TRANSAMAZÔNICA (BR-230) - Um desafio na minha vida, um caminho a ser trilhado.

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Everardo Passos Luz
    Fazedor de Chuva

• Jun 2013
    • 1351

Meu caro amigo VFC – NFC Gilmar Dessaune,

Estou dirigindo essa correspondência diretamente para você porque não sei se o julgamento da conclusão de um “sonho FC” cabe somente a você ou também a um conselho maior dessa irmandade. Caso exista uma outra instância, peço que compartilhe com eles o teor desse documento.

A demora para o resultado de um julgamento definitivo já me fazia acreditar que tínhamos um ou mais problemas na conclusão do sonho “Rodoviário Fazedor de Chuva BR-230”. Quando decidi submeter minha aventura à apreciação dessa irmandade já sabia que não poderia cumprir ao pé da letra todas as exigências contidas neste site, no entanto, baseado na certeza de poder provar, sem margens para dúvidas, a conclusão desse desafio resolvi enviá-lo a vocês.

O fato de acreditar no discernimento dos julgadores, e que o mais importante era ter feito a viagem, embora em uma época em que pouco sabia a respeito dos desafios FC, e levando em consideração que as minhas viagens eu as faço primeiro para a minha satisfação, acreditei na aprovação da minha solicitação.

Antes de levantar questionamentos a respeito desse fato, quero deixar registrado que a minha intenção não é burlar, alterar, pressionar, ou questionar os normativos que regem essa irmandade, sei muito bem da importância de regras e normas na condução de qualquer instituição, mas cresci física e profissionalmente acreditando que todo conjunto de normas deve ser conduzido como uma trilha e nunca como um trilho, e que cada caso tem características próprias e assim deve ser analisado de forma individualizada.

O fato de que a viagem não foi feita sob a égide dos FC já a deixa vulnerável quanto a que se cumpram todas as exigências normativas, mas acredito que o principal objetivo é certificar-se de que o desafio foi cumprido, e quanto a isso não acredito, sinceramente, que alguém possa levantar quaisquer dúvidas sobre a minha viagem. Em última instância até provas testemunhais podemos apresentar, já que outros FC fizeram o desafio concomitantemente com o nosso, e que o projeto e planejamento inicial partiu de mim. Fomos nós inclusive que descobrimos que o trecho de terra, no estado do Ceará, fazia parte da BR-230, e que muitos que julgam ter percorrido essa rodovia em sua totalidade terão que voltar para cumprir esses 49 km.

A história, desde a época da Bíblia, está cheia de exemplos de julgamentos acertados, equivocados, e assumidamente julgados fora das leis, e com base nisso muitos inocentes foram condenados e muitos culpados inocentados. Só para citar um caso, e com certeza o mais importante de todos, Pilatos ao buscar na lei romana um motivo para condenar Jesus, declarou: “Não tenho nenhum motivo para condenar esse homem”, e em seguida, sob a pressão do povo, fugiu da frieza e dureza do texto da lei e passou a responsabilidade para o povo judeu. Felizmente, neste caso, uma grande injustiça se fez: um Justo condenado à cruz e um criminoso solto nas ruas, mas isso tinha que acontecer, pois estava escrito e era a vontade do Pai. Agora imagine a seguinte declaração de um juiz que nunca faz das leis uma trilha: “Eu sei, sem nenhuma dúvida, que você é inocente, mas como sua defesa não apresentou uma filmagem da cena do crime sou obrigado a condena-lo à morte”. Não sei se me fiz entender.

Outro fator a ser analisado diz respeito à minha fome em destruir desafios, pois independentemente do resultado de tudo isso, e se Deus me permitir, quero completar ainda esse ano mais alguns desafios FC, a começar pelos desafios Rodoviário FC BR-116 e BR-101, já programados para julho próximo. Se o objetivo fosse somente conquistar um certificado RFC, porque percorrer as outras rodovias.

Análises de desafios utilizando as normas como trilha podem inclusive criar o que podemos classificar como “jurisprudência”, e facilitar o julgamento de futuros pleitos da espécie, sem esquecer as normas, premiar viagens que por outros meios podem ser comprovadas como legítimas. Infelizmente, sou testemunha disso, existem pessoas que não tem prazer na viagem, mas sim em um certificado exposto em algum lugar para apreciação dos outros e massagem no ego.

