GCFC Edson (à esquerda) e seu companheiro de viagem, GCFC Renato.
O gaúcho de Santa Maria Edson Steglich é motociclista desde 1982. O GCFC Edson comprou sua primeira moto em 1983. Como todos motociclistas já conhecem o apego do viajante com sua motocicleta, ele permaneceu até o ano de 1989 com a mesma. Com ela, percorreu mais de 38.000 km dentro do Rio Grande do Sul.
Com o nascimento de sua filha em 89 e a mudança para o Rio de Janeiro, GCFC Edson deu uma pausa nos passseios motociclísticos. Já em 1995, quando voltou a Santa Maria, adquiriu uma Virago 535, ele guarda "saudosas lembranças das viagens feitas a encontros motociclisticos no RS e principalmente em SC". Nesta época, ele e mais três amigos criaram a Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto. Atualmente, a Associação conta com mais de 100 gaudérios associados e realiza o 16 Encontro em Santa Maria (RS).
Em um Encontro na cidade de Fraiburgo (SC), o GCFC Edson conheceu o motociclista Clodoaldo Turbay Braga, de Curitiba (PR). Ele adquiriu o livro "Caminhos da Grande Cordilheira", escrito por Braga. Como o próprio Edson conta "o livro fez despertar em mim esta Alma Inquieta que com muita alegria me governa até hoje".
GCFC Edson relata como aconteceu sua primeira grande viagem de moto, com uma Virago 1100 e como o espírito aventureiro nunca mais o deixou.
"Após algumas pequenas incursões além fronteiras na Argentina e Uruguai,fiz em 2002,juntamente com quatro amigos minha primeira grande viagem de moto. Cruzamos dessa vez a "Grande Cordilheira", indo a Santiago,Vinha del Mar, descendo até Ancud retornando por Bariloche, Peninsula Valdez, Buenos Aires e entramos pelo Uruguai, retornando assim a Santa Maria por Rivera.
Depois dessa aventura, confesso que o vírus estradeiro que já estava semeado no meu coração e na minha alma se enraizou e cresceu forte gerando frutos....
Em 2004, novamente com mais quatro amigos, rasgamos a Patagônia chegando até seu extremo, ou seja, Ushuaia. Admito que pensei que tinha chegado ao meu limite de distância, mas estava enganado, ainda bem!
Foi nessa viagem que conheci melhor meu parceiro de motoclube, Renato Lopes, e acabamos nos tornando companheiros em diversas outras viagens, cada vez maiores e melhores.Com essa Virago, chamada de Baguala, rodei 92.000 km só de alegrias e amizades, enfim, uma excelente moto!"
Mas, como o próprio GCFC Edson afirma, "o vírus estradeiro" gerou frutos. Um deles foi a viagem por todos os países da América do Sul.
"Viajamos por todos os países da América do Sul, inclusive as três Guianas. Eu de XT 660 e o Renato de VStrom 1100. Também cruzamos o Brasil do Chuí ao Iapoque em 63 dias de muita camaradagem ,adrenalina e novos conhecimentos.
Com essas mesmas motos, em 2008, fomos até o norte da Argentina, Passo da Água Negra, por onde pretendíamos entrar no Chile. Não conseguimos, pois ainda havia muita neve, mas conhecemos os famosos penitentes a uma altitude de mais de 4.800 metros,uma maravilha!
Retornamos, beirando a cordilheira pelo lado Argentino até Mendoza, onde passamos para o Chile. Descemos pelo país até o passo seguinte e retornamos à Argentina e assim fomos costurando os passos de fronteira até Puerto Montt. Ali iniciamos a Carretera Austral até Villa O'Higgins, retornando e adentrando a Argentina pelo Passo Roballos, descendo pela Ruta 40, passando pelas Torres del Paine e chegando a Punta Arenas, Porvenir chegando a Ushuaia pela segunda vez. No total foram 13 carimbos no passaporte de passagem de fronteira entre Argentina e Chile, em um saldo de 35 dias".
Porém, a maior viagem dos dois parceiros ainda estava por vir.
"Mas faltava alguma coisa...Assim, começamos a planejar o que seria a maior viagem de nossas vidas. A princípio seria em 2010, mas por problemas familiares de minha parte adiamos para 2011. Esse ano de 2010 serviu para os preparativos. Compramos duas GS 650, equipamos com o que julgávamos nescessário e nos informamos sobre o nosso roteiro. Finalmente, dia 02 de maio de 2011, saímos para fazer o que considero (até o momento) a maior viagem de minha vida e, graças a Deus, concluída sem sequer um dedo quebrado.
Foram um total de 158 dias, percorrendo as três Américas. Visitamos uma comporta do canal do Panamá, ruínas da civilização Maia em Honduras, Belize e México, fomos a Cancun, contornando todo o golfo do México. Entramos nos Estados Unidos por Braunsville, indo até Miami e Key West. Subimos ao norte da Flórida até Sant Augustine, que é a cidade mais antiga dos EUA, um verdadeiro museu a céu aberto, muito bem preservada.
Adentramos os EUA na direção leste passando por diversos parques nacionais dos quais citaria o "Cherokee National Park", cruzado pela US 129, onde se situa a "cauda do dragão" são 318 curvas. Não preciso dizer mais nada, "é a disneylândia para os motociclistas".
Também conhecemos Yellowstone e, seguindo para o norte, entramos no Canadá pelo estado de Alberta. Conhecemos o Parque de Jasper e depois pegamos a Alaska Highway no km 0, em Dawson Creek, indo até WhiteHorse, onde viramos à direita, iniciando a estrada chamada Top of de Word. Cruzamos o Rio Yukon de balsa em Dawson City e entramos no Alaska por Poker Creek, retornando a Alaska Highway em Tok, seguindo então até Fairbanks. Neste local, em uma tocada de quatro dias, chegamos a Prudhoe Bay.
Missão cumprida, iniciamos o retorno até Fairbanks, onde fomos a Ancorage e depois Valdez. Pegamos novamente a Alaska Highway, em Tok, descemos por ela ate Whitehorse, onde pegamos à direita em direção a Prince George e depois Vancouver.
Entramos nos EUA por Seatlle, passamos por San Francisco e chegamos a Los Angeles pela US 1. Após 15 dias de passeio com as esposas, que foram a L.A. de avião, pegamos as motos devidamente revisadas e iniciamos a rota 66. Fomos até Oklahoma, após mais alguns passeios pelos parques de Utha, fomos em direção a Dallas, Santo Antonio e entramos no México por Laredo.
Descendo atravessando o México sem grandes variações até a fronteira com El Salvador, seguindo pela Panamericana, cruzando a América Central até o Panamá. A ideia era ir de Collon a Cartagena de barco, mas como quando da nossa chegada tinha um furacão (Irene), resolvemos voltar de avião até Bogotá. De lá, depois de revisar as motos, seguimos pela Panamaricana até o Chile onde passamos para a Argentina na altura de Junim de los Andes. Seguimos pela ruta 40 até Esquel, depois Sarmiento, e pegamos a ruta 3, em Comodoro Rivadávia, chegando em Ushuaia, em 27 de setembro de 2011. Cumprimos assim mais um objetivo, esse com mais frio que o do Alasca. Chegamos em Santa Maria no dia 06 de outubro de 2011.
Foram 158 dias de viagem, com mais de 62.000 km percorridos, muitas histórias pra contar e a alma temporariamente tranquila."
Profissão: Dentista do Exército na Reserva
Moto: BMW GS 650
Sites: http://www.renatolopesmotoviagem.com (companheiro de viagem)

Comentário