GCFN - Castilho 2024/2025

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Castilho
    Fazedor de Chuva

• Oct 2017
    • 130

GCFN - Castilho 2024/2025

Depois da viagem ao Alaska em 2018, com minha esposa Nara, onde o contratempo da queda no Canadá me fez decidir não chegar a Prudhoe Bay, já estando em Fairbanks e ter percorrido o trecho até a placa da Dalton Highway, eu sabia que um dia iria voltar ali para terminar o desafio do GCFC.
    E foi assim que, em outubro 2023, quando Mano Renato Lopes me convidou para fazer a “perna” do Alaska para o desafio do Grande Cacique Fazedor de Neve (GCFN), em 2024, dentro do primeiro mês após o término do inverno do hemisfério norte, como está previsto nas regras desse desafio, eu aceitei prontamente. Realizando essa “perna” eu teria realizado o sonho de chegar a Prudhoe Bay de moto, depois de ter ido ao Ushuaia, fazendo juz de me tornar um GCFC. Os post do Mano Renato Lopes da nossa, posso dizer, “epopéia” muito bem descrevem as dificuldades que passamos no final do inverno alaskiano porém, o Mano Renato Lopes já havia estudado, há dois anos, todas as vicicitudes que poderiam ocorrer, fomos muito bem preparados em materiais, físico e psicologicamente para o feito. Isso foi fundamental. Fundamental também foi a participação do meu amigo Sérgio Amora, motociclista de Fortaleza/CE, que topou a empreitada só para ir dirigindo o carro de apoio, o Mano Renato Lopes já detalhou a atuação do nosso experiente “MacGyver”.
    Naquela época o Mano Renato Lopes me falou: “vamos comigo ao Alaska que em 2025 eu vou contigo ao Ushuaia”...... E assim está sendo. De nada adiantou, no início deste ano, eu falar para ele que eu daria conta de ir sozinho para o Ushuaia, sendo que me sentia seguro em fazê-lo, principalmente porque seria minha quarta vez na Tierra del Fuego, a resposta dele foi categórica:....... “Mano, na minha idade não tem como mudar mais. A palavra continua sendo um ativo importante para qualquer pessoa. Além disso, tenho que ir para dividirmos as despesas. E claro, testemunhar teu feito. Hehehehehe”...... Como disse o Gilmar na homologação do meu GCFC, “passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo”..... e lá vou eu de novo, rsrsrsrsrsrsrs. Também fiquei muito feliz que nosso “MacGayver”, meu amigo Sergio Amora, também topou essa empreitada.
    Estaremos os três juntos novamente, agora em até um mês depois do término do inverno no hemisfério sul.
    Então, nossa empreitada será da seguinte forma: temos dois casais aqui de Fortaleza/CE que pensam em conhecer a Patagônia, fazer o Paso Mayer e Carreteira Austral mas, como trabalham ainda, não conseguem tempo suficiente para ir e voltar em 30 dias. Dessa forma eu e o Sergio Amora vamos descer com os dois Trollers daqui de Fortaleza/CE, vamos passar em Foz do Iguaçú para pegar o Mano Renato Lopes e descer para o Ushuaia. Os casais irão depois, de avião, quando já estivermos realizado a nossa trip.
    Vamos sair de Fortaleza/CE no dia 22 Set, em 28 Set passamos em Foz do Iguaçú para pegar o Mano Renato Lopes e chegar em Posadas/AR. A previsão de chegar com os carros em Ushuaia é no dia 06 Out. No dia 07 Out, pegamos a moto alugada e teremos até o dia 09 Out para fazer o percurso da Tierra del Fuego. Meus amigos, donos dos carros, chegam em Ushuaia no dia 10 Out e, no dia 12 Out, retornamos ao Brasil.
    Segue algumas fotos do Alaska, já amplamente divulgadas nos posts do Mano Renato Lopes.

