"Fazendo" chuva em Alagoas

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Adriana A Marques
    Fazedor de Chuva

• Feb 2025
    • 23

"Fazendo" chuva em Alagoas

Estou fazendo o planejamento para o desafio Valente Fazedor de Chuva no estado de Alagoas, visitando seus 102 municípios.

Para tal, tomei como base a divisão geográfica proposta no mapa das regiões em saúde, que agrega em 10 regiões os municípios, considerando suas similaridades culturais, sociais e econômicas.

Intento realizar o desafio de março de 2025 até março de 2026.
    Última edição por Adriana A Marques; 01-03-25, 12:40.
  • Gilmar Dessaune
    Fazedor de Chuva

• Oct 2012
    • 6891

Olá FC, bem vindo!!!

Que tal algumas informações iniciais?

Este site é todo seu, desfrute de todo o conteúdo (tem muito).

Importante clicar no botão Passaporte e ler todo os desafios e suas regras, somos exigentes em cobrar que sejam cumpridas para que seu desafio possa ser homologado ao final. Não comece um desafio sem ler as regras.

Não inicie outro tópico para este mesmo desafio, tudo deve ser postado aqui até o final do desafio.

Caso queira acelerar os procedimentos de postagens, no botão Notícias tem tutoriais de como postar, como acertar ou como remover fotos. São videos curtos e objetivos, veja para se familiarizar.

Explore o site, veja outros desafios em andamento clicando em Almas Inquietas.

Costumo dizer: damos motivos para quem não precisa de motivos pra rodar de moto.

Então desfrute e...

Bon voyage!!!

Comentário

• MILTON RIBEIRO
      Fazedor de Chuva
      • Jan 2023
      • 28

Boas Estradas Adriana...

Comentário

• Adriana A Marques
        Fazedor de Chuva

• Feb 2025
        • 23

Obrigada. Sempre quis conhecer todo o estado e esta é uma boa desculpa para o feito.

Comentário

• Adriana A Marques
          Fazedor de Chuva

• Feb 2025
          • 23

Olá, não tem como fazer as postagens das fotos utilizando o celular?

Comentário

• Gilmar Dessaune
            Fazedor de Chuva

• Oct 2012
            • 6891

Postado originalmente por Adriana A Marques Ver Post
            Olá, não tem como fazer as postagens das fotos utilizando o celular?
            Tem sim, mas vc precisa instalar um app chamado Tapatalk e quando abrir o site clica em View que vai abrir a opção de postar fotos com o celular.

Comentário

• Adriana A Marques
              Fazedor de Chuva

• Feb 2025
              • 23

Outras perguntas: além das fotos, posso postar comentários pessoais sobre os locais? E, as postagens são feitas clicando na setinha abaixo e postando ou é editando a primeira postagem, clico em editar e vou acrescentando fotos e comentários? Grata pela atenção.
              Última edição por Adriana A Marques; 08-03-25, 09:41. Razão: Acréscimo

Comentário

• Gilmar Dessaune
                Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                • 6891

Postado originalmente por Adriana A Marques Ver Post
                Outras perguntas, além das fotos, posso postar comentários pessoais sobre os locais? E, as postagens são feitas desta forma, como esta msg, ou seja, clico na setinha abaixo e vou postando ou é editando a primeira postagem, clico em editar e vou acrescentando fotos e comentários? Grata pela atenção.
                No botão Notícias tem tutorial de como postar e na aba Passaporte estão as regras dos desafios.

Nesses locais tem todas as instruções do site.

Comentário

• Adriana A Marques
                  Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                  • 23

Por que visitar os 102 municípios alagoanos?
                  Alagoas tem sido o local onde mais vivi. Nasci no Rio Grande do Sul, morei em Curitiba e depois, em SP. Vim para Maceió com minha família ainda não tinha 18 anos.
                  Aqui fui muito agraciada por Deus: conheci meu marido, me casei, temos dois filhos alagoanos, e bem recentemente, me tornei avó, mais uma alagoana para a família!
                  Amo esta charmosa e pequena porção de terra com seus rios, laguna, lagoas, praias e povo simpático e acolhedor. Que alegria estar aqui o meu lar!

