Valente FC - ES - Renato Lopes

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Renato Lopes
    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
    • 900

Iniciando novo tópico para o Valente FC - Espirito Santo.

Boa noite caros amigos Fazedores de Chuva, saudações.

Voltamos aqui no TFC para relatar brevemente mais um desafio. Dessa vez, o Valente ES.

As vezes é preciso aproveitar as oportunidades que se apresentam. E foi assim, ao concluir o desafio Rodoviário BR 230, em Cabedelo, PB, comecei a voltar para Itajaí, SC, já com um roteiro pronto para o ES, pois se o tempo me permitisse, eu estaria em condições de realizar mais esse desafio, que foi muito recomendado pelo FC Júlio Santos, da PB e pelo FC Gilmar Dessaune.

Fui descendo em direção ao Sul e registrando os municípios para a 2ª Conta, ao longo da BR 101, até chegar no ES, na cidade de Pedro Canário, no dia 23/07/2025, onde pernoitei.

Nesse dia, final de tarde, já instalado no hotel, recebo um telefonema com prefixo de SP. Acabei atendendo e a pessoa se identificou como Mauro, motociclista que havia chegado a pouco no hotel, com uma moto Sahara 300 e estava indo fazer a BR 230.
    Perguntou se eu também estava indo, pois tinha um adesivo no bauleto da minha moto. Comentou que pediu meu número do telefone a atendente, comentei que estava entrando no banho, mas que depois poderíamos conversar, tendo em vista que eu estava retornando da BR 230.

E assim foi, por volta das 19 h e 30 min formos até o hall do hotel e começamos a trocar umas ideias. Ele comentou que havia visto alguns vídeos sobre a travessia da BR 230 e tal. Então passei todas as informações possíveis e ainda falei sobre os Fazedores de Chuva e seus desafios, que ele não conhecia.

Quando ele me comentou no primeiro momento ao telefone que estava indo percorrer a BR 230, eu brinquei com ele: hoje é um dia de sorte para você. Hehehe

Depois na nossa conversa ele entendeu a brincadeira. Continuo acompanhando a viagem do Mauro, que está espetacular, capturando lindas imagens e sempre que possível praticando canoagem, esporte que ele pratica há muitos anos.

No dia seguinte, após tomarmos o café da manhã juntos, nos despedimos e seguimos nossos roteiros. Eu fui em direção ao Município de Montanha, para fazer a região Norte.

Aquela manhã acordou com um nevoeiro, ou, cerração, como queiram, que logo nos primeiros quilômetros tive de realizar uma parada técnica para colocar a capa de chuva, pois estava frio e começava a molhar minha roupa.

A paisagem começou a ficar muito bonita, a rodovia com bom asfalto e sinalização adequada, me permitia realizar as infindáveis curvas, com segurança. Na região de Ecoporanga não teve jeito, fiz um pit stop para alguns registros, pois queria deixar materializado todo aquele cenário e belezas que eu estava vivendo, para que não ficasse apenas na minha memória e lembranças.

Minha estratégia para realizar o roteiro do ES foi começando do Norte, seguir tipo um zigue-zague, de modo a não deixar nenhum município para trás. Naquele dia encerrei o roteiro, já na boca da noite, em São Mateus, com 526 km rodados e 13 municípios visitados.

Dia seguinte segui em direção Sul, passando pela Reserva Biológica de Sooretema, passando por Linhares mais ao Sul, para depois seguir em direção a Oeste, onde as curvas continuavam sem dar trégua, serpenteando o relevo montanhoso de pura pedra, onde destaca a extração do mármore por toda parte. A cultura do café igualmente é intensa e dá o tom da paisagem em meio a tantas montanhas.

Terminei o dia no final da tarde no Município de Pancas, bem a Noroeste, quase divisa com MG. Foram 460 quilômetros e 12 municípios visitados.

Município pequeno, situado num vale entre duas cadeias de montanhas de pedra, com vários atrativos turísticos, entre eles a Pedra Camelo, um carão postal da cidade, Pontões Capixabas, além de trilhas ecológicas, Mega Tirolesa, voo de balão e parapente.

Na minha chegada a cidade eu avistava o vale com a cidade e ao fundo a Pedra Camelo, espetacular. Mas a estrada apesar de bom asfalto, não dispunha de acostamento e com o intenso movimento, não me permitiu uma parada para fotografar.

Na manhã seguinte, ao passar por uma loja de acessórios de motocicleta, observei que tinham pneus do tipo misto, e parei. Acabei trocando os pneus, pois já estavam chegando ao limite.

Saindo da cidade pelo mesmo acesso que entrei, consegui parar rapidamente, bem no alto, em uma pequena entrada de uma casa que ficava no topo de um morro. Quando eu já estava retornando para a moto, o proprietário Norberto Duarte estava saindo com sua camioneta. Ele parou, perguntou de onde eu era e disse ser motociclista. Insistiu para que eu subisse até a sua casa para fazer boas fotos, ao mesmo tempo manobrava a camioneta em marcha ré.

Me ofereceu café completo, falou de suas viagens e tal, onde acabou chamando outro amigo motociclista, que chegou rapidamente para entrar no bate papo.

Consegui fazer boas fotos, sem a presença de fios e postes da rede elétrica. Queria muito que eu ficasse ao menos até ao meio-dia, que ele convidaria alguns motociclistas para um churrasco. Agradeci a gentileza, pois eu pretendia chegar em Vitória até dia 27, pois já tinha passagem aérea comprada para Itajaí, face um compromisso dia 29.

Assim, me despedi e segui o roteiro em direção a Baixo Gandu. Acabei atravessando a divisa com MG para registrar o Município de Aimorés, retornando para seguir a Marilândia, passando por Colatina, uma cidade polo da região.

A montanhas, serras e curvas continuavam sendo o cardápio do dia, com belas paisagens.

Mas a surpresa do dia foi conhecer um pouquinho da cidade serrana, aconchegante e charmosa Santa Teresa, que já na entrada da cidade ostenta o título de primeira colônia italiana do Brasil. Fato que eu desconhecia. Cidade muito acolhedora, com várias opções de turismo, e mais variada e farta culinária italiana. Cidade encantadora, que foi para a lista daquelas que merecem ser revista, com mais tempo.

Acabei no final da tarde em Aracruz, próximo ao litoral. Após fazer o registro na prefeitura, fui fazer uma visita ao Fazedor de Chuva e Brother Hugo José, também dos Bodes do Asfalto.

Depois de colocarmos o papo em dia, acabamos indo jantar juntos em um ótimo restaurante no Shopping, que fica próximo à prefeitura.

O café da manhã preparado pela cunhada Maria das Graças, foi tipo hotel cinco estrelas. Depois de mais uma boa rodada de conversa, me despedi, agradecendo a gentileza de me receberem em sua casa, e segui rumo ao Município de Fundão, onde cheguei por volta das 9 h, depois Serra. Logo a seguir tomei a direção do Oeste novamente, quando cheguei a Itarana pouco antes do meio-dia.

Continua ...

Cidades visitadas no primeiro dia, 24-07-2025 - 526 Km

Pedro Canário - Montanha - Mucuri - Ponto Belo - Ecoporanga - Água Doce do Norte - Barra do São Francisco - Vila Pavão - Nova Venécia - Boa Esperança - Pinheiros - Conceição da Barra - São Mateus

01/78 - Pedro Canário

Click image for larger version

Name:	Pedro Canário 1.jpg
Views:	1
Size:	79,7 KB
ID:	760716 Click image for larger version

Name:	Pedro Canário 2.jpg
Size:	70,3 KB
ID:	760717

02/78 - Montanha

Name:	Montanha 2.jpg
Size:	95,4 KB
ID:	760718 Click image for larger version

Name:	Montanha 3.jpg
Size:	76,3 KB
ID:	760719

03/78 - Mucuri

Name:	Mucuri 1.jpg
Size:	83,0 KB
ID:	760720 Click image for larger version

Name:	Mucuri 2.jpg
ID:	760721

04/78 - Ponto Belo

Name:	Ponto Belo 1.jpg
Size:	86,8 KB
ID:	760722 Click image for larger version

Name:	Ponto Belo 2.jpg
Size:	82,7 KB
ID:	760723

05/78 - Ecoporanga

Name:	Ecoporanga 1.jpg
Size:	91,1 KB
ID:	760724 Click image for larger version

Name:	Ecoporanga 2.jpg
Size:	89,1 KB
ID:	760725

06/78 - Água Doce do Norte

Name:	Água Doce do Norte 1.jpg
Size:	93,4 KB
ID:	760726 Click image for larger version

Name:	Água Doce do Norte 2.jpg
Size:	78,1 KB
ID:	760727
    Última edição por Renato Lopes; 07-09-25, 16:43.
  • Renato Lopes
    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
    • 900

Continuação ...

Já estava no horário de um lanche, e próximo a prefeitura encontrei uma padaria. Lá tomei um café acompanhado de um “espera marido” e um “mentira”. Achei os nomes curiosos, mas eram doces de massa, o “mentira”, é tipo o nosso “cueca virada” no RS, mas ambos deliciosos.

Ao chegar mais a Oeste, em Laranja da Terra, era o momento de fazer o movimento inverso, passando por Afonso Claudio, onde as formações das montanhas de pedra também são destaques na paisagem e belezas da região, e meio a produção de café, laranja, e outras culturas. A direção seguinte foi Santa Leopoldina, onde encontramos um prédio antigo, muito bem conservado, e bem parecido com o de Afonso Claudio.

Depois de Cariacica e a Capital Vitória, concluí o roteiro do dia em Vila Velha, cidade do amigo FC Gilmar Dessaune, o qual me recebeu de braços abertos e com muita gentileza.