Click image for larger version

Name:	Alcan Border.jpg
Views:	1
Size:	21,3 KB
ID:	760463 Click image for larger version

Name:	Gelo na Pista.jpg
Size:	12,5 KB
ID:	760464 Click image for larger version

Name:	Prudhoe Bay.jpg
Size:	21,6 KB
ID:	760465

Name:	Eu e Renato-PrudhoeBay.jpg
Size:	92,7 KB
ID:	760466 Click image for larger version

Name:	Atigua Pass.jpg
Size:	16,7 KB
ID:	760467 Click image for larger version

Name:	Eu-PrudhoeBay.jpg
Size:	25,8 KB
ID:	760468
    Última edição por Castilho; 28-08-25, 18:49. Razão: Consertar erro ortográfico
  • Castilho
    Fazedor de Chuva

• Oct 2017
    • 130

Nosso roteiro foi alterado. Os casais que eram inicialmente dois, agora já são cinco. Vamos então levar 3 (três) carros até o Ushuaia (dois Trollers e uma Ford Ranger). Também estamos em seis motoristas (dois por carro). Entraram na trip os amigos: Vitor (de Passo Fundo/RS), Eyder (de Porto Alegre/RS) e Edemir (irmão do Eyder, de Foz do Iguaçu/PR). Para que a viagem ficasse mais tranquila, os carros serão enviados de carreta até Foz do Iguaçú, saímos de Foz no dia 28 de setembro e chegaremos em Ushuaia no dia 05 de outubro. Vamos parar um dia em Puerto Madryn para o pessoal conhecer a Península Valdez, com seu leões marinhos e as baleias. Ao chegar em Ushuaia, no dia seguinte já vamos conhecer a moto alugada e, se o tempo permitir já partimos para percorrer o trajeto previsto na Tierra del Fuego, ou seja, de Ushuaia a San Sebastian, na fronteira com o Chile. Segue agora as fotos do roteiro:

Click image for larger version  Name:	Roteiro Fl 01.jpg Views:	1 Size:	83,4 KB ID:	731135

Click image for larger version  Name:	Roteiro Fl 02.jpg Views:	1 Size:	73,2 KB ID:	731136
    Arquivos Anexos
    Última edição por Castilho; 16-10-25, 10:59.

Comentário

• Renato Lopes
      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
      • 900

Boa noite Brother Castilho!

Que bacana ter dado o start para o GCFN aqui no TFC. E você se fazendo de engraçadinho, ao querer me deixar fora dessa... Hehehe

Será uma grande alegria estar com vocês nesse grande desafio, e testemunhar sua vitória.

Agora é arrochar, como vc costuma falar.

Fraterno motoabraço e boas rutas!

Comentário

• Castilho
        Fazedor de Chuva

• Oct 2017
        • 130

Passando por aqui para informar que o nosso amigo Mitoso não vai poder participar da trip. Em seu lugar entrou o Vitor, de Passo Fundo/RS, amigo do Eyder. Os demais detalhes do planejamento continuam iguais, dia 26 de setembro eu saio daqui de Fortaleza e chego em Foz do Iguaçú, já para pegar os carros na transportadora, o Eyder, Edemir e Vitor já deverão estar lá. No dia 28 pegamos o Sergio Amora no aeroporto e já iniciamos o deslocamento para o Ushuaia. Segue o nosso roteiro atualizado. Abraços.

Name:	IMG_1610.jpg
Size:	74,8 KB
ID:	738594 Click image for larger version

Name:	IMG_1609.jpg
Size:	69,9 KB
ID:	738595
        Última edição por Castilho; 02-09-25, 16:08.

