou para a bandeira do MAC que estava na mochila hahaha.

172/295 – Planalto Alegre

Name:	Foto 5 - Planalto Alegre.jpg
Size:	94,2 KB
ID:	213743

Name:	Foto 4 - Planalto Alegre.jpg
Size:	79,0 KB
ID:	213744

E a segunda do dia é Planalto Alegre, também próxima à Chapecó. Também emancipada em 1991, grande parte de seus 2.685 habitantes trabalham na produção agrícola.
                  Pelo fato de não ter nenhuma identificação no prédio da prefeitura, restou confirmar essa informação com o motorista do ônibus escolar que estava estacionado ao lado.

Name:	Foto 6 - Planalto Alegre.jpg
Size:	78,6 KB
ID:	213745

173/295 – Caxambu do Sul

Name:	Foto 7 - Caxambu do Sul.jpg
Size:	81,0 KB
ID:	213746

Name:	Foto 8 - Caxambu do Sul.jpg
Size:	35,4 KB
ID:	213747

Name:	Foto 9 - Caxambu do Sul.jpg
Size:	63,3 KB
ID:	213748

E chegamos à terceira do dia, localizada às margens do rio Uruguai. Com cerca de 4.200 habitantes, Caxambu do Sul ostenta o título de Capital Catarinense da Melancia.
                  Nesta altura do dia, o sol começa a aparecer timidamente, e para minha alegria ele continua dessa forma durante o restante do dia, oferecendo mais um ótimo dia para se andar de moto sem frio nem calor.

174/295 – Águas de Chapecó

Name:	Foto 10 - Águas de Chapecó.jpg
Size:	87,1 KB
ID:	213749

Name:	Foto 11 - Águas de Chapecó.jpg
Size:	97,7 KB
ID:	213750

Águas de Chapecó é um dos roteiros turísticos dessa região. Muito conhecida por suas águas termais, seu balneário é muito concorrido. Além disso, no território da cidade fica a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, próxima do encontro das águas do rio Chapecó e do rio Uruguai.

Name:	Foto 12 - Águas de Chapecó.jpg
Size:	55,9 KB
ID:	213751
                  Rio Chapecó

Comentário

• Allan Gustavo
                    Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                    • 140

175/295 – São Carlos

Name:	Foto 13 - São Carlos.jpg
Size:	98,8 KB
ID:	213752

Name:	Foto 14 - São Carlos.jpg
Size:	42,5 KB
ID:	213753

Mais um pedacinho alemão na Bela e Santa Catarina, São Carlos é separada de Águas do Chapecó apenas pelo rio Chapecó. Sendo assim, também possui atrativos turísticos semelhantes à cidade vizinha.
                    Nesse momento, saio da esburacada SC-283, que vai costeando o rio Uruguai, e retorno em direção à BR-282.

176/295 – Cunhataí

Name:	Foto 15 - Cunhataí.jpg
Size:	56,3 KB
ID:	213754

Name:	Foto 16 - Cunhataí.jpg
Size:	66,7 KB
ID:	213755

Name:	Foto 17 - Cunhataí.jpg
Size:	52,6 KB
ID:	213756

E a próxima é a pequenina Cunhataí, cuja população é de 1.892 habitantes. Com mais de 90% de população com descendência alemã, a cidade, emancipada há apenas 20 anos, está em 14º lugar no ranking nacional de maior renda por família entre cidades com menos de 5 mil habitantes.

177/295 – Saudades

Name:	Foto 18 - Saudades.jpg
Size:	85,1 KB
ID:	213757

Name:	Foto 19 - Saudades.jpg
Size:	73,2 KB
ID:	213758

E lá vamos para a sétima cidade do dia, em apenas três horas de viagem. Ah como eu amo esse Oeste hehehe além de poder conhecer um pouco desta cultura o desafio rende que é uma beleza.
                    Saudades também possui trações germânicos em sua colonização, e situa-se em uma região conhecida por “Vale da Hospitalidade”.