Morando em Maceió e estudando um tempo em Recife, ir e vir passou a ser frequente. Escolhia o caminho do litoral (AL 101), cujas condições da rodovia eram melhores do que as da BR 101. Foi assim que Maragogi se tornou uma parada conhecida, era quase a metade do percurso e oferecia não apenas o bom café do posto às margens da pista, mas também o tradicional bolinho de goma feito na cidade!
                  Maragogi possui um litoral muito bonito que, cada vez mais, encanta as pessoas. Como tem crescido o número de turistas a cada ano, e como os empreendimentos imobiliários e a hotelaria tem aumentado por lá!

Click image for larger version

Name:	Maragogi 1.jpg
Views:	1
Size:	40,1 KB
ID:	706796
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Maragogi (1/102)

Matriz de Camaragibe, ainda no leste alagoano, me foi durante um tempo, um destino precioso. Foi ainda adolescente, cursando o ensino médio, que conheci a amiga Maria, Maria do Bolo, seus bolos eram os melhores! Sua querida família morava em Matriz e pude passar alguns fins de semana em sua casa. Fui tão bem acolhida! Sua mãe gentil era exímia costureira e chegou a confeccionar algumas peças de roupa para mim! Que comida simples e boa se come em Matriz de Camaragibe! Pense numa macaxeira cozida molinha, macia. Aqui se chama carinhosamente de macaxeira "papinha". Só quem conhece sabe do que estou falando. Acrescente uma manteguinha de garrafa, um charquezinho frito e pronto, tá feito o serviço! Não era à toa que eu ficava aguardando o café da tarde! Quanta riqueza!!

Name:	20250306_092102~2.jpg
Views:	2
Size:	46,6 KB
ID:	706788
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Matriz de Camaragibe (2/102)

Hoje Matriz está maior, comércio maior, mais pessoas nas ruas, mas ainda mantém a receptividade! Que boas lembranças tenho de lá!
                  Minha amizade com Maria perdura, mas que dificuldade nos encontrarmos! Julgo que seja porque ela não pilota, senão seria quase certo um cafezinho há uns 100km de casa, talvez em Porto Calvo!

Name:	Porto Calvo.jpg
Size:	27,2 KB
ID:	706789
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Porto Calvo (3/102)

Name:	Jacuípe.jpg
Size:	35,8 KB
ID:	719416
                  Fotografia em frente à Prefeitura de Jacuípe (04/102)

Faz parte do planejamento de uma viagem, pesquisar o trajeto e como se encontra o pavimento. Algumas "novidades" na pista nem sempre são bem-vindas. Especialmente se a moto não se presta à diferentes terrenos. Enquanto um desvio em off road pode ser estimulante para o piloto de uma bigtrail, para o de uma custom pode ser bem custoso! No trajeto planejado para esta etapa do desafio, era esperado a travessia de balsa pelas águas do rio Manguaba saindo de Japaratinga à Porto de Pedras.

Name:	20250306_112504~3.jpg
Size:	44,7 KB
ID:	706795
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Japaratinga (5/102)

O que me deixou tranquila em escolher este caminho, foi ter percebido que a plataforma entre a balsa e o cais eram bem ajustados. Já tive uma experiência negativa com uma scooter, era baixa e a respectiva plataforma não era bem encaixada, foi como subir numa calçada! Não gostei nenhum pouco, mas desta vez foi diferente!
                  O fato é que nem tudo numa viagem (ou na vida!) pode ser previsto e controlado, para estas coisas, a fé em Deus conta muito! Sem desprezar a prudência, a experiência e a flexibilidade!!

Name:	20250306_120045.jpg
Size:	56,6 KB
ID:	706790
                  Fotografia da moto em cima da balsa no Rio Manguaba- divisa de Japaratinga com Porto de Pedras

Esta região litorânea de Alagoas - Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, especialmente, conta com pousadas diferenciadas, "pousadas de charme"! São um refúgio para casais apaixonados, tanto que, nem aceitam crianças. Não raro, trata-se de um destino para lua de mel! Ciente disso, meu marido me levou a uma delas. Que experiência legal! O restaurante da "pousada" era francês, tres chic! !

Name:	Porto de Pedras.jpg
Size:	55,0 KB
ID:	706791
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Porto de Pedras (6/102)

Depois desta, fomos muitas outras vezes à região e ficamos hospedados nas mais distintas pousadas charmosas, mas não "de charme". Tem uma variedade delas lá! Se você tem um amor, considere a visita.

Name:	20250306_125412.jpg
Size:	45,1 KB
ID:	706792
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de São Miguel dos Milagres (7/102)

Name:	20250306_132747.jpg
Size:	54,8 KB
ID:	706793
                  Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Passo de Camaragibe (8/102)

E esta foi a primeira etapa do desafio de visitar de moto, os 102 municípios alagoanos. Até breve, se Deus quiser!
                  Arquivos Anexos
                  Última edição por Adriana A Marques; 21-08-25, 21:56.

Comentário

• Pedro Jacinto
                    Fazedor de Chuva

• Jul 2021
                    • 158

Bom dia Adriana.

Se precisar de alguma informação e eu puder ajudar, estou a disposição.
                    Fiz Alagoas em 10 Etapas.
                    Todos os acessos as cidades, são asfaltados.
                    Dependendo da Rota, dá para fazer várias cidades em um único final de semana.
                    Aproveite.

Pedro Jacinto

Comentário

• Adriana A Marques
                      Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                      • 23

Bom saber que tds os acessos estão asfaltados. Fui p Belo Monte uma vez e foram vários kms de terra. Obrigada, Pedro Jacinto.
                      Última edição por Adriana A Marques; 08-03-25, 10:56.

Comentário

• Adriana A Marques
                        Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                        • 23

A natureza sempre me encantou. As cores da mata, do mar ou do céu, por exemplo, verde e azul, basicamente, mas qual verde e qual azul? São tantos e tantos e mudam o tempo todo, basta nublar ou neblinar e já muda tudo!

Name:	20250312_171258.jpg
Size:	38,7 KB
ID:	710830
                        Fotografia da vista do Mirante na Chã do Pilar, com a Lagoa Manguaba ao fundo.

E por falar em cores, que colorido ganhou a Prefeitura de Pilar após a reforma!

Name:	20250312_165823.jpg
Size:	45,8 KB
ID:	710825
                        Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Pilar (9/102)

Tão bom conhecer lugares novos. Nunca tinha ido à São Luís do Quitunde, na realidade, no centro dele, o local do comércio e algumas ruas, é singelo. Nas suas terras, na área mais rural, pode se ver búfalos pastando, tão diferente! Na rodovia tem um restaurante que vende churrasquinho da carne, e do leite da búfula comercializam sorvete e mussarela. Vale a pena a parada, minha pedida preferida é a kafta, uma refeição!

Name:	São Luis do Quitunde.jpg
Size:	38,8 KB
ID:	719417
                        Fotografia em frente à Prefeitura de São Luís do Quitunde (10/102)

Através da moto tenho percebido melhor a exuberância da natureza. E, como Alagoas é privilegiada neste quesito, as viagens por aqui são um convite à contemplação da grandeza de Deus expressa nos seus feitos! Haja criatividade e poder!

Name:	20250312_153623.jpg
Size:	40,6 KB
ID:	710827
                        Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Norte (11/102)

Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Satuba e Maceió são banhados pela Lagoa Mundaú que pode ser vista de diferentes pontos das cidades.

Name:	20250312_160343.jpg
Size:	36,8 KB
ID:	710826
                        Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Coqueiro Seco (12/102)

A vista da Lagoa Mundaú enquadrada no céu e na vegetação oferece muitos tons de verde, azul e marrom... Ficou sem a foto da paisagem, mas é tão pertinho que vale à pena ver ao vivo e à cores, e que cores!!! O caminho é lindo, curvas e ladeiras, lembra até uma serra, mas só o comecinho, porque quando pega gosto, acaba!

