Um sonho poder ser um gcfc!!!!!

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • JAILSON
    Fazedor de Chuva

• Feb 2024
    • 47

Um sonho poder ser um gcfc!!!!!

Boa noite pessoal!

Me chamo Jailson!
    Sou catarinense, mas moro em Curitiba desde 1994.
    Em Fevereiro de 2022, dia 26 mais precisamente, eu e a GUERREIRA, minha Suzuki V-Strom 650 ano 2009, saimos de Curitiba para consquistar a América aos Extremos. Chamei então a minha expedição de EXPEDIÇÃO AMÉRICA - UMA AVENTURA AOS EXTREMOS.
    Desci até Ushuaia e cheguei até a Bahia Lapataia. De lá subi de forma ininterrupta até o Alaska em Prudhoe Bay. Retornei até Miami, onde embarquei a Guerreira no dia 11 de de Julho/2022.
    Foram 44.864 quilômetros percorridos, 16 países, 8 trocas de óleo, 3 pneus dianteiros e 4 pneus traseiros, e diversas amizades pelos 16 países que passei.

Espero, que com as fotos que consegui fazer o registro desta inesquecível Expedição, possam me ajudar a ter a grande felicidade de me tornar um GRANDE CACIQUE FAZEDOR DE CHUVA!!!! Como fui sozinho, tenho inúmeras fotos só minhas ou só da Gurreira, o que podem comprovar todo o meu percurso! Tenho comprovações em redes sociais da minha expedição que se concretizou em 5 meses.

Obrigado pela oportunidade!
    Jailson.

Cheguei em La Pataia
    Click image for larger version

Name:	2 - BAHIA LAPATAIA - USHUAIA.jpg
Views:	1
Size:	98,1 KB
ID:	758709
    Metade da Ruta 40

Name:	4 - METADE RUTA 40.jpg
Size:	63,3 KB
ID:	758710
    Entrando no Equador

Name:	5- ENTRADA EQUADOR.jpg
Size:	73,1 KB
ID:	758711
    Despachando a moto desde Bogotá para o Panamá

Name:	6- GUERREIRA NA AIR CARGO PACK COLÔMBIA.jpg
Size:	78,6 KB
ID:	758712

Name:	7 RETIRANDO A GUERREIRA NA CIDADE DO PANAMÁ.jpg
Size:	92,9 KB
ID:	758713

Name:	8 - MAZATLAN NO MÉXICO ATRAVESSANDO O MAR DE CORTÊS.jpg
Size:	87,4 KB
ID:	758714

Name:	9 - TIJUANA - MÉXICO.jpg
Size:	95,0 KB
ID:	758715

Name:	10 - ENTRADA NO CANADÁ.jpg
Size:	90,9 KB
ID:	758716

Name:	11 - ENTRADA NO ALASKA.jpg
Size:	91,3 KB
ID:	758717

Name:	12 - NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO.jpg
Size:	73,6 KB
ID:	758718

Name:	13 - CHEGADA EM PRUDHOE BAY.jpg
Size:	88,8 KB
ID:	758719

Name:	1 - SAINDO DE CURITIBA.jpg
Views:	2
Size:	97,8 KB
ID:	758720
    Última edição por Gilmar Dessaune; 05-02-24, 08:49.
  • JAILSON
    Fazedor de Chuva

• Feb 2024
    • 47

Bom dia a todos!
    Começo aqui a contar para todos vocês a minha fnatástica experiência de ter tido a oportunidade de cruzar a América aos Extremos!
    Sai de Curitiba no dia 26/02/2022 às 9h da manhã após um café da manhã com minha amada família! Depois segui em direção à Florianópolis para akmoçar com minha mãe, irmãos, minha tia e sobrinhos! Após o meu almoço, fui até Capivari de Baixo ao sul de Santa Catarina para me juntar a mais uma parte da família e poder compartilhar essa grande aventura com todos! Por fim, dormi na casa do meu primo, motociclista também, e de lá no dia seguinte, seguiria rumo ao primeiro grande objetivo da Expedição que era chegar no Ushuaia! No 2º dia da Expedição, sigo em direção a Uruguaiana, apreciando as belas paisagens catarinense e gaucha, com suas vastas plantações. Já no 3º dia, entro na Argentina por Paso de Los Libres com destino à primeira parada na Argentina em Las Flores. Foram quase 850 km percorridos naquele dia misturado com chuva e um pôr do sol maravilhoso. Já no 4º dia, sigo rumo ao sul pela tão famosa e emblemática Ruta 3, até Bahia Blanca. Como todos já conhecem a monótona Ruta 3 com seus suspiros de ventos fortes, a alegria de poder estar ali, apenas pilotando, era o supra sumo do prazer em estar realizando essa expedição! No 5º dia, sigo rumo a Comodoro Rivadávia, com um dia abençoado com muito sol, e também com a grande aventura de cortar os ventos uivantes patagônicos! Simplesmente demais!!!! Para o 6º dia, tenho a grata surpresa de em um posto de gasolina conhecer um casal de motocilcistas que me pediram para seguir junto comigo, pois estavam temerosos com os fortes ventos! Essa linda oportunidade, fez com que surgisse uma grande amizade na estrada, que perpetua até hoje. Foram alguns dias de pilotagem juntos, que me fez muito bem para esta longa e incrível jornada!!! No 7º dia, já em Rio Gallegos, sai rumo ao Ushuaia! O primeiro grande momento da expedição! Mas isso eu conto no próximo tópico!!
    Um abraço a todos!!!!
    SAINDO DE CURITIBA!!!

Name:	FOTO 1.jpg
Views:	2
ID:	645622
    ALMOÇANDO COM A FAMÍLIA

Name:	FOTO 2.jpg
Size:	94,2 KB
ID:	645611
    TOMANDO AQUELE CAFÉ DA TARDE COM MINHA TIA EM CAPIVARI DE BAIXO-SC

Name:	FOTO 3.jpg
Size:	59,1 KB
ID:	645612
    FINALIZANDO O DIA COM MEU PRIMO EM TUBARÃO-SC

Name:	FOTO 4.1.jpg
Size:	10,5 KB
ID:	645621
    EU E A GUERREIRA NAS PLANÍCIES GAUCHAS

Name:	IMG_1897.jpg
Size:	69,5 KB
ID:	645613
    EU E A GUERREIRA EM SOLO ARGENTINO COM UM LINDO PÔR DO SOL!

Name:	IMG_1967.jpg
Size:	41,0 KB
ID:	645614
    EU E A GUERREIRA RUMO A BAHIA BLANCA! USHUAIA TÁ CHEGANDO!!!!

Name:	IMG_2005.jpg
Size:	62,0 KB
ID:	645615
    RUMO À PUERTO MADRYN!

Name:	IMG_2105.jpg
Size:	78,8 KB
ID:	645616
    RUMO À COMODORO RIVADAVIA!

Name:	IMG_2171.jpg
Size:	66,0 KB
ID:	645617
    O FAMOSO DINOSSAURO DE TRELEW!!!

Name:	IMG_2178.jpg
Size:	74,3 KB
ID:	645618
    AMANHECER EM COMODORO RIVADÁVIA! DEMAIS!!!

Name:	IMG_2305.jpg
Size:	48,2 KB
ID:	645619
    PILOTANDO COM MEUS NOVOS AMIGOS DE MANAUS! JUNIOR E CECÍLIA!

Name:	IMG_2328.jpg
Size:	45,4 KB
ID:	645620
    Última edição por JAILSON; 24-02-24, 15:48.

Comentário

• JAILSON
      Fazedor de Chuva

• Feb 2024
      • 47

Rumo ao ushuaia

Nesta segunda publicação, saio no 7º dia de Rio Gallegos com destino ao Ushuaia. O primeiro grande encontro com o objetivo que buscava! Cruzar a América aos Extremos! já tinha ido em 2019 com mais dois amigos até o fim do mundo, mas a sensação de estar pilotando sozinho era uma nova experiência em minha vida! Meus amigos de Manaus, decidiram ficar mais um dia em Rio Gallegos, mas iríamos nos encontrar num breve futuro! Saio às 7:00h da manhã com um friozinho dessa gelada cidade patagônica, com o objetivo inicial de fazer as 4 aduanas em um período pós pandemia! Ao todo, foram 6 horas de aduanas neste dia! Mas estava focado em um obejtivo e nada iria me fazer desanimar! Como em todas as aduanas, muitos curiosos querendo saber o que estava fazendo, e isso acabaria fazer com que com as conversas o tempo passasse mais rápido! Depois desta longa jornada em aduanas, sigo rumo ao sul, e o primeiro desafio era cruzar o Estreito de Magalhães, pois saindo de Rio Gallegos, fui informado que devido os fortes ventos, poderia estar interrompida a travessia! Por minha sorte, chegando até o Estreito, as balsas estavam trabalhando normalmente!!! De lá, sigo para Ushuaia, parando em Cerro Sombrero para o abastecimento, e com uma rajada de vento forte no posto de gasolina, tive a minha primeira queda na Expedição! Confesso que foi cômico, pois para não cair coloquei o meu pé no chão, e justamente em cima de uma minúscula mancha de óleo. Foi o suficiente para a queda! Mas nada de mais Apenas o susto e a diversão seguinte! Saindo de lá, rumo ao Ushuaia, passando por Rio Grande rapidamente, e cruzando a Ruta 3 até o meu destino final! Eram 18:45h quando chego em frente ao monumento de entrada no Ushuaia! Uma mistura de saudosismo pelo reencontro depois de 4 anos e ao mesmo tempo lembrando que dali seria o início da grande jornada que cjegar em Prudhoe Bay no Alaska! Incrível!!!! Fiz as famosas fotos e videos comemorativos e fui para o hotel. Fiquei 2 dias inteiros em Ushuaia, fazendo alguns passeios e indo até o meu primeiro objetivo que era chegar no marco onde aponta o final da RUTA 3 na Bahia Lapataia! Um grande momento da expedição! E depois dali, era começar a subida até o grande obejtivo ser alcançado!!! Muita emoção pela garra e determinação que tive para chegar até aqui e seguir a diante! Eu e a Guerreira estávamos em sintonia perfeita! No 11º dia da Expedição, me despeço do Ushuaia, rumo a Rio Gallegos novamente, atravessar as 4 aduanas e para no dia seguinte conhecer o KM 0 da Ruta 40. Mas isso eu conto no próximo post! Um abraço a todos!!!!
      UM LINDO AMANHECER DO SOL EM RIO GALLEGOS!

Name:	IMG_2384.jpg
Size:	60,5 KB
ID:	645623
      CRUZANDO O ESTREITO DE MAGALHÃES.

Name:	IMG_2437.jpg
Size:	72,1 KB
ID:	645624
      AO FUNDO, LAGO ESCONDIDO!

Name:	IMG_2461.jpg
Size:	76,0 KB
ID:	645625
      CHEGADA EM USHUAIA!

Name:	IMG_2481.jpg
Size:	77,8 KB
ID:	645626
      QUE MOMENTO ESPECIAL DA EXPEDIÇÃO AMÉRICA - UMA AVENTURA AOS EXTREMOS!!!!

Name:	IMG_2508.jpg
Size:	73,3 KB
ID:	645627
      FAZENDO AMIGOS POR TODOS OS CANTOS DESSA AMÉRICA!

Name:	IMG_2587.jpg
Size:	44,1 KB
ID:	645628
      FAZENDO TURISMO NO CANAL BEAGLE! AO FUNDO O FAROL DO FIM DO MUNDO!

Name:	IMG_2654.jpg
Size:	62,5 KB
ID:	645629
      CUMPRINDO O PRIMEIRO GRANDE OBJETIVO! BAHIA LAPATAIA! FINAL DA RUTA 3!

Name:	IMG_2761.jpg
Size:	98,2 KB
ID:	645630
      INDO NO CORREIOS NO FIM DO MUNDO E CONHECENDO CARLOS DELORENZO!

Name:	IMG_2826.jpg
Size:	99,9 KB
ID:	645631
      USHUAIA É LINDA DEMAIS!!! AGORA NO LETREIRO TURÍSTICO!

Name:	IMG_2873.jpg
Size:	81,1 KB
ID:	645632
      A FAMOSA PLACA NA PRACINHA EM FRENTE AO PORTO! NÃO PODERIA DEIXAR DE REGISTRAR ESSE MOMENTO!

Name:	IMG_2907.jpg
Size:	98,9 KB
ID:	645633
      COM MEU NOVO AMIGO HÉRNAN! UM ANFITRIÃO FANTÁSTICO!

Name:	1 HERNÁN UM VERDADEIRO ANFITRIÃO.jpg
Size:	56,3 KB
ID:	645634

Comentário

• JAILSON
        Fazedor de Chuva

• Feb 2024
        • 47

Desbravando a ruta 40!

