Sinomar e Edivânia, GCFC O Velho Doido

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Dolor
    Fazedor de Chuva

• Mar 2011
    • 3250

23/11/2011 - Celestina teve alta hospitalar

Atenção hoje consegui retirar a Celestina da Oficina.

A bateria estava arriada, também, depois de quase um mes parada.

Comentário

• Dolor
      Fazedor de Chuva

• Mar 2011
      • 3250

24/11/2011 – quinta-feira – 215o. dias - Vídeo Estrada antes dos Andes

Hoje eu fiquei das 7 horas até as 21 horas por conta do Upload de um video para o Youtube. Não podia desconectá-lo, mas consegui. Fiquei o dia todo olhando para a Celestina e nem andei nela por causa desse video. Nem se a bateria dela vai dar conta de arrancar o motor.

Última edição por Dolor; 25-11-11, 00:42.

Comentário

• Dolor
        Fazedor de Chuva

• Mar 2011
        • 3250

25/11/2011 - sexta-feira - 216o dia - Video SOBRE os Andes

Mais uma vez fiquei o dia todo para subir um video para o Youtube. Hoje dei uma volta na Celestina, mas estou com medo de estar faltando óleo no cardã. Amanha vou à Colon dirigindo para meu anfitrião e vou comprar o óleo. Em Portobelo não tem posto de gasolina.

Comentário

• Renan Xavier
          Fazedor de Chuva
          • Jul 2011
          • 404

26/11/2011 - 217o dia - Cidade do Panamá

Hoje fui até a Cidade do Panamá dirigindo para meu anfitrião. É que a Edna, a anfitriã, tinha ido no dia anterior para passar seu aniversário (hoje) com o filho. E nós fomos para almoçar, cantar parabéns e comer bolo com sorvete. Voltamos ainda cedo, mas demoramos por causa da chuva.

O senhor Angelo tem 86 ou 87 anos e uma pressa e uma irritabilidade de um super empresario na faixa dos 40 anos. Ele não tem nada para fazer mas olha constantemente no relógio. Se irrita por qualquer motivo e em cada irritada ele bate as mãos nas pernas e exclama “aiïii Jesus!.

Ele depende totalmente da mulher que é bem mais nova que ele, mas não tem um pingo de paciência com ela. Ele ganha a comida no prato e ainda se irrita com a quantidade no prato ou com o horário.

Eu tentei fazer uma das minhas preleções sobre irritabilidade para ele, mas ele não me entende, principalmente em se tratando do tema.
          Última edição por Renan Xavier; 05-12-11, 09:22.

Comentário

• Renan Xavier
            Fazedor de Chuva
            • Jul 2011
            • 404

27/11/2011 - Domingo - 218o. dia

Hoje por ser domingo, fiquei descansando. Única coisa que fiz foi dar um acabamento no Vídeo Bolivia a Estrada da Morte. Essa vida dura dos últimos 30 dias merece um repouso aos domingos. De segunda a sexta-feira tenho que ficar consultando facebook, respondendo e-mail e conversando no msn e isso é muito cansativo.

Aqui até a comida no prato eu ganho, justamente por causa das ocupações já citadas.

Comentário

• Renan Xavier
              Fazedor de Chuva
              • Jul 2011
              • 404

28/11/2011 - segunda-feira - 219o. dia - Portobelo

Hoje fiquei a parte da manhã toda tentando fazer upload do vídeo para o Youtube, como não consegui peguei a Celestina e fui até a cidade de Colon para retirar o tampão do diferencial para poder ver o nível do óleo. Os mecânicos acabaram de espanar a porca onde se coloca a chave para retirar a tampa. Agora, só com solda ou outro apetrecho para tirar.

Então coloquei um tanto de óleo que eu vi escorrendo quando da instalação e vou seguir na sorte. Não sei se tem muito ou se tem pouco óleo. Pouco funde as engrenagens e muito estoura o retentor.

Comentário

• Renan Xavier
                Fazedor de Chuva
                • Jul 2011
                • 404

29/11/2011 - terça-feira - 220o. dia - Porto-Belo

Foram 10 horas esperando o upload, quando faltavam 20 minutos e 4 %, caiu uma chuva forte e a internet se foi. Parece que o temporal danificou alguma rede ou equipamento na cidade, tendo em vista que tenho a conexão WI-FI, porém a rede não encontra sinal.

Comentário

• Renan Xavier
                  Fazedor de Chuva
                  • Jul 2011
                  • 404

02/12/2011 - Sexta-feira - 224o. dia - Vídeo a ESTRADA DA MORTE

De arrepiar! Irado! Sinistro! Emoção do inicio ao fim! A música “Dream On” e as imagens da Serra da Morte farão muitos motociclistas e pessoas “normais” se arrepiarem; pelo menos me levaram às lágrimas. Os CICLISTAS também vão arrepiar. Essa Serra atrai PEDALEIROS do mundo todo. Quase joguei um lá embaixo; foi por pouco. Ele me ultrapassou pela esquerda mas lá é mão inglesa. Empresários e motoclubes que puderem ajudar no reparo da moto terão suas marcas mostradas nos próximos vídeos.

Está prevista para o dia 07/12/2011 minha saída do Panamá rumo a Cartagena na Colombia.

O vídeo:

Comentário

• Renan Xavier
                    Fazedor de Chuva
                    • Jul 2011
                    • 404

04/12/2011 - Domingo - 226o dia - Portobelo e Colon

Ontem fomos até Porto Lindo, uma cidade aqui perto, onde embarcaremos para Cartagena, na Colômbia, a fim de confirmar a viagem. Fomos informados que o barco sairá no dia 07/12, um dia após a data prevista anteriromente.

Por incrível que pareça o adiamento não me causou nenhuma tristeza ou irritação; parece que não estou querendo sair daqui. Se, por um acaso eu morrer nessa travessia, os amigos poderão dizer: “parece que ele estava adivinhando! Ele não estava motivado a entrar naquele barco!”.

Os dias que passei aqui foram singulares. Com certeza melhorei alguma coisa da minha alma nesse período. Até paciência para jogar dominó passei a ter. Acho que tinha uns 30 anos que não jogava e aqui voltei a jogar. Sempre achei esse jogo sem graça e meio que “jogo burro”, mas aqui vi que existe algumas “manhas”, poucas, mas tem. Passamos horas jogando com nossos anfitriões. O Dominó é o passatempo preferido do pessoal da região. Joga-se nas varandas das casas, nos bares e nas praças.

Hoje a programação era ir a Colon para comprar os suprimentos da viagem e ouvir o jogo do Flamengo pela internet, já que estou sem internet em casa e o barzinho onde tem não abre no domingo. Chegamos em casa à noite.

Amanhã encaixotaremos as coisas nos seus devidos lugares e ainda teremos que arrumar lugares para mais coisas. A Edivania ganhou kits de produtos para o cabelo e pele, além de roupas. Teremos que arranjar uma forma de levar mais três calças jeans, duas blusas, um shorts e os kits. Coitada da Celestina!

Comentário

• Renan Xavier
                      Fazedor de Chuva
                      • Jul 2011
                      • 404

05/12/2011 - Segunda-feira - 227o. dia - Travessia do Darien Gap

Atenção, pessoal que me acompanha! Amanha será dia de embarcar a Celestina no navio. Na quarta-feira nos embarcamos. A viagem tem previsão de durar 5 dias e estarei em alto mar, por isso não terei internet e nem telefone. Somente lá pelo dia 11 ou 12/12 é que voltarei a dar notícia. Se eu chegar vivo. Porque tem ventado muito por essas bandas. Tem dia que o mar vem quase dentro da casa onde estamos.

A cidade de Portobelo, está para o mochileiro como uma cachoeira está para os peixes que desejam subir o rio. Chegam e param, para descansar e escolher uma forma de atravessar o Darien Gap, como é chamado o pedaço de terra entre o Panamá e a Colombia.

O motociclista que chegar aqui recebe o apoio da população. A Pousada do Capitão Jack é a mais conhecida. Todos a informam em primeira mão. Ele arruma barco, oferece refeição, muita bebida e hospedagem. Mas não fomos muito felizes com ele. Parece que ele não foi com nossa cara. Não teve paciência para tentar entender nossa conversação e mandou outra pessoa nos interpretar. Depois deu um valor de barco acima do valor indicado por outros viajantes na internet. Quando alegamos que estava caro e perguntamos se não havia uma opção mais barata ele afastou sem nos dar atenção.

Ele tem dormitório coletivo a U$ 11,00 e cobra pela internet por cada meia hora. E está sempre lotado. Mas existe outras opções na cidade.

O Bar e Restaurante La Cueva de Morsan oferece internet grátis, oferece comida e tem quartos para alugar. É um ponto que aglomera marinheiros, bom para procurar barco.

A casa onde estou pago U$ 10 por dia com direito a ar condicionado e internet. Ela fica em frente à Delegacia de Polícia de Portobelo; fácil de achar e segura. Como fiquei muitos dias já fui isento de aluguel e ainda ganho comida no prato. Sou de dentro de casa. Os proprietários da casa são Sr. Angelo e Edna. Melhor não tem. A desvantagem é que fica distante 4 km da cidade.

Quem arrumou o barco para nós mora em Porto Lindo. Uma cidade que fica a 15 km de Portobelo. O nome dela é Silvia e tem uma pousada antes da cidade, do lado esquerdo. Até agora ela nos tem atendido muito bem, mas somente depois de atravessarmos é que podemos dar maiores referencias. Mas ela o contato de vários capitães e é fácil na conversação. O e-mail dela é: "Guido Dionisius" <hostel.wunderbar@yahoo.com>.

Comentário

• Renan Xavier
                        Fazedor de Chuva
                        • Jul 2011
                        • 404

05/12/2011- Prestação de conta do SÉTIMO MES

Obs.: Para transformar em dolar divida os valores por R$ 1,80
                        Prestação decontas dos: 210 dias

Anterior mês atual Acumulado (R$) Media (R$)

Litros 3.009,63 63,37 3.072,99 16,07 km/l
                        Gasolina 5.834,85 129,08 5.963,93 28,40
                        Alimentos 5.858,65 902,48 6.761,13 32,20
                        Passeio 1.609,02 0,00 1.609,02 7,66
                        Moto 3.167,46 390,60 3.558,06 16,94
                        Hotel 2.159,12 540,00 2.699,12 12,85
                        Aduana 905,48 32,94 938,42 4,47
                        Pedágio 240,12 12,90 253,02 1,20
                        Avião 2.046,78 360,00 2.406,78 11,46
                        Roupas 2.613,51 0,00 2.613,51 12,45
                        Remédio 112,99 51,71 164,70 0,78
                        Equiptos 1.027,98 0,00 1.027,98 4,90
                        Outros 375,39 24,39 399,78 1,90

TOTAIS 25.951,34 2.444,11 28.395,45 135,22

Inicial Atual Rodado Media
                        Odômetro 56345 105739 49394 235,21

Preço médio por litro de Gasolina (R$) 1,94
                        Última edição por Renan Xavier; 07-12-11, 11:15.

Comentário

• Dolor
                          Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                          • 3250

06/12/2011 - terça-feira - 228o dia - Despedida do casal

Hoje foi a despedida da cidade de Portobelo e também do casal que nos deu guarida por 45 dias. A despedida do casal foi muito emocionante; eles gostavam muito da Edivânia e as lágrimas desceram. Eles também saíram para viajar hoje e isso amenizou um pouco a emoção. Eles foram muito legais com a gente nesse período. Conforme já escrevi, os últimos dias nem aluguel tivemos que pagar. Só gastava com comida porque eu insistia em comprar as coisas que eu gostava de comer.

Considerando que o embarque da moto foi adiado para o dia 07, hoje voltamos e acampamos na área de serviços deles. Tomamos banho na goteira, tendo em vista que choveu a noite toda.

Na foto a igreja onde adoram um Cristo Negro. Achei muito legal.

Comentário

• Dolor
                            Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                            • 3250

07/12/2011 - quarta-feira - 229o. dia - Embarque da moto

Hoje embarcamos a Celestina por volta das 11 hs, num processo bem menos traumático do que esperávamos. Os relatos que encontrei na internet na fase da elaboração do projeto eram amedrontadores. A cano que a embarcamos era grande e em torno de 10 homens ajudaram a colocá-la na canoa e oito para subí-la no barco.

Antes foi a BMW 1200 do Álvaro, um Uruguaio radicado na cidade de Boston nos Estados Unidos. Sujeito muito gente boa. Fala um espanhol bem aportuguesado. Parece que ele convive com muitos brasileiros lá em Boston.

Nosso embarque aconteceu por volta das 19 hs; já a noite. Antes do embarque conhecemos o capitão do navio um espanhol muito alegre, brincalhão e comunicativo. Foi simpatia a primeira vista. O Uruguaio se gabando que seu time, o Penharol, é campeão do mundo por três vezes, o espanhol gabando que a seleção dele é a campeã mundial. O capitão tem sua esposa como cozinheira mais um ajudante.

Partimos com o barco com a seguinte composição: 3 tripulantes e 8 passageiros, desses, 3 jovens muchileiros holandeses, um casal de jovens muchileiros suíços, o Uruguaio e nós brasileiros.

Os primeiros minutos de viagem são cheios de formalidades; o capitão passa todas as regras do “não pode isso, não pode aquilo”; exige todos sentados e em silêncio. Porém, desse ponto em diante, a viagem foi uma maravilha: O capitão e seu auxiliar fumam um cigarro atrás do outro, os suíços maconha; a Edivânia começou a vomitar primeiro, um holandês em segundo e, depois de mim, perdi a conta. Mas só o Uruguaio que não passou mal. Dormiu o tempo todo. Eu vomitei uma única vez, mas a Edivania e um holandês vomitaram muitas vezes. Praticamente não dormimos a noite. Apesar do estomago ruim, apreciei a lua e seu reflexo nas águas de alto mar.

Comentário

• Dolor
                              Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                              • 3250

08/12/2011 - quinta-feira - 230o. dia - Darien Gap

Darien é o nome da Floresta que separa Panamá da Colômbia. Onde não há estrada.

Apesar de não dormir nada, ainda acordei as 4 horas da manhã. Fui para junto do capitão e ficamos a conversar. Ele tocava o barco bem devagarinho porque precisava aproximar das ilhas San Blaz durante o dia, tendo em vista que a região é muito perigosa. Nisso foi chegando um passageiro após o outro, com a cara de ressaca peculiar dos que passam a noite na cachaça.

Após o café da manhã servido no barco, muito bom, por sinal, fomos explorar a ilha mais próxima do barco. Um local paradisíaco, que nem as fotos mostram a real beleza do local.

Depois de uma pequena pausa após o almoço, a Edivania e eu, mas o Uruguaio e dois holandeses, pegamos o bote a remo e nos propusemos chegar num navio encalhado que estava bem distante de nós. Olhando do nosso barco o outro parecia perto. Mas a medida que fomos remando fomos constatando a real distancia. Depois de um pedaço de mar bem fundo, vem uma grande extensão de corais bem rasos, que impossibilitava a passagem com todos embarcados. Porém o fundo do mar é como andar em cima de pedra tapiocanga; ora parece que tem vidros de tão pontiagudos. Entrávamos no bote e logo tínhamos que apear. Quando estava perto do barco encalhado, eis uma surpresa que não contávamos: as ondas eram muito altas e invadiram o botes, enchendo-os de água e jogando quase todos para fora. Eu caí com a filmadora e a máquina fotográfica na mão. Na tentativa de salvá-las perdi meu óculos de sol. A Edivânia que morre de medo de água estava desesperada. A sorte foi que as próprias ondas nos jogaram para o raso e pudemos esvaziar o bote. Todos os aventureiros teve algum tipode de corte no pé ou nas pernas. Passado o susto fomos rir da situação. Dava para chegar a pé no barco afundado, mas ninguém lembrou dessa possibilidade, todos queriam distância dali.

A noite foi muito agradável e fomos dormir as 20:30 deixando o pessoal a conversar.

Comentário

• Dolor
                                Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                                • 3250

09/12/2011 - sexta-feira - 231o. dia - Darien Gap

Acordei primeiro que a Edivania e fui para o convés onde já ouvia a conversas de pessoas. A Edivania chegou logo depois e foi recebida com os parabéns de todos por ser o seu aniversário.

Depois do desjejum, o capitão partiu rumo às ilhas holandesas. Umas 3 horas de viagem muito gostosa. Quando meu estômago começou a enjoar, chegamos. Enquarto o barco andava eu me ocupava com um anzol, na tentativa frustrada de pegar um peixe.

As ilhas holandesas não têm o charme das San Blaz. Mas por ser mais afastadas do continente, tem maior variedade de vida marinha e os capitães param aqui para as pessoas nadarem com óculos e observarem os corais e os peixes que vivem neles.

Como o dia passou todo nublado e um pouco frio não fiz esse mergulho. Amanhã tentarei fazê-lo. A previsão do capitão é sair das ilhas holandesas por voltada das 14 hs.

Comentário

Working...