178/295 – Pinhalzinho

Name:	Foto 20 - Pinhalzinho.jpg
Size:	87,4 KB
ID:	213759

Name:	Foto 21 - Pinhalzinho.jpg
Size:	67,1 KB
ID:	213760

De volta à BR-282, chego a Pinhalzinho, município referência desta região, com cerca de 18 mil habitantes. Também conhecida como Capital da Amizade, o município encontra-se em pleno desenvolvimento: está entre as 20 cidades com maior crescimento econômico do estado.

179/295 – Modelo

Name:	Foto 22 - Modelo.jpg
Size:	74,8 KB
ID:	213761

Name:	Foto 23 - Modelo.jpg
Size:	43,6 KB
ID:	213762

Com cerca de 4 mil habitantes, Modelo situa-se no meio do caminho entre dois grandes centros da região, que são Chapecó e São Miguel do Oeste, e assim como muitas cidades da região, foi colonizada por italianos e alemães.

Comentário

• Allan Gustavo
                      Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                      • 140

180/295 – Sul Brasil

Name:	Foto 24 - Sul Brasil.jpg
Size:	92,2 KB
ID:	213763

Name:	Foto 25 - Sul Brasil.jpg
Size:	97,3 KB
ID:	213764

O nome de Sul Brasil é oriundo da Companhia Colonizadora Sul Brasil, empresa que na década de 1940 coordenou a colonização de terras na região Oeste de SC, sendo que sua emancipação também ocorreu em 1991, quando houve o desmembramento de suas terras do município de Modelo.

181/295 – Serra Alta

Name:	Foto 26 - Serra Alta.jpg
Size:	61,1 KB
ID:	213765

Name:	Foto 27 - Serra Alta.jpg
Size:	67,0 KB
ID:	213766

O pórtico de entrada da cidade já evidencia a origem de sua população. Benvenuti, ou melhor, “bem-vindo” em italiano. O nome de Serra Alta vem da altitude da cidade, de 648 metros acima do nível do mar, o que causa destaque para os padrões da região. Cabe ressaltar que estas bandas proporcionam também belas paisagens.

182/295 – Saltinho

Name:	Foto 28 - Saltinho.jpg
Size:	65,0 KB
ID:	213767

Name:	Foto 29 - Saltinho.jpg
Size:	87,1 KB
ID:	213768

Saltinho possui este nome em virtude do rio Saltinho, que passa nas terras de município, e que por sua vez ganhou esse nome por causa de suas pequenas quedas. Além disso, abriga anualmente no mês de fevereiro o Festival da Música Sertaneja.

183/295 – Bom Jesus do Oeste

Name:	Foto 30 - Bom Jesus do Oeste.jpg
Size:	67,6 KB
ID:	213769

Name:	Foto 31 - Bom Jesus do Oeste.jpg
Size:	77,2 KB
ID:	213770

Name:	Foto 32 - Bom Jesus do Oeste.jpg
Size:	75,7 KB
ID:	213771

E assim chegamos à décima terceira cidade do dia, com apenas cinco horas de viagem. Acaba não Oeste Velho! Hahaha
                      Emancipado apenas em 1995, Bom Jesus do Oeste possui apenas 2.132 habitantes, e possui colonização de imigrantes alemães, italianos e poloneses.

184/295 – Tigrinhos

Name:	Foto 33 - Tigrinhos.jpg
Size:	64,0 KB
ID:	213772

Name:	Foto 34 - Tigrinhos.jpg
Size:	63,2 KB
ID:	213773

Mais um município surgido em 1995, e localizado na região de Maravilha, Tigrinhos possui uma população de 1.757 habitantes.