Comentário

• joabes neto
          Fazedor de Chuva
          • Aug 2025
          • 144

Parabéns pela viagem. Meu sonho de consumo. Abraços

Comentário

• Castilho
            Fazedor de Chuva

• Oct 2017
            • 130

Chegou a hora de iniciar a trip com os carros. A transportadora disponibilizou os carros no dia 26 Set, cheguei às 10:00 h e meus amigos Eyder, Edemir e Vitor já estavam me esperando no aeroporto. Imediatamente saímos para pegar os carros na transportadora e ultimar os preparativos para a viagem. O mano Renato Lopes já estava no HTO (hotel de trânsito de oficiais do 34º. Batalhão de Infantaria Mecanizada), quando lá chegamos com os carros, ele tinha chegado de moto naquela manhã.
            Tudo preparado e pronto, iniciamos a viagem no dia 28 Set, após a chegada do Sergio Amora às 09:30 h. Nosso roteiro foi cumprido à risca:

Click image for larger version  Name:	001-SaidaFoz.jpg Views:	0 Size:	80,7 KB ID:	777903
            Da esquerda para a direita: Vitor/Sergio Amora/Eu/Eyder Lini/Renato Lopes e Edemir Lini.

Click image for larger version  Name:	002-EqpRestaurante.jpg Views:	0 Size:	61,1 KB ID:	777904

Saco vazio não para em pé...... vamos comer empanadas......

Click image for larger version  Name:	003-PurtoMadryn.jpg Views:	0 Size:	60,2 KB ID:	777905Click image for larger version  Name:	004-PueroMadryn.jpg Views:	0 Size:	54,4 KB ID:	777906

Em Puerto Madryn.......

Click image for larger version  Name:	005-Trelew-Dinossauro.jpg Views:	0 Size:	58,6 KB ID:	777907
            Com o dinossauro de 50 metros em Trelew.......

Click image for larger version  Name:	006-Comodoro Rivadávia.jpg Views:	0 Size:	66,8 KB ID:	777908
            Chegando em Comodoro Rivadávia...

Click image for larger version  Name:	007-Tierra del Fuego-Chegada3.jpg Views:	0 Size:	73,6 KB ID:	777909
            Click image for larger version  Name:	008-Tierra del Fuego-Chegada2.jpg Views:	0 Size:	61,8 KB ID:	777910
            Click image for larger version  Name:	009-Tierra del Fuego-Chegada1.jpg Views:	0 Size:	58,6 KB ID:	777911

Chegamos na Tierra del Fuego !!!!

Click image for larger version  Name:	010-Tolhuin.jpg Views:	0 Size:	71,7 KB ID:	777912
            Chegamos e Tolhuin.......

Click image for larger version  Name:	011-Paso Garibaldi.jpg Views:	0 Size:	75,4 KB ID:	777913
            Paso Garibaldi......

Click image for larger version  Name:	012-Ushuaia-Chegada1.jpg Views:	0 Size:	69,0 KB ID:	777914
            Chegamos em Ushuaia, exatamente como previsto, no dia 05 Out 25.

Comentário

• Castilho
              Fazedor de Chuva

• Oct 2017
              • 130

Tenho que admitir, sou um baita privilegiado, como disse no início, tentei demover o Mano Renato Lopes da empreitada por já conhecer bem a área do Ushuaia (viajei para lá uma vez de carro e duas vezes de moto) mas, ele veementemente se recusou a não vir comigo. Assim, tive a honra e o privilégio de contar como meu fiel escudeiro, nada mais nada menos do que o grande motociclista FC Renato Lopes. Foi pelos contatos dele que consegui locar a motocicleta utilizada no desafio, uma Kawasaki KLR 650. Já no dia 06 Out fomos pegar a moto com o Pablo e a trouxemos para a Cabaña Tierra Mistica, onde estávamos alojados. No dia 07 Out iniciei o desafio da Tierra del Fuego........

Name:	014-KLR-650.jpg
Views:	0
Size:	77,7 KB
ID:	777956
              Moto do desafio Tierra del Fuego: Kawasaki KLR 650

Click image for larger version  Name:	015-Saida1.jpg Views:	0 Size:	68,2 KB ID:	777933
              Na saída da Cabaña Tierra Mistica........

Click image for larger version  Name:	016-Saida2.jpg Views:	0 Size:	66,1 KB ID:	777934
              Na saída com meu fiel escudeiro deste desafio: Renato Lopes......

