Lendário FC - 1ª Conta - Renato Lopes
Collapse
X
-
-
Comentário
-
Comentário
-
-
-
Lendário FC - 1ª Conta - Renato Lopes
Boa noite caros amigos FC,
Retornando para registrar mais alguns municípios do Paraná. Aproveitando a nossa participação no 5º EBAI (Encontro dos Bodes do Asfalto Internacional) em Ciudad del Este, Paraguai, no final de semana, aproveitamos para fazer o registro das cidades que ficam próximas da BR 277, no Oeste do PR.
Partimos no dia 21/09 rumo ao Paraguai e elegi seis cidades para registro, mas antes mesmo de começar, por volta do meio-dia a chuva começou a cair, e como estava com a garupa e moto pesada, acabei por fazer apenas três registros no primeiro dia. A chuva foi constante durante toda a tarde e chegamos para pernoitar em Cascavel por volta das 19 h, ainda com um chuvisco. Enquanto a Wilma se instalava no hotel, aproveitei e fui rapidamente fazer o registro da linda prefeitura de Cascavel, no centro da cidade, sob uma fina chuva.
No dia 22/09 a chuva deu uma trégua e consegui registrar mais nove cidades ao longo da BR 277, até Foz do Iguaçu, sendo que apenas duas delas tive de rodar em torno de 12 km saindo do eixo da BR. A manhã foi de um dia nublado e nos permitiu chegar a Foz do Iguaçu por volta das 12 h e 30 min, com certa tranquilidade.
Antes de cruzar a fronteira para o Paraguai, decidimos almoçar no lado argentino, onde verificamos uma grande fila de espera para cruzar a fronteira, na grande maioria para abastecer os carros com gasolina argentina, pois o momento é bem vantajoso. O tramite aduaneiro está bem rápido, como era até início de 2020.
Degustamos um bife de choriso no restaurante El Quincho del Tio Querido, que estava ótimo e relembramos vários bons momentos nas nossas andanças pela Argentina.
Retornamos a Foz do Iguaçu para passar ao lado paraguaio pela ponte da amizade, que continua caótica e já faz muitos anos. A expectativa que a nova ponte possa melhorar o tráfego entre os dois países, especialmente retirando os caminhões do centro das duas cidades.
Instalados no hotel do 5º EBAI, podemos reencontrar muitos irmãos motociclistas de várias regiões do Brasil, Paraguai e Argentina, em uma grande festa organizada pelos Bodes de Ciudad del Leste.
Dia 25/09 começamos o retorno, com o dia prometendo chuva. Rodamos até Matelândia com tempo nublado, mas logo adiante a chuva iniciou e nos acompanhou até Curitiba, onde decidi pernoitar. Mesmo com chuva, decidi fazer mais três registros de prefeituras que haviam ficado para trás, totalizando 15 cidades visitadas nessa viagem, com 1.961 km rodados. Retornamos para casa na manhã do dia seguinte, 26/09.
Esperamos poder voltar ao RS no próximo mês para continuar o Valente FC RS.
Total km rodados: 1.961km, em 06 dias e 15 cidades.
Até lá, até lá...
Fraterno motoabraço.
466/1.000 - Fernandes Pinheiro, PR
467/1.000 - Teixeira Soares, PR
468/1.000 - Cascavel, PR
469/1.000 - Santa Tereza do Oeste, PR
470/1.000 - Céu Azul, PR
Última edição por Renato Lopes; 04-11-22, 19:42.
Comentário
-
-
-
Boa noite Caros amigos FC,
Após minha última visita ao RS para fechar o Valente FC no meu Estado natal, decidi trazer a moto que havia deixado em Santa Maria, RS, e que estava utilizando para visitar as cidades. Aí, como sempre, as ideias vão borbulhando para termos o máximo aproveitamento da viagem, e fiz um roteiro de última hora, partindo de Mariano Moro. Foi a última cidade visitada no Noroeste do RS, quase divisa com SC, e por volta das 17 h, cortei direto pela BR 153 até o PR, chegando no princípio da noite do dia 23/10/2022, em General Carneiro.
No dia seguinte dei início a visita dos 23 munícipios que faltavam para fechar a conta dos 1.000 municípios. Logo após o café, comecei pela cidade de General Carneiro, minha antiga conhecida, pois é um roteiro que me é bem conhecido. Depois foi só seguir o rumo das prefeituras.
Cabe destacar que a rodovia PR 280, importante ligação com a região Oeste do PR, como Pato Branco, Francisco Beltrão e tal, está sendo toda renovada com pavimentação de concreto, faltando um trecho pequeno para conclusão. Está ficando um espetáculo, inclusive a sinalização. É o governo do Estado investindo na segurança viária para o usuário. Parabéns aos irmãos paranaenses.
Ao longo desse trecho também se destaca a pecuária e agricultura, e a produção de energia eólica, uma fonte de energia limpa que muito cresce no país.
As cidades da região em quase a totalidade, são organizadas, limpas e prósperas, com cidades polos, como Pato Branco e Francisco Beltrão, esta a maior delas.
Já final da tarde, contabilizando um bom número de cidades, decidi ir até o Município de Salgado Filho. Ao chegar no trevo de acesso, saindo da PR 280 para a PR 182, havia uma barreira informando a interrupção da via por desmoronamento da pista. Parei por alguns instantes para decidir o que fazer e percebi que haviam removido uma parte da barreira, o que permitia a passagem de um veículo. Nesse instante um carro que vinha pela PR 280 em sentido contrário ao meu, fez o contorno no acesso e entrou na rodovia. Decidi entrar na rodovia, seguindo este veículo, que logo se distanciou e perdi de vista.
Após rodar uns 8 km uma nova barreira na pista, dessa vez com indicação de desvio por uma estradinha local de pedra. Entrei na estrada e logo depois de uns 200 metros, em uma curva, me deparo com uma confusão de carros e pessoas, tudo em razão de um acidente, colisão entre um carro e um caminhão de porte médio. Consegui passar, após conversar com um motorista que havia testemunhado a colisão. Felizmente o carro não caiu no precipício que havia no local e todos estavam bem. Segui pela estrada estreita, onde circula um carro só. Para cruzar outro, um tinha que parar. Estava movimenta em razão que do desmoronamento já referido.
Cheguei no final da tarde no Município de Salgado Filho. Minha vontade de pernoitar na cidade, embora tenha percebido na pesquisa que fiz, se tratar de cidade pequena, foi em razão de ter o nome do bairro onde nasci na cidade de Santa Maria, RS. Sabe como é quando bate aquela nostalgia ao se viajar sozinho? E eu estava há 18 dias na estrada.
Uma etapa da minha vida que não esqueço. Bairro tranquilo, de pessoas pobres, mas de valor, honradas, trabalhadoras, solidárias, de relações fáceis, honestas e confiáveis. Onde era natural brincarmos na rua de terra, nas calçadas de terra, nos campos de futebol de grama rala, no banho da chuva, no riacho próximo, nas caminhadas no morro próximo, onde se avista toda a cidade, onde eu construía minhas cidades miniaturas, ferrovias, igrejas e estádios de futebol no pátio da casa de madeira. É, quando a idade avança para o final da jornada, as lembranças antigas surgem com facilidade na memória...
O município tem pouca infraestrutura, com população de origem italiana e alemã, em sua maioria oriundos do RS e SC, e hoje tem uma população aproximada de 5 mil habitantes. Se destacam duas festas que divulgam a cidade, a do vinho e do queijo.
O único, pequeno hotel que dispõe a cidade estava em reforma, e em contato com o proprietário, esse me disponibilizou um quarto que só tinha o banheiro pronto, se eu aceitasse dormir em um colchão no chão, mas ao mesmo tempo, me recomendou verificar na pequena pensão que ficava bem próxima. Decidi ver a pensão e voltaria caso não me agradasse.
Fui atendido pelo dono, que também atendia a um pequeno bar. Olhei o quarto, bem razoável, com banheiro ruim, mas decidi ficar, ao menos não dormiria no chão após um dia cansativo de viagem.
Após o banho ruim, acabei por rever o roteiro para fechar no dia seguinte, ler e responder algumas mensagens e tal, e me atrasei para ir jantar. Quando sai na rua, encontrei uma cidade fantasma, ninguém para pedir informações.
Após caminhar umas 5 quadras, encontrei uma escola onde tinha um rapaz em frente, aguardando a esposa professora. Me disse que por ser segunda-feira, não haveria nenhum restaurante aberto. Me indicou um local que tinha pizza e pequenos lanches. Acabei seguindo a indicação e fiz um lanche rápido.
Quando retornava para a pousada me deparei com uma construção de arquitetura em formato de barril (pipa), parei para registro fotográfico, que não ficou bom, pelo horário noturno. Só fui me informar do que se tratava no dia seguinte.
Era a conhecida Super Pipa de Salgado Filho, onde está instalado o Centro de Comercialização de Produtos Coloniais.
Já na estrada saindo da cidade em direção a Manfrinópolis, me deparo com um símbolo da cidade e ponto turístico. Uma árvore centenária, com indicação de 200 anos, se trata de um angico amarelo, protegido por uma pequena cerca de tela, onde possui um pequeno estacionamento e espaço para fotografias, com placas explicativa e quadro para foto. Local bem bacana, além da estrada ser de serra, com muitas curvas e um visual bacana, tudo que um bom motoviajante gosta.
Toda a região oeste é muito legal para percorrer de motocicleta, pelas paisagens de serra, com suas curvas intrigantes e paisagens exuberantes. Chama a atenção duas cidades, Dois Vizinhos e Chopenzinho. Não só pelo nome, mas pela organização, beleza e cuidado com a cidade, além de serem prósperas e destaque na região.
Ambas têm seus nomes com a mesma origem, nome de rios dos municípios, o Chopin e o Dois Vizinhos. Chopinzinho ostenta a maior reserva natural de araucárias do mundo, e Dois Vizinhos além de ser uma das 15 melhores cidade para se viver no PR, é conhecida por ser a Capital Nacional do Frango, onde conta com o maior abate de frango da América Latina.
Após o registro várias cidades na região, me dei conta que já estava na vigésima sexta, e eu só precisa de 23 para chegar as 1.000 cidades. Era final de tarde em Candói, já no centro do Estado, decidi então seguir até Guarapuava para pernoitar e voltar para casa no dia seguinte.
Procurei um bom hotel para descansar, pois a noite anterior havia ficado devendo ao esqueleto.
Dia 26/10 após um bom descanso, um ótimo café, parti por volta das 10 h e 30 min em direção a Itajaí, via Curitiba.
Alguns vão perceber o saldo extra de 3 cidades e poderão pensar que se inicia a segunda conta. Hoje digo que essa não é a ideia, mas como não conhecemos o futuro, não digo nem que sim, nem que não.
Ainda tenho o Desafio Rodoviário FC - BR 116 em aberto, o qual pretendo sim, concluir no próximo ano.
Até lá, até lá, até lá...
Fraterno motoabraço
Total km rodados: 1.330 km, em 04 dias e 26 cidades.
481/1.000 - General Carneiro, PR
482/1.000 - Palmas, PR
483/1.000 - Clevelândia, PR
484/1.000 - Mariópolis, PR
485/1.000 - Vitorino, PR
486/1.000 - Pato Branco, PR
Última edição por Renato Lopes; 09-01-23, 20:59.
Comentário
-
-
Comentário
-
Comentário
-
-
Boa noite queridos amigos FC, saudações desde Itajaí, SC.
Hoje é dia de fechar dois desafios, Valente FC - RS, fechei a poucos minutos, agora é hora de concluir a conta para o Lendário FC - 1ª Conta.
Agradeço a todos aqueles que acompanharam os desafios e enviaram suas vibrações positivas para este aprendiz de motoviajero.
Até, até, quem sabe, outros desafios...
Boas rutas!
Recebam meu fraternal motoabraço.
503 + (http://www.fazedoresdechuva.com/foru...t=renato+lopes) = 1.000Última edição por Renato Lopes; 14-01-23, 18:20.
Comentário
-

Comentário