O Sonho "Valente Fazedor de Chuva Roraima"

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Paulo de almeida silva ne
    Fazedor de Chuva
    • Aug 2025
    • 5

O Sonho "Valente Fazedor de Chuva Roraima"

O Sonho

Meu nome é Paulo de Almeida e Roraima é o meu quintal — mas um quintal do tamanho de um mundo.
    Já encarei a BR-230 e a lendária BR-319, já atravessei rios, poeira e asfalto, e cheguei a conhecer todos os municípios de Roraima montado numa simples Honda Pop.

Agora, quero viver essa jornada de forma ainda mais especial: oficializar o desafio de rodar por todo o estado, desta vez sobre uma Honda CB 500X.
    Não é só sobre estrada e moto — é sobre contar histórias, revelar paisagens que poucos viram e mostrar que, quando a gente se propõe a ir mais longe, Roraima sempre nos surpreende.
    Fazedor de Chuva
    • Aug 2025
    • 5

01/15
    Primeira Viagem – Boa Vista ➜ Amajari ➜ Tepequém ➜ Boa Vista

O desafio começou.
    Saímos de Boa Vista pela BR-174, seguindo até o quilômetro 100, onde pegamos o acesso para a RR-203 rumo a Amajari.
    Entre uma reta e outra, a estrada nos presenteou com um ponto obrigatório para quem passa por lá: o restaurante Quarto de Bode, um lugar simples, mas de comida inesquecível — paçoca fresquinha, carne de sol no ponto e aquele café forte que renova as forças para seguir viagem.

De Boa Vista até Amajari são cerca de 158 km, e nossa primeira parada oficial foi em frente à Prefeitura de Amajari, registrando a foto que marcou o início dessa jornada como Valente Fazedor de Chuva.

Mas não paramos por aí. Pegamos novamente a estrada e seguimos para o deslumbrante Tepequém, uma joia de Roraima escondida no alto da serra.
    A cada subida, o clima ia ficando mais fresco e a paisagem mais impressionante, até que o horizonte se abriu em um cenário digno de cartão-postal.

E o melhor: essa primeira etapa foi vivida a dois — eu na pilotagem e minha esposa, Eliane Araújo, na garupa, dividindo cada curva, cada riso e cada pôr do sol que só a estrada sabe entregar.

Foi apenas o começo, mas já deu para sentir: ser um Valente Fazedor de Chuva é também sobre celebrar o caminho, as histórias e até o sabor das paradas no meio da estrada.
    Click image for larger version

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 07.34.32_e58d6860.jpg
Views:	1
Size:	92,5 KB
ID:	735896

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 07.34.19_7c4840b3.jpg
Size:	98,8 KB
ID:	735895

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 07.34.21_1dc48f9f.jpg
Size:	90,9 KB
ID:	735897
    Arquivos Anexos
    Última edição por Paulo de almeida silva ne; 14-08-25, 18:37.

Comentário

Fazedor de Chuva
      • Aug 2025
      • 5

02/15
      Segunda Viagem – Boa Vista ➜ Bonfim ➜ Lethem (Guiana Inglesa) ➜ Boa Vista.

O asfalto chamava e a curiosidade também.
      Saímos de Boa Vista cedo, com o sol ainda tímido, pela BR-401 em direção ao município de Bonfim. A estrada é daquelas que convidam a acelerar e, ao mesmo tempo, apreciar o verde das fazendas e o cheiro da terra molhada quando a chuva resolve dar as caras.

Foram cerca de 125 km até Bonfim, um município pequeno, mas com um coração acolhedor. Nossa primeira parada foi às margens do Rio Tacutu, aquele que separa o Brasil da Guiana Inglesa. Ali, tiramos as primeiras fotos da viagem — marco obrigatório para registrar a travessia internacional.

A passagem pela imigração foi tranquila, e logo estávamos cruzando a ponte que liga Bonfim à cidade de Lethem, já em solo guianense. A mudança é sutil, mas perceptível: placas em inglês, mão inglesa no trânsito e uma mistura cultural que transforma a paisagem urbana.

Lethem é vibrante e, ao mesmo tempo, tranquila. Visitamos o mercado local, onde o aroma de especiarias, frutas e pratos típicos tomava conta do ar.

A cada conversa com os moradores, uma nova história. A cada esquina, uma mistura de sotaques e expressões que só enriqueciam a experiência.

Essa segunda jornada foi sobre atravessar fronteiras — não só geográficas, mas também culturais. E mais uma vez, não estava sozinho: Eliane Araújo, minha fiel parceira de estrada, compartilhava cada descoberta, cada risada e cada momento que fazia essa aventura valer a pena.

Ser um Valente Fazedor de Chuva é também isso: sentir o vento mudar, o idioma se transformar e, ainda assim, perceber que a paixão pela estrada é universal.

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 18.29.36_e1b37003.jpg
Size:	72,8 KB
ID:	735913

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 18.29.36_51f939e8.jpg
Size:	77,5 KB
ID:	735914

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-14 à(s) 18.29.35_09b1b551.jpg
Size:	68,0 KB
ID:	735915
      Última edição por Paulo de almeida silva ne; 14-08-25, 18:38.

Comentário

Fazedor de Chuva
        • Aug 2025
        • 5

3/15
        Terceira Viagem – Boa Vista ➜ Vila São Silvestre ➜ Alto Alegre ➜ Boa Vista.

Dessa vez, a estrada me levou até o município de Alto Alegre.
        Diferente da viagem anterior, não tive a companhia da minha garupa, Eliane, mas não segui sozinho: meu amigo Peterson, parceiro desde a primeira viagem, esteve comigo nessa aventura.

Escolhemos uma rota alternativa, passando pela Vila São Silvestre, que nos desafiou com longos trechos de terra e muita lama. Cada quilômetro parecia colocar nossas motos à prova, mas nossas duas Honda CB 500X mostraram porque nasceram para encarar qualquer terreno.

No total, foram mais de 200 km percorridos, misturando poeira, lama, esforço e também aquele sentimento de conquista que só quem está na estrada entende.
        Chegar a Alto Alegre por essa rota foi mais do que cumprir uma meta do desafio: foi viver a essência de ser um Valente Fazedor de Chuva, enfrentando o inesperado e descobrindo novos caminhos em Roraima.

Name:	20250816_181430.jpg
Size:	98,5 KB
ID:	735991

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-16 à(s) 22.22.57_f38f9dd5.jpg
Size:	96,0 KB
ID:	735994

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-16 à(s) 22.22.59_be786f96.jpg
Size:	73,5 KB
ID:	735996

Name:	Imagem do WhatsApp de 2025-08-16 à(s) 22.22.58_5e40f7b4.jpg
Size:	91,2 KB
ID:	735998
        Última edição por Paulo de almeida silva ne; 16-08-25, 22:29.

Comentário

• Gustavo Quintanilha
          Fazedor de Chuva
          • Aug 2025
          • 3

Muito top, qualquer dia farei essa rota! Parabéns!

Comentário

Fazedor de Chuva
            • Aug 2025
            • 5

Top mesmo Gustavo. Pode fazer pois é uma rota muito bonita. Bora Rodar.
            Última edição por Paulo de almeida silva ne; 18-08-25, 21:34.

Comentário

• Leocadio
              Fazedor de Chuva
              • Oct 2024
              • 1

Top meu amigo Paulo, preciso reativar meu cadastro aqui no site.

Comentário

Working...