Click image for larger version  Name:	017-No portal de Ushuaia.jpg Views:	0 Size:	65,6 KB ID:	777935
              Saída no Portal de Ushuaia.....

Click image for larger version  Name:	018-No portal de Ushuaia.jpg Views:	0 Size:	67,3 KB ID:	777936

Na estrada com os picos nevados
              Na Ruta 3, com os picos nevados........

Click image for larger version  Name:	020-Na estrada-Picos Nevados.jpg Views:	0 Size:	62,8 KB ID:	777938

Click image for larger version  Name:	021-Na estrada-Picos Nevados.jpg Views:	0 Size:	55,2 KB ID:	777939

Click image for larger version  Name:	022-Na estrada-Picos Nevados.jpg Views:	0 Size:	66,2 KB ID:	777940

Click image for larger version  Name:	023-Na estrada-Picos Nevados.jpg Views:	0 Size:	56,5 KB ID:	777941

Click image for larger version  Name:	024-Mirador Paso Garibaldi.jpg Views:	0 Size:	59,4 KB ID:	777942
              Mirador do Paso Garibaldi......
              Arquivos Anexos
              Última edição por Castilho; 16-10-25, 16:37.

Comentário

• Castilho
                Fazedor de Chuva

• Oct 2017
                • 130

Na travessia do Paso Garibaldi a sensação térmica chegava a -6 graus..... mas eu estava preparado, com mãos e pés aquecidos.......

Name:	028-Esquentando as mãos.jpg
Size:	67,8 KB
ID:	777944

Name:	028-Esquentando as mãos2.jpg
Size:	41,2 KB
ID:	777945

Continuamos rodando, mais uma perna até Tolhuin, para abastecer e tomar um café.......

Name:	025-Placa Telhuin-RGrande.jpg
Size:	30,1 KB
ID:	777946

Name:	026-Chegando no YPF de Tolhuin.jpg
Size:	44,8 KB
ID:	777947

Name:	027-Chegando no YPF de Tolhuin.jpg
Size:	57,2 KB
ID:	777948

Agora, o próximo destino era Rio Grande, para abastecer e pegar o comprovante........

Name:	029-Chegando em Rio Grande.jpg
Size:	42,3 KB
ID:	777949

Name:	Chegada no YPF de Rio Grande2.jpg
Size:	43,8 KB
ID:	777954
                Chegando no YPF de Rio Grande.......

Agora estávamos perto de realizar o desafio...... chegar em San Sebastian.......

Name:	030-Perto de San Sebastian.jpg
Size:	43,0 KB
ID:	777950

E assim fomos, até a foto que, se possível, desejo na homologação......

Name:	031-Final do Desafio-San Sebastian-foto desejada na homologação.jpg
Size:	64,7 KB
ID:	777951

Name:	033-Final do Desafio-San Sebastian.jpg
Size:	71,4 KB
ID:	777952
                San Sebastian, com a aduana ao fundo.......

Name:	032-Final do Desafio-San Sebastian.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	777953

Comentário

• Castilho
                  Fazedor de Chuva

• Oct 2017
                  • 130

E assim foi nosso desafio. No mesmo dia 07 de outubro completamos o feito às 14:15 h. Muito emocionante chegar lá mas, nada teria dado certo sem o apoio incondicional do Mano Renato Lopes, me orientando e dando a maior força, o tempo todo. MUITO OBRIGADO MANO RENATO LOPES !!!
                  Agora posto os quatro abastecimentos que fizemos:

- Ushuaia e Tolhuin.......

Name:	Abastecimento-Ushuaia (1) e Tolhuin (2).jpg
Size:	66,3 KB
ID:	778280

- Rio Grande e San Sebastian.........

Name:	Abastecimento-Rio Grande (3) e San Sebastian (4).jpg
Size:	71,3 KB
ID:	778282

Assim, dou por encerrado o desafio e fico à disposição de todos os FC que desejarem realizá-lo. Um grande abraço a todos.