Comentário

• Allan Gustavo
                        Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                        • 140

185/295 – Santa Terezinha do Progresso

Name:	Foto 35 - Santa Terezinha do Progresso.jpg
Size:	75,5 KB
ID:	213786

Name:	Foto 36 - Santa Terezinha do Progresso.jpg
Size:	58,8 KB
ID:	213787

E aqui chegamos ao que, pensando melhor depois da viagem, talvez tenha sido o “ponto extremo”. Santa Terezinha do Progresso, com seus 3.062 habitantes, fica a 40 km da BR-282, na região Extremo Oeste de SC. E, para mim, representou bem a dimensão de cumprir este desafio.

Esta é uma daquelas cidades “fim de linha”, assim como várias existentes no estado, onde só há uma ligação asfáltica saindo de uma rodovia principal. E, voltando mais uma vez a mesma tecla, e mesmo olhando o panorama da cidade nas fotos acima, quando que eu passaria em um local desse caso não estivesse cumprindo o desafio.

Em uma matéria do Diário Catarinense sobre a cidade, o subtítulo é “Lugar de desbravadores e heróis”. De fato, as pessoas que desbravaram este local, e que adicionaram o Progresso ao nome da cidade são verdadeiros heróis. E eu, por mais que tenha tido infinitamente menos dificuldades do que eles para chegar até aqui, também me sinto um pouco desbravador...desbravador deste belo estado, que mesmo com 185 municípios nas costas continua me surpreendendo.

186/295 – Maravilha

Name:	Foto 37 - Maravilha.jpg
Size:	74,9 KB
ID:	213788

Name:	Foto 38 - Maravilha.jpg
Size:	64,0 KB
ID:	213789

Maravilha, com aproximadamente 26 mil habitantes, é outra referência na região. O seu nome veio do encanto dos primeiros desbravadores com as paisagens e os belos pinheirais que encontravam pela região. “Que maravilha”, era o que eles diziam.

E passando por aqui cerca de 75 anos depois, concordo com eles, que maravilha! Hehehe. Uma bela cidade, pena que neste momento o cansaço já estava meio que latente, não pude explorá-la muito.

Além de todos os atributos, Maravilha ganhou na década de 1970 o título de Cidade das Crianças, devido à alta taxa de natalidade verificada na época.

187/295 – São Miguel da Boa Vista

Name:	Foto 39 - São Miguel da Boa Vista.jpg
Size:	78,7 KB
ID:	213790

Name:	Foto 40 - São Miguel da Boa Vista.jpg
Size:	50,0 KB
ID:	213791

Com cerca de 2 mil habitantes, São Miguel da Boa Vista também possui origens alemãs e italianas. Emancipado em 1992, um dos pontos altos da cidade é a Festa do Colono, realizada anualmente.

188/295 – Flor do Sertão

Name:	Foto 41 - Flor do Sertão.jpg
Size:	98,5 KB
ID:	213792

Name:	Foto 42 - Flor do Sertão.jpg
Size:	44,7 KB
ID:	213793

E chegamos à décima oitava do dia! Eita dia que não acaba mais hahaha talvez esteja aí o motivo do cansaço desse dia. E também da BR-282. Este trecho entre Maravilha e Flor do Sertão está terrível, não quero nem ver o que encontrarei daqui em diante. A beleza da região, que diria que está intocada, acaba passando batido por conta da atenção que a rodovia exige.

Voltando ao município, Flor do Sertão possui esse nome por causa de um ipê amarelo que se destacava no meio da floresta, na época da colonização da cidade de aproximadamente 1.500 habitantes.

189/295 – Romelândia

Name:	Foto 43 - Romelândia.jpg
Size:	91,6 KB
ID:	213794

Name:	Foto 44 - Romelândia.jpg
Size:	61,8 KB
ID:	213795

Romelândia me pareceu uma cidade muito agradável. Nesta quinta-feira que cheguei ali, por volta das 16:00, muitas e muitas pessoas proseavam alegremente na praça central da cidade, onde fica a prefeitura. O município possui cerca de 5.500 habitantes.
                        Voltando à BR-282, mais alguns momentos de tensão.