Name:	20250312_152012.jpg
Size:	55,2 KB
ID:	710828
                        Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Satuba (13/102)

Temos aqui o trem, mas agora é VLT, e seu trajeto é bem limitado, atende a poucos municípios e mais próximos à Maceió.

Name:	20250311_163713.jpg
Size:	57,8 KB
ID:	710829
                        Fotografia da estação Gustavo Paiva, em Rio Largo, com a Igreja Sagrado Coração de Jesus ao fundo.

Lembro-me de um passeio que fizemos de trem com meus filhos ainda crianças, há muito tempo! Foi bem divertido, além do movimento contínuo que fazia nosso corpo ir e vir, tinha ambulantes vendendo doces e o percurso era dinâmico. Saia da estação no centro de Maceió, passava pelo mercado da produção onde ganhava mais passageiros e até alguns animais, tipo, galinha, porco, peru e cabrito, todos vivos e agitados, bem agitados! Dinâmico, né? E o trem e seguia seu percurso adentrando o verde das matas revelando aqui e acolá, as águas da Lagoa Mundaú.

Name:	IMG-20250311-WA0013.jpg
Size:	49,2 KB
ID:	710824
                        Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Rio Largo (14/102)

Name:	Maceió.jpg
Size:	49,8 KB
ID:	719418
                        Fotografia em frente à Prefeitura de Maceió (15/102)

Na moto os sentidos são mais aflorados, talvez por isso, é comum ouvir que pilotar faz a pessoa sentir-se viva! É a visão atenta, os cheiros, o calor, o frio, o vento, os sons, os pingos e respingos! Mas, e a gustação? Talvez no cafezinho da próxima parada!

Name:	20250312_171044.jpg
Size:	54,3 KB
ID:	710831
                        Fotografia da motocicleta ao lado da aeronave Pilar Air, em Pilar

Pilotar não é só sobre a (aero)nave, é sobre a gente!

Foi essa a segunda etapa, só o começo ainda!
                        Última edição por Adriana A Marques; 29-04-25, 12:09.

Comentário

• Adriana A Marques
                          Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                          • 23

Paripueira é velha conhecida, fui algumas vezes no acampamento batista em retiro espiritual. Que bem nos faz separar alguns dias para buscar a Deus coletivamente!
                          A praia de Paripueira, embora bonita, não é das minhas favoritas. A areia é mais escura e grossa e, se a maré não estiver cheia, é preciso andar bastante dentro da água até alcançar alguma profundidade para se banhar. Deve ser muito bom para crianças, pois fica bem rasinho!

Name:	20250319_104522.jpg
Size:	42,1 KB
ID:	711804
                          Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Paripueira (16/102)

Name:	Messias.jpg
Size:	51,5 KB
ID:	730969
                          Fotografia em frente à Prefeitura de Messias (17/102)

A Barra de Santo Antônio é um encanto. A vista que se tem em cima da ponte é linda! O rio, os barquinhos, o verde e dá pra ver um pedacinho da praia também! A ponte dá acesso à Ilha da Crôa, local de praia paradisíaca. A cidade é pequenina, mas encontrei nela uma fábrica de bolo e um café quentinho, tudo o que eu precisava para seguir viagem.

Name:	20250319_111315.jpg
Size:	65,5 KB
ID:	711805
                          Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Barra de Santo Antônio (18/102)

O litoral de Alagoas é muito especial, diferente, tem muitos rios que desaguam no mar e isso tem um movimento e uma sonoridade gostosa. É uma paisagem linda e ainda fica bom para banho, por que neles- nos rios, as águas não são tão salgadas mesmo estando próximas ao mar. Em Marechal, tem a praia do Francês, uma das minhas favoritas. Você pode escolher se quer a parte de piscina - ausente de ondas, ou a mais "turbulenta", onde ficam os surfistas. A mesma praia tem contextos distintos e visuais distintos, você pode encontrar lá barquinhos, bananaboat, jetski, lancha e kitesurf. O visual dela é lindo a qualquer hora do dia, eu prefiro os dias de semana, são menos concorridos. Já fiquei lá até tarde da noite tentando pescar e como é bonita à noite! Mesmo sem pegar peixe algum, vale muito à pena!!
                          Marechal tem muitos encantos, é uma cidade histórica, possui alguns museus e tem a orla da Lagoa Manguaba, já mencionada por aqui.