Minha ideia era apenas deixar a moto sob sua guarda, pois eu tinha de retornar rapidamente a Itajaí, para um compromisso. Mas não teve jeito, com tanta insistência aceitei a gentileza do convite para pernoitar em sua residência.

Foi muito bacana, pois além de nos conhecermos, trocamos várias ideias, experiências, e ouvi muitas histórias da sua larga bagagem motociclística. Foram dois dias de intenso aprendizado sobre moto, encontros, cultura capixaba e Fazedores de Chuva.

E para não deixar dúvidas, o registro na Prefeitura de Vila Velha foi realizado junto com ilustre amigo Gilmar.

Retornei de avião dia 29/07, deixando a moto na garagem do Gilmar, para retornar em meados de agosto a fim de concluir o Desafio Valente FC do ES.

Após um pequeno intervalo para encaminhar meus compromissos em Itajaí, retornei ao ES dia 21/08, volta das 12 h.

Me descoloquei de Vitória para Vila Velha, reencontrando o amigo FC Gilmar Dessaune, que gentilmente preparou um rápido e delicioso lanche, enquanto eu preparava minha bagagem e me equipava. Me despedi do amigo que me recebeu de forma hospitaleira e fraterna, digna de um motociclista vibrante, e me desloquei para frente da prefeitura onde o FC Romildo Ribeiro.

Desde o início desse desafio, o amigo Romildo solicitou para me acompanhar em parte do meu roteiro. Nos conhecemos em Vitória no VIII Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva, no ano de 2012, e anos mais tarde nos encontramos em Ushuaia. De modo que não paramos de manter contato.

Ele pediu ainda para fazer um pequeno ajuste nos primeiros municípios dessa segunda parte. Como não alterava muito e ele é um exímio conhecedor do ES, entendi que em nada mudaria meu cronograma.

Foi um cumprimento rápido, e partimos para o Município de Viana, distante em torno de 20 km, onde então trocamos o devido abraço e trocamos uma ideia de como seria sua participação. Ele dispunha de quinta e sexta-feira para me acompanhar.

Solicitei que ele puxasse a frente, pois conhecia todas as prefeituras, sem necessitar de GPS ou qualquer aplicativo de rota. Foram dois dias de pilotagem muito sossegada e despreocupada, eu apenas o seguia.

Naquela tarde logo após registrarmos Marechal Floriano, paramos para um pequeno lanche no Café da Montanha, entroncamento da BR 262 com a ES 146, onde foi possível ir afinando a conversa.

Concluímos as visitas daquela tarde em Guarapari, no final da tarde. Depois de nos acomodarmos no hotel, procuramos um restaurante para jantarmos. Agora sim, com mais tempo a conversa fluiu naturalmente, e foi um aprendizado da região.

Na sexta-feira o café da manhã foi muito tranquilo, sem pressa e a boa conversa da noite anterior continuou. Acabamos chegando em Anchieta quase 10 h. Mas estávamos passeando e eu aprendendo sobre a região, com um guia de luxo!

A ideia era fazer todas as cidades parte do Litoral Sul do Estado, pois o Romildo tinha um compromisso no sábado pela manhã e tinha de retornar a Serra, ainda no final do dia.

O Romildo é figura “carimbada”, por demais conhecido, pois testemunhei que na maioria dos Munícipios, ao menos nas imediações das prefeituras, e tinha um amigo ou conhecido que se aproximava para conversar com ele, o chamando pelo nome.

Seguramente em face de ter realizado as visitas aos municípios do ES por várias vezes.

Em Cachoeiro do Itapemirim, não pude me furtar de visitar a Casa de Cultura de Roberto Carlos, um grande ídolo da minha geração. Verdade que a casa administrada por um município rico, poderia estar em melhores condições de conservação em todos os sentidos, apesar do atendimento muito atencioso.

Depois do FC Romildo me guiar com maestria por dez municípios naquele dia, nos despedimos em Vargem Alta, quando ele seguiu casa, e eu para o Município de Castelo, onde acabei ficando para pernoitar.

Aquela manhã de 23/08 surgiu com temperatura baixa e tive que colocar mais uma camada de roupa. Continuei por região montanhosa e muitas curvas, que é a regra no ES, mas as boas estradas nos ofereciam boa segurança para pilotar, até por que, nos impõe manter velocidade reduzida. Voltamos para a BR 262 para concluir os municípios ao longo da rodovia e começamos a descer do Caparaó. Belíssima !

Paisagens únicas, muito diferente do que estamos acostumados a ver no Sul, montanhas de pedra e muito café por do lado que o olhar alcança.

No final da tarde, preferi ficar em Guaçuí, pois se apresentava com uma melhor infraestrutura hoteleira. Escolhi a Pousada do Vovô Zinho, por ter junto o Restaurante da Vovó Niquinha, muito recomendado. Local muito bacana, bem típico, muito aconchegante, muito procurado e atendimento ótimo.

Café da manhã farto, muito similar ao mineiro, por certo por estar próximo a divisa com MG, sofrendo sua influência culinária.