Comentário

• Allan Gustavo
                          Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                          • 140

190/2015 – São Miguel do Oeste

Name:	Foto 45 - São Miguel do Oeste.jpg
Size:	60,2 KB
ID:	213796

E finalmente chegamos ao Extremo Oeste do estado. E foi difícil, ao menos neste dia. Este último trecho da BR-282 de Maravilha a São Miguel do Oeste está terrível. Trecho sinuoso, rodovia totalmente esburacada, remendada, sem sinalização. Motoristas imprudentes, ultrapassagens perigosas, é...vocês podem ver que minha impressão não foi das melhores. Quando cheguei ao trevo de São Miguel do Oeste, acho que descobri o verdadeiro significado de felicidade hahahah nunca fui tão feliz:

Name:	Foto 46 - São Miguel do Oeste.jpg
Size:	58,4 KB
ID:	213797

E que pena essas dificuldades de acesso. Curti demais São Miguel do Oeste, algo que não soube explicar. Só sei que um dia volto para explorar mais a cidade. Tomara que até lá os governos estadual e federal providenciam a melhoria dos acessos à cidade, que tanto merece e que, com apenas cerca de 40 mil habitantes, possui muito mais que outras cidades de porte maior não tem, e que está entre as 40 melhores cidades para se viver no Brasil.

A hospedagem foi no Hotel Brasília, em frente à rodoviária da cidade, onde, para recarregar as energias apreciei uns belos copos de chopp Eisenbahn heheh, para brindar as 20 cidades visitadas neste dia.

Name:	Expedição Oeste 3.1.jpg
Size:	72,9 KB
ID:	213806

Name:	Expedição Oeste 3.2.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	213807

Name:	Expedição Oeste 3.3.jpg
Size:	58,2 KB
ID:	213808
                          Mapas do percurso do dia.

Comentário

• Gilmar Dessaune
                            Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                            • 6891

Bom dia FC Allan Gustavo,

Quero lhe parabenizar e agradecer pelo seu tópico.

Fotos, mapas e uma narrativa envolvente e muito gostosa de ler.

Continue assim, está fantástico mesmo.

PA-RA-BÉNS!!!!

Abração.

Comentário

• Allan Gustavo
                              Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                              • 140

Olá VFC NFC Gilmar Dessaune,

Bah, que é isso, eu é que agradeço, com tanta inspiração que sempre encontrei nos relatos daqui do território dos FC's, eu tento contribuir do jeito que posso hehehe mas obrigado mesmo pelas palavras, e aos pouquinhos vamos terminando de atualizar os registros desta última viagem e pensar nas próximas saídas.

Grande Abraço e boas estradas!

FC Allan.

Comentário

• Allan Gustavo
                                Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                                • 140

14/08/2015

Quarto dia da viagem, agora já estabelecido no Extremo Oeste catarinense, o roteiro do dia estava mais para um time trial: início e término em São Miguel do Oeste (bagagem mais leve), dia de explorar a fronteira sudoeste do estado.

191/295 – Iraceminha

Name:	Foto 1 - Iraceminha.jpg
Size:	61,5 KB
ID:	213835

Name:	Foto 2 - Iraceminha.jpg
Size:	80,2 KB
ID:	213836

E a primeira cidade do dia é Iraceminha. E novamente lá vou eu pelo trecho crítico da BR-282 novamente, desta vez na direção contrária. Talvez por ainda ser cedinho (umas 07:40), desta vez o bicho não foi tão feio.

Com cerca de 4 mil habitantes, Iraceminha foi emancipada em 1990, e seu nome é homenagem ao rio que corta o território do município.

Em seguida, após a entrada de Maravilha dobrei à direita no trevo para entrar na BR-158, achando que estaria livre de estradas ruins. Mal sabia que iria sentir é saudades da BR-282 hahaha.

