Valente Fazedor de Chuva - Roraima

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Carlos Prado Jr
    Fazedor de Chuva
    • Dec 2012
    • 24

Olá FC Cezar,

Tua Jornada VFC em Roraima só faz me animar para fazer o mesmo aqui pelo Paraná. Parabéns pelo inicio deste desafio e estarei por aqui acompanhando tuas viagens. Até breve.

Comentário

• Cezar Riva
      Fazedor de Chuva

• Sep 2012
      • 229

Obrigado Carlos Prado Jr
      Tenho muita saudade do Paraná. Foi onde comecei minha "carreira" motociclistica tendo rodado por muitas cidades, como Foz do Iguaçu, São Miguel, Medianeira, Matelandia, Ceu Azul, Cascavel, C. Mourão, Maringá, Londrina, etc.....
      Eu morava em Foz e minha namorada (hoje esposa) era de Arapongas. Quase todo fim de semana eu fazia de moto um bate-volta de 1000km. Até hoje minha esposa acha que era mais a vontade de rodar..eheheheh.
      Não hesite em pegar a estrada. Além da adrenalina, tem muita coisa bonita para se ver neste Estado.
      Grande abraço.

Comentário

• Cezar Riva
        Fazedor de Chuva

• Sep 2012
        • 229

Belas palavras GCFC Dolor
        Realmente "agora é irreversível" e não vejo a hora de pegar a estrada novamente.
        Estou aprendendo a usar o Google Maps e já já vou postar o mapa para que todos possam acompanhar melhor os trajetos.
        Alma Inquieta na estrada!

Comentário

• Cezar Riva
          Fazedor de Chuva

• Sep 2012
          • 229

02º/15 - 26/01/2013 - Municipio de Cantá - (85 km ida e volta)

Com muita dor no pulso esquerdo (consequencia de queda no futebol) decidi fazer hoje um trajeto pequeno indo até o vizinho Municipio de Cantá.
          Parti as 10h atravessando a Ponte dos Macuxis sobre o Rio Branco. Próximo da ponte, várias empresas fazem a extração de areia utilizando balsas com dragas e na cabeceira da ponte é comum encontrar muita areia sobre o asfalto, consequência do grande número de caminhões que ali passam carregados com este material. Há que se tomar cuidado pois derrapagens são comuns naquele local.
          Click image for larger version

Name:	Extraçao de areia no Rio Branco.jpg
Views:	2
Size:	83,4 KB
ID:	162596
          Como estamos no verão, a vazante do Rio Branco deixa a mostra imensos bancos de areia no meio do leito formando praias naturais durante os meses de outubro a abril. Em alguns locais é possivel atravessar a pé, praticamente toda extensão.
          O tempo contribui e apesar de nublado, não há previsão de chuva. Aliás, na região amazônica só há duas estações climáticas no ano: o verão, caracterizado por longos períodos ensolarados e muito quente e o chamado inverno, época em que chove todo santo dia. No Amazonas, geralmente chove de novembro até maio e em Roraima de abril a setembro, razão pela qual costuma-se dizer que “quando pára lá, começa cá”.

Name:	Banco de areia no Rio Branco.jpg
Size:	91,7 KB
ID:	162597
          Tomei a BR 401 até o entroncamento com a BR 432 e dali parti para o Cantá. Com a rodovia em boas condições, porém com muitas ondulações, o trecho requer alguns cuidados pois há curvas acentuadas e uma ponte de madeira onde só passa um veículo por vez.

Name:	Ponte de madeira.jpg
Views:	1
Size:	96,6 KB
ID:	162605
          Ao longo do trajeto é possivel observar a típica vegetação do lavrado roraimente. O caimbé é planta nativa e presente em todos os lugares. Trata-se de uma árvore pequena e retorcida com folhas grossas e ásperas muito utilizada no interior e comunidades indígenas para limpeza de panelas pois sua ação é semelhante à palha de aço. Outra planta típica da região é o buritizeiro, palmeira que só cresce nas margens de pequenos igarapés ou lagoas. Do fruto do buriti se extrai a polpa para sucos, sorvetes e cosméticos além de ser muito apreciado por animais roedores como cutia, paca e capivara que se alimentam deles.

Name:	Caimbés.jpg
Size:	85,5 KB
ID:	162599
          Na entrada da pequena cidade descobri que o temporizador da minha câmera não está funcionando e como fui sozinho, o jeito é tirar foto apenas da moto ao lado da placa que indica onde chegamos.

Name:	Entrada do Canta.jpg
Size:	98,7 KB
ID:	162600
          Esta rodovia, que passa por dentro da cidade, em seu traçado original, pretendia ligar em uma linha reta Boa Vista ao sul do estado, mas com o passar dos anos, apenas um pequeno trecho de 50 quilometros foi asfaltado, permanecendo quase 250 quilômetros sem qualquer pavimentação. Este trecho durante o período chuvoso torna-se intrafegável e quem mais sofre são os produtores rurais que não tem como escoar seus produtos.
          Cantá é um pequeno município no centro leste de Roraima e que surgiu no final do século XX através da Colônia Brás de Aguiar, composta basicamente por imigrantes nordestinos e recebeu essa denominação em homenagem ao capitão-de-mar-e-guerra, Brás Dias de Aguiar, que foi um importante geógrafo e demarcador das fronteiras brasileiras. Dados do Ministério da Defesa, (2004), mostram que a Colônia Brás de Aguiar, foi criada, com a finalidade de abastecer Boa Vista, com produtos de primeira necessidade, principalmente arroz e mandioca. Mais tarde passou a se chamar Vila do Cantá, até que em 1995 se tornou município.
          Ao chegar na prefeitura nova decepção. É a segunda prefeitura que visito que não tem placa de identificação. Aliás, a do Cantá até tem, mas a lona está rasgada.

Name:	Descaso no Canta.jpg
Size:	100,7 KB
ID:	162602
          Aproveitei a passagem de dois garotos e pedi a eles que me fotografassem em frente do prédio junto com o Lucas, um indígena de uma comunidade próxima.

Name:	Eu na PM Cantá.jpg
Size:	96,6 KB
ID:	162601

Name:	Placa PM Cantá.jpg
Size:	94,9 KB
ID:	162603
          A passagem pela cidade e relativamente rápida. Não há muito que se ver, pois 85% da população mora na área rural.
          A exemplo de outros municípios do Estado de Roraima, Cantá padece com a falta de investimentos públicos e privados. A pequena cidade de 14 mil habitantes tem sua economia baseada na agricultura e pecuárias de pequenos produtores cantaenses alem da extração e beneficiamento de madeira.
          Dentro da área do município, encontramos as terras indígenas da Taba Lascada e Muriru onde habitam povo da etnia Wapixana.

Durante a volta, é possivel observar barracos de lona e palha nas margens do Rio Branco. É a Vila Vintém, comunidade de oleiros que fazem tijolos artesanalmente. Quando o Rio Branco está cheio, alaga e inunda toda a comunidade. Quando as águas começam baixar com a vazante, os oleiros começam a produzir os tijolos com o barro deixado pelo rio nos inúmeros poços escavados na margem esquerda.

Name:	Vila Vintem.jpg
Size:	89,9 KB
ID:	162604
          Finalizo assim mais uma etapa do Valente Fazedor de Chuva, voltando para Boa Vista para um belo churrasco com a família.
          Arquivos Anexos
          Última edição por Cezar Riva; 06-02-13, 08:50.

Comentário

• Carlos Prado Jr
            Fazedor de Chuva
            • Dec 2012
            • 24

Olá FC Cezar,

Na minha terra natal (Belém) a gente diz que tem duas estações também: Uma em que chove todo dia e a outra em que chove o dia todo (rsrsrsrsrs). Valeu FC. Boas fotos. Até a próxima.

Comentário

• Souvenir
              Fazedor de Chuva
              • Dec 2012
              • 24

Olá FC Cezar Carlos,
              São belas as fotos e os lugares retratados por você na sua busca pela conquista do desafio Valente Fazedor de Chuva, vou ser sincero... fiquei inspirado, parabéns!
              Igual a você, eu também estou percorrendo um dos desafios dos FC, ou seja, estou determinado em completar o desafio Bandeirantes Fazedor de Chuva. Em vista disso, gostaria, na medida do possível, que me desse algumas dicas de rotas das capitais no norte do Brasil, tais como: Bela Vista, Manaus e Macapá.
              E aproveitando a oportunidade, venho agradecê-lo por estar compartilhando de seu desafio conosco, pois é sempre uma inspiração vê-lo na estrada.
              FC Souvenir (souvejr@gmail.com)

Comentário

• Carlos Prado Jr
                Fazedor de Chuva
                • Dec 2012
                • 24

Olá FC Souvenir,

Também tenho algumas dúvidas a respeito de rotas rodoviárias pela Região Norte. Por exemplo: é possível ir de Porto Velho a Manaus pela BR 319 e na sequência seguir de Manaus até Boa Vista pela BR 174? FC Cezar e demais FCs, caso vocês tenham alguma informação ou experiência nestes trechos peço a gentileza de compartilha conosco. Agradecido. Grande abraço.

Comentário

• Cezar Riva
                  Fazedor de Chuva

• Sep 2012
                  • 229

Carlos,
                  Já tomei muita chuva quando passava por Belém. Nunca apreendi a usar guarda-chuva. Mas estamos em casa, afinal, somos Fazedores de Chuva. Não podemos reclamar (kkkk).
                  Abraços

Comentário

• Cezar Riva
                    Fazedor de Chuva

• Sep 2012
                    • 229

FC Souvenir, obrigado pelas suas palavras.
                    Também fico inspirado quando vejo os FC na estrada.
                    Vou te passar e-mail com dicas sobre as tres capitais que conheço bem. Já morei em Manaus duas vezes (quase dez anos) e estou em Boa Vista há sete. Em Macapá, a serviço, estive meia duzia de vezes e tenho um cunhado que mora lá.
                    Boas Estradas. Nos vemos em breve.
                    Cezar
                    adm.cezar.riva@bol.com.br

Comentário

• Cezar Riva
                      Fazedor de Chuva

• Sep 2012
                      • 229

FC Souvenir,
                      A BR 319 pode ser vencida mas depende da moto que você pretende usar.
                      De Porto Velho até Manaus são 880 km sendo asfaltado apenas de PV até Humaitá.
                      O restante do trecho é praticamente só no barro (na região amazônica chove de novembro até maio). Não aconselho viajar sozinho neste trecho nesta época do ano.

Name:	Ponte de madeira.jpg
Size:	77,5 KB
ID:	162649
                      Em setembro amigos do Vidamansa MC (Realeza-PR) fizeram o percurso Manaus - Porto Velho em dois dias e meio com GS e Tenere 1200.
                      Se vier por Porto Velho, coloque a moto em um barco ou balsa até Manaus que é mais seguro. Deixe para fazer a BR 319 no verão que realmente é uma aventura.
                      De Manaus a Boa Vista são 770 km e a BR 174 está toda recuperada, com excessão de pequenos trechos entre Rorainópolis até Cacacarai. Dá para fazer o percurso em 9 horas tranquilamente.
                      E, se quizeres, ainda pode fazer Macapá, saindo de Boa Vista e entrando na Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
                      Abraços.
                      Última edição por Cezar Riva; 29-01-13, 15:13.

Comentário

• Carlos Prado Jr
                        Fazedor de Chuva
                        • Dec 2012
                        • 24

Então FC Cezar,

Que venha a chuva (rsrsrsrsrsrs)! Agora minhas idéias estão ficando mais claras ou estou delirando mesmo, talvez já esteja com febre alta (kkkkkk)! Pois você citou uma coisa muito importante: E, se quizeres, ainda pode fazer Macapá, saindo de Boa Vista e entrando na Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Ou seja, é possível fazer Macapá via Boa Vista, sem precisar de longos percursos de barco ou balsa! Certo? Tenho o seguinte projeto: sair de Londrina/PR e chegar a Macapá/AP, passando por Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Porto Velho/RO, Manaus/AM e Boa Vista/RR. Numa época de pouca chuva na Amazônia, isto é, julho a outubro, certo? Você acha que é viável? Vou adicionar seu e-mail na minha lista.

FC Souvenir,
                        Você que está no desafio Bandeirantes, vamos fazer este trecho? Pode parecer loucura, mas vamos planejar?

Até mais pessoal.
                        Última edição por Carlos Prado Jr; 28-01-13, 09:30.

Comentário

• Carlos Prado Jr
                          Fazedor de Chuva
                          • Dec 2012
                          • 24

Olá FC Souvenir,

Dê uma olha no último post que escrevi para o FC Cezar. Até mais.

Comentário

• Cezar Riva
                            Fazedor de Chuva

• Sep 2012
                            • 229

FC Carlos Prado,
                            Realmente dá para fazer este trecho e é até mais rápido do que enfrentar uma balsa de Manaus a Belém.
                            Saindo de Boa Vista, entra-se na Guiana (antiga Guiana Inglesa) por Lethem. De Lethem até Georgetown são cerca de 580 km, dos quais 430 sem asfalto até Linden e dali para frente só asfalto até Suriname e Guiana Francesa. Do Oiapoque até Macapá são mais 600 km com cerca de 300 km de estradas de terra ainda. Em uma semana voce sai de BV e chega a Macapá rodando.
                            Só relembrando: No Amazonas chove de novembro a maio e em Roraima chove de abril até setembro (inclusive nas Guianas).
                            Mas é apenas um detalhe que não impede, apenas dificulta rodar nos trechos sem asfalto.
                            Recentemente o GCFC Omena fez este trecho e pode dar maiores detalhes do trajeto.
                            Abraços.
                            Última edição por Cezar Riva; 28-01-13, 11:31.

Comentário

• Carlos Prado Jr
                              Fazedor de Chuva
                              • Dec 2012
                              • 24

Ok FC Cezar,

Agora fiquei animado com relação a esse trecho! Estou planejando fazer em breve o Bandeirante FC e por isso são muito importantes as suas informações. Com relação a chuva, parece que fica uma janela em outubro. Muito agradecido pelas informações. Irei contactar o GCFC Omena para obter mais detalhes. Muito agradecido. Até mais.

Comentário

• Dolor
                                Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                                • 3250

Fazedores, a minha mulher e eu vivemos momentos inesquecíveis quando de nossas andanças pelo norte, especialmente pela amizade iniciada em Boa Vista, com o Cacá, prematuramente falecido em Porto Velho, num acidente com o seu barco, depois na descida pelos 27 degraus da escada que nos levaria para o trapiche, onde embarcaríamos no barco 11 de Maio para Belém e entre outras lembranças maravilhosas, o batismo com as águas do Amazonas.

Name:	foto152.jpg
Size:	36,7 KB
ID:	162640

Tudo isto está muito vivo nos nossos corações e o melhor de tudo, teremos que voltar pois naquela época não havia essa loucura do Bandeirante FC e claro, não fizemos as fotos na frente dos palácios de governo.

Name:	56.jpg
Size:	38,7 KB
ID:	162641

Como tudo tem o seu lado positivo, agora teremos a oportunidade de conhecer o FC Cezar, quem sabe no meio do caminho o FC Carlos Prado e FC Souvenir, entre outras grandes figuras, enfim, integrando bons nomes aos nossos relacionamentos.

Name:	foto165.jpg
Size:	16,4 KB
ID:	162642

E o coração vai enchendo!

Comentário

Working...