Adilson Castilho.
                  Última edição por Castilho; 18-10-25, 23:07. Razão: As fotos dos abastecimentos não saíram na primeira postagem.

Comentário

• Gilmar Dessaune
                    Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                    • 6889

Boa noite, agora, Grande Cacique Fazedor de Neve Castilho,

Unstoppable!!!

É o mínimo que podemos dizer depois de você completar um desafio que só tem mais insano no mundo todo que conseguiu realizar e ele estava contigo.

Quando pensamos em nossos limites, eles vão se ampliando à medida que conquistamos cada degrau a mais em nossas vidas e você tem feito essa ampliação de modo inverossímil, pois realmente são feitos como esses que remetem seu status a níveis elevadíssimos.

Como costumo dizer: passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo e acompanhar o Mestre Renato Lopes só podia dar nisso: uma conquista ímpar e ESPE-TA-**-LAR, parabéns!!!!

Agora servirá de exemplo e inspiração, pois muitos verão que quando se realmente quer e tem força, dedicação, entusiasmo, planejamento, ousadia, competência, resiliência, cuidado, arrojo, foco, atitude e uma inimaginável dose de insanidade, tudo é possível.

Não o vejo sequer imaginando isso anos atrás, mas agora é REALIDADE!!!

Algo que o coloca em patamares altíssimos na Elite do Motociclismo Mundial ao realizar o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".

Menos ainda sobre duas rodas com motor nas gélidas situações nos extremos das Américas.

Um feito digno de muita comemoração e que faz você se sentir muito mais forte e realizado, desfrute.

Adjetivos serão pequenos diante de tamanha façanha, pois você superou o que até pouco tempo era considerado "impossível" e para muita gente ainda será visto assim.

Desta forma, só nos resta colocar a foto que eternizará esse momento da homologação.

Name:	Prudhoe Bay.jpg
Size:	32,4 KB
ID:	778114

E sob o seu nome mais um selo alusivo a uma conquista aqui no TFC.

Pode comemorar, essa vitória é sua e jamais lhe será tirada.

Que venham muitas outras, já sabemos de que metal é feito e isso nos faz visualizar grande conquistas.

Muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.

Mais uma vez PA-RA-BÉNS!!!

Abração e bon voyage!!!

Controle: Homologação nº 114/2025

Comentário

• Renato Lopes
                      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                      • 900

Grande Cacique FC Castilho, agora também Grande Cacique Fazer de Neve !
                      Depois dessa homologação primorosa do FC Gilmar Dessaune, nos resta apenas assinar abaixo e cumprimentá-lo efusivamente. Parabéns, parabéns !

Muito obrigado pelas referências positivas que fizestes no seu relato. Nada mais fiz que o combinado desde o início da nossa parceria. Quero dizer que fiquei muito feliz de estar presente em mais essa grande conquista, de um desafio que exigiu uma vontade e energia extra. Sem dúvida para poucos, pois não basta apenas ter recursos financeiros ou tempo. É preciso muito mais, tipo um espírito aventureiro arrojado, confiança para enfrentar situações extremas do clima, e ser tresloucado, como diria o nosso amigo FC Gilmar.
                      E agora você é número dois a realizar essa magnifica façanha. Sua emoção na chegada foi marcante e contagiante, tive de me segurar... Hehehe
                      Que venham novos desafios e aventuras, pois verifico que aventura faz parte do seu DNA.
                      Fraterno motoabraço.

Comentário

• ruidipp
                        Fazedor de Chuva

• Aug 2013
                        • 95

Grande Castilho. Brother, parabéns parabéns por mais essa grande conquista. Agora GCFN. Forte e fraterno motoabraço.

Comentário

• Castilho
                          Fazedor de Chuva

• Oct 2017
                          • 130

Postado originalmente por ruidipp Ver Post
                          Grande Castilho. Brother, parabéns parabéns por mais essa grande conquista. Agora GCFN. Forte e fraterno motoabraço.
                          Grande Dippão !! Muito obrigado pelas congratulações. Um grande abraço.

Comentário

Working...