192/295 – Cunha Porã

Name:	Foto 3 - Cunha Porã.jpg
Size:	74,6 KB
ID:	213837

Name:	Foto 4 - Cunha Porã.jpg
Size:	61,3 KB
ID:	213838

E aos trancos e barrancos chego a Cunha Porã. Sinceramente começo a ficar preocupado com a moto, coitada, ela está sofrendo muito nesses dias. Mesmo aprimorando a técnica de desviar de buracos, alguns deles sempre acabam escapando, e aí dá-lhe trepidação heheheeh ainda bem que estou conseguindo visualizar os mais fundos bem antes de passar por eles.

Voltando à cidade, seu nome significa “mulher bonita” na linguagem tupi. Pelo horário e pelo pouco movimento nas ruas infelizmente não pude comprovar a origem do nome hehehe. O município possui cerca de 11 mil habitantes.

E chega até a ser engraçado ver a influência gaúcha nesta região. Em toda cidade (inclusive em Cunha Porã), geralmente tem dois outdoores: um da associação de torcedores colorados, e outro da associação de torcedores gremistas. Raramente não há uma cidade com esses painéis na entrada, eles fazem questão de demonstrar. Outro fato desta influência são os cartazes de show com bandas de lá. Os caras da San Marino e Danúbio Azul devem ser reis por essas bandas hahaha.

Bom, um pouco mais de sofrimento na BR-158 (condições bem piores do que a BR-282) e logo estou próximo à divisa com o RS novamente.

193/295 – Palmitos

Name:	Foto 5 - Palmitos.jpg
Size:	74,0 KB
ID:	213839

Name:	Foto 6 - Palmitos.jpg
Size:	60,9 KB
ID:	213840

A terceira cidade é Palmitos, outra referência para esta microrregião, com cerca de 16 mil habitantes. A cidade possui um balneário (Ilha Redonda) próximo ao rio Uruguai, e também ostenta desde 2009 o título de Capital Catarinense do Vinho Colonial.

194/295 – Caibi

Name:	Foto 7 - Caibi.jpg
Size:	100,3 KB
ID:	213841

Name:	Foto 8 - Caibi.jpg
Size:	79,1 KB
ID:	213842

Formada principalmente por descendentes de italianos, Caibi possui cerca de 6 mil habitantes. Seu nome, em tupi-guarani, significa “folhas verdes”.

E conforme o dia vai avançando, mais uma vez o sol desponta timidamente. Parecia que ele estava combinando comigo hahahaha porque o clima estava ideal para viajar novamente, nem frio e nem calorão.

195/295 – Riqueza

Name:	Foto 9 - Riqueza.jpg
Size:	59,6 KB
ID:	213843

Name:	Foto 10 - Riqueza.jpg
ID:	213844

“Riqueza é ter você aqui”. É com esse slogan que chego à Riqueza, a quinta cidade do dia. Novamente lá estou eu, meio que margeando o rio Uruguai, e passando por belas paisagens da região. Também alguns buracos, mas as SCs nem se comparam com as BRs da região, as SCs estão em condições muito melhores.

Uma curiosidade: além da recorrente descendência germânica e alemã encontrada na região, em Riqueza também há descendentes teuto-russos, que fugiram da União Soviética na década de 30 para buscar uma nova vida na América.

196/295 – Mondaí

Name:	Foto 11 - Mondaí.jpg
Size:	67,8 KB
ID:	213845

E aqui reencontro novamente o rio Uruguai, em Mondaí, a capital da fruta. Apesar de ter uma boa impressão da cidade, teve um aspecto que não agradou: as ruas da cidade estão repletas de resíduos de grãos, não lembro se era soja, ou milho, mas não foi uma imagem muito agradável.

De agradável, agora sim, era o visual meio que sombrio do rio das Antas, um pouco antes de sua foz no rio Uruguai:

Name:	Foto 12 - Mondaí.jpg
Size:	54,7 KB
ID:	213846

Comentário

Working...