Não sou advogado, se o fosse, com certeza teria ainda mais argumentos, mas uma certeza eu e meus companheiros temos: a BR-230, a famosa e desafiadora Transamazônica, encontra-se, em sua totalidade, encravada em nossos corações, atravessando-os de leste para oeste, assim como faz com o território brasileiro.

Sob os argumentos expostos colocamos novamente o nosso “sonho” para sua apreciação, e aguardamos o seu cuidadoso e justo julgamento.

Atenciosamente,

VFC Everardo Passos Luz

Comentário

• Gilmar Dessaune
      Fazedor de Chuva

• Oct 2012
      • 6891

Boa noite VFC Verô,

Uma decisão sobre qualquer dúvida nos desafios é tomada levando em consideração tudo que foi postado e valorando cada km rodado, pois aqui todos somos motociclistas e sabemos o que nos motiva: moto + estrada + liberdade = realização plena.

Os desafios dos Fazedores de Chuva são um tempero adicional, uma pimenta no "prato de comida" que todos adoramos desfrutar.

Essa pimenta dá um sabor todo especial e acaba tornando os "pratos" únicos, especialíssimos. Quem já presenciou e vivenciou certificações sabe muito bem o tamanho da emoção e satisfação que elas nos proporcionam, por isso elas transformam "pratos" em banquetes.

Em nenhum momento se duvidou da aventura, da veracidade dela, tanto que reproduzo aqui o que te postei no in box do Facebook:

"Estou aqui fazendo a análise detalhada da aventura de vcs pela BR-230. Voce é extremamente detalhista e planeja com muita competência, isso não resta nenhuma dúvida. Assim como tbm pela idoneidade de voces que realmente fizeram toda a BR-230."

Não sei se dedicou atenção a essa parte do texto que te enviei pedindo eventuais fotos adicionais caso as tivesse tirado mas que não tenha postado.

Assim, não há dívida de que cruzaram toda a BR-230, como já parabenizamos aqui mesmo no tópico, porém a análise que ora se faz é para a devida certificação conforme os parâmetros estabelecidos para o desafio que, por não saberem da existência deles quando realizaram a aventura, não fizeram todas as fotos obrigatórias conforme a norma.

É exatamente devido ao fato de que não sabiam das normas que estamos trabalhando detalhadamente para a tomada de decisão, pois se tivessem feito a aventura sabendo das normas e não as tendo cumprido, certamente não seria reconhecido o desafio. Não por demérito a vocês, mas tão somente por justiça para com aqueles que fizeram seguindo as normas.

Essa decisão não é unilateral e está sob análise há semanas. Eu mesmo já "fiz" e refiz a BR-230 tanto em suas fotos, quanto na de outros que já a fizeram e também pelo Google Satélite mais de dez vezes, medindo cada km, cada trecho, verificando pontos identificadores para atendimento das normas. Enfim, nosso trabalho e intenção MAIOR é sermos o mais justos possíveis, tanto para com vocês quanto para com os demais FC´s que já fizeram e que ainda irão fazer tal VERDADEIRAMENTE INSANA aventura, que é para raríssimos motociclistas, como são vocês.

Saiba que o respeito e admiração por vocês é imenso, do tamanho das pessoas e motociclistas que são, homens de fibra, coragem, ousadia e idoneidade.

Em momento algum se duvidou da aventura, mas tão somente está sendo deliberado sobre requisitos que não foram tecnicamente cumpridos, uma vez que vocês os desconheciam, pois diante do que fizeram, as fotos que faltam teriam sido "fichinhas" para vocês clicarem.

Forte abraço, com respeito e consideração.

Comentário

• Luiz Almeida
        Fazedor de Chuva

• Feb 2015
        • 86

Rever estas fotos é quase como reviver a viagem.

Muito bom, Verô!!!
        Última edição por Luiz Almeida; 13-05-15, 07:45.

Comentário

• Luiz Almeida
          Fazedor de Chuva

• Feb 2015
          • 86

Não entendi...

Você fizeram toda a BR 230 de forma mais que comprovada! Rara uma viagem com tantos registros.

Estou pensando em fazer a BR 116 de cabo a rabo em setembro próximo.

Aquele Abraço!

Comentário

• Gilmar Dessaune
            Fazedor de Chuva

• Oct 2012
            • 6891

Bom dia FC Luiz Almeida,

Não há dúvida que fizeram a BR-230 por completo, não é essa a questão, mas sim os requisitos do desafio: fotos nos dois extremos, fotos em cada fronteira de estados e fotos a cada 300 km dentro de cada estado cuja BR tiver extensão maior que esses 300 km dentro dele.

São requisitos "formais" do desafio.

Assim como no Valente FC são obrigatórias das fotos em frente às prefeituras, ou então no Grande Cacique clicar fotos em 5 países da América do Sul com Brasil e Colômbia como obrigatórios, ou ainda a foto na placa na ponte e/ou obeliscos em Chuí no desafio Cardeal FC.

São regras que precisam ser observadas para que todos os desafios sejam homologados. Com essas regras cumpridas não há o que discutir e cada um que as cumpre sabe que fez da mesma que outros fizeram, assim há um respeito igualitário para com todos e se evita injustiças, tipo alguém não cumpre todo o desafio e tem homologação igual a quem cumpre.

Não está em discussão a lisura e que eles viajaram por toda a BR-230, mas tão somente questões "formais" do desafio. É como no direito, você tem um direito a defender, mas se não o faz de FORMA correta, o perde!

Apenas para ficar bem claro:
            O desafio BR-230 requer as seguintes fotos obrigatórias:
            a) Foto em Cabedelo-PB
            b) Foto em Lábrea-AM
            c) Fotos nas seguintes fronteiras de estados: PB-CE > CE-PI > PI-MA > MA-TO > TO-PA > PA-AM
            d) Uma foto a 300 km de Cabedelo no interior da PB.
            e) Uma foto no interior do PI (Oeiras ou Picos por exemplo, pois como o Piauí tem 311 km de BR-230 em seu território, qualquer foto a mais de 12 km de distância de suas bordas cumprirá o requisito)
            f) Cinco fotos no interior do PA a cada 300 km percorridos.
            g) Duas fotos no interior do AM a cada 300 km percorridos

Obs. 1- O sentido da viagem não faz diferença.
            2- Os estados do CE e TO não requerem fotos no interior por terem 248 e 146 km, respectivamente, da BR-230 em seus territórios.

Todas as normas para homologação dos desafios estão explicitadas na aba O Passaporte, é importante tomar conhecimento delas antes de partir para cumprir um desafio, evitando assim problemas posteriores.

No caso em tela, nossos amigos fizeram a BR-230 antes de saberem das normas (que só foram estabelecidas em final de 2013), só por esse motivo estamos analisando a homologação do desafio. Caso eles já soubessem das normas e não as tivessem cumprido, certamente não teriam o desafio homologado.

Abração.
            Última edição por Gilmar Dessaune; 13-05-15, 08:19.

Comentário

• Luiz Almeida
              Fazedor de Chuva

• Feb 2015
              • 86

Agora entendi perfeitamente, Grande FC Gilmar.

Grato pelos esclarecimentos.

No entanto, mesmo sem ter procuração (risos) do Verô, para tal, e devido a situação explicitada na argumentação dele, fico na torcida para que o colegiado aceite a homologação daquela épica viagem.

Forte e fraterno abraço!

Comentário

• Everardo Passos Luz
                Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                • 1351

Valeu grande Luiz Almeida, obrigado pelo apoio.

Abraço.

Comentário

• Jean Carlos Vasconcellos
                  Fazedor de Chuva

• May 2015
                  • 219

Só um aviso pessoal, na divisa de Paraíba com Ceara não tem placa de divisão foram todas arrancadas passei agora no mês de Maio e não tinha.No google a placa estar mas na realidade não. Fica só a dica aí.Caso for tirar a foto. Um abraço e boa viagem.

Comentário

• Carlos Eduardo Plá
                    Fazedor de Chuva

• Jun 2014
                    • 140

A Transamazônica é um Desafio que irei completar, e ler as descrições das aventuras dos VFC só servem de mais combustível na inquietude de nossas almas.
                    Obrigado pela aventura, meus amigos.
                    Forte abraço.

FC Carlos Plá

Comentário

• Jorginho
                      Fazedor de Chuva

• Jul 2015
                      • 718

Parabéns pela viagem de vcs!! Isso nos inspira a sonhar e correr atrás deles

Comentário

• Everardo Passos Luz
                        Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                        • 1351

Caríssimo Gilmar,

Recentemente, quando da minha viagem para a Convenção BR em Natal, me programei para registrar os pontos pendentes para a homologação e certificação da BR-230.

O ponto no interior da PB e as divisas PB-CE e CE-PI editei o post respectivo e inseri as fotos e texto.

Relativamente à divisa entre PI e MA não pude fazê-lo face à limitação da quantidade de fotos que podem ser inseridas em cada post, em consequência faço o registro aqui.

Aproveitei a oportunidade e fiz o registro na companhia de mais um companheiro das estradas. Conheci o Alberto quando me dirigia para o local da divisa.

Click image for larger version

Name:	00 DSC04320.jpg
Views:	1
Size:	82,6 KB
ID:	212535

Registro do tráfego sobre a ponte e da placa onde está a informação de sua extensão.

Name:	00 DSC04321.jpg
Size:	51,8 KB
ID:	212536

Rio Parnaíba com a cidade de Floriano ao fundo.

Name:	00 DSC04324.jpg
Size:	56,3 KB
ID:	212537

Aproveitei a ocasião e visitei o casal amigo Marcelo Guimarães/Zilma, e de quebra filei a boia o café e boas risadas.

Name:	00 zcom marcelo flor.jpg
Size:	80,9 KB
ID:	212538

Um grande abraço e obrigado pela paciência com meus questionamentos, é que um estradeiro não desiste nunca.
                        Última edição por Everardo Passos Luz; 16-09-15, 13:31.

Comentário

• Gilmar Dessaune
                          Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                          • 6891

Boa tarde VFC, RFC BR-101, BR-116 e...... BR230 Verô,

Parabéns, está homologado o seu desafio Rodoviário FC - BR-230.

A insanidade tomou conta totalmente do corpo e mente e o Brasil ficou pequeno diante de tanta competência e ousadia.

Favor informar quantos dias e quantos km fez para completar as fotos que faltavam. Ou então me passar os dados completos dessa incrível jornada:
                          Moto - ano e modelo
                          Km rodados no total
                          Dias de viagens no total.
                          Tamanho da camisa.

Que venham as conclusões dos CFC e BFC muito em breve.

Abração e parabéns!!!!!!

Name:	Rodoviário.jpg
Views:	34
Size:	93,6 KB
ID:	213072

Comentário

• Gugelmin
                            Fazedor de Chuva

• Mar 2015
                            • 766

Show esta foto com o Km 0 Parabéns Fazedores de Chuva! esta estrada é um sonho ainda a ser realizado.

Comentário

• Everardo Passos Luz
                              Fazedor de Chuva

• Jun 2013
                              • 1351

Boa noite amigo NFC e VFC Gilmar.

Depois daquele contato quando me informaste do problema no site nunca mais o tinha acessado, por isso só agora vi essa tua mensagem, e peço desculpas por não ter respondido antes.

Para refazer a parte do percurso sem a devida documentação, usei dois períodos diferentes:

1- Oeiras - Natal - Oeiras - 2.200 km, no período de 4 a 9 de setembro de 2015, usando a Yamaha XT 1200 Super Tenere, 2011.
                              2- Oeiras - Floriano - Oeiras - 240 km, no dia 13 de setembro de 2015, usando a Yamaha XT Z 250 Tenere, 2013.

Obs: A parte original do percurso foi feito totalmente com a Yamaha XT Z 250 Tenere, 2013.

Não sei exatamente porque mas acho que minhas camisetas estão encolhendo e agora uso GG. rsrsrsrs

Grande abraço.

Comentário

• Gilmar Dessaune
                                Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                                • 6891

Bom dia VFC e RFC Verô,

Sem problemas meu amigo, obrigado pelas informações.

Vai querer as 3 certificações? Se afirmativo informe como deseja receber, ok? O VFC e RFC Manga está já com duas pagas te esperando para definir onde irá receber, junto contigo, é claro... rsss

Abração.

Comentário

Working...