Name:	Imagem1.jpg
Size:	13,7 KB
ID:	711809
                          Fotografia em frente à Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro (19/102)

Outro lugar que tem um rio maravilhoso, é a Barra de São Miguel, o rio não é caudaloso, mas dizem que rejuvenesce! Rio Niquim, que delícia de banho nas suas águas meio avermelhadas! Já tomei muito banho lá, morava na Barra à época, e o rio passava nos fundos da casa. Eu saia engelhada de lá, e me perguntava: como suas águas nos rejuvenescem se eu saio enrugada? Mistérios da Barra! Delícia de banho! Um dia desses voltei lá, fiz uma enorme propaganda para uma amiga que foi comigo. Mas, enquanto tomávamos banho, uma pessoa achou de lavar seu cavalo no rio, e o cavalo defecou. Naquela água límpida! Não!!! Os gomos de "feno" amarelos vinham boiando em nossa direção!!! Acabou o banho, o nosso, né, porque o cavalo continuou lá e acho que saiu rejuvenescido!!

Name:	20250319_162355.jpg
Size:	61,7 KB
ID:	711808
                          Fotografia em frente à Prefeitura de Barra de São Miguel (20/102)

Name:	Flexeiras 2.jpg
Size:	61,1 KB
ID:	730970
                          Fotografia em frente à Prefeitura de Flexeiras (21/102)

Em Flexeiras, assim como em outros municípios, tem um mirante no qual se pode ver boa parte da paisagem que o cerca. Costuma ser um bom local para descanso e contemplação! Neste, em especial, tem bastante sombra oferecida pelas árvores, local para sentar e desfrutar daquela brisa fresca que acompanha as altitudes. Quem viaja com os EPI´s de motociclista num dia ensolarado pode imaginar o que um local como este representa. Entendedores entenderão!

Name:	Flexeiras (Mirante).jpg
Size:	97,5 KB
ID:	730971
                          Fotografia tirada do mirante em Flexeiras

Por ora é isso!
                          Arquivos Anexos
                          Última edição por Adriana A Marques; 21-08-25, 21:47.

Comentário

• Adriana A Marques
                            Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                            • 23

Jequiá é um lugarzinho curioso, tem uma ponte super pequena de extensão e super alta, chega é bem curvada! Acredito que passavam embarcações na lagoa Jequiá e por isso esta configuração de ponte. Bonito de ver lá de cima. Já vi uma iguana lá, se mexendo numa árvore que ficava perto da ponte! Tão bom ter podido ver!
                            Jequiá tem o melhor filé de siri que conheço, no Bar do Sebal. E para os amantes da carapeba... ele faz um carapeba frita que chega a dar fraqueza!

Name:	Jequiá da Praia.jpg
Size:	40,8 KB
ID:	719419
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Jequiá da Praia (22/102)

Name:	Coruripe.jpg
Size:	46,8 KB
ID:	719420
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Coruripe (23/102)

Name:	Feliz Deserto.jpg
Size:	45,6 KB
ID:	719421
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Feliz Deserto (24/102)

O litoral sul de Alagoas é um luxo! Peixe fresco e camarão preparado de diferentes maneiras e saborosíssimas! É frito, grelhado, no côco, no tomate, com frutos do mar, sem, com pirão, sem pirão e tudo muito bom, e se fosse pouco, ainda se vendo o rio, lagoa ou mar!

Name:	Piaçabuçu.jpg
Size:	41,0 KB
ID:	719422
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Piaçabuçu (25/102)

Penedo é uma cidade histórica, lindas as Igrejas de lá, ricas de detalhe e cultura. E ainda tem o São Francisco, e tem o Restaurante da Rocheira, o único que conheço que tem banheiro com janela que dá para o Rio São Francisco, acalma até a alma usar aquele banheiro!