No 11º dia, saio de Ushuaia com a primeira missão cumprida da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Começaar a subida até o Alaska! Sigo agora novamente para Rio Gallegos, atravessando novamente o Estreito de Magalhães e as famosas 4 Aduanas, onde irei ficar mais um dia para que possa realizar mais um sonho: Cruzar a Ruta 40 por inteiro! E para isso, reservo o 12º dia para ir até o KM 0 da Ruta 40 em Cabo Virgines! Saio às 8:00h com o dia nublado e frio, combinando totalmente com a região inóspita que era assim como eu imaginava mesmo! Depois de 2:30h chego em meu destino! Em Cabo Virgines ao lado do Farol com aquele vento fortíssimo que tirava de você todas as coisas ruins! Ali era o início da Ruta 40! A mística Ruta 40 com seus 5.194 km até La Quiaca! E é para lá que eu vou! Mais um desejo alcançado e realizado! Sigo novamente para Rio Gallegos, pois no dia seguinte, iria para mais um lugar fantástico: El Calafate! No 13º dia, parto rumo a El Calafate pela Ruta 40, e faço questão de pegar o trecho antigo da 40 logo que chego no Posto de Gasolina em Tapi Aike! A Guerreira sofreu com a infinitas "costelas de vacas"! Parecia que ela iria desmontar! Não passava ninguém! Apenas depois de uns 40 km, surge um irmão de estrada, um argentino cruzando a 40 no sentido contrário, e me disse que para trás o terreno estava temeroso! E claro, não pude deixar de dizer que para trás, também assim estava! Rimos os dois, nos despedimos e seguimos os nossos caminhos e objetivos! Depois de 2h,eu e a Guerreira retornamos para o asfalto e chegamos na encantadora El Calafate! No dia seguinte, 0 14º dia da Expedição, deixei minha companheira descansando, e fui com um grupo de turistas conhecer o lindo Glaciar Perito Moreno! E claro, não poderia deixar de caminhar pelas geleiras e tomar o tão famoso whisky com gelo glacial! Uma experiência incrível! Já estou o 15º dia e rumo em direção a minha próxima parada que seria Perito Moreno, 629 km! Estou na Ruta 40 apreciando de longe a Cordilheira dos Andes, avistando o Fitz Roy, e pensando que dentro de alguns quilômetros, chegaria o tão destemido Los 73 Malditos! Passei por ele em 2019 com muita expectativa e tensão, e para minha surpresa, atravessei junto com mais dois amigos, muito tranquilamente! Ai, claro, como um ser humano normal, acreditei que seria tudo como era antes! Mas, um dia antes, tinha chovido! E quando estou chegando no inicio do Los 73 Malditos, vejo alguns poucos carros pequenos parados e pergunto se o trecho estava bom para atravessar! Alguns argentinos me disseram que sim, mas que deveria ir DESPÁCIO! Agradeci e segui em frente! Mas ai aconteceu o grande erro!!! Uma argila se formava em torno dos pneus, e com o paralama baixo da minha Suzuki V-Strom 2009, era praticamente impossível seguir! Mas meu instinto era de sair daquele lugar. Utilizava minha chave de roda para retirar o barro que ficava empregnado no paralama e seguia sempre um pouco mais! Mas estava comentendo um grande erro! Estava forçando muito a embreagem! Resumindo, depois de 3h para passar 7 km, e com o chão já um pouco mais seco, consegui me livrar daquela argila, mas com um grande prejuízo! Minha embreagem estava patinando! Com o vento de frente e não tendo como acelerar, estávamos pilotando na Ruta 40 a no máximo 40 km/h! Já eram 17h quando retorno para o asfalto, ma ainda restavam a50 km para chegar na cidade mais próxima que era Gobernador Gregores! E foi nesta cidade que aprendi muitas coisas em minha vida a partir desse momento! Mas é uma história para o próximo post!!!! Abraço!!!!
        VOLTANDO PARA RIO GALLEGOS COM MEUS AMIGOS MANAUARAS!

Name:	IMG_2988.jpg
Size:	79,0 KB
ID:	645635
        LOGO APÓS ATRAVESSAR O ESTREITO DE MAGALHÃES!

Name:	IMG_2992.jpg
Size:	98,6 KB
ID:	645636
        CABO VIRGINES - KM 0 DA RUTA 40!

Name:	IMG_3110.jpg
Size:	98,3 KB
ID:	645637
        AMIGOS POR TODAS AS PARTES! KM 0 DA RUTA 40!

Name:	IMG_3116.jpg
ID:	645639
        RETORNANDO PARA RIO GALLEGOS COM TEMPO ABERTO AGORA!

Name:	IMG_3173.jpg
Size:	64,0 KB
ID:	645640
        ME DESPEDINDO DE RIO GALLEGOS COM MAIS UMA AMIZADE CONSTRUIDA!

Name:	IMG_3206.jpg
Size:	70,5 KB
ID:	645638
        A CAMINHO DE EL CALAFATE PELA RUTA 40!

Name:	IMG_3272.jpg
Size:	65,0 KB
ID:	645700
        COMEÇANDO O TRECHO DE RÍPIO ANTES DE EL TÚRBIO!

Name:	IMG_3249.jpg
Size:	89,4 KB
ID:	645701
        PARANDO NO POSTO EM TAPI AIKE E PEGANDO O TRECHO ANTIGO DA RUTA 40!

Name:	IMG_3305.jpg
Size:	69,1 KB
ID:	645641
        DESFRUTANDO DESSA PAISAGEM FANTÁSTICA!!!

Name:	IMG_3409.jpg
Size:	71,8 KB
ID:	645642
        BEBENDO WHISKY COM GELO GLACIAL! INESQUECÍVEL!

Name:	IMG_3563.jpg
Size:	62,2 KB
ID:	645643
        O PESADELO CHEGOU! LOS 73 MALDITOS ME PEGOU DESSA VEZ!!!!

Name:	IMG_3718.jpg
Size:	92,0 KB
ID:	645644
        Última edição por JAILSON; 25-02-24, 16:45.

Comentário

• JAILSON
          Fazedor de Chuva

• Feb 2024
          • 47

Uma pausa providencial!

Depois de ter enfrentado mais uma vez o Los 73 Malditos, agora de uma forma inesperada onde acabei prejudicando a embreagem da Guerreira, me senti obrigado a parar na cidade mais próxima que seria Gobernador Gregores! Eram aproximadamente 19h quando chego naquela pequena cidade e primeira coisa que faço é perguntar a um morador se haveira alguma oficina ou mecânico de motocicleta. Me indicaram um mecânico chamado Águstín, que incialmente não queria me ajudar naquele momento, pois já era tarde! Expliquei a ele a situação, e o convenci a dar uma olhada! Desmontamos a embreagem e infelizmente o laudo: Destrui os discos!!! Demos uma lixada nos espaçadores, montamos novamente com a idéia de que poderia ajudar em algo, mas nada! Resultado: 10 dias em Gobernador Gregores aguardando uma parte do kit de embreagem. Tentei de todas as formas conseguir alguma ajuda por intermédio de brasileiros para ter o kit,mas sem êxito algum. Até um padre da cidade, motociclista, que de todas as formas tentou me ajudar, mas sem êxito! Por sorte, consegui apenas os discos de embreagem através do Mercado Livre da Argentina, mas como era estrangeiro, não pude comprar! Precisei recorrer a um residente que foi super gentil comigo. Depois da compra, o negócio era aguardar! Previsão de chegada: 7 dias úteis! O que fazer? Nada!!!! Apenas entender que as vezes, nossas lógicas e convicções de nada servem, se Deus que está no comando desejar mudar o nosso roteiro ao modo dele, que sempre em sua unanimidade resulta para o nosso bem! Foram 9 dias de muitas reflexões da vida, entendimentos e organização para o restante da Expedição e estudos de como montar e desmontar uma embreagem da Syzuki V-Strom. E foi em Gobernador Gregores, que tive mais uma vez o prazer de entender como são demais, os amigos das estradas! Alguns motociclistas que conheci e outros que passavam pela cidade, paravam no hotel onde fiquei, que naquele momento era a minha casa, e vinham me visitar! Foram dias de muita emoção, pois por mais que eu estivesse ali sozinho, esperando uma parte da embreagem chegar, com a preocupação de que tinha que dar certo, apareciam pessoas para me dar apoio e incentivo! E isso para a minha Expedição, foi um dos momentos mais emocionantes!!!! É chegado o grande dia e fui correndo até os correios e estava lá o meu pacote! Mas só o meu amigo Argentino poderia retirar! Fui apressadamente até a sua casa e ele prontamente foi correndo me ajudar, sabendo da minha vontade de querer seguir Expedição a diante! Peguei o pacote e fui até a oficina do Agustín, que já estava me esperando! Era 18h do 24º dia e a Guerreira estava pronta para o teste! Saimos pelas ruas de Gobernador Gregores, e a minha alegria estava escancarada! A Guerreira poderia seguir viagem! Agradeci demais meu novo amigo Agustín, que pela sua habilidade e profissionalismo, me deu condições de poder seguir em frente, mesmo com a embreagem parcialmente corrigida! Iria resolver este problema totalmente em Cusco no Peru, quando minha esposa levaria o kit original completo da embreagem da Guerreira! Mas isso eu contarei em outra publicação! Naquela noite, sai do hotel para fazer minha última refeição, e parei em cada local que deixei amigos nesta pequena cidade ao sul da Patagônia, para agradecer a magnífica estadia e acolhida de todos! Mas a Expedição tinha que seguir! E no 25º dia, às 7:00h da manhã, lá estávamos eu e a Guerreira prontos e conectados novamente para seguir a diante! E foi um teste da pesada! Seriam 895 km até Esquel na província de Chubut! Muito vento, lugares praticamente sem nada, longas distâncias entre as pequenas cidades, e uma embreagem que estava apenas parcialmente consertada! Em minha mente era uma mistura de prazer por estar na Ruta 40 novamente, e ao mesmo tempo aflito, pois não sabia o que poderia acontecer no momento seguinte com a Guerreira! Enfim, depois de 12:00h chegamos são e salvos em Esquel! Mandei mensagem para Agustín que vibrou com a nossa conquista. Ai foi chegar no hotel, tomar um banho, e depois tomar aquela cerveja para comemorar o dia!!! No 26º dia, mais uma vez, acordamos muito cedo e formos em direção à Bariloche! Mas isso eu conto no próximo Post!!! Valeu!!!!!
          CHEGANDO EM GOBERNADOR GREGORES E TENTANDO RESOLVER! MAS NÃO DEU CERTO!

Name:	B4A9D6A3-B469-4033-B160-D8230D5FCD6C.jpg
Size:	96,2 KB
ID:	645688
          FORAM 10 DIAS EM GOBERNADOR GREGORES DE MUITOS ENSINAMENTOS!

Name:	IMG_3977.jpg
Size:	85,3 KB
ID:	645689
          ATÉ O PADRE DA CIDADE TENTOU MEU AJUDAR!!!!

Name:	IMG_3759.jpg
ID:	645690
          NESTES DIAS EM GOBERNADOR GREGORES, MUITOS AMIGOS DA ESTRADA VIERAM ME VISITAR!!!

Name:	IMG_3921.jpg
Size:	57,4 KB
ID:	645691
          UMA PEQUENA CIDADE QUE ME ENSINOU GRANDES COISAS!!!

Name:	IMG_4021.jpg
Size:	49,7 KB
ID:	645692
          HORA DE CONSERTAR A GUERREIRA!!!!

Name:	IMG_4049.jpg
Size:	57,5 KB
ID:	645693
          ATÉ EU COLOQUEI A MÃO NA MASSA!!!

Name:	IMG_4050.jpg
Size:	61,8 KB
ID:	645694
          EU E AGUSTÍN, FELIZES COM O TESTE! BORA PRA ESTRADA GUERREIRA!!!

Name:	IMG_4072.jpg
Size:	77,1 KB
ID:	645695
          MAIS AMIGOS! AGORA EM PERITO MORENO!

Name:	IMG_4107.jpg
Size:	56,5 KB
ID:	645697
          ABASTECENDO EM RIO MAYO

Name:	IMG_4110.jpg
Size:	74,0 KB
ID:	645696
          RUTA 40 A CAMINHO DE ESQUEL!

Name:	IMG_4133.jpg
Size:	80,6 KB
ID:	645698
          MISSÃO CUMPRIDA! CHEGAMOS EM ESQUEL!

Name:	IMG_4162.jpg
Size:	58,4 KB
ID:	645699

Comentário

• JAILSON
            Fazedor de Chuva

• Feb 2024
            • 47

A linda região dos sete lagos!

Depois de 10 dias parados, eu e a Guerreira queríamos era estrada!!! Acordamos cedo, tomei um café e percebi que tinha uma pequena poça de óleo embaixo do pinhão! Vi então que tinhamos mais um pequeno problema para resolver!!! Já havia me programado para em Bariloche trocar o pneu traseiro, pois embora ainda tivesse ainda uma boa vida útil, preferi não arriscar, já que pela frente viriam alguns trechos pesados de rípio na Ruta 40! Saimos de Esquel às 9:00h, para pilotar apenas 285 km neste dia, afim de encontrar um local para a compra do pneu e já tentar então resolver este probleminha de vazamento! Passamos por uma linda região cortando belas montanhas cobertas de neve e com suas estradas sinuosas cheias de beleza e tradição que é a Ruta 40. Dei uma parada no lindo Lago Mascardi e em seguida chegaríamos em Bariloche por volta de 13:00h, a procura de um local para descansar! No 27º dia levei a Guerreira para a primeira troca de pneu, e por conta da falta de peça, o mecânico apenas deu uma limpada no pinhão e me orientou ir verificando o nível de óleo até encontrar alguêm que pudesse resolver o problema. Feito isso, dei uma pequena curtida na cidade e em seguida seguimos com destino a San Martin de Los Andes que fica à 190 km de distância, mas que me tomaria a tarde inteira e quase até o entardercer para chegar, pois a região é simplesmente maravilhosa com seus lagos e montanhas! Fizemos algumas paradas nos principais pontos de observação dos lagos e às 19:30h chegaríamos nesta linda cidade a beira do Lago Lacar e contemplado com um lindo pôr-do-sol. Seguimos desta vez para um Hostal, onde tive a felicidade de me encontrar com uma galera nova, descontraida e muito curiosa com a minha longa Expedição! Foram alguns bate papos naquela noite regada com uma bela Cerveza Patagônia e com as famosas e deliciosas Empanadas! Mas tinha que dormir cedo para que no dia seguinte pudéssemos seguir adiante rumo à Chos Malal. Já era o 28º dia, e estava feliz, pois a Guerreira estava indo muito bem com o conserto parcial da embreagem lá em Gobernador Gregores! O vazamento de óleo no pinhão também havia reduzido bastante, mas que mereceria cuidados futuros, pois a jornada era longa!! Saimos de San Martin de Los Andes às 9:30h para percorrer 460 km até Chos Malal, com uma Ruta 40 totalmente diferente em suas paisagens. Teríamos neste dia o prazer de cruzar exatamente a metade dessa icônica Ruta 40. Foi um momento muito especial chegar no monumento e fazer algumas fotos! Chegando em Chos Malal, fomos direto para a casa de um amigo que conheci pelas redes sociais quando ainda estava em Gobernador Gregores! O Galeggo, um motoviajeiro que aluga uma casa para os aventureiros que por ali passam! Um cara super do bem, que infelizmente não tive o prazer em conhecê-lo pessoalmente, pois um dia antes precisou ir as pressas visitar sua mãe em uma cidade próxima, mas sua filha me recebeu com uma simpatia ímpar. Mas ficou o meu compromisso de em breve passar por lá para poder lhe dar um fraterno abraço! No 29º dia, saimos por volta de 9:00h com destino à Mendoza. Neste dia pegaríamos mais um trecho pesado de rípio antes de Malargue! Confesso que a quantidade de pedras soltas eram bem piores que o Los 73 Malditos! Era tanta batucada que um dos baús se soltou e por sorte consegui vê-lo caido pelo retrovisor! Voltei, amarrei com os meus rok straps de seguranca e seguimos adiante!! Com o propósito de fazer a Ruta 40 por completo, pensei em desviar alguns quilômetros para conhecer a represa Embalse Agua de Toro. Um grande erro! Logo que passei por El Sosneado, sai da Ruta 40 e peguei a Ruta 144 para depois de alguns quilômetros entrar a esquerda em uma estrada de chão que inicialmente esta perfeita, mas que ao longo do trecho foi piorando a cada quilômetro! Comecei a pensar no erro que estava cometendo, mas já que estava ali, eu tinha que continuar! Cheguei na represa, descansei, fiz algumas fotos e segui por mais 35 km de terrível estrada de chão com muita areia solta. E foi ali que tive o meu segundo tombo. Já era perto de 18h, estasiado e sem forças para erguer a Guerreira e nenhuma alma passando para me ajudar! Resultado: desequipar os baús e erguê-la para seguir em frente! Cheguei na Ruta 40 perto de 20h e avistei à minha esquerda uma cordilheira absolutamente fantástica com um pôr-do-sol maravilhoso que Deus me deu como prêmio por aquele dia cansativo! Cheguei em Mendoza às 22h, em um Airbnb. Tomei um banho, comi algo e fui dormir, para que no dia seguinte eu pudesse dar uma olhada no amortecedor central da guerreira que estava começando a vazar um pouco de óleo. Mas isso eu conto no próximo post! Abraço.
            SAINDO DE ESQUEL!

Name:	IMG_4181.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	645768
            UMA PASSADA PELO LAGO MASCARDI!

Name:	IMG_4244.jpg
Size:	98,0 KB
ID:	645772
            JÁ PRÓXIMO DE BARILOCHE!

Name:	IMG_4226.jpg
ID:	645774
            TROCANDO O PNEU TRASEIRO DA GUERREIRA EM BARILOCHE!

Name:	IMG_4336.jpg
Size:	84,9 KB
ID:	645776
            UMA PASSADA RÁPIDA POR VILA ANGOSTURA! CIDADE LINDA!

Name:	IMG_4358.jpg
Size:	97,9 KB
ID:	645782
            ESSA REGIÃO DOS SETE LAGOS É FANTÁSTICA!

Name:	IMG_4439.jpg
Size:	51,3 KB
ID:	645797
            CONHECENDO MAIS AMIGOS DA ESTRADA EM SAN MARTIN DE LOS ANDES!

Name:	IMG_4530.jpg
Size:	99,3 KB
ID:	645778
            EXATAMENTE NA METADE DA RUTA 40!

Name:	IMG_4601.jpg
Size:	58,5 KB
ID:	645787
            TRECHO PESADO NA RUTA 40 ANTES DE MALARGUE!

Name:	IMG_4683.jpg
Size:	98,7 KB
ID:	645784
            EMBALSE DEL TORO!

Name:	IMG_4704.jpg
Size:	77,3 KB
ID:	645790
            QUE PÔR-DO-SOL A CAMINHO DE MENDOZA! CORDILHEIRA DOS ANDES!

Name:	IMG_4734.jpg
Size:	19,4 KB
ID:	645792
            UM BRINDE AO DIA QUE VIVI COM EMOÇÃO!

Name:	90C85788-156E-4DB3-8611-FDF151069881.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	645794

Comentário

• JAILSON
              Fazedor de Chuva

• Feb 2024
              • 47

Bye bye argentina!!!!

Depois de um dia cansativo, chego em Mendoza já muito tarde! Os próximos 2 dias serão para desfrutar um pouco essa linda cidade e dar uma conferida no amortecedor central! Dito e feito! Foi necessário retificar o amortecedor central da Guerreira que estava começando a vazar um pouco de óleo, e como bem sabia, deveria corrigir qualquer problema que aparecesse para que pudesse seguir com segurança até o Alaska! Precisei ficar estes dois dias em Mendoza para que o conserto fosse feito de forma bem sucedida! Tudo certo e a Guerreira em perfeito estado novamente! No 32º dia, sigo mais ao norte pela Ruta 40 com destino a Belén, já na província de Catamarca! Foram 790 km de uma paisagem surreal! Que dia maravilhoso e inesquecível! Depois de 170 km, parei para abstecer em San Juan e observei novamente o vazamento no retentor do pinhão. E dessa vez, me senti na obrigação de não fazer nada paleativo, e sim um conserto definitivo! Dessa forma, tive que começar a mudar alguns dos meus planos com antecedência! Já estava sendo informado por vários motociclistas que o trecho da Ruta 40 após Cachi estava complicadíssimo, onde só passava motos trail, e que as motos com muitas bagagens como a Guerreira, uma big trail, estavam praticamente impossibilitadas de atravessar a linda cordilheira Abra del Acay. Com essa informação, mais o problema na Guerreira, decidi com um dia de antecedência mudar meu trajeto para Salta, logo após Cachi. Mas antes de Salta, preciso compartilhar com todos que a Ruta 40 é umas das estradas mais lindas que já pássei. Até a chegada em Belén, visuais maravilhosos, quase nada de autos na estrada! Era uma conexão só nossa! Eu a Guerreira e a natureza de Deus! Foi um dia inesquecível!!! Mais e mais amigos na estrada a cada parada para abastecer ou comer algo, e chegando em Belén por volta das 21h, fui recepcionado pelo dono do hotel com uma generosidade sem igual! Um momento pra ficar guardado também! Fui comer algo e tive o prazer de escutar belas músicas argentinas! No 33º dia sigo então para o meu próximo destino, Cachi! 405 km, passando por Cafayate, uma cidade turística com suas belas plantações de uvas e seus formidáveis vinhos. Mas infelizmente, meu tempo não permitia fazer essa quase que uma parada obrigatória! Mas voltarei!!!! Sigo em frente, cruzando mais trechos de rípio e apreciando a linda região de Quebrada de Las Flechas! Parecia uma paisagem lunar! Mais uma experiência incrível da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Paramos para fazer algumas fotos e fomos em frente! Mais um daqueles trechos da Ruta 40 que parecia que a Guerreira ia desmontar! Inúmera Costelas de Vaca! Coitada da Guerreira! Chegamos em Cachi por volta de 19:00h, e depois de um belo banho, fui jantar e beber um delicioso vinho da região. No dia seguinte, o 34º dia tenho a confirmação de que a Ruta 40 estaria bloqueada logo após a comunidade de La Poma! Me resta então seguir o meu plano alterado um dia anterior que era seguir por Salta até chegar na Bolívia, meu próximo país para atravessar rumo ao Alaska! Saio de Cachi às 10:00h para percorrer 165km por uma estrada que me encantou depois que a atravessei. O que era aquela Reta Del Tin Tin? O que era aquela cadeia montanhosa cheia de curvas chamada Cuesta Del Obispo? A Argentina é um país com belezas naturais irreverentes! A cada trecho desse lindo país, mais eu me encantava! Chego em Salta por volta de 14h e já vou direto na oficina indicada pelo Juan quem recondicionou o amortecedor central da Guerreira em Mendoza! Tive o prazer e a grande sorte de ser atendido em Salta pelo Cristhian do Moto Cra! Colocou a Guerreira em cima de um tapete! Tratamento especial para a Rainha! Tive muita sorte na Argentina com os 3 amigos mecânicos que me deram o suporte e deixaram a Guerreira com condições de seguir adiante! Por volta de 18h encerramos o conserto e a Guerreira não iria chorar por mais nenhum lugar até o nosso retorno para o Brasil!!! Vou para o hotel e para a minha surpresa, encontrei alguns brasileiros que estavam de passagem para ir até Termas do Rio Hondo assistir ao moto GP. Foi uma noite de muito bate papo e troca de experiências das estradas! E o 35º dia estava chegando e seria o dia da despedida deste lindo país que é a Argentina! Meu destino seria La Quiaca, fronteira com a Bolívia! Foram 375 km até chegar no destino final. Acordei cedo novamente, pois queria ir pela Ruta 9 com suas centenas de curvas e estradas estreitas. Foi legal demais pilotar nesta rodovia! Paro em San Salvador de Jujuy para fazer o teste de COVID, pois naquele período ainda era uma exigência para entrada na Bolívia! Exame feito, resultado negativo e sigo pela Ruta 9, passando por Tilcara, uma linda cidade que ainda quero parar e poder decifrá-la!!! A cada quilômetro percorrido nesta reta final da Argentina, vinha um filme na cabeca das tantas e várias emoções que já havia passado nestes 35 dias! Chegando em La Quiaca, vou primeiramente no marco final da Ruta 40 mostrando os seus 5.080 km de belas paisagens! Infelizmente os últimos 578 km não pude percorrer por decisão da Mãe Natureza, e que de certa forma, fez bem, pois a Guerreira precisava de mais daquela ajuda. Mesmo assim, não poderia deixar de fazer a foto na tão sonhada placa, pois me sentia vitorioso também em poder ter feito grande parte dessa mística Ruta 40. Depois das comemorações, era hora de resolver a papelada minha e da Guerreira para o dia seguinte que não eram poucas! Primeiro problema! Nada de internet! E para conseguir um WI-FI tinha que implorar! Resumindo, consegui o wi-fi da comunidade e tive que sentar na praça central para poder preencher os formulários de saida da Argentina e entrada na Bolívia! Demorou, mas deu certo!!! No dia seguinte, a grande aventura de entrar no país boliviano! Mas isso eu conto no próximo relato da Expedição! Um abraço!
              CONSERTANDO O AMORTECEDOR CENTRAL DA GUERREIRA!

Name:	IMG_4832.jpg
Size:	67,3 KB
ID:	645841
              A CAMINHO DE CACHI PELA RUTA 40!

Name:	IMG_4905.jpg
Size:	90,9 KB
ID:	645842
              MAIS AMIGOS PELA RUTA! AQUI EM NONOGASTA!

Name:	IMG_4920.jpg
Size:	82,0 KB
ID:	645843
              O QUE FALAR DESTE PÔR-DO-SOL NA RUTA 40 PRÓXIMO DE BELÉN?

Name:	IMG_4965.jpg
Size:	53,3 KB
ID:	645844
              A ACOLHIDA EM BELÉN TAMBÉM FOI DEMAIS!!!!

Name:	IMG_5024.jpg
Size:	78,3 KB
ID:	645845
              DEPOIS DE CAFAYATE! QUANTA HISTÓRIA!

Name:	IMG_5032.jpg
Size:	98,0 KB
ID:	645846
              QUEBRADA DE LAS FLEXAS! SURREAL!

Name:	IMG_5099.jpg
Size:	93,6 KB
ID:	645847
              SAINDO DE CACHI RUMO A SALTA! ESTRADA LINDA!

Name:	IMG_5152.jpg
ID:	645848
              CUESTA DEL OBISPO!

Name:	IMG_5205.jpg
Size:	93,8 KB
ID:	645849
              COMO DISSE, GUERREIRA TRATADA COMO RAINHA EM CIMA DE UM TAPETE!

Name:	E8933355-6470-4D1B-BCF3-B848182B08CB.jpg
ID:	645850
              AMIGOS BRASILEIROS EM SALTA!

Name:	IMG_5261.jpg
Size:	82,4 KB
ID:	645851
              CHEGANDO EM LA QUIACA! FINAL DA RUTA 40!

Name:	IMG_5323.jpg
Size:	83,8 KB
ID:	645852

Comentário

• JAILSON
                Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                • 47

Atravessando a bolívia e chegando no peru!

Já era o 36º dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Era o dia de entrar no pais mais complicado da América do Sul: BOLÍVIA! Para cada motocilcista que conversava antes de começar a Expedição, a maioria comentava o quão difícil e burocrárico é entrar e sair desse país! Para isso, tomei todas as precauções possíveis com a minha documentação, bem como da Guerreira. Não podia errar! Tinha que estar tudo 100% certo para que durante a rápida travessia por este país não tivéssemos nenhuma complicação! No dia anterior com a chegada em La Quiaca, aquela dificuldade para obter conexão e fazer a saida da Argentina, e preencher alguns documentos de entrada na Bolívia, mas que acabaram dando tudo certo. Acordei às 7:00h neste dia, tomei meu café da manhã, carreguei a Guerreira e simbora para a Aduana! Todos os trâmites argentinos feitos! Agora era chegada o grande momento! Entrar na Bolívia! Geralmente o Paso Fronterizo Villazon que é a entrada para a cidade de Villazon, sempre tem muito movimento de nativos de ambos os países circulando legal e ilegalmente por fora dos processos burocráticos como era perceptível aos nossos olhos ver o entra e sai! Alguns automóveis na minha frente, turistas mochileiros, e chegou a minha hora. Documentos nas mãos, a oficial, uma menina de uns 25 anos com cara séria, olhava meus documentos e disse que gostaria de conferir as numerações na Guerreira. Saiu de sua sala e foi em direção a moto e deixei ela fazer sozinha toda a investigação! Mas chegou o momento dela me perguntar onde estava o número do motor de forma muito desconfiada! Calmamente mostrei para ela e depois de alguns minutos me liberou a entrada! Primeira etapa vencida! Logo em seguida, outro oficial conferiu meu passaporte, meu exame de Covid negativo e também me liberou! Agora era ir atrás do destemido documento da polícia boliviana me dando plenos direitos para transitar com a Guerreira em solo Boliviano! Neste momento, tive a sorte de encontrar um superior da polícia boliviana que me tratou muito bem e ele mesmo providenciou o documento! Pronto! Agora estava devidamente regularizado para percorrer a Bolívia por 6 dias até chegar em Tiquina, ainda na Bolívia! Sai da Aduana por volta de 10:30h e segui rumo aos altiplanos bolivianos, com o objetivo do dia que era chegar em Uyuni! Foram 297 km, percorrendo estradas a mais de 4.000 metros de altitude, com a Guerreira em plena forma! Passei rapidamente por Tupiza, comprei algo para comer e segui subindo pela Rodovia 21! Aquele visual do altiplano boliviano era surreal!!! Cheguei às 16:30h em Uyuni, fui para o hotel e já sai para procurar uma Agencia de Turismo para no dia seguinte fazer o passeio pelo Salar do Uyuni! Inicialmente, sai do Brasil com a idéia fixa de ir com a Guerreira até a Isla Incahuasi, mas ainda não era possível pela grande quantidade de agua das chuvas de verão sob o salar, o que impedia de ir a ilha! Mais um daqueles momentos que deixarei para uma próxima viagem! Mas no dia seguinte, sai com um 4x4 com mais alguns turistas e tive o prazer de conhecer o Cemitério de Trens e em seguida essa grandiosidade que é o Salar de Uyuni! Um lugar surreal desse mundão de Deus! Fiquei em êxtase com tamanha beleza! Almoçamos no meio do Salar e ficamos até o pôr-do-sol, que foi um dos mais lindos que já tive a oportunidade de presenciar! No 38º dia, seguimos em direção à La Paz, capital da Bolívia! Mas primeiramente tínha que abastecer a Guerreira! Abastecer foi super tranquilo, porém a fila em Uyuni estava enorme e fiquei quase 1 hora para pegar a estrada! Foram 540 quilômetros, passando por várias cidades, e em uma delas precisei novamente parar para abastecer, e veio aquele temor que todos os turistas brasileiros sentem a difuldade em abastecer! Para mim, mais uma surpresa agradável! Zero de problemas! Abasteci pagando o valor para turista e segui em frente! Confesso que sempre tive a curiosidade de ver a capital boliviana enterrada naquele vale com suas construções em tijolos crus, e que descobri depois o porquê dessa prática! O governo dessa forma, como está a moradia, não cobra impostos pois ela ainda está considerada inacabada! Loucura! Chegamos nas proximidades de La Paz, em El Alto por volta de 17h, e levei 2h descendo todo aquele vale com sua imensidão de construções penduradas nas encontas até chegar no hotel! Não podia deixar de registrar que em um determinado momento, já com as pernas cansadas, precisei descer um degrau em um trecho novo de asfalto em uma daquelas ruas de La Paz e acabei me desiquilibrando e lá veio o meu 3º tombo cômico na Expedição! Tá filmado.Hehehe! Momento de susto para que não tivesse quebrado nada na Guerreira, e depois de risos pela pamonhice!!! Hehehe! Em seguida, devidamente hospedado para que no dia seguinte eu estivesse inteiro para que eu pudesse conhecer a tão sonhada Estrada da Morte! Era então o 39º dia, acordei cedinho novamente e conversando com o gerente do hotel dizendo para onde eu iria, ele comentou que tinha chovido na noite anterior na região que leva para a Estrada da Morte e que eu iria presenciar uma paisagem maravilhosa! Todas as montanhas cobertas de neve! Dito e feito! Fui subindo as ladeiras de La Paz e em um determinado momento a rodovia estava bloqueada, pois estavam jogando sal no asfalto , pois ainda estava congelada por conta da chuva! Fiquei aguardando por volta de 2h até liberarem por completo, depois de ter presenciado inúmeras discussões calorosas de motoristas com os policiais que ali estavam para bloquear a rodovia! Segui a diante e me enchia os olhos com tamanha beleza da natureza com as montanhas nevadas e os acostamentos da rodovia ainda cheio de neve! Inesquecível!!! Chegamos na entrada da Estrada da Morte! Que sonho poder estar ali naquele local! Temido por tantos anos, mas que agora era um local onde poderíamos nos aventurar com nossas motocicletas pelos quase 40 km de descidas com muitas pedras soltas, cachoeiras e abismos!!! Um lugar que ficará em minha memória para sempre!!! Foram 4 horas de descida parando a cada instante para contemplar toda aquela beleza!! Depois da missão cumprida, era a hora de voltar para o hotel em La Paz, pois no dia seguinte já era o dia de atravessar mais uma fronteira, Peru! Dia 41 da Expedição, saio do hotel bem cedinho, e comecei a subir novamente as ladeiras de La Paz. Quando eu quase estou chegando no topo, depois de quase 30 minutos de subida, me deparo com um protesto! Resumo do momento: Não me deixaram atravessar e precisei descer tudo novamente e buscar uma nova saida! Por este motivo, perdi quase 2 horas do meu dia! Chego em Tiquina às 13h e atravesso o Lago Titicaca com uma balsa pra lá de rústica! Momento de puro prazer poder estar vivendo aquele momento! Cheguei então na Aduana da Bolivia para fazer a minha saida que foi super rápida. Não mais que 15 minutos. E um pouco mais a diante, estava chegando na Aduana Peruana, mas o Orgão de Saúde estava fechado para almoço! E sem a liberação deles por conta do Covid, não poderia fazer absolutamente nada. Fiquei aguardando até 14:30h e em seguida fomos liberados para seguir os trâmites legais de entrada no Peru! Tudo resolvido, agora era seguir adiante até o próximo destino que era Puno! Foi um trecho da estrada em sua grande parte contornando o Lago Titicaca, o mais alto do mundo! Chegamos em Puno por volta de 19h. Sai para jantar, conhecer um pouquinho da cidade e em seguida descansar novamente , pois no dia seguinte iria para Cusco!!!! 42º dia da Expedição, acordei cedo, tomei um café da manhã, e 9:00h já estávamos de saida para Cusco! Seriam 390 quilômetros até a antiga capital Inca! Mas antes, era preciso parar em uma cidade grande para fazer o seguro obrigatório da Guerreira! O SOAT. Consegui em Juliaca, e pude seguir com tranquilidade atravessar todo este maravilhoso país até a entrada no Equador! Pilotei por lindas estradas rodeadas de montanhas! E depois de quase 9h desde a saida de Puno, chego em Cusco! Uma alegria enorme, pois seria a minha 6º vez nesta cidade! E a primeira vez chegando nela pilotando a minha motocicleta!!! Foi um momento de muita emoção, pois estava chegando na cidade onde iria ficar 7 dias descansando e com a companhia da minha esposa que tanto amo! Essa parte da Expedição contarei no próximo post!! Um abraço!!!!
                DOCUMENTAÇÃO EM MÃOS PARA ENTRAR NA BOLÍVIA!

Name:	IMG_5378.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	645928
                VISITANDO O CEMITÉRIO DE TRENS EM UYUNI!

Name:	IMG_5528.jpg
Size:	50,3 KB
ID:	645934
                CURTINDO O SALAR DE UYUNI!

Name:	IMG_5789.jpg
Size:	76,2 KB
ID:	645932
                CHEGANDO NA ESTRADA DA MORTE! MOMENTO ÚNICO!

Name:	IMG_6204.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	645941
                ATRAVESSANDO A ESTRADA DA MORTE!

Name:	IMG_6242.jpg
Size:	99,6 KB
ID:	645935
                QUE GRANDE MOMENTO DA EXPEDIÇÃO! ESTOU NA ESTRADA DA MORTE!

Name:	IMG_6247.jpg
Size:	97,9 KB
ID:	645937
                EU E A GUERREIRA NA ESTRADA DA MORTE!

Name:	IMG_6272.jpg
Size:	99,6 KB
ID:	645938
                ATRAVESSANDO O LAGO TITICACA!

Name:	IMG_6371.jpg
ID:	645930
                AGUARDANDO A PERMISSÃO PARA ENTRADA NO PERU!

Name:	IMG_6388.jpg
Size:	97,0 KB
ID:	645940
                CHEGANDO EM PUNO NO PERU!

Name:	IMG_6418.jpg
Size:	76,6 KB
ID:	645939
                CURTINDO PUNO NO PERU!

Name:	IMG_6404.jpg
Size:	72,6 KB
ID:	645942
                CHEGANDO NA ANTIGA CAPITAL DOS INCAS! SONHO REALIZADO!

Name:	IMG_6460.jpg
ID:	645943

Comentário

• JAILSON
                  Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                  • 47

Atravessando este lindo país - peru!!!!

Era chegado o 43º dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos, já em Cusco no Peru! Um dia muito especial, pois era o dia da chegada da minha esposa que viria para ficar comigo durante os próximos 6 dias. Momento de matar a saudade, olhar nos olhos com o amor que sempre esteve presente entre nós, e aproveitar para curtir tudo o que essa região fantástica iria nos oferecer! Enquanto isso, a Guerreira ficaria com o seu merecido descando, já que ela me trouxe até aqui com a embreagem semi corrigida. Minha esposa, Wanessa, além de trazer o seu amor para recarregar minhas energias, trouxe também o tão esperado KIT COMPLETO DE EMBREAGEM para a Guerreira! Já estava tudo programado para em alguns dias levar até o mecânico especializado em Suzuki que já havia entrado em contato anteriormente! Mas antes disso, fomos fazer turismo! E no dia seguinte já iríamos até a Mágica Machu Picchu, com suas ruinas cheias de histórias! Fomos também ao Vale Sagrado em suas cidades que são verdadeiros Sítios Arqueológicos, conhecendo e aprendendo com um guia particular todas as histórias que esse incrível povo INCA nos deixaram muitos ensinamentos e cultura! Até pilotei um TUK-TUK! Hehehe! No 46º dia, dei uma pausa em nossos passeios e fui dar uma atenção à Guerreira! Minha primeira ação: dar um belo banho na companheira de estrada! Depois, fomos até a oficina do Luíz que prontamente já estava me aguardando! Mas confesso que os primeiros instantes ali, em frente ao seu TALLER, foram tensos! Vi que a sua oficina era apenas uma pequena porta, ao lado de tantas outras oficinas, apenas com o diferencial de que em seu letreito dizia que era especializado em Suzuki! Menos mal! Perguntei a ele onde iria colocar a Guerreira para fazer o conserto, e de uma forma muito tranquila, me disse que seria ali na rua mesmo! Pronto! Fiquei apavorado! E agora? O que eu faço? Como pode fazer uma troca de embreagem no meio da rua? E não saia da minha cabeça que eu estava indo ao Alaska!!!! Mas ai, veio uma mensagem no meu ouvido, dizendo que eu deveria confiar no Luiz e que tudo daria certo! Feito! Preferi escutar aquela voz do além! Passado 2 horas, a Guerreria estava prontinha, perfeitamente cuidada e com o kit de embreagem que está nela até hoje! Mas confesso que o susto foi grande!!!! Heheheh! Trouxe de volta a Guerreira para o Hotel, e continuei a desfrutar dos poucos momentos que ainda me restavam para ficar com a minha amada! Estar com a Wanessa nestes dias foram momentos incríveis e que fizeram parte dessa linda jornada que foi ter ido até o Alaska. Te amo Gata! Obrigado por existir em minha vida!!!! Mas como tudo em nossas vidas não é para sempre, o dia da despedida chegou! Era o 48º dia da Expedição, e exatamente às 17:34h desse dia, perdi de vista minha amada nos corredores do Aeroporto de Cusco! Com certeza, sua presença nestes dias, me fizeram muito bem, carregando minhas energias e acreditando que fazer algo que é um sonho para você, ter alguém ao seu lado acreditando e incentivando, torna o objetivo ainda mais grandioso! E foi assim que segui a Expedição adiante! Era então a chegada de um novo dia para seguirmos em frente! São 9:30h da manhã do 49º dia e faço minha última foto em Cusco, na Plaza de Armas, ainda com o coração cheio de saudades da minha amada! Mas o dia prometia! Seriam 320 quilômetros até Chalhuanca! A linda e sinuosa estrada serpentiando a Cordilheira dos Andes Peruanos! Confesso que não tenho palavras para descrever a emoção em pilotar na nestas rodovias! Um momento que ficará eternizado em minha memória! Cada parada, era um delicioso bate papo com o povo peruano! Cheguei em Chalhuanca às 19h já com ares de anoitecer! Tomei um belo banho e comi um delicioso peixe feito com muito carinho pelo pessoal do hotel. Chalhuanca foi uma cidade estratégicamente escolhida, servindo apenas como dormitório, para que no dia seguinte o 50º da Expedição, pudéssemos atingir a mais um objetivo que era chegar em Nazca! Eram 8h da manhã, e depois de um café reforçado, seguimos pela Rodovia 30A, passando por vilarejos e cidades minúsculas, que dentro do meu capacete, me levariam ao passado tão distante, mas que estava ali de forma quase irretocável! Foi um dia com sensações muito legais em saber que estava em um país que mantém suas histórias e tradições com muito respeito! Mas também foi neste dia, que mesmo sem nenhuma correlação, me veio um momento de medo misturado com preocupação. Estava pilotando pelo altiplano peruano na região de Ayacucho, a mais de 4.500 metros de altidude, com povoados muito distantes um dos outros, e percebi que nada poderia acontecer nada de errado naquele local, pois a estrutura era praticamente nenhuma! Mas foram apenas momentos de reflexões sem nenhum tipo de risco. Depois de estarmos em uma região muito alta, começamos e descer! E nessa descida até Nazca, já num lugar muito árido, mais um presente para os olhos! Que natureza surreal! De lá de cima dava para ver a rodovia cortando com suas retas e curvas as montanhas a perder de vista! Foi uma visão linda demais! Antes da chegada na cidade de Nazca, parei em um Sitio Arqueológico chamado Acueductos de Cantalloc. Contratei uma guia para me contar todos os detalhes e admito que fiquei impressionado com a engenharia do povo Nazca! Até a agua da juventude eu bebi! Hehehe! Aula de história dada, agora era seguir por mais alguns quilômetros e chegar em minha hospedagem que foi mais um momento mágico, poder estar exatamente com aquele casal dono do hotel e no dia seguinte fazer a realização de mais um grande sonho: sobrevoar os Geoglífos de Nazca! Mas essa é uma nova narrativa para o próximo post! Um abraço.
                  ESPERANDO PELA MINHA AMADA NO AEROPORTO EM CUSCO!!

Name:	IMG_6513.jpg
Size:	60,8 KB
ID:	646226
                  EU E MINHA AMADA EM MACHU PICCHU!

Name:	IMG_6724.jpg
ID:	646227
                  PILOTANDO UM TUK-TUK EM PISAQ, NO VALE SAGRADO!

Name:	IMG_7232.jpg
ID:	646228
                  LEVANDO A GUERREIRA PARA A TROCA DO KIT DE EMBREAGEM!

Name:	DB42CD33-38A5-4381-B81E-A07E83996784.jpg
Size:	91,0 KB
ID:	646229
                  E NÃO É QUE FOI TUDO FEITO NO MEIO DA ESTRADA????

Name:	IMG_7387.jpg
Size:	83,4 KB
ID:	646230
                  MAS O TRABALHO FEITO PELO LUÍZ ME LEVOU PARA O ALASKA E ME TROUXE PARA CASA!!!!

Name:	IMG_7397.jpg
ID:	646231
                  HORA DE DESPEDIDAS! A TRISTEZA BATEU NO CORAÇÃO!!!!

Name:	IMG_7462.jpg
Size:	54,2 KB
ID:	646232
                  ME DESPEDINDO DE CUSCO!

Name:	IMG_7525.jpg
Size:	89,3 KB
ID:	646233
                  JÁ NA ESTRADA A CAMINHO DE CHALHUANCA TOMANDO UMA INKA COLA!

Name:	IMG_7591.jpg
Size:	87,8 KB
ID:	646234
                  PILOTANDO A GUERREIRA NO ALTIPLANO PERUANO A 4.500 METROS DE ALTITUDE!

Name:	IMG_7641.jpg
Size:	66,7 KB
ID:	646235
                  A CAMINHO DE NAZCA, SERPENTIANDO AS ÁRIDAS MONTANHAS PERUANAS!

Name:	IMG_7678.jpg
Size:	66,3 KB
ID:	646236
                  TURISTANDO NOS ACUEDUCTOS DE CANTALLOC! MUITO APRENDIZADO!

Name:	IMG_7698.jpg
Size:	95,9 KB
ID:	646237

Comentário

• JAILSON
                    Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                    • 47

Uma páscoa abencoada! E depois rumo ao equador!

No dia anterior ao 51º dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos, chegaria em Nazca na Pousada B&B EL JARDIM do Davi, Jesus e sua filha Diana! Não imaginaria que iria chegar em lugar tão especial! Após minha chegada, vou para o meu quarto, tomo meu banho e saio para interagir um pouco com eles! Pergunto aonde poderia comer algo, e eles prontamente me disseram que poderiam me acompanhar até a parte central de Nazca, pois estariam indo a igreja dobrar seus joelhos, para celebrar o dia seguinte de Páscoa, indo à Catedral da cidade, já que estávamos no sábado. Imediatamente, meu coração se encheu de emoção, pois senti que não poderia estar em um local mais certo que aquele, pois me trouxe possibilidade de naquele momento celebrar em família, por mais distante que eu estava da minha! Saimos caminhando da pousada, conversando e falando de tantas coisas legais até chegar na Plaza Central de Nazca! Entramos na Catedral, dobramos nossos joelhos e cada um fez a sua oração e conversas com Deus! Em seguida, Davi me aponta alguns locais para comer e me despeço dos dois, que estariam retornando para casa. Decido então comer uma deliciosa pizza e depois faço um rápido passeio pelas ruas de Nazca para em seguida voltar à Pousada, pois o dia seguinte prometia! Acordo às 7:00h e Jesus, me aguarda com um café delicioso em baixo de uma copa de árvore em seu jardim maravilhoso! Em seguida chamo um taxi para me levar até o Aeroporto de Nazca, e contratar um passeio para sobrevoar os famosos Geoglifos de Nazca! Aprendi com o Davi, um arqueologo aposentado, que aquelas obras feitas pela antiga civilização nazca fossem chamadas de Linhas de Nazca! E dessa forma aprendi com ele! Quando o taxi chegou, estava em uma video chamada com minha esposa. Para minha surpresa, já tinha um passageiro sentado à frente! Entro pela porta de trás e continuo conversando com ela e apenas dou um olá para os dois que estavam sendados à frente e bato no ombro do passageiro como uma forma de cumprimento! Não fazia idéia que ali na minha frente estaria mais um daqueles irmãos da vida que Deus coloca em nossa trajetória! Encerrada a minha conversa, dou um bom dia para ambos, e de uma forma inesperada, recebo em português com sotaque espanhol um bom dia! Começamos a conversar! Me disse seu nome, Antonio, mexicano que mora em Puebla, uma grande cidade muito próxima de Cidade do México. Me disse que estava retornando para sua casa, depois de ter ido até o Ushuaia. Sua viagem havia sido interrompida pela pândemia! Ele, um físico, professor na universidade de Puebla, tinha saido com sua moto e chegou ao Brasil para fazer um curso de especialização para depois de concluido, seguir sua vontade de ir até o Ushuaia, mas precisou interromper por conta da Pandemia. Passaram os anos e após a liberaçao, seguiu de volta ao Brasil, pegou sua motoca que havia deixado na cada de um amigo e seguiu atrás do seu sonho! E por um daqueles momentos que só Deus sabe, estávamos dentro do mesmo taxi que nos levaria até o Aeroporto de Nazca! Chegamos lá, contratamos o mesmo passeio, e sobrevoamos juntos essa linda obra feito pelo antigo povo Nazca com toda a sua capacidade de engenharia, e me comprovando definitivamente que toda aquela maravilha não tinha sido uma obra feito por extra-terrestres! Terminado o tour aéreo, eu e o Antonio trocamos nossos contatos para que pudéssemos manter contatos futuros, e seguimos cada um os nossos caminhos. Chego na Pousada por volta de 12:00h, agora com a intensão de organizar as coisas e seguir naquele mesmo dia para um novo lugar: Huacachina! Um Oásis no meio do deserto peruano próximo de Ica! Antes de partir, o momento foi tomado de emoção por todos nós! Nosso encontro, com certeza havia sido programado por Deus! E ali estávamos, nos despedindo com muita emoção! Pela manhã, coversando com minha mãe, ela me pede uma comemoração àquele dia muito enusitada! Peço então para Jesus que me permitisse algumas flores para homenagear a Ressureição de Jesus naquele dia de Páscoa tão especial. Ela prontamente me entrega uma sacola cheia de pétalas do seu lindo jardim. Ligo a Guerreira, saio pelo portão com os olhos mareados e me despeço deles. Alguns metros depois, olho pelo retrovisor, e lá estavam os 3 acenando com um adeus que me deixou de fato emocionado com tamanho amor que recebi naquelas tão poucas horas de minha vida por pessoas até então desconhecidas! Mas eu e a Guerreira tinhamos que seguir adiante! Já eram 13:00h e assim que sai da cidade de Nazca, atendi ao pedido de minha mãe, e lancei pétalas ao ar, comemorando de uma forma muito especial a Ressureição de Jesus Cristo. Mais um momento de muita emoção dentro do meu capacete, que me fez cair em lágrimas! Em seguida, já pilotando pela PE-1A, paro em um mirante onde é possível avistar alguns geoglifos, mas preferi não subir, pois já os tinha avistado de cima pela manhã! Bato apenas algumas fotos e sigo em frente, para chegar em Huacachina por volta de 16:30h, já que eram apenas 150 quilômetros de distância. Chego no hotel, tomo um banho e vou atrás de um guia para que pudesse fazer o tão sonhado passeio pelas dunas de Huacachina! 17:30h lá estava eu já sentado em um enorme buggy com 8 lugares, juntos com vários outros turistas e começando a desfrutar das descidas e subidas das dunas em torno do Oásis! Me fez lembrar os passeios pelas dunas de Canoa Quebrada no Ceará! Paramos em um determinado local e o guia nos deu a possibilidade de voltar a ser criança! Descemos as dunas de esquibunda! Que delícia e que momento relax. Em seguida paramos em um ponto alto e tive a oportunidade de apreciar mais um daqueles pôr-do-sol para nunca mais sair da cabeça! Já eram 18:30h neste momento. 19:00h já estava escuro e retornamos ao ponto de partida. Volto para o hotel, e decido comer algo por ali mesmo, pois o dia tinha sido cheio e cansativo, mas que valeu a pena cada segundo! Acordo às 7:00h do 52º dia com objetivo de seguir até uma cidade chamada Barranca, 520 quilômetros de distância! Decidi atravessar a capital Lima direto, pois sabia da dificuldade de transitar por ela, e o meu objetivo era chegar no Alaska. E olha que apenas atravessando pela PE-1A em Lima, foram 2h de percurso por pouquíssimos quilometros! Saindo de Huacachina, paro um pouco adiante para abastecer, e quem eu encontro? Isso mesmo, o Antonio que conheci em Nazca! Em momento algum combinamos de pilotar juntos, mas o destino assim o fez, e por alguns dias tive o prazer de ter um parceiro de estrada. Confesso que foram dias super importantes, pois tive o prazer de pilotar com um cara que hoje eu posso dizer que é um irmão da vida que Deus me deu! Após atravessarmos Lima, e depois de todo aquele sufoco, paramos para abastecer e conversamos mais um pouco! Descobri que sua próxima parada seria em uma cidade um pouco antes de Barranca que eu havia escolhido como cidade dormitório, mas combinamos em um ponto da rodovia, o nosso encontro para o dia seguinte!
                    E assim foi o 53º dia! Nos encontramos no local definido e seguimos até Chiclayo, que estava à 585 quilômetros de distância! Neste dia, a cada parada, um bate papo legal, nos conhecendo e entendo a forma de pilotagem de cada um! E neste mesmo dia, foi que me deparei com uma realidade muito triste. Passamos por ínumeros locais com o lixo exposto às margens da PE-1A! Um tristeza para mim, pois a região andina tão preservada com suas belezas naturais e ali eu observava o contradotório do que tinha visto até então! E às 18:30h chegaríamos em nosso hotel, e de lá sairíamos para jantar e por algumas horas, falaríamos um pouco mais de nós, das nossas famílias e aventuras! Pronto! Ali cravou a nossa amizade que perpetua até hoje! No 54º dia, seria o último dia dormindo no Peru, pois no dia seguinte estaria atravessando mais uma Aduana, agora para entrar no Equador. Para isso, seria necessário percorrer por 490 quilômetros até chegar em Caleta Cruz, uma cidade banhada pelo pacífico, e a cerca de 50 km da fronteira! Neste caminho, pela rodovia PE-1A, iriamos pilotar por uma vasta região desértica e árida antes de Piura. Não havia absolutamente nada em quase 180 km! Paramos em Piura para abastecer, e seguimos ao nosso destino final naquele dia. Já era 17h e lá estávamos em mais uma parada, agora em um hotel a beira mar. Depois de cada um se acomodar em suas hospedagens, descemos para um lanche e reabastecidos, ficamos ali, sentados em uma mesa do restaurante novamente trocando idéias e por fim, apreciando outro pôr-do-sol, só que agora assistindo-o adormecer no oceano pacífico! Inesquecível! Mais um dia brindado pela experiência de estar na estrada e poder deixar uma amizade da estrada ainda mais sólida! Confesso que estava realizado com mais esse dia, e após tudo isso. fui descansar para que no dia seguinte, eu pudesse seguir a Expedição, agora em um novo país! Mas isso é para o próximo post! Um abraço.
                    COM MEU NOVO AMIGO ANTÔNIO EM FRENTE DO AVIÃO QUE NOS LEVARÁ PARA SOBREVOAR OS GEOGLIFOS DE NAZCA!

Name:	IMG_7754.jpg
Size:	64,9 KB
ID:	646289
                    ME PEDIRAM PARA EU PILOTAR! DISSE QUE SIM! MAS LOGO ME TIRARAM DALI! KKKK!

Name:	IMG_7767.jpg
Size:	69,8 KB
ID:	646290
                    SOBREVOANDO OS GEOGLIFOS DE NAZCA!

Name:	IMG_7858.jpg
Size:	62,9 KB
ID:	646291
                    ME DESPEDINDO DESSA FAMILIA MARAVILHOSA!

Name:	a768de79-5b15-454f-868d-89e40f6fd625.jpg
Size:	63,9 KB
ID:	646292
                    EU E A GUERREIRA PASSANDO PELOS GEOGLIFOS DE NAZCA!

Name:	IMG_7901.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	646293
                    PILOTANDO PELA PANAMERICANA RUMO AO ALASKA!

Name:	IMG_8055.jpg
Size:	69,6 KB
ID:	646294
                    CHEGANDO EM HUACACHINA! MAIS UMA GRANDE CONQUISTA!

Name:	IMG_7932.jpg
Size:	98,5 KB
ID:	646297
                    ASSISTINDO A UM LINDO PÔR-DO-SOL EM HUACACHINA!

Name:	IMG_7984.jpg
Size:	37,7 KB
ID:	646295
                    HUACACHINA - UM OÁSIS NO MEIO DO DESERTO PERUANO!

Name:	IMG_8028.jpg
Size:	55,1 KB
ID:	646296
                    A CAMINHO DE CHICLAYO COM MEU NOVO AMIGO ANONIO!

Name:	IMG_8128.jpg
ID:	646299
                    CONHECENDO MAIS AMIGOS NA ESTRADA A CAMINHO DE CALETA CRUZ!

Name:	IMG_8191.jpg
Size:	92,3 KB
ID:	646298
                    CURTINDO COM MEU AMIGO ANTONIO, O ÚLTIMO PÔR-DO-SOL NO PERU, AGORA COM A CONTEMPLAÇÃO DO PACÍFICO!

Name:	IMG_8240.jpg
Size:	58,5 KB
ID:	646300

Comentário

• JAILSON
                      Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                      • 47

Chegando no equador com fortes emoções.

Era o 55º dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Acordei cedo, tomei um café da manhã e em seguida fui até a areia da praia para contemplar aquele marzão maravilhoso do pacífico! Voltei para o quarto para apanhar minhas coisas e preparar a Guerreira para mais 290 quilômetros neste dia! Pronto! 9:00h e já estávamos em cima das motocas, eu e o Antonio, prontos para irmos até Guayaquil, a primeira grande cidade do Equador. Mas antes disso, seria necessário fazermos a entrada no país, e estávamos muito próximos estratégicamente! Atravessamos algumas cidades muito pobres, e algumas bem desorganizadas no que diz respeito ao trânsito! Eram 10:30h e já estávamos no complexo aduaneiro binacional! Um local onde podemos fazer a saida do Peru e a entrada no Equador! Super prático e imaginaria que seria extremamente rápido! Engano meu! Fiz todos os procedimentos de saida do Peru, que foram muito rápidos! Saida da Guerreira, a inspeção junto ao órgão de saúde referente ao Covid e por fim o meu carimbo de saida no passaporte! Em seguida fiz a entrada da Guerreira no Equador, e por último, faria a minha entrada! Mas aconteceu o inesperado! Tantos brasileiros já deveriam ter passado por ali e nada DISSO aconteceu ao meu conhecimento. Tinha que acontecer comigo! A Oficial pegou meu passaporte, meu histórico de vacinas do covid e minha carteira de vacinação de Febre Amarela. Tudo certo? Não! Ela me disse que minha vacina de Febre Amarela estava vencida! Mas no Brasil só se aplica uma vez e ela tem validade sem data como estava escrito na minha carteira! Tentei explicar de várias formas, e ela relutou em todos os meus argumentos, dizendo que eu não entraria no pais dela nestas condições! Qual a saida? Vacinar! Naquele momento fiquei estarrecido e tentando encontrar uma solução prática e rápida. Ela me deu duas possibilidades. Deixar a Guerreira ali e ir com um oficial até a cidade equatoriana mais próxima aplicar a vacina em uma clinica particular, ou fazer todos os trâmites legais, entrar no Peru novamente e fazer a atualização da minha vacina naquele pais! Continuei um pouco perturbado com tudo aquilo, pois estava completamente fora das minhas expectativas, pois estudei milimetricamente cada exigência em todas as aduanas que iria passar! Retornei então ao órgão competente de saúde do Peru para que pudessem me ajudar a entender como eu poderia resolver essa situação de forma rápida! Fui muito bem atendido pelo médico de plantão que fez algumas ligações e depois conversou comigo apresentando a solução que para ele seria a mais rápida! Ele me disse que em sua geladeira de medicamentos haveria uma ampola com a dose de combate a febre amarela para aplicar em 7 pessoas, e que por conta da forte inspeção da vigilância sanitária do pais dele, não poderia abrir e aplicar apenas em uma pessoa, no caso, eu! Qual a solução? Achar mais 6 pessoas que estivessem dispostas a tomar a vacina e ai sim protocolar o nome de cada individuo no documento público! Rapidamente, dois enfermeiros foram atrás de voluntários, e daquela forma que só Deus explica, apareceram na minha frente 3 militares, 2 vigias e o próprio enfermeiro que de dispoz a me ajudar! Simplemente incrível o que aconteceu! Todos com suas mangas do braço direito arregaçadas e sorrindo com a satisfação de poderem estar me ajudando! Isso até hoje não sai da minha cabeça! Meu grau de felicidade e gratidão naquele momento era imenso! Passadas 2:00h desde a chegada no complexo aduaneiro, volto ao balcão da mesma oficial com todos os meus documentos novamente e com a minha carteira de vacinação de febre amarela, agora peruana! Olhei para ela com meu ar de felicidade por ter conseguido, mas ela relutou em demonstrar qualquer tipo de sentimento, verificou tudo, carimbou meu passaporte e me disse, Bem vindo ao Equador! Ufa! Sai daquela sala aliviado. Enquando isso, meu amigo Antonio, Mexicano estava lá, tomando uma coca-cola aguardando pacientemente tudo isso! No momento que nos encontramos, falei com ele e expliquei que ele por ser mexicano, não era um estrangeiro suspeito de trazer essa doença para o pais deles, mas que o Brasil, Peru e Colômbia são extremamente preocupantes, pois fazemos fronteira bela Bacia Amazônica, onde acontecem os grandes focos dessa doença! Tudo resolvido, e as 13:00h seguimos em frente rumo a Guayaquil. A poucos quilômetros dali, fomos fazer o nosso primeiro abastecimento, mas curiosamente fomos impedidos de abastecer por sermos estrangeiros, e nos recomendaram seguir mais adiante para tentar em outra cidade. A explicação de um frentista não foi muito conclusiva, mas ele disse que pelo fato da gasolina equatoriana ser mais barata, muitos peruanos atravessavam para apenas abastecer! Enfim, seguimos para frente e em 65 quilômetros paramos em um posto que abasteceu sem problema algum. Então, acredito que tinha uma certa lógica o que o frentista havia me falado, no primeiro posto! Abastecidos, faltariam mais 170 quilômetros até Guayaquil! Seria um pulinho até lá, chegaríamos cedo. Que nada! Na estrada que estava nos levando estava totalmente alagada em um trecho devido às fortes chuvas dos últimos dias, o que nos obrigou a fazer um desvio de alguns quilômetros. Já no trecho desviado, mais um problema! Agora um acidente impedindo a passagem pelos dois sentidos! Tudo parado! Mas observamos alguns motociclistas nativos transitando pelo acostamento, e lá fomos nós! Passado o acidente, atravessamos extensas plantações de banana, muito próximas da rodovia! Eram quilômetros percorrendo com aqueles bananais ao lado! Já perto do destino final, o tempo começou a mudar e com certeza a chuva chegaria! Já em Durán, uma cidade vizinha de Guayaquil, o tempo foi ficando mais feio. Estando a aproximadamente 10 quilômetros do hotel, o mundo desabou! Tomamos aquele banho de chuva, para lavar a alma e nossas roupas de cordura! Chegando na frente do hotel, e foi tirar o capacete para um olhar para o outro com o ar de crianças arteiras brincando na chuva. Feito todos os procedimentos diários de uma chegada em mais um hotel, saimos para jantar e falaríamos de cada etapa individual que tomariamos em nossos percursos! Eu, em meu planejamento, ficaria mais um dia na cidade para conhecer alguns pontos turísticos, e ele, Antonio seguiria em frente a sua meta! Mas já tínhamos definido que nos encontraríamos novamente agora na Cidade do Panama! Terminamos nosso jantar, ele voltou para o seu quarto e nos despedimos com um até breve! E eu, fui aproveitar para conhecer a famosa MALECON 2000, uma beira rio lindíssima! Visito uma feirinha, bato fotos no famoso letreiro e retorno para o hotel, para no dia seguinte fazer mais turismo! Já era o 56º dia da Expedição. Falo com o recepcionista do hotel que me deu algumas dicas e saio rumo ao Monte Santa Ana com suas lindas escadarias! Subo contando cada degrau, os números que foram colocados caprichosamente até o 444! Chegava então no topo que me proporcionou uma visão geral de Guayaquil! Depois dali vou até o Parque Seminario, mais conhecida com a Plaza de las Iguanas, com suas centenas de répteis familiarizados com toda a loucura da metrópole! Faço algumas fotos e videos para mostrar para Wanessa que tem pavor desse dócil animal! Hehehe! Caminhei mais um pouco pela cidade e finalizei o dia percorrendo por cima das ruas movimentadas, por um teleférico extremamente prático e com boa locomoção na cidade! Hora de voltar para o hotel, descansar e dar mais aquela passeada pela Malecon a noite para em seguida dormir e no dia seguinte seguir para a capital Quito! Essa parte eu conto no próximo post!
                      APRECIANDO DO ÚLTIMO HOTEL NO PERU, O MARAVILHOSO OCEANO PACÍFICO!

Name:	IMG_8267.jpg
Size:	58,2 KB
ID:	646324
                      CHEGANDO EM MAIS UM PAÍS - EQUADOR!

Name:	IMG_8293.jpg
Size:	65,1 KB
ID:	646325
                      AQUELA AJUDA INCRÍVEL QUE ME AJUDOU A ENTRAR NO EQUADOR!

Name:	IMG_8299.jpg
Size:	66,9 KB
ID:	646326
                      PRIMEIRA ABASTECIDA NO EQUADOR!

Name:	IMG_8336.jpg
Size:	68,5 KB
ID:	646327
                      CHEGANDO EM GUAYAQUIL E JÁ TURISTANTO!

Name:	IMG_8358.jpg
Size:	70,0 KB
ID:	646328
                      NO DIA SEGUINTE, MAIS TURISMO! HEMICICLO DE LA ROTONDA BOLÍVAR E SAN MARTIN!

Name:	IMG_8448.jpg
Size:	76,5 KB
ID:	646329
                      SUBINDO O MONTE SANTA ANA!

Name:	IMG_8395.jpg
Size:	95,5 KB
ID:	646330
                      CHEGANDO NO TOPO DO MONTE SANTA ANA, DEPOIS DE 444 DEGRAUS!

Name:	IMG_8411.jpg
Size:	69,3 KB
ID:	646331
                      LÁ DE CIMA ERA POSSÍVEL AVISTAR TODA A BELA GUAYAQUIL!!!

Name:	IMG_8418.jpg
Size:	67,6 KB
ID:	646332
                      INDO CONHECER A PLAZA DAS IGUANAS! ERAM MUITAS!!!!

Name:	IMG_8466.jpg
Size:	99,0 KB
ID:	646333
                      CONHECENDO O MONUMENTO EM HOMENAGEM ÀS IGUANAS!

Name:	IMG_8510.jpg
Size:	99,7 KB
ID:	646334
                      ME DESPEDINDO DE GUAYAQUIL COM UM PASSEIO SOBRE A CIDADE DE TELEFÉRICO!

Name:	IMG_8522.jpg
Size:	79,1 KB
ID:	646335

Comentário

• JAILSON
                        Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                        • 47

Conhecendo quito em um dia!

Acordo no 57º dia com o objetivo de chegar na capital equatoriana, Quito, onde ficaria 2 dias para conhecer um pouco daquela histórica cidade! Saio bem cedo de Guayaquil, para percorrer os 425 quilômetros que me levariam até o meu destino do dia, mas que passaria por locais surpreendentes como as vastas selvas equatorianas com suas altas montanhas armorizadas e umidas devido ao seu clima tropical por estarmos praticamente chegando na metade do globo terrestre! Saindo de Guayaquil, a chuva havia começado, coloquei então a minha capa de chuva, e em alguns quilômetros depois, com o final da chuva, estar dentro daquela capa estava insuportável. Parei então em um ponto de ônibus abrigado e fui tirando calmamente a roupa de chuva, quando do nada, para um carro com um casal saindo de dentro apressadamente e vem ao meu encontro para me dizer que eu deveria sair daquele lugar imediatamente, pois eu seria um alvo muito fácil para ser roubado! Me assutei, coloquei tudo no baú às pressar e sai dali voando, mas antes disso agradecendo ao casal e a Deus por ter feito eles pararem para me alertar! Confesso que pilotei alguns quilômetros extremamente preocupado, mas tudo seguiu dentro da normalidade nas estradas! Após esse grande susto, pego um trecho da estrada no meio da selva feito de concreto, como vemos aqui no Brasil, que acaba sendo mais durável! Mas no Equador, o número de crateras e desníveis entre uma placa de concreto e outra era de apavorar! Pilotei na maioria do tempo nesta região em pé, para poder observar o que viria pela frente! Passado mais um susto, agora devido as condições da estrada, chego em uma região de perfeita pavimentação e com momentos de vários quilômetros de pista com 3 vias! Antes de chegar em Quito, fiz questão de parar em uma cidade chamada Latacunga, pois lá morava um cara super gente boa que me acompanhava pelo Instagram desde quando eu estava com o problema na embreagem da Guerreira la em Gobernador Gregores na Argentina! Entrei na cidade e tive o prazer de conhecer o Javito! Um mecânico de moto super gente boa que estava me aguardando juntamente com sua familia para me darem um abraço! Conversamos por um período curto, mas o suficiente para deixar mais calorosa as nossas conversas dali para frente pelo Instagram! Faltavam 110 km até o destino final desse dia, e passaria por lindas paisagens, como o Vulcão Cotopaxi! Incrível ver da rodovia a atividade dele! Chegando próximo de Quito, começa uma longa e distante descida até a parte central! Fiquei impressionado com a questão geográfica neste momento! Me lembrou um pouco a minha chegada em La Paz, mas com uma qualidade de estradas infinitamente superior! Chego no hotel, e em seguida saio para jantar e dormir cedo, pois no dia seguinte ficaria na cidade para conhecer mais um pouco das belezas equatorianas! Dia 58, e escolho dessa vez ter a Guerreira como companheira, que me levaria primeiramente até o Parque Nacional Miutad del Mundo! Chegariamos as 10h e ficaria por lá até 13:30h! Um local espetacular! Eram diversas atrações além de poder colocar um pé em cada hemisfério! Tinha muita história e cultura juntos no mesmo lugar, além de comida tipica como o famoso CUY! Muito consumido no Peru, o nosso famoso Porquinho da India, como chamamos aqui no Brasil!Já tinha experimentado a alguns anos atrás e dessa vez eu passei! Comi algumas empanadas que estavam uma delícia! Em seguida, subi meu drone para depois apreciar no conforto de minha casa todas as imagens feitas por ele e editadas para os meus episódios no canal do YouTube! Sentei a frente da famosa mesa para colocar o ovo em pé em cima de uma cabeça de prego, que consegui depois de alguns segundos! A alegria tomou conta! Mais uma vez, parecia uma criança feliz num parque de diversões! Depois de curtir cada espaco do parque, volto para o hotel, guardo a Guerreira e vou até o Mirador de Los Volcanes! O ponto mais alto para ver Quito em toda sua extensão! Subo de teleférico, mas infelizmente com a altitude e o tempo ruim, chegando lá em cima estava envolto de nuvens! Nada poderia ver! Vou até o balanço que fica próximo de um abismo, me divirto, conheço alguns adolescentes e desço para em seguida conhecer a parte histórica de Quito com suas ruas coloniais cheias de igrejas construidas pelos espanhóis que dominaram por séculos este país! Subi em um monte onde lá estava um grande monumento que era a estátua da Virgen de Panecillo! E de lá, um pouco mais baixo que o Mirador de Los Volcanes, pude apreciar a linda região histórica! Aproveito para neste dia, entrar na Iglesia de San Francisco e participar de uma missa dominical para dar mais uma purificada na alma! Feito isso, era hora de voltar para o hotel com o objetivo cumprido de aproveitar mais uma bela cidade por um dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! No dia seguinte era hora de entrar em mais um país, agora o último da etapa América do Sul, Colômbia! Mas essa história eu conto no próximo relato! Um abraço!
                        PILOTANDO PELA SELVA EQUATORIANA!

Name:	IMG_8529.jpg
Size:	87,9 KB
ID:	646336
                        ONDE PARAVA, A GUERREIRA ERA O CENTRO DAS ATENÇÕES!!!

Name:	IMG_8539.jpg
Size:	97,4 KB
ID:	646337
                        UMA PARADA EM LATACUNGA PARA DAR UM ABRAÇO EM JAVITO E SUA FAMÍLIA!

Name:	IMG_8562.jpg
Size:	84,3 KB
ID:	646338
                        PILOTANDO NO EQUADOR COM O VULCÃO COTOPAXI EM ATIVIDADE AO LADO!

Name:	IMG_8571.jpg
Size:	49,2 KB
ID:	646339
                        CHEGANDO NO PARQUE MIUTAD DEL MUNDO!

Name:	IMG_8619.jpg
Size:	95,5 KB
ID:	646340
                        LITERALMENTE NA METADE DO MUNDO!

Name:	IMG_8680.jpg
Size:	67,7 KB
ID:	646341
                        E NÃO É QUE CONSEGUIR DEIXAR O OVO EM PÉ?

Name:	IMG_8650.jpg
Size:	77,3 KB
ID:	646342
                        GUERREIRA SE DESPEDINDO DO PARQUE MIUTAD DEL MUNDO!

Name:	IMG_8738.jpg
Size:	74,6 KB
ID:	646344
                        ME BALANÇANDO NO MEIO DO NADA EM LO MIRADOR DE LOS VOLCANES!

Name:	IMG_8771.jpg
Size:	38,8 KB
ID:	646343
                        ME DIVERTINDO COM A MENINADA DE QUITO!

Name:	IMG_8782.jpg
Size:	65,3 KB
ID:	646345
                        AVISTANDO A PARTE HISTÓRICA DE QUITO DA ESTÁTUA DA VIRGEN DE PANECILLO!

Name:	IMG_8806.jpg
Size:	83,5 KB
ID:	646346
                        ENCERRANDO MAIS UM DIA! INDO A MISSA NESTA LINDA IGRESIA DE SAN FRANCISCO!

Name:	IMG_8866.jpg
Size:	64,6 KB
ID:	646347
                        Última edição por JAILSON; 22-07-24, 22:40.

Comentário

• JAILSON
                          Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                          • 47

Chegando no último país da América do Sul - Colômbia, uma experiência incrível!

Eram 7:00h da manhã do 59º dia da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos. Hora de me despedir desta linda capital e seguir a diante. Quito foi uma cidade que gostaria de poder ter ficado um pouco mais, para conhecer a história de colonização que é incrível. Quem sabe, um dia retornarei e ai sim aprender um pouco mais desse fantástico país! Estava planejado neste dia pilotar 340 quilômetros até a cidade de Pasto. Mas antes, era necessário fazermos mais um procedimento de aduana, e confesso que essa foi demorada. Em virtude da pós pandemia, muitas decisões por parte das autoridades em cada país, faziam com que tivéssemos que resolver questões ali mesmo, no instante da entrada no país! Para sair do Equador, não precisamos mais de 20 minutos para que eu e a Guerreria tivéssemos a liberação. Mas, chegando na Colômbia, descobri que era necessário fazer basicamente todos os trâmites aduaneiros via on line! Local ruim de sinal, internet ruim e ficou aquele momento de apreensão, pois era necessário resolver com rapidez, pois o dia ainda seria longo em virtude do tipo de percurso que iria ter que fazer. Depois de comprar um chip colombiano, pagar o seguro da Guerreira, fazer a minha entrada através do site colombiano juntamente com a liberação da Guerreira, deixamos a região aduaneira num período de 1:30h e seguimos a diante. Agora em solo Colombiano, o 6º país da Expedição. Um país que eu tinha muita curiosidade em conhecer, principalmente pelas suas belas rodovias contornando as lindas montanhas que fazem deste país um cenário de paisagens incríveis! Nossa primeira parada já era logo a diante, 12 quilômetros e estávamos em LAS LAJAS. Uma pequena cidade, mas com um monumento lindo para apreciar e entrar em sintomia com Deus mais umavez! Fui conhecer o Santuário de Nuestra Senõra del Rosario de Las Lajas. Sua beleza arquitetônica, cravada na montanha é algo que ficará em minha mente para sempre! Deixei a Guerreira em uma localidade com muitos ambulantes e de lá desci equipado, com o capacete em uma mão e a mala de tanque na outra mão. Foram uns 5 minutos caminhando e já estava encharcado de suor! Hehehe! Parecia que estava fazendo promessa! Chegando na frente do Santuário, vi o quanto valeu a pena o sacrifício! Surreal tudo aquilo! Chamei minha mãe para uma video chamada e ela se encantou! Passado uns 50 minutos, hora de ir embora! Subi alguns vários degraus até chegar onde a Guerreira estava, e confesso que foi mais um momento de desgaste e muito calor com aquela umidade da floresta tropical. Peguei a Guerreira e seguimos a diante, agora com o vento soprando para refrescar! Foram mais 85 quilômetros e já estávamos em Pasto, uma cidade dormitório que decidi utlizar para que no dia seguinte, fossemos até Cali, uma cidade que utilizei como base para algumas coisas importantes para seguir a diante! no 60º dia, sai de Pasto, essa bela cidade que me acolheu apenas para descansar uma noite, e fui até Cali, 390 quilômetros de estradas lindas, contornando aquelas montanhas maravilhosas, passando por inúmeras pequenas cidades com seus cotidiano intenso e por fim, chegaria no meio da tarde na cidade base para fazer uma completa revisão na Guerreira, lavar minhas roupas e dar um trato na cabeleira! Desde minha saida de Curitiba, já tinha tomado a decisão de ir até a empresa do Jorge e da Sory, a Moto Astúria! Um casal sensacional, que recebe a todos os motoviajantes do mundo inteiro. Cheguei na cidade e imediatamente fui até eles para já agendar a revisão no dia seguinte! O Jorge se prontificou imediatamente a cuidar da Guerreira, e assim o fez, cuidando de cada detalhe para que eu pudesse seguir até Prudhoe Bay no Alaska com muita tranquilidade. Aproveitei para, além da revisão geral, trocar o pneu dianteiro, que já estava na hora de substituir por segurança. Deixei a Guerreira com eles, e fui para o hotel, para que no dia seguinte, pudésse dar uma organizada em algumas coisas! No 61º dia, aproveitei a generosidade da Sory, esposa do Jorge e me indicou uma lavanderia para dar uma renovada nas roupas e aproveitei para cortar meu cabelo na PELUQUERIA que ela me recomendou. Fui atendido por um colombiano que ama o futebol brasileiro e enquanto ele cortava meu cabelo, não parava de falar do nosso futebol, e me admirava tamanho conhecimento. No final, falamos tanto que ele quse me deixou sem cabelo! Kkkkk! Cortou demais. Ri um bocado com minha esposa, pois não cortava tão curto faziam anos! Mas confesso que fez bem, pois com o calor da América Central, até me ajudou a amenizar! O dia passou rapidamente, todos os objetivos concretizados, e fui buscar a Guerreira, que estava perfeitamente em ordem, revisada e com sapato novo na frente, para que eu pudesse seguir agora até Fairbanks, onde farei a próxima troca do pneu dianteiro! Jorge e Sory foram um casal que me acolheu de uma forma muito calorosa, deixando saudades e a certeza de que o nosso mundo do motociclismo é algo que transcende qualquer explicação e conceito do que é a verdadeira amizade e amor ao próximo! Mas como sempre digo, hora de seguir a diante! Nos despedimos de forma muito calorosa e sai de lá com a Guerreira e fomos para o hotel, onde no dia seguinte, partiríamos rumo a Bogotá, o destino final da América do Sul, rumo à América Central. Dia 62, e lá estávamos, eu e a Guerreira, prontos para mais um dia de estrada,com seus 420 quilômetros passando por locais inesperados! 7:30h da manhã, e o tempo já estava nos mostrando que não seria um dos melhores dias! Mal saimos de Cali e a chuva já começou! Estradas com pista simples, muitos caminhões, inúmeras curvas serpenteando montanhas e túneis com quilômetros de distância, e sem contar com algumas mudanças de altitudes, que deixavam o clima ainda mais frio e imprevisível! Assim foi o dia com mais de 8 horas de pilotagem para estes 420 quilometros até chegar na confusa e conturbada cidade de Bogotá! Escolhi um hotel bem próximo do aeroporto, pois o objetivo a partir de agora era cuidar de todos os detalhes para embarcar a Guerreira para a Cidade do Panamá! Chegamos com muita chuva, frio e para minha surpresa, sem agua no hotel, e dessa forma, para rechar esse momento com novas histórias, tive que tomar banho de balde! Nada de mais, mas que ficou para história da Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Aproveitei muito pouco este dia, pois estava em uma região não muito propícia para turistar! Levei a Guerreira em um Lava Car, para deixar ela limpinha, pois era uma das exigências da companhia que iria levá-la para Cidade do Panamá e depois sai apenas para comer e conhecer rapidamente um pouco do cotidiano das pessoas dessa cidade! No dia seguinte, o 63º da Expedição, sai cedo do hotel e fui em direçao do aeroporto para deixar a Guerreira na Air Cargo Pack, muito conhecida por todos os motocilcistas que desejam atravessar a América Central rumo ao norte! Chegando lá, fui muito bem recepcionado e já me apresentaram o despachante aduaneiro, o Camilo que passou praticamente todo o período comigo, desde os cuidados com o despacho aduaneiro junto às autoridades colombianas, até o momento efetivamente onde eu subo a Guerreira para o barracão, onde ela ficaria guardada por mais um dia, para que depois de 2 dias chegasse até a Cidade do Panama. Depois de aproximadamente 7 horas, desde o momento da chegada até a hora de armazenar a Guerreira, colar meu adesivo no escritório, saio do aeroporto e retorno para o hotel! Dou mais uma organizada nas minhas coisas, agora apenas em uma bolsa de mão, pois todos o meu equipamento de pilotagem foi com a Guerreira, e saio para comer algo, para em seguida descansar depois de um dia cheio de movimentos diferentes do que eu estava habituado, que até então, praticamente era só pegar vento no capaecete! Acordo às 7:00h para me deslocar até o aeroporto de Bogotá, para que eu pudesse seguir a diante até a Cidade do Panamá, e me reencontrar com a Guerreira em dois dias, e neste mesmo dia rever o meu amigo Antônio do México, onde ficaríamos mais 2 dias juntos para aumentar ainda mais o nosso laço de amizade. Mas isso eu conto no próximo post!
                          SAIDA TRANQUILA DO EQUADOR

Name:	IMG_8890.jpg
Size:	94,6 KB
ID:	670744
                          BEM VINDO A COLÔMBIA!!

Name:	IMG_8893.jpg
Size:	86,2 KB
ID:	670745
                          CONHECENDO ESSE LINDO SANTUÁRIO DE LAS LAJAS

Name:	IMG_8925.jpg
Size:	99,4 KB
ID:	670746
                          PILOTANDO PELAS LINDAS ESTRADAS ARBORIZADAS NA COLÔMBIA

Name:	IMG_8957.jpg
ID:	670747
                          CHEGANDO EM CALI E SENDO RECEPCIONADO POR ESTE CASAL INCRÍVEL! JORGE E SORY DO MOTO ASTÚRIAS

Name:	IMG_9024.jpg
ID:	670748
                          GUERREIRA SENDO TRATADA COM MUITO CARINHO PELO PESSOAL DA MOTO ASTÚRIAS

Name:	IMG_8983.jpg
Size:	76,7 KB
ID:	670752
                          ANTES DE SEGUIR A DIANTE, É HORA DE DAR UM TRATO NA CABELEIRA!

Name:	IMG_8994.jpg
Size:	51,1 KB
ID:	670750
                          HORA DE SEGUIR PARA BOGOTÁ! AGORA COM CHUVA!

Name:	IMG_9032.jpg
Size:	79,6 KB
ID:	670749
                          CHEGANDO NA CONFUSA BOGOTÁ!!!

Name:	IMG_9039.jpg
Size:	61,8 KB
ID:	670751
                          DANDO UM TRATO NA GUERREIRA PARA IR PARA O PANAMÁ DE AVIÃO!!!!

Name:	IMG_9054.jpg
ID:	670753
                          GUERREIRA DEVIDAMENTE GUARDADA PARA NO DIA SEGUINTE SEGUIR PARA O PANAMÁ!

Name:	IMG_9102.jpg
Size:	82,1 KB
ID:	670754
                          FUI MUITO BEM ATENDIDO POR TODA EQUIPE DA AIR CARGO PACK!

Name:	IMG_9160.jpg
Size:	55,2 KB
ID:	670755

Comentário

• JAILSON
                            Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                            • 47

Expedição América - Uma Aventura aos Extremos! Agora na América Central!!!

Antes de embarcar para a América Central, lembrei que o 64º dia, foi um dia de descanso em sua plenitude! Fiquei o dia inteiro no hotel, saindo apenas para comer algo nos momentos que batia a fome! Mas no 65º dia, dia 1º de Maio, é chegada a hora de partir para uma nova etapa da Expedição América - Uma Aventura Aos Extremos. Hora de ira para a América Central, e o primeiro país, o Panamá, que seria o primeiro de 5 países. Depois de deixar a Guerreira na Air Cargo Pack e ter um dia de descanso, comprei a minha passagem apenas de ida para a Cidade do Panamá pela Empresa Copa, mas já sabia que deveria informar logo no momento do check-in a minha saida também aérea do Panamá! Isso acabou sendo um pequeno desafio, pois era necessário comprar uma passagem de saída! Mas como todo bom brasileiro, descobri através de algumas informações com outros motociclistas, que existia um site onde você poderia agendar a compra para o retorno por um valor simbólico, com duração de 48 horas, o que resolveu totalmente esta incômoda situação. E de fato, ao chegar no balcão da Copa, além de apresentar a minha passagem para embarque, eles me pediram a passagem de retorno. Ufa! Deu certo! Mais um desafio superado! Embarco às 9:30h e faço um vôo tranquilo passando pelo pacífico e avistando belas paisagens e às 11:35h, já estava em solo panamenho! Hora de fazer a imigração de uma forma diferente, agora sem a Guerreira que sempre estava presente nestes últimos meses! Imigração feira de forma muito tranquila, hora de reencontrar o meu amigo mexicano Antônio, que decidiu fazer um outro roteiro quando saimos de Guayaquil no Equador! Ficaríamos nos próximos 2 dias aguardando nossas companheiras de estrada, e já aproveitaríamos para bater aqueles papos sempre agradáveis e com o claro objetivo de estreitar ainda mais o nosso relacionamento que depois se tornou uma grande amizade que perpetua até os dias de hoje! Pegamos um taxi e seguimos rumo ao hotel, para em seguida pegarmos um metrô e aproveitar aquele final de dia! Fomos a um restaurante indicado por um amigo panamenho que mora em Curitiba e fomos muito bem tratados, experimentando o prato típico deles,o Sancocho! Uma sopa com especiarias e frango! Estava uma delícia!!! Saimos depois caminhando pela bela cidade e regressamos para o hotel,para que no dia seguinte pudéssemos aproveitar um pouco mais essa linda cidade! 66º dia, eu o Antonio decidimos contratar um taxista que também era o nosso guia, para que pudéssemos conhecer ao máximo o que fosse possível neste dia, pois o Antonio partiria um dia antes de mim para o seu destino próximo que era em Manágua na Nicaragua! Saimos às 9:30h do hotel e fomos direto à Puente de Las Américas, entender toda a logística dessa maravilha contruida pelo homem, o Canal do Panamá que ligam os dois oceanos, pacífico e atlântico! Ficamos lá escutando sua perfeita explicação, vimos alguns enormes navios cargueiros passando pelo canal, mas seria no dia seguinte que eu iria realmente entender, conhecer e ver o funcionamento do incrível sistema de eclusas! Saimos de lá e fomos conhecer mais um lugar fantástico, a Isla Perico, local onde os navios de turismo atracam! Após batermos a famosa foto no letreiro da cidade, seguimos até um local incrível, chamado Casco Viejo! Um local onde se encontram belíssimos casarões da época da colonização, e muitos bons restaurante! Nosso guia nos deixou neste fantástico lugar e combinamos de 3 horas depois nos encontrarmos! Saimos para uma caminhada de reconhecimento do lugar, e paramos para tomar um bom vinho e comer um peixe saboroso! Passadas as rápidas 3 horas, depois de bate papo de todas as coisas inimagináveis, nos encontramos com o nosso guia para aproveitar um pouco mais da cidade! Ao final do dia, retornamos para o hotel, saimos para jantar próximo ao hotel e em seguido voltamos ao hotel para descansar e no dia seguinte, ter o prazer de irmos buscar nossas companheiras de estrada! Já estava com saudades da Guerreira! 67º dia! Hora de buscar a Guerreira! 7 horas da manhã, já estávamos dentro do taxi rumo ao pátio do aeroporto, para irmos até a empresa que iria nos entregar as motocicletas! Lembro muito bem o calor umido insuportável que fazia naquela manhã! Chegando no local indicado pelo pessoas da Air Cargo Pack, foi necessário ter muita paciência para que conseguíssemos passar etapa por etapa, os trâmites legais para entrada das motocicletas! Era ir num lugar, caminhar com um calor insuportável para outro lugar, e assim foi a nossa manhã, para que às 11 horas, tivéssemos o prazer e a felicidade de estarmos com elas novamente! Ver a Guerreira, foi um momento de alegria plena! Saimos do pátio do aeroporto por volta das 11 horas, e voltamos para o hotel! De lá, nos despedimos mais uma vez, pois o Antonio teria um compromisso acadêmico em Manágua, e eu aproveitaria mais este dia para ficar na Cidade do Panamá e por ir conhecer o Canal do Panamá! Despedida feita, Antônio seguiria a diante neste mesmo dia e eu ficaria para curtir mais um pouco! Assim que saio do hotel, uma inesperada chuva me pega de surpresa! Em resumo, chego até o ponto de turismo do Canal do Panamá chamado Miraflores, encharcado! Hehehe! Mas com aquele calor umido da cidade, minutos depois já estava totalmente seco, e curtindo o baile dos navios nas eclusas do canal! Momento de fazer video chamada para família e mostrar essa obra fantástica!!! Após a mais um sonho realizado, era hora de voltar para o hotel e organizar a saida do dia de amanhã, pois a Expedição precisava continuar! Na manhã seguinte, o 68º dia, saimos, eu e a Guerreira às 9h da manhã, com um belo dia de sol, quente e úmido rumo a David, uma cidade muito próximo da fronteira com a Costa Rica! Seriam apenas 450 km de pilotagem neste dia, onde pude aproveitar e conhecer um pouco da bela paisagem do Panamá, e sempre atento às placas de limite de velocidade, pois aqui, depois de vários depoimentos de amigos motociclistas, os policiais para e multam mesmo!!! No meio da tarde, a chuva chegou e até a cidade de David ela nos acompanhou, e por volta de 16h chego no hotel. Mais uma daquelas cidades que serviriam apenas como dormitório! Acordei no 69º dia e precisei fazer o teste de PCR, pois ainda era uma exigência para entrada na Costa Rica! Fui até uma clínica, e 1 hora depois já estava com o resultado em mãos! Pronto para seguir a diante! Pego a Guerreira e seguimos rumo a Costa Rica! Histórias para o próximo post!!!!

Name:	39AE4F03-29D7-42F4-8B33-8A59B8DB720F.jpg
Size:	57,9 KB
ID:	671091
                            BYE BYE COLÔMBIA! ATÉ DAQUI A POUCO PANAMÁ!

Name:	IMG_9323.jpg
Size:	29,0 KB
ID:	671092
                            JÁ AVISTANDO PAISAGENS BELÍSSIMAS PRÓXIMO DA CIDADE DO PANAMÁ!

Name:	IMG_9369.jpg
Size:	73,6 KB
ID:	671093
                            COM O MEU AMIGO MEXICANO ANTONIO NA CIDADE DO PANAMÁ!

Name:	IMG_9372.jpg
Size:	75,1 KB
ID:	671094
                            PROVANDO O SANCOCHO PANAMENHO! DELÍCIOSO!

Name:	IMG_9427.jpg
Size:	87,5 KB
ID:	671095
                            CONHECENDO UMA PARTE DO CANAL DO PANAMÁ E A PUENTE DE LAS AMÉRICAS!!! INCRÍVEL!

Name:	IMG_9466.jpg
Size:	86,6 KB
ID:	671096
                            FAZENDO A TRADICIONAL FOTO DO LETREIRO COM O NOME DO PANAMÁ!

Name:	IMG_9556.jpg
Size:	78,7 KB
ID:	671097
                            CONHECENDO A LINDA CASCO VIEJO COM O MEU AMIGO MEXICANO, ANTONIO!

Name:	IMG_9683.jpg
Size:	93,0 KB
ID:	671098
                            HORA DE PEGAR A GUERREIRA PARA CONTINUAR A EXPEDIÇÃO!

Name:	IMG_9752.jpg
Size:	63,2 KB
ID:	671099
                            CONHECENDO O CANAL DO PANAMÁ! UMA MARAVILHA DO MUNDO CONSTRUÍDA PELO HOMEM!

Name:	DE261B57-136C-47EA-A8CC-430827F6B1E7.jpg
Size:	79,4 KB
ID:	671100
                            MOMENTO FANTÁSTICO DA EXPEDIÇÃO AO CONHECER ESSE LUGAR!

Name:	IMG_9825.jpg
Size:	76,5 KB
ID:	671101
                            RUMO A DAVID, CIDADE VIZINHA DA FRONTEIRA COM A COSTA RICA!

Name:	IMG_9845.jpg
Size:	73,5 KB
ID:	671102
                            JÁ PRÓXIMO DE DAVID, COM UM CALOR INSUPORTÁVEL!!!

Comentário

• JAILSON
                              Fazedor de Chuva

• Feb 2024
                              • 47

Hora de seguir para Costa Rica!

Dia 69 e era hora de partir para mais uma fronteira, agora a de Costa Rica! Acordei bem cedo e saimos rumo à cidade de Puntarenas que é banhada pelo pacífico! Preferi dormir nesta cidade, ao invés da Capital São José, dentre o principal motivo, conhecer essa linda península que é ponto de chegada, inclusive de navios de cruzeiros! Eram 9h quando saimos de David, já com o teste de PCR em mãos para apresentar no dia seguinte na entrada da Nicaragua! O Calor estava insuportável aguentar dentro do capacete e da roupa de cordura. Mesmo com a abertura dos zipers de verão da calça e jaqueta, o calor era insuportável. Levantava a viseira e aquele bafo quente era pior ainda! Lembro que neste dia foi tenso aguentar o calor! Bebi muita água para aguentar os 385 quilômetros deste dia! 12h já chego na fronteria com a Costa Rica pelo Paso Canoas! Saida do Panamá foi bem tranquila, alguns despachantes me oferencendo facilidades, mas como tinha tudo em mãos e de forma organizada, cada etapa foi muito tranquila de realizar! Feita a saida do Panamá, hora de entrar na Costa Rica. Um tempinho a mais para fazer o seguro da Guerreira, depois pagar algumas taxas para entrada no país, fui fazer a fumigação ( um tipo de controle do país para evitar entrada de pragas através de uma pulverização de pesticidas ) na Guerreira e tive o prazer de conhecer um oficial aduaneiro, o Idalgo, gente finíssima que falava bem portuguÊs, pois tinha vivido algum tempo no Rio Grande do Sul fazendo faculdade! Um cara PURA VIDA!!! Depois deum bate papo supoer agradável, saimos para seguir já em terras costariquenhas! Já se passavam 3 horas depois da chegada no Paso Canoas e sigo pela famosa estrada Panamericana! Paro em uma localidade chamada Rio Claro para comer algo e me refrescar um pouco! Abastecido, sigo pelas lindas paisagens tropicais e um pouco mais adiante, paro em um trecho de praia e vou até a beira mar para sentir a brisa no rosto, mesmo todo equipado, mas feliz por estar ali, naquele momento, desfrutando um pouquinho do lugar! Lembro bem que estava totalmente equipado e um grupo de pessoas se espantaram e não paravam de me perguntar sobre a minha trajetória. Converso um pouco com eles, mas precisava seguir, pois já eram 17h e tinha mais alguns quilômetros até Puntarenas. Saio da Playa Dominical, e fico contornando as costas montanhosas totalmente arborizadas pela direita e o oceano pacífico pela esquerda! Mais alguns quilômetros adiante, paro mais uma vez para apreciar a linda natureza deste país incrível, agora numa cidade chamada Jacó! Como já estava muito tarde, decido não entrar na cidade, e fazer apenas algumas fotos do litoral e seguir em frente! Como estava em maio, nesta época anoitece muito cedo, e percebi que neste dia, ia pegar a estrada fora do que eu habitualmente faço, que é pilotar somente durante o dia! A demora nas aduanas, minha saida às 9h, fizeram com que eu chegasse em Puntarenas às 19h já totalmente numa escuridão! Chego no hotel que havia me programado para ficar e saio para comer algo, e andar na bela beira mar dessa simpática cidade! Já jantado, volto para o hotel para descansar depois de um dia extremamente quente e úmido. 70º dia, acordo bem cedinho, e saio com a Guerreira para fazer um breve passeio pela cidade, indo até a ponta de península e desfrutar um pouquinho da paisagem! O dia de sol estava perfeito para aproveitar a praia, mas infelizmente tínhamos que seguir em frente. Bato algumas fotos do lugar, como o Farol de Puntarenas, o Píer onde chegam os navios de cruzeiro, o famoso letreiro colorido com o nome da cidade, e na volta ao hotel, ainda tive um tempinho para conhecer a catedral de pedra construída em 1902, da igreja católica de Puntarenas. Uma linda obra, e estava cheia de turistas naquele momento, pois tinha acabado de chegar um navio de cruzeiro! Passeio feito, voltei para o hotel, e comecei a me preparar para pegar a estrada! Mas antes de qualquer movimentação, eu tinha uma missão muito inusitada! Eu já tinha essa informação, e precisei esconder meu drone, pois na Nicaragua, é proibido esse tipo de filmagem! Resumidamente, achei um local estratégico embaixo do banco! Agora era seguir rumo ao Paso Peñas Blancas! Sai de Puntarenas às 11h, e mais um dia, seriam apenas 315 quilômetros ao meu próximo destino que seria a belíssima cidade de Granada que fica a beira do lago Nicarágua! 15h chego no Paso, faço a saida da Costa Rica, que foi bem rápida, e após alguns quilômetros já estava naquele que é o lugar temido por muitos motocilcistas, a Aduana da Nicarágua! Chego e já sou severamente abordado e me mandam direto para fumigação. Feito o procedimento, hora de ir ao prédio da aduana para fazer as entradas minha e da Guerreira. Depois de muita espera de quade 4 horas, pois estavam recebendo alguns ônibus com muitos turistas, e também de me deixarem esperando em alguns momentos sem nenhum sentido, parecendo até que estavam me experimentando para saber se eu iria reclamar por algo e proibir a minha entrada, chega uma oficial que me pede para ir até a Guerreira, e me pediu para abrir todos os baús! Confesso que gelei, pois ela me perguntou se eu tinha drone, e disse que não tinha! Se ela pede para levantar o banco, era o fim do drone ou talvez da minha entrada na Nicarágua! Uma dúvida que ficarei eternamente sem saber o que aconteceria! Feita toda a inspeção, hora de fazer a minha entrada. Mais um momento desgastante, pois fiquei quase 1h esperando simplesmente a boa vontade do oficial, já que não tinha mais ninguém no prédio da aduana! Sem contar com mais um pacote de taxas para serem pagar e poder entrar no país! Já estava escuro, pois como disse, nesta época anoitesse muito cedo! Eram 18:30h, e com o passaporte carimbado, já podia ficar tranquilo, pois estava passando por um obstáculo que era ter a nossa entrada permitida neste país que é super fechado para o mundo! Só que já eram 18h, totalmente escuro, e fiquei na dúvida se seguiria em frente por mais 105 quilometros, ou dormiria próximo à fronteira! Confesso que fiquei um pouco assustado com a região, com muitas pessoas estranhas, e dessa forma decidi, mesmo estando escuro e cansado, seguir até Granada! Chego na cidade depois de 2 horas pilotando com muita cautela, pois como sempre digo, quando não conheço o país, não sei como as pessoas pilotam, se tem animais próximos da auto estrada, se as pistas são bem sinalizadas! Mas com a devida prudência de sempre, somado a nada de anormal durante o percurso, chegamos na bela Granada, onde escolheria ficar um dia a mais para conhecer alguns pontos turísticos fantásticos e inesquecíveis para mim! Cheguei no hotel, e fui extremamente bem recebido. Guardo a Guerreira com segurança, mesmo sendo em frente ao hotel, tomo meu banho e saio para comer algo. Antes disso, peço ajuda para o pessoal do hotel para me indicar uma lavanderia e eles chamam uma senhora que se prontificou em lavar todas minhas roupas sujas e também a minha jaqueta e a calça de pilotagem! Feito isso saio caminhando próximo do hotel e encontro um local muito divertido com muita gente alegre, dançando, bebendo, bem diferente do que eu imaginava, por ser um país extremamente fechado!!! Tomo minha cerveja, como uma comida picante, típica da região, que infelizmente não me lembro o nome e depois de um tