Valente FC - RS - Renato Lopes

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Renato Lopes
    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
    • 900

Continuação do post anterior

Combinado, assim foi realizado com a graça do Supremo Criador, às 11 h do 19, e por voltas das 15 h eu já estava motocando, rumo ao Noroeste do RS, com a crença inabalável que chegaria o momento de concluir o Desafio Valente FC – RS.

Consegui chegar até a cidade de Arvorezinha, pois ficava próxima da primeira cidade a ser visitada no dia seguinte, e também porque havia gostado da cidade. Por volta das 18 h e 10 min já estava abastecendo a moto e buscando informações sobre hospedagem. A gerente do Posto me indicou dois hotéis, fui direto ao primeiro que ela comentou ser melhor.

De fato, ao chegar no Hotel Bei Monti, além de ser ótimo, o proprietário e seus dois filhos são motociclistas e amantes por viagens. Conheci o Sr Luvis Vescovi (O Pisca) e o filho Lucas. Ao estacionar a moto na garagem coberta, percebi uma área de lazer privada com decoração de temas de moto. Chegando mais perto, havia uma sala com um paredão de vidro, onde estavam estacionadas mais de 8 motocicletas Harley Davidson, impecáveis. Não me contive e fiz o registro.

Após um banho reparador, encontrei o Luvis e o Lucas na portaria do hotel, e aí o papo foi longe... até esqueci de jantar. Quando lembrei já era tarde e só havia um local aberto. Por indicação do Lucas, me dirigi ao Kountry Beer, muito bom.

O café da manhã do hotel é bem diferente, tipo o verdadeiro café italiano, com produtos coloniais da região, muito interessante e delicioso. Recomendo.

Para fechar o Desafio Valente FC – RS, eu precisaria registrar as últimas 59 cidades restantes das 497. A primeira cidade do roteiro foi Nova Alvorada, com 18 km de estrada não pavimentada. Foi bem tranquilo, estrada com boa manutenção e o tempo estava ótimo, sem previsão de chuva para os próximos dias.

Na cidade de Marau, que é considerada polo da micro-região, bem desenvolvida e bonita. Possuí a bela Igreja Cristo Rei construída pelos Freis Capuchinhos em 1.940, com a torre ao lado da Igreja, em substituição a antiga construção em madeira de 1.919.
    A Rota das Salamarias, como é conhecida na região, você encontra trilhas que permite saborear, desde a cachaça, vinho e degustação de vários produtos coloniais, além do bom chimarrão, do artesanato e saborear maravilhosa culinária legada pelos italianos que colonizaram a região.

Mas o impressionando da cidade de pouco mais de 45 mil habitantes é pujança de um parque industrial invejável, especialmente no setores de alimentos, metal-mecânico, couros, entre outros. Conta com mais de 200 empresas, sendo mais de 10 de grande porte. Bela e pujante cidade.

Ao passar por Ciríaco, resolvi almoçar, o que normalmente não faço em viagem. Ocorreu que quase ao lado da prefeitura, havia um restaurante bem típico do interior e resolvi experimentar. Comida bem caseira e muito saborosa. Quando eu estava me equipando para partir, chegou um senhor aparentando uns 45 anos, se apresentou como motociclista, de início meio tímido, mas como acabei dando atenção a ele, o papo foi fluindo e bem bacana.

Em Água Santa, após registrar a prefeitura, com linda arquitetura e construção nova, passei em uma esquina, no centrinho da cidade, e registrei o prédio onde funciona os Correios. Casario antigo em madeira, de dois pisos, relativamente bem conservado, faltando uma boa pintura.
    Em São Jorge, o prédio da prefeitura é bem acanhado, possivelmente locado. O novo prédio está em construção e parece que será um edifício moderno e com capacidade de centralizar as secretárias existentes, desse jovem município que foi criado em 1.987.
    Após um longo de trecho de estrada não pavimenta para chegar a André da Rocha e também Muitos Capões, acabei ficando nesta última, pois já se iniciava um “chuvisco” e era final da tarde. Aí quando fui verificar onde pernoitar, me dei conta que a cidade é muito pequena. Até 1.996 era uma pequena vila, ano em que se emancipou, e que além do nome, não mudou muito. Praticamente sem infraestrutura.

Descobri uma pousada com pequenas cabanas, mas como o proprietário reside em Vacaria, não foi tão fácil conseguir estabelecer essa ligação. Após o auxílio de uma gentil senhora que conhecia os proprietários, me foi informado que seria possível o pouso, e que eu aguardasse nas cabanas que a funcionária iria para o local. Como a cidade é pequena, não tardou mais que 10 minutos e tudo ficou bem. As cabanas são simples, mas aconchegante, confortável e limpa. O café da manhã é extremamente simples, mas servido com esmero pela funcionária. Tudo certo.

Assim, encerrei o dia com o registro de 17 cidades. Ufa...

O dia 21/10 seria duro, pois havia na sequência de muitas cidades sem acesso pavimentado.

O tempo se manteve firme e as estradas estavam em boas condições, me permitindo manter um bom ritmo de viagem, e claro, a moto menor e macia, auxilia muito. Assim, fui registrando além das prefeituras algumas paisagens, prédios e situações que me despertavam a atenção, como um lindo casarão de dois andares, em madeira, muito bem conservado, no Município de Tupanci do Sul, um outdoor de campanha à Presidência da República, censurado pela juíza eleitoral de São José da Urtiga, e o belíssimo Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, em estilo gótico, no Município de Paim Filho, está entre as 10 igrejas mais lindas do RS.

No finalzinho da tarde, concluí o dia em Tapejara, que é uma bela cidade, repetindo a cifra do dia anterior, com mais 17 cidades.

Acabei dormindo um mais pouco que o habitual, e no domingo 22/10, acabei saindo mais tarde para a ruta, afinal faltavam apenas 25 cidades...

Cheguei a Vila Lângaro por voltas 10 h, mesmo que a distância entre as cidades era de apenas 15 km. Já estava me sentindo “de sangue doce”, um dito popular do RS, tranquilo, com o desafio sob controle e o clima ajudando para que a viagem ocorresse de forma prazerosa. É tudo que um motoviajeiro quer.

Em Floriano Peixoto parei para registrar as paisagens, onde se destacavam as araucárias, os campos e as plantações de trigos, cortadas por estradas de terra, que pareciam pintura em uma moldura.

(continua no próximo post)

340/497 - Alto Alegre

Click image for larger version

Name:	Alto Alegre.jpg
Views:	1
Size:	69,4 KB
ID:	564474 Click image for larger version

Name:	Alto Alegre1.jpg
Size:	63,1 KB
ID:	564475

341/497 - Espumoso

Name:	Espumoso.jpg
Size:	62,7 KB
ID:	564476 Click image for larger version

Name:	Espumoso1.jpg
Size:	62,8 KB
ID:	564477

342/497 - Tapera

Name:	Tapera.jpg
Size:	56,0 KB
ID:	564478 Click image for larger version

Name:	Tapera1.jpg
Size:	44,2 KB
ID:	564479
    Última edição por Renato Lopes; 07-11-22, 20:42.

Comentário

• Renato Lopes
      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
      • 900

Continuação do post anterior

No Município de Estação, a Estação Ferroviária que deu origem ao nome da cidade, é carinhosamente preservada, mantendo sua imponência e importância histórica para a região. Estação se destaca desde o ano de 1.910, quando foi inaugurado ramal ferroviário entre Passo Fundo e Marcelino Ramos, e passou a se transformar em um importante ponto de produção de inúmeros produtos, e comércio. Até indústria, como a Cooperativa de Produção de Banha Sant’Ana Ltda – COOBANHA. Esse ramal ferroviário norte, se tornou importante pela ligação com Santa Catarina.

Cheguei ao Município de Quatro Irmãos por volta das 13 h. Quase em frente a sede da prefeitura, havia um grande cassarão muito bonito e preservado em uma esquina, que tão logo fiz os registros da prefeitura, atravessei a rua para saber sobre a construção. Trata-se do Centro de Cultura Leopoldo Cohen reinaugurado em 2012, onde funcionava o Hospital Leopoldo Cohen, construído em 1932, pelos imigrantes judeus que haviam se instalado na região em 1.911.

O prédio ficou muito bem restaurado, segundo informações, custou mais de 500 mil reais de investimentos de um Instituto Cultural Judaico.

Cabe referir que os primeiros imigrantes da comunidade judaica a se instalar no RS, foi na minha cidade natal, Santa Maria, no ano de 1.904, na Colônia Philippson, onde fundaram a primeira escola judaica. O Cemitério Israelita ainda hoje se encontra bem preservado em Philippson. Atualmente a região pertence ao Munícipio de Itaara, que até o ano de 1.997, era Distrito de Santa Maria.

Ao chegar no Município de Viadutos, me deparei com o Pórtico da cidade em um formato inusitado. Parei para registrar aquela obra, que obviamente chama a atenção dos “forasteiros”, com o seu formato similar a ponte férrea de Anta Mansa, que se situa na saída para a cidade Marcelino Ramos, e vagões de passageiros com uma máquina a vapor. Sem sombra de dúvida, que a implantação em 1.910 da malha ferroviária na região, marcou e impulsionou o crescimento do Noroeste do RS e Oeste de Santa Catarina.
      Fiquei feliz com esse resgate histórico daqueles longínquos tempos, de estrema dificuldades, mas de muito trabalho e progresso da região.

Depois de registrar a Prefeitura de Marcelino Ramos, retornei até Erechim, onde pernoitei. A conta do dia foi de mais 15 cidades, o que significou restar apenas 10 cidades para o último dia, e assim fazer o fechamento das contas para o Valente FC – RS.
      Às 9 h e 30 min do dia 23/10, eu já estava fotografando a Prefeitura de Aratiba, quase na divisa com SC. Depois foi aquele vai e volta, um zigue-zague até o meio da tarde, com várias estradas sem pavimento, algumas em obras de pavimentação asfáltica, mas de modo geral, estradas transitáveis a qualquer veículo, sem chuva.

Ao entrar no centro cidade de Três Arroios, me chama a atenção a belíssima Igreja de Santa Izabel de Hungria, que data de 1.940. Ao lado está localizada uma bela construção que abriga a Casa da Cultura, muito bem preservada. Conversando com uma senhorinha que se dirigia para a Igreja, perguntei sobre a casa, e ela comentou que foi construída juntamente com a Igreja para abrigar a Casa Paroquial, e a poucos anos, depois de passar por restauração, foi cedida à prefeitura. Realmente muito bonita, imponente e de bela arquitetura, com jardins que adornam e embelezam ainda mais o conjunto e o visual.

Depois foi seguir o rumo de Severiano de Almeida e fechar o desafio em Mariano Moro, distante 15 km, e também muito próximo a divisa com SC. Mais um Ufa... mais um desafio concluído, com muito foco, determinação e planejamento. O resultado foi a satisfação do sucesso, sempre agradecendo a luz e a benção do Supremo Criador.

Como eu havia programado, seguiria para o Estado do Paraná, afim de completar o Desafio Lendário FC – 1ª Conta. E às 16 h e 55 min estava atravessado o Rio Uruguai pela ponte da BR 153, que liga RS a SC, sempre com os devidos registros.

Bem, minha ideia inicial era concluir o desafio em minha cidade natal, Santa Maria, mas em razão dos compromissos que me fizeram retornar duas vezes, acabei tendo que reorganizar e realinhar o planejamento. Não sendo possível dessa forma, decidi postar os registros de Santa Maria ao final das postagens no site dos Fazedores de Chuva, assim, poderia agregar mais alguns registros fotográficos, além de dar o devido destaque a minha cidade natal.

Por fim, cabe destacar que esse Desafio em especial, no momento temporal em que me encontro nessa caminhada terrena, foi fantástico, e me fez relembrar 63 anos de vivência, convivência, estudo, trabalho, formação de família e lazer, nesse querido Estado onde nasci.

Repassar as cidades que eu conhecia muito, outras menos, e as poucas que não conhecia, foi um presente que me permiti, com a graça do Altíssimo, mesmo sem ter essa noção ao iniciar o desafio.

Hoje não tenho dúvidas da importância que foi poder conhecer cada canto do Estado, do conhecimento agregado com o meu olhar, com o meu sentir. Digamos que foi uma retrospectiva do tempo em que vivi no RS. Emocionante! Simples assim.

BoraBora para o Paraná, capturar mais 23 cidades...

Até lá, até, até lá.

Fraterno motoabraço.

Cidade visitadas no segundo dia, 08-10-2022 - 527 Km

Lagoa dos Três Cantos - Não-Me-Toque - Victor Graeff - Selbach - Ibirubá - Quinze de Novembro - Fortaleza dos Valos - Colorado - Saldanha Marinho - Santa Bárbara do Sul - Carazinho - Santo Antônio do Planalto - Almirante Tamandaré do Sul - Chapada - Coqueiros do Sul - Nova Boa Vista - Sarandi

343/497 - Lagoa dos Três Cantos

Name:	Lagoa dos Três Cantos.jpg
Size:	70,3 KB
ID:	564616 Click image for larger version

Name:	Lagoa dos Três Cantos1.jpg
Size:	65,1 KB
ID:	564617

344/497 - Não-Me-toque

Name:	Não-Me-Toque.jpg
Size:	47,1 KB
ID:	564618 Click image for larger version

Name:	Não-Me-Toque1.jpg
Size:	49,1 KB
ID:	564619

345/497 - Victor Graeff

Name:	Victor Graeff.jpg
Size:	75,0 KB
ID:	564620 Click image for larger version

Name:	Victor Graeff1.jpg
Size:	67,3 KB
ID:	564621

346/497 - Selbach

Name:	Selbach.jpg
Size:	83,3 KB
ID:	564622 Click image for larger version

Name:	Selbach1.jpg
Size:	60,3 KB
ID:	564623

347/497 - Ibirubá

Name:	Ibirubá.jpg
Size:	59,5 KB
ID:	564624 Click image for larger version

Name:	Ibirubá1.jpg
ID:	564625

348/497 - Quinze de Novembro

Name:	Quinze de Novembro.jpg
Size:	74,6 KB
ID:	564626 Click image for larger version

Name:	Quinze de Novembro1.jpg
Size:	64,5 KB
ID:	564627
      Última edição por Renato Lopes; 07-11-22, 20:44.

Comentário

• Renato Lopes
        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
        • 900

349/497 - Fortaleza dos Valos

Name:	Fortaleza dos Valos.jpg
Size:	83,2 KB
ID:	564628 Click image for larger version

Name:	Fortaleza dos Valos1.jpg
Size:	66,4 KB
ID:	564629

350/497 - Colorado

Name:	Colorado.jpg
Size:	80,3 KB
ID:	564630 Click image for larger version

Name:	Colorado1.jpg
Size:	71,3 KB
ID:	564631

351/497 - Saldanha Marinho

Name:	Saldanha Marinho.jpg
Size:	63,3 KB
ID:	564632 Click image for larger version

Name:	Saldanha Marinho1.jpg
Size:	57,9 KB
ID:	564633

352/497 - Santa Bárbara do Sul

Name:	Santa Bárbara do Sul.jpg
Size:	76,7 KB
ID:	564634 Click image for larger version

Name:	Santa Bábara do Sul1.jpg
Size:	70,7 KB
ID:	564635

353/497 - Carazinho

Name:	Carazinho.jpg
Size:	82,1 KB
ID:	564636 Click image for larger version

Name:	Carazinho1.jpg
Size:	68,6 KB
ID:	564637

354/497 - Santo Antônio do Planalto

Name:	Santo Antônio do Planalto.jpg
Size:	74,4 KB
ID:	564638 Click image for larger version

Name:	Santo Antônio do Planalto1.jpg
Size:	59,6 KB
ID:	564639
        Última edição por Renato Lopes; 11-10-22, 19:25.

Comentário

• Renato Lopes
          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
          • 900

355/497 - Almirante Tamandaré do Sul

Name:	Almirante Tamandaré.jpg
Size:	65,9 KB
ID:	564640 Click image for larger version

Name:	Almirante Tamandaré1.jpg
Size:	58,0 KB
ID:	564641

356/497 - Chapada

Name:	Chapada.jpg
Size:	40,6 KB
ID:	564642 Click image for larger version

Name:	Chapada1.jpg
Size:	53,3 KB
ID:	564643

357/497 - Coqueiros do Sul

Name:	Coqueiros do Sul.jpg
Size:	71,6 KB
ID:	564644 Click image for larger version

Name:	Coqueiros do Sul1.jpg
Size:	63,8 KB
ID:	564645

358/497 - Nova Boa Vista

Name:	Nova Boa Vista.jpg
Size:	69,6 KB
ID:	564646 Click image for larger version

Name:	Nova Boa Vista1.jpg
Size:	62,4 KB
ID:	564647

359/497 - Sarandi

Name:	Sarandi.jpg
Size:	82,6 KB
ID:	564649 Click image for larger version

Name:	Sarandi1.jpg
Size:	70,3 KB
ID:	564650

Comentário

• Renato Lopes
            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
            • 900

Cidade visitadas no terceiro dia, 09-10-2022 - 418 Km

Rodinha - Barra Funda - Novo Barreiro - São José das Missões - Sagrada Família - São Pedro das Missões - Lajeado do Bugre - Cerro Grande - Novo Tiradentes - Liberato Salzano - Constantina - Novo Xingu - Engenho Velho - Ronda Alta - Pontão - Três Palmeiras -Entre Rios do Sul - Trindade do Sul

360/497 - Rondinha

Name:	Rondinha2.jpg
Size:	58,0 KB
ID:	565089 Click image for larger version

Name:	Rondinha1.jpg
Size:	50,4 KB
ID:	565090

361/497 - Barra Funda

Name:	Barra Funda.jpg
Size:	59,1 KB
ID:	565091 Click image for larger version

Name:	Barra Funda1.jpg
Size:	54,8 KB
ID:	565092

362/497 - Novo Barreiro

Name:	Novo Barreiro.jpg
Size:	78,8 KB
ID:	565093 Click image for larger version

Name:	Novo Barreiro1.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	565094

363/497 - São José das Missões

Name:	São José das Missões.jpg
Size:	84,1 KB
ID:	565095 Click image for larger version

Name:	São José das Missões1.jpg
Size:	66,8 KB
ID:	565096 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.01.51.jpg
Size:	101,0 KB
ID:	565102

364/497 - Sagrada Família

Name:	Sagrada Família.jpg
Size:	63,4 KB
ID:	565097 Click image for larger version

Name:	Sagrada Família1.jpg
Size:	52,9 KB
ID:	565098 Click image for larger version

Name:	Sagrada Família2.jpg
Size:	89,9 KB
ID:	565099
            Última edição por Renato Lopes; 13-10-22, 00:05.

Comentário

• Renato Lopes
              Fazedor de Chuva

• Dec 2011
              • 900

365/497 - São Pedro das Missões

Name:	São Pedro das Missões.jpg
Size:	51,3 KB
ID:	565104 Click image for larger version

Name:	São Pedro das Missões1.jpg
Size:	50,3 KB
ID:	565106

366/497 - Lajeado do Bugre (Prédio em reforma e Prédio provisório)

Name:	Lageado do Bugre3.jpg
Size:	95,4 KB
ID:	565109 Click image for larger version

Name:	Lageado do Brugre2.jpg
Size:	85,6 KB
ID:	565110 Click image for larger version

Name:	Lageado do Bugre.jpg
Size:	62,3 KB
ID:	565111 Click image for larger version

Name:	Lageado do Bugre1.jpg
Size:	55,6 KB
ID:	565112

367/497 - Cerro Grande

Name:	Cerro Grande.jpg
Size:	62,4 KB
ID:	565113 Click image for larger version

Name:	Cerro Grande1.jpg
Size:	52,9 KB
ID:	565114

368/497 - Novo Tiradentes

Name:	Novo Tiradentes.jpg
Size:	84,4 KB
ID:	565115 Click image for larger version

Name:	Novo Tiradentes1.jpg
Size:	65,5 KB
ID:	565116

369/497 - Liberato Salzano

Name:	Liberato Salzano.jpg
Size:	83,7 KB
ID:	565117 Click image for larger version

Name:	Liberato Salzano1.jpg
Size:	67,5 KB
ID:	565118

Comentário

• Renato Lopes
                Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                • 900

370/497 - Constantina

Name:	Constantina.jpg
Size:	67,4 KB
ID:	565119 Click image for larger version

Name:	Constantina1.jpg
Size:	62,2 KB
ID:	565120

371/497 - Novo Xingu

Name:	Novo Xingu.jpg
Size:	54,1 KB
ID:	565121 Click image for larger version

Name:	Novo Xingu1.jpg
Size:	54,4 KB
ID:	565122

372/497 - Engenho Velho

Name:	Engenho Velho.jpg
Size:	73,8 KB
ID:	565123 Click image for larger version

Name:	Engenho Velho1.jpg
ID:	565124

373/497 - Ronda Alta

Name:	Ronda Alta.jpg
Size:	60,0 KB
ID:	565126 Click image for larger version

Name:	Ronda Alta1.jpg
Size:	51,9 KB
ID:	565128

374/497 - Pontão

Name:	Pontão.jpg
Size:	85,1 KB
ID:	565129 Click image for larger version

Name:	Pontão1.jpg
Size:	66,7 KB
ID:	565130

375/497 - Três Palmeiras

Name:	Três Palmeiras.jpg
Size:	65,5 KB
ID:	565131 Click image for larger version

Name:	Três Palmeiras1.jpg
Size:	54,2 KB
ID:	565132

Comentário

• Renato Lopes
                  Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                  • 900

376/497 - Entre Rios do Sul

Name:	Entre Rios do Sul.jpg
Size:	74,3 KB
ID:	565133 Click image for larger version

Name:	Entre Rios do Sul1.jpg
Size:	60,8 KB
ID:	565134

377/497 - Trindade do Sul

Name:	Trindade do Sul.jpg
Size:	57,4 KB
ID:	565135 Click image for larger version

Name:	Trindade do Sul1.jpg
Size:	61,1 KB
ID:	565136

Roteiro 07

Cidade visitadas no quarto dia, 10-10-2022 - 296 Km

Gramado dos Loureiros - Planalto - Alpestre - Ametista do Sul - Nonoai - Rio dos Índios - Erval Grande - São Valentim - Barão de Cotegipe - Paulo Bento - Jacutinga - Campinas do Sul

378/497 - Gramado dos Loureiros

Name:	Gramado dos Loureiros.jpg
Size:	67,3 KB
ID:	565137 Click image for larger version

Name:	Gramado dos Loureiros1.jpg
Size:	59,9 KB
ID:	565138

379/497 - Planalto

Name:	Planalto.jpg
Size:	79,3 KB
ID:	565139 Click image for larger version

Name:	Planalto1.jpg
Size:	66,7 KB
ID:	565140

380/497 - Alpestre

Name:	Alpestre.jpg
Size:	77,8 KB
ID:	565141 Click image for larger version

Name:	Alpestre1.jpg
Size:	57,3 KB
ID:	565142

Comentário

• Renato Lopes
                    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                    • 900

381/497 - Ametista do Sul

Name:	Ametista do Sul.jpg
Size:	55,5 KB
ID:	565143 Click image for larger version

Name:	Ametista do Sul1.jpg
Size:	50,5 KB
ID:	565144 Click image for larger version

Name:	Amestista do Sul2.jpg
Size:	70,1 KB
ID:	565145 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22.jpg
Size:	66,3 KB
ID:	565146

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (1).jpg
Size:	60,4 KB
ID:	565147 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (2).jpg
Size:	85,0 KB
ID:	565148 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (4).jpg
Size:	48,4 KB
ID:	565149 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (5).jpg
Size:	100,5 KB
ID:	565150

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (6).jpg
Size:	99,6 KB
ID:	565151 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-10-13 at 00.46.22 (3).jpg
Size:	90,4 KB
ID:	565152

382/497 - Nonoai

Name:	Nonoai.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	565153 Click image for larger version

Name:	Nonoai1.jpg
Size:	57,0 KB
ID:	565154
                    Última edição por Renato Lopes; 13-10-22, 00:55.

Comentário

• Renato Lopes
                      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                      • 900

383/497 - Rio dos Índios

Name:	Rio dos Índios.jpg
Size:	77,2 KB
ID:	565155 Click image for larger version

Name:	Rio dos Índios1.jpg
Size:	62,0 KB
ID:	565156

384/497 - Erval Grande

Name:	Erval Grande.jpg
Size:	35,1 KB
ID:	565157 Click image for larger version

Name:	Erval Grande1.jpg
Size:	53,9 KB
ID:	565158

385/497 - São Valentim

Name:	São Valentin.jpg
Size:	77,0 KB
ID:	565159 Click image for larger version

Name:	São Valentin1.jpg
Size:	60,1 KB
ID:	565160

386/497 - Barão do Cotegipe

Name:	Barão do Cotegipe.jpg
Size:	48,5 KB
ID:	565161 Click image for larger version

Name:	Barão do Cotegipe1.jpg
Size:	67,8 KB
ID:	565162

387/497 - Paulo Bento

Name:	Paulo Bento.jpg
Size:	64,6 KB
ID:	565163 Click image for larger version

Name:	Paulo Bento1.jpg
Size:	57,6 KB
ID:	565164

388/497 - Jacutinga

Name:	Jacutinga.jpg
Size:	89,7 KB
ID:	565165 Click image for larger version

Name:	Jacutinga1.jpg
Size:	65,1 KB
ID:	565166

Comentário

• Renato Lopes
                        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                        • 900

389/497 - Campinas do Sul

Name:	Campina do Sul.jpg
Size:	67,6 KB
ID:	565167 Click image for larger version

Name:	Campina do Sul1.jpg
Size:	62,5 KB
ID:	565168

Roteiro 07

Cidade visitadas no quinto dia, 11-10-2022 - 288 Km

Erechim - Ernestina - Tio Hugo - Mormaço

390/497 - Erechim

Name:	Erechim.jpg
Size:	89,6 KB
ID:	565169 Click image for larger version

Name:	Erechim1.jpg
Size:	69,7 KB
ID:	565170

391/497 - Ernestina

Name:	Ernestina.jpg
Size:	50,0 KB
ID:	565171 Click image for larger version

Name:	Ernestina1.jpg
Size:	47,4 KB
ID:	565172

392/497 - Tio Hugo

Name:	Tio Hugo.jpg
Size:	71,5 KB
ID:	565173 Click image for larger version

Name:	Tio Hugo1.jpg
Size:	53,4 KB
ID:	565174

393/497 - Mormaço

Name:	Mormaço.jpg
Size:	73,2 KB
ID:	565175 Click image for larger version

Name:	Mormaço1.jpg
Size:	77,5 KB
ID:	565176
                        Última edição por Renato Lopes; 13-10-22, 01:12.

Comentário

• Renato Lopes
                          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                          • 900

Roteiro 07

Cidade visitadas no sexto dia, 12-10-2022 - 532 Km

Ibirapuitã - Nicolau Vergueiro - Barros Cassal - Gramado Xavier - Herveiras - Passo do Sobrado - Vale Verde - Sinimbu

394/497 - Ibirapuitã

Name:	Ibirapuitã.jpg
Size:	75,7 KB
ID:	565177 Click image for larger version

Name:	Ibirapuitã1.jpg
Size:	55,5 KB
ID:	565178

395/497 - Nicolau Vergueiro

Name:	Nicolau Vergueiro.jpg
Size:	49,1 KB
ID:	565179 Click image for larger version

Name:	Nicolaru Vergueiro1.jpg
Size:	46,3 KB
ID:	565180

396/497 - Barros Cassal

Name:	Barros Cassal.jpg
Size:	56,9 KB
ID:	565181 Click image for larger version

Name:	Barros Cassal1.jpg
Size:	48,1 KB
ID:	565182

397/497 - Gramado Xavier (Prédio atual e prédio antigo)

Name:	Gramado Xavier.jpg
Size:	67,9 KB
ID:	565183 Click image for larger version

Name:	Gramdado Xavier1.jpg
Size:	50,5 KB
ID:	565184 Click image for larger version

Name:	Gramado Xavier2.jpg
Size:	98,2 KB
ID:	565185 Click image for larger version

Name:	Gramado Xavier3.jpg
Size:	59,9 KB
ID:	565186

398/497 - Herveiras

Name:	Herveiras.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	565187 Click image for larger version

Name:	Herveiras1.jpg
Size:	63,5 KB
ID:	565188

Comentário

• Renato Lopes
                            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                            • 900

399/497 - Passo do Sobrado

Name:	Passo do Sobrado.jpg
Size:	74,0 KB
ID:	565189 Click image for larger version

Name:	Passo do Sobrado1.jpg
Size:	61,1 KB
ID:	565190

400/497 - Vale Verde

Name:	Vale Verde.jpg
Size:	80,5 KB
ID:	565191 Click image for larger version

Name:	Vale Verde1.jpg
Size:	61,4 KB
ID:	565192

401/497 - Sinimbu

Name:	Sinimbu.jpg
Size:	96,9 KB
ID:	565193 Click image for larger version

Name:	Sinimbu1.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	565194 Click image for larger version

Name:	Sinimbu4.jpg
Size:	65,6 KB
ID:	565195 Click image for larger version

Name:	Sininbu2.jpg
Size:	97,5 KB
ID:	565196

Comentário

• ruidipp
                              Fazedor de Chuva

• Aug 2013
                              • 95

Parabéns brother Renato por mais essa etapa realizada do VFC RGSUL. Belas fotos. Está quase chegando na conclusão do desafio. E aí, será que vem agora o Paraná ?

Comentário

• Renato Lopes
                                Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                                • 900

Postado originalmente por ruidipp Ver Post
                                Parabéns brother Renato por mais essa etapa realizada do VFC RGSUL. Belas fotos. Está quase chegando na conclusão do desafio. E aí, será que vem agora o Paraná ?
                                Boa noite Brother Dipp. Sim, agora estou mais perto do final. Obrigado pelo incentivo, mas vamos deixar o PR para os paranaenses... Hehehe Fraterno motoabraço.

Comentário

Working...