Name:	Penedo.jpg
Size:	33,5 KB
ID:	719423
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Penedo (26/102)

Name:	Penedo Igreja.jpg
Size:	12,0 KB
ID:	719449
                            Fotografia da Catedral Nossa Senhora do Rosário

Name:	Igreja Nova.jpg
Size:	11,8 KB
ID:	719450
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Igreja Nova (27/102)

As cidades banhadas pelo São Francisco são privilegiadas, a água traz vida e beleza para a região. Em Alagoas, é assim com Piranhas, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Penedo, Traipu, São Brás e Porto Real do Colégio.

Name:	Rio São Fco, com Porto Real do Colégio ao fundo à partir de Propriá.jpg
Size:	43,7 KB
ID:	719428
                            Fotografia do Rio São Francisco com Porto Real do Colégio ao fundo

Name:	Porto Real do Colégio.jpg
Size:	50,8 KB
ID:	719427
                            Fotografia em frente à Prefeitura de Porto Real do Colégio (28/102)

Name:	São Bras.jpg
Size:	48,2 KB
ID:	719426
                            Fotografia em frente à Prefeitura de São Brás (29/102)

E a estrada não termina..
                            Arquivos Anexos
                            Última edição por Adriana A Marques; 25-08-25, 14:28.

Comentário

• Adriana A Marques
                              Fazedor de Chuva

• Feb 2025
                              • 23

As águas da lagoa do Roteiro chamam a atenção de quem passa. A vista da ponte é sensacional.
                              Lembro-me de uma vez em que levamos um tio para conhecer um pouco do litoral sul, passeio rodoviário apenas. No retorno, o sol estava se pondo e nos fornecia um visual incrível daquela região: as águas azuis escuras da lagoa, o céu em tons de rosa, azul e amarelo e o sol se escondendo entre os montes. Paramos, descemos do carro e meu tio tirou muitas e muitas fotografias! Não lembro o que houve, mas nos falou depois que perdera todas elas, não ficou uma! .... Acontece!

Name:	Roteiro.jpg
Size:	47,9 KB
ID:	719429
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Roteiro (30/102)

Name:	São Miguel dos Campos.jpg
Size:	71,1 KB
ID:	719430
                              Fotografia em frente à Prefeitura de São Miguel dos Campos (31/102)

O melhor registro, na minha opinião é o da experiência plena. Ver, ouvir, sentir, inspirar o cheiro do local, estar integral e plenamente no presente, e agradecer a Deus a oportunidade de estar vivo e ali naquele momento que se torna especial!

Name:	Boca da Mata.jpg
Size:	45,3 KB
ID:	719431
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Boca da Mata (32/102)

Name:	Anadia.jpg
Size:	42,9 KB
ID:	719432
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Anadia (33/102)

Campo Alegre nos é um local familiar. Temos um refúgio ali: Bosque Fazenda Belo Horizonte. Os proprietários (ele, falecido) e ela, bem viva com seus noventas nos são caros! Muitas histórias e vivências cheias de afeto e de compartilhamento de amor genuíno, de Deus! Foram padrinhos de nossa união conjugal. O local é lindo, aconchegante, tem restaurante, piscinas, chalés, é um espaço de acampamento que vimos nascer, fui uma das acampantes pioneiras! Vale muito a visita.

Name:	Campo Alegre.jpg
Size:	99,0 KB
ID:	736346
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Campo Alegre (34/102)

Name:	Junquiro.jpg
Size:	44,9 KB
ID:	719433
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Junqueiro (35/102)

Neste percurso contei com a companhia do meu marido, que deixou a viagem mais especial!

Name:	Teotônio Vilela.jpg
Size:	53,4 KB
ID:	719434
                              Fotografia em frente à Prefeitura de Teotônio Vilela (36/102)

E ainda temos muita estrada pela frente!
                              Última edição por Adriana A Marques; 25-08-25, 14:08.

Comentário

Working...