Outro dia que a temperatura estava baixa, muito por ser uma região de Serra. Outro dia que reforçamos com roupa extra.

Por volta das 8 h e 15 min eu já estava fotografando a Prefeitura de Dores do Rio Preto, na divisa com MG. Então dei uma esticada até o Município de Espera Feliz, em MG, por ser muito próximo.

Continua ....

07/78 - Barra de São Francisco

Name:	Barra de São Francisco 1.jpg
Size:	88,3 KB
ID:	738216 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.53.36.jpg
Size:	80,8 KB
ID:	738222

08/78 - Vila Pavão

Name:	Vila Pavão 1.jpg
Size:	71,1 KB
ID:	738217 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.54.51.jpg
Size:	67,0 KB
ID:	738223

09/78 - Nova Venécia

Name:	Nova Venécia 1.jpg
Size:	87,7 KB
ID:	738218 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.55.57.jpg
Size:	81,6 KB
ID:	738224

10/78 - Boa Esperança

Name:	Boa Esperança 1.jpg
Size:	98,7 KB
ID:	738219 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.58.18.jpg
Size:	79,9 KB
ID:	738225

11/78 - Pinheiros

Name:	Pinheiros 1.jpg
Size:	86,9 KB
ID:	738220 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.59.18.jpg
Size:	79,3 KB
ID:	738226

12/78 - Conceição da Barra

Name:	Conceição da Barra 1.jpg
Size:	70,1 KB
ID:	738221 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 00.59.57.jpg
Size:	73,3 KB
ID:	738227
    Última edição por Renato Lopes; 07-09-25, 16:43.

Comentário

• Renato Lopes
      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
      • 900

Continuação ...

Retornando a Guaçuí, para chegar a Alegre, foi inevitável parar por diversas vezes para fotografar as paisagens da região do Caparaó. Era o último dia para finalizar o Valente FC – ES, e não tive muita pressa.

Chamou-me atenção o Município de Muqui ser muito modesto, se comparado com a imensa maioria dos municípios do estado.

Finalizei o desafio às 13 h e 20 min, em Bom Jesus do Norte, e não foi por acaso, pois “ele” o Supremo Criador, sempre esteve comigo nessa trip. Depois passei a divisa com o RJ e registrei a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana. Abasteci a moto, me hidratei e fiz um pequeno lanche, e fiz uma ligação para o FC e Brother Peninha, que reside em Cabo Frio, distante 300 km, para saber se estaria em casa, pois queria levar meu abraço.

E assim foi, no final do dia estava em Cabo Frio abraçando o querido irmão Peninha. A noite fomos jantar na companhia do casal, onde a conversa se estendeu enquanto sua condição física suportou. Foi uma alegria muito grande vê-lo como um verdadeiro guerreiro enfrentando as adversidades que se apresentam nessa caminhada. Testemunhar que está lutando e sentir que está bem, foi um conforto para meu coração e alma.

Dia seguinte foi começar a voltar para casa, passando pelo Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, seguindo pela BR 116 até Taubaté, onde pernoitei para visitar um grande amigo motociclista das antigas, Otávio Macedo de Araújo, o Gugu.

Foi bacana esse reencontro, pois estava devendo uma visita ao amigo, já tinha algum tempo.

Colocada a conversa em dia, no dia seguinte depois do café matinal preparado pelo amigo, nos despedimos, e continuei meu retorno, dessa vez contornando a cidade de São Paulo, por Sorocaba.

Meus caros amigos, realizar o Valente FC – Espírito Santo foi um presente, pois me permitiu conhecer um pouquinho do estado, da sua cultura, gastronomia, paisagens belíssimas, regiões de imigrações italiana, germânica, e de potencial econômico e turístico, importante.

Um pequeno estado pujante, de pessoas empreendedoras que se movem no caminho do crescimento e bem-estar do povo capixaba.

Existem tantos encantos e regiões que merecem uma visita mais com mais vagar, não só pelas belas praias, já consolidada do turismo brasileiro, mas suas montanhas, serras, cachoeiras e Mata Atlântica. Sem dúvida um belo estado, que espero poder retornar em breve.

Finalizo, agradecendo mais uma vez a fidalguia, carinho e gentileza do amigo “A1lone”, Gilmar Dessaune, por me receber em sua casa, e também o amigo Romildo Ribeiro que me acompanhou por dois dias pelas estradas capixabas, fortalecendo ainda mais uma amizade que se iniciou em 2012, num grande Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva.

Até, até, até …

Fraterno motoabraço,

Renato Lopes

13/78 - São Mateus

Name:	São Mateus 1.jpg
Size:	55,7 KB
ID:	738228 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 01.16.13 (1).jpg
Size:	66,0 KB
ID:	738229

Cidades visitadas no segundo dia, 27-07-2025 - 460 Km

Jaguaré - Sooretama - Linhares - Rio Bananal - Governador Lindenberg - Vila Valério - São Gabriel da Palha - São Domingos do Norte - Águia Branca - Alto Rio Novo - Mantenópolis - Panca

14/78 - Jaguaré

Name:	Jaguaré 1.jpg
Size:	88,6 KB
ID:	738238 Click image for larger version

Name:	Jaguaré 2.jpg
Size:	76,0 KB
ID:	738239

15/78 - Soorotema

Name:	Soorotema 1.jpg
Size:	95,3 KB
ID:	738234 Click image for larger version

Name:	Soorotema 2.jpg
Size:	76,4 KB
ID:	738235

16/78 - Linhares

Name:	Linhares 1.jpg
Size:	94,2 KB
ID:	738236 Click image for larger version

Name:	Linhares 2.jpg
Size:	78,3 KB
ID:	738237

17/78 - Rio Bananal

Name:	Rio Bananal 1.jpg
Size:	95,9 KB
ID:	738240 Click image for larger version

Name:	Rio Bananal 2.jpg
Size:	91,7 KB
ID:	738241

18/78 - Governador Lindemberg

Name:	Gov Lindenberg 1.jpg
Size:	96,0 KB
ID:	738242 Click image for larger version

Name:	Gov Lindenberg 2.jpg
Size:	79,6 KB
ID:	738243
      Última edição por Renato Lopes; 07-09-25, 16:47.

Comentário

• Renato Lopes
        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
        • 900

19/78 - Vila Valério

Name:	Vila Valério 1.jpg
Size:	82,3 KB
ID:	738244 Click image for larger version

Name:	Vila Valério 2.jpg
Size:	77,4 KB
ID:	738245

20/78 - São Gabriel da Palha

Name:	São Gabriel da Palha 1.jpg
Size:	82,9 KB
ID:	738246 Click image for larger version

Name:	São Gabriel da Palha 2.jpg
Size:	78,2 KB
ID:	738247

21/78 - São Domingos do Norte

Name:	São Domingos do Norte 1.jpg
Size:	92,1 KB
ID:	738248 Click image for larger version

Name:	São Domingos do Norte 2.jpg
Size:	80,4 KB
ID:	738249

22/78 - Águia Branca

Name:	Águia Branca 1.jpg
Size:	91,5 KB
ID:	738250 Click image for larger version

Name:	Aguia Branca 2.jpg
Size:	86,1 KB
ID:	738251

23/78 - Alto Rio Novo

Name:	Alto Rio Novo 1.jpg
Size:	88,9 KB
ID:	738252 Click image for larger version

Name:	Alto Rio Novo 2.jpg
Size:	83,0 KB
ID:	738253 Click image for larger version

Name:	Alto Rio Novo 3.jpg
Size:	78,5 KB
ID:	738254

Comentário

• Renato Lopes
          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
          • 900

24/78 - Mantenópolis

Name:	Mantenópolis 1.jpg
Size:	92,5 KB
ID:	738255 Click image for larger version

Name:	Mantenópolis 2.jpg
ID:	738256

25/78 - Pancas

Name:	Pancas 1.jpg
Size:	80,0 KB
ID:	738257 Click image for larger version

Name:	Pancas 2.jpg
Size:	75,1 KB
ID:	738258 Click image for larger version

Name:	Pancas 3.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	738259

Cidades visitadas no terceiro dia, 26-07-2025 - 347 Km

Baixo Gandu - Marilândia - Colatina - São Roque do Canaã - Santa Teresa - Ibiraçu - João Neiva - Aracruz

26/78 - Baixo Gandu

Name:	Baixo Gandu 1.jpg
Size:	89,5 KB
ID:	738260 Click image for larger version

Name:	Baixo Gandu 2.jpg
Size:	81,7 KB
ID:	738261 Click image for larger version

Name:	Baixo Gandu 3.jpg
Size:	92,2 KB
ID:	738262

27/78 - Marilândia

Name:	Marilândia 1.jpg
Size:	93,2 KB
ID:	738263 Click image for larger version

Name:	Marilândia 2.jpg
Size:	87,0 KB
ID:	738264 Click image for larger version

Name:	Marilândia 3.jpg
Size:	95,8 KB
ID:	738265 Click image for larger version

Name:	Marilândia 4.jpg
Size:	95,9 KB
ID:	738266

Comentário

• Renato Lopes
            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
            • 900

28/78 - Colatina

Name:	Colatina 3.jpg
Size:	94,6 KB
ID:	738267 Click image for larger version

Name:	Colatina 2.jpg
Size:	93,8 KB
ID:	738268

29/78 - São Roque do Canaã

Name:	São Roque do Canaã 1.jpg
Size:	93,2 KB
ID:	738269 Click image for larger version

Name:	São roque do Canaã 2.jpg
Size:	78,9 KB
ID:	738270 Click image for larger version

Name:	São Roque do Canaã 3.jpg
Size:	94,8 KB
ID:	738271

30/78 - Santa Teresa

Name:	Santa Teresa 1.jpg
Size:	95,1 KB
ID:	738272 Click image for larger version

Name:	Santa Teresa 2.jpg
Size:	84,6 KB
ID:	738273

31/78 - Ibiraçu

Name:	Ibiraçu 1.jpg
Size:	94,3 KB
ID:	738274 Click image for larger version

Name:	Ibiraçu 2.jpg
Size:	87,2 KB
ID:	738275

32/78 - João Neiva

Name:	João Neiva 1.jpg
Size:	96,4 KB
ID:	738276 Click image for larger version

Name:	João Neiva 2.jpg
Size:	74,5 KB
ID:	738277

Comentário

• Renato Lopes
              Fazedor de Chuva

• Dec 2011
              • 900

33/78 - Aracruz (com recepção fraterna do Brother FC Hugo José)

Name:	Aracruz 1.jpg
Size:	98,9 KB
ID:	738330 Click image for larger version

Name:	Aracruz 2.jpg
Size:	97,7 KB
ID:	738332 Click image for larger version

Name:	Aracruz 3.jpg
Size:	100,3 KB
ID:	738334

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 13.19.09.jpg
Size:	44,0 KB
ID:	738336 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 13.21.53.jpg
Size:	68,8 KB
ID:	738338 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2025-08-30 at 13.21.53 (1).jpg
Size:	68,0 KB
ID:	738340

Cidades visitadas no quarto dia, 27-07-2025 - 438 Km

Fundão - Itarana - Itaguaçu - Laranja da Terra - Afonso Cláudio - Santa Maria do Jetibá - Santa Leopoldina - Cariacica - Serra - Vitória - Vela Velha

34/78 - Fundão

Name:	Fundão 1.jpg
Size:	65,7 KB
ID:	738348 Click image for larger version

Name:	Fundão 2.jpg
Size:	71,8 KB
ID:	738350

35/78 - Itarana

Name:	Itarana 1.jpg
Size:	87,9 KB
ID:	738352 Click image for larger version

Name:	Itarana 2.jpg
Size:	75,4 KB
ID:	738354

36/78 - Itaguaçu

Name:	Itaguaçu 1.jpg
Size:	79,5 KB
ID:	738355 Click image for larger version

Name:	Itaguaçu 2.jpg
Size:	77,1 KB
ID:	738356

Comentário

• Renato Lopes
                Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                • 900

37/78 - Laranja da Terra

Name:	Laranja da Terra 1.jpg
Size:	90,1 KB
ID:	738360 Click image for larger version

Name:	Laranja da Terra 2.jpg
Size:	78,4 KB
ID:	738362

38/78 - Afonso Cláudio

Name:	Afonso Cláudio 1.jpg
Size:	99,1 KB
ID:	738363 Click image for larger version

Name:	Afonso Cláudio 2.jpg
Size:	89,6 KB
ID:	738364

39/78 - Santa Maria do Jetibá

Name:	Santa Maria do Jetibá 1.jpg
ID:	738367 Click image for larger version

Name:	Santa Maria do Jetibá 2.jpg
Size:	89,5 KB
ID:	738369

40/78 - Santa Leopoldina

Name:	Santa Leopoldina 1.jpg
Size:	94,1 KB
ID:	738371 Click image for larger version

Name:	Santa Leopoldina 2.jpg
Size:	78,0 KB
ID:	738373

41/78 - Cariacica

Name:	Cariacica 1.jpg
Size:	74,6 KB
ID:	738374 Click image for larger version

Name:	Cariacica 2.jpg
Size:	67,8 KB
ID:	738375

42/78 - Serra

Name:	Serra 1.jpg
Size:	100,3 KB
ID:	738377 Click image for larger version

Name:	Serra 2.jpg
Size:	100,6 KB
ID:	738379

Comentário

• Renato Lopes
                  Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                  • 900

43/78 - Vitória

Name:	Vitória 1.jpg
Size:	95,3 KB
ID:	738383 Click image for larger version

Name:	Vitória 2.jpg
Size:	90,1 KB
ID:	738385

44/78 - Vila Velha (com recepção fantástica do nosso Grande Gilmar Dessaune, FC, Moderador e Mestre relator do TFC)

Name:	Vila Vellha 1.jpg
Size:	68,3 KB
ID:	738391 Click image for larger version

Name:	Vila Velha 2.jpg
ID:	738393

Cidades visitadas no quinto dia, 21-08-2025 - 160 Km (na companhia do FC Romildo Ribeiro, do Estado do ES)

Viana - Domingos Martins - Marechal Floriano - Alfredo Chaves - Guarapari

45/78 - Viana

Name:	Viana 1.jpg
Size:	73,7 KB
ID:	738395 Click image for larger version

Name:	Viana 2.jpg
Size:	78,7 KB
ID:	738396 Click image for larger version

Name:	Viana 3.jpg
Size:	81,4 KB
ID:	738397

46/78 - Domingos Martins

Name:	Domingos Martins 1.jpg
Size:	99,4 KB
ID:	738398 Click image for larger version

Name:	Domingos Martins 2.jpg
Size:	97,0 KB
ID:	738399

47/78 - Marechal Floriano

Name:	Marechal Floriano 1.jpg
Size:	99,5 KB
ID:	738400 Click image for larger version

Name:	Marechal Floriano 2.jpg
Size:	91,8 KB
ID:	738401 Click image for larger version

Name:	Marechal Floriano 3.jpg
Size:	93,5 KB
ID:	738402
                  Última edição por Renato Lopes; 30-08-25, 17:09.

Comentário

• Renato Lopes
                    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                    • 900

48/78 - Alfredo Chaves

Name:	Alfredo Chaves 1.jpg
Size:	74,2 KB
ID:	738403 Click image for larger version

Name:	Alfredo Chaves 2.jpg
Size:	65,8 KB
ID:	738404 Click image for larger version

Name:	Afredo Chaves 3.jpg
Size:	68,4 KB
ID:	738405

49/78 - Guarapari

Name:	Guarapari 1.jpg
Size:	98,3 KB
ID:	738406 Click image for larger version

Name:	Guarapari 2.jpg
Size:	89,7 KB
ID:	738407 Click image for larger version

Name:	Guarapari 3.jpg
Size:	86,6 KB
ID:	738408

Cidades visitadas no sexto dia, 22-08-2025 - 320 Km (na companhia do FC Romildo Ribeiro, do Estado do ES)

Anchieta - Piúma - Iconha - Rio Novo do Sul - Itapemirim - Marataízes - Presidente Kennedy - Atílio Vivácqua - Cachoeiro do Itapemirim - Vargem Alta - Castelo

50/78 - Anchieta

Name:	Anchieta 2.jpg
Size:	91,4 KB
ID:	738409 Click image for larger version

Name:	Anchieta 3.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	738410 Click image for larger version

Name:	Anchieta 4.jpg
ID:	738411

51/78 - Piúma

Name:	Piúma 1.jpg
Size:	80,9 KB
ID:	738412 Click image for larger version

Name:	Piúma 2.jpg
Size:	79,3 KB
ID:	738413 Click image for larger version

Name:	Piúma 3.jpg
Size:	81,5 KB
ID:	738414
                    Última edição por Renato Lopes; 30-08-25, 17:20.

Comentário

• Renato Lopes
                      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                      • 900

52/78 - Iconha

Name:	Iconha 1.jpg
Size:	91,9 KB
ID:	738415 Click image for larger version

Name:	Iconha 2.jpg
Size:	75,7 KB
ID:	738416 Click image for larger version

Name:	Iconha 3.jpg
Size:	75,7 KB
ID:	738417

53/78 - Rio Novo do Sul

Name:	Rio Novo do Sul 1.jpg
Size:	91,1 KB
ID:	738418 Click image for larger version

Name:	Rio Novo do Sul 2.jpg
Size:	84,7 KB
ID:	738419 Click image for larger version

Name:	Rio Novo do Sul 3.jpg
Size:	84,1 KB
ID:	738420

54/78 - Itapemirim

Name:	Itapemirim 1.jpg
Size:	98,1 KB
ID:	738421 Click image for larger version

Name:	Itapemirim 2.jpg
Size:	92,3 KB
ID:	738422 Click image for larger version

Name:	Itapemirim 3.jpg
Size:	92,4 KB
ID:	738423

55/78 - Marataízes

Name:	Marataízes 1.jpg
Size:	99,8 KB
ID:	738424 Click image for larger version

Name:	Marataízes 2.jpg
Size:	84,9 KB
ID:	738425 Click image for larger version

Name:	Marataízes 3.jpg
Size:	89,3 KB
ID:	738426

Comentário

• Renato Lopes
                        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                        • 900

56/78 - Presidente Kennedy

Name:	Presidente Kennedy 1.jpg
Size:	97,5 KB
ID:	738427 Click image for larger version

Name:	Presidente Kennedy 2.jpg
Size:	84,6 KB
ID:	738428 Click image for larger version

Name:	Presidente Kennedy 3.jpg
Size:	87,4 KB
ID:	738429

57/78 - Atílio Vivácqua

Name:	Atílio Vivácqua 1.jpg
Size:	93,6 KB
ID:	738430 Click image for larger version

Name:	Atílio Vivácqua 2.jpg
Size:	87,3 KB
ID:	738431 Click image for larger version

Name:	Atílio Vivácqua 3.jpg
Size:	94,3 KB
ID:	738432

58/78 - Cachoeiro do Itapemirim (com visita a Casa de Cultura Roberto Carlos)

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 1.jpg
Size:	93,5 KB
ID:	738433 Click image for larger version

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 2.jpg
Size:	96,4 KB
ID:	738434 Click image for larger version

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 3.jpg
Size:	97,5 KB
ID:	738435

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 4.jpg
Size:	95,5 KB
ID:	738436 Click image for larger version

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 5.jpg
Size:	69,8 KB
ID:	738437 Click image for larger version

Name:	Cachoeiro do Itapemirim 6.jpg
Size:	56,8 KB
ID:	738438
                        Última edição por Renato Lopes; 30-08-25, 17:39.

Comentário

• Renato Lopes
                          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                          • 900

59/78 - Vargem Alta

Name:	Vargem Alta 1.jpg
Size:	81,4 KB
ID:	738439 Click image for larger version

Name:	Vargem Alta 2.jpg
ID:	738440 Click image for larger version

Name:	Vargem Alta 3.jpg
Size:	76,8 KB
ID:	738441

60/78 - Castelo

Name:	Castelo 1.jpg
Size:	92,1 KB
ID:	738442 Click image for larger version

Name:	Castelo 2.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	738443

Cidades visitadas no sétimo dia, 23-08-2025 - 337 Km

Muniz Freire - Conceição do Castelo - Venda Nova do Imigrante - Brejetuba - Ibatiba - Irupi - Iúna - Ibitirama - Divino de São Lourenço - Guaçuí

61/78 - Muniz Freire

Name:	Muniz Freire 1.jpg
Size:	97,1 KB
ID:	738444 Click image for larger version

Name:	Muniz Freire 2.jpg
Size:	80,7 KB
ID:	738445

62/78 - Conceição do Castelo

Name:	Conceição do Castelo 1.jpg
Size:	94,8 KB
ID:	738472 Click image for larger version

Name:	Conceição do Castelo 2.jpg
Size:	82,5 KB
ID:	738473

63/78 - Venda Nova do Imigrante

Name:	Venda Nova do Imigrante 1.jpg
Size:	98,9 KB
ID:	738474 Click image for larger version

Name:	Venda Nova do Imigrante 2.jpg
Size:	98,4 KB
ID:	738475
                          Última edição por Renato Lopes; 31-08-25, 00:59.

Comentário

• Renato Lopes
                            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                            • 900

64/78 - Brejetuba

Name:	Brejetuba 1.jpg
Size:	77,3 KB
ID:	738728 Click image for larger version

Name:	Brejetuba 2.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	738729

65/78 - Ibatiba

Name:	Ibatiba 1.jpg
Size:	77,7 KB
ID:	738730 Click image for larger version

Name:	Ibatiba 2.jpg
Size:	68,5 KB
ID:	738731

66/78 - Irupi

Name:	Irupi 1.jpg
Size:	78,0 KB
ID:	738732 Click image for larger version

Name:	Irupi 2.jpg
Size:	69,7 KB
ID:	738733

67/78 - Iúna

Name:	Iúna 1.jpg
ID:	738734 Click image for larger version

Name:	Iúna 2.jpg
Size:	78,2 KB
ID:	738735

68/78 - Ibitirama

Name:	Ibitirama 1.jpg
Size:	93,4 KB
ID:	738736 Click image for larger version

Name:	Ibitirama 2.jpg
Size:	65,7 KB
ID:	738737

69/78 - Divino de São Lourenço

Name:	Divino do São Lourenço 1.jpg
Size:	74,1 KB
ID:	738738 Click image for larger version

Name:	Divino do São Lourenço 2.jpg
Size:	79,0 KB
ID:	738739

Comentário

• Renato Lopes
                              Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                              • 900

70/78 - Guaçuí

Name:	Guacui 1.jpg
Size:	78,8 KB
ID:	739001 Click image for larger version

Name:	Guaçui 2.jpg
Size:	74,3 KB
ID:	739002

Cidades visitadas no sétimo dia, 24-08-2025 - 260 Km

Dores do Rio Preto - Alegre - Jerônimo Monteiro - Muqui - Mimoso do Sul - Apiacá - São José do Calçado - Bom Jesus do Norte

71/78 - Dores do Rio Preto

Name:	Dores do Rio Preto 1.jpg
Size:	87,3 KB
ID:	739003 Click image for larger version

Name:	Dores do Rio Preto 2.jpg
Size:	75,9 KB
ID:	739004

72/78 - Alegre

Name:	Alegre 1.jpg
Size:	100,1 KB
ID:	739005 Click image for larger version

Name:	Alegre 2.jpg
Size:	99,6 KB
ID:	739006

73/78 - Jerônimo Monteiro

Name:	Jerônimo Monteiro 1.jpg
Size:	81,7 KB
ID:	739007 Click image for larger version

Name:	Jerônimo Monteiro 2.jpg
Size:	68,0 KB
ID:	739008

74/78 - Muqui

Name:	Muqui 1.jpg
Size:	94,9 KB
ID:	739009 Click image for larger version

Name:	Muqui 2.jpg
ID:	739010

75/78 - Mimoso do Sul

Name:	Mimoso do Sul.jpg
ID:	739011 Click image for larger version

Name:	Mimoso do Sul 2.jpg
Size:	85,2 KB
ID:	739012
                              Última edição por Renato Lopes; 07-09-25, 18:11.

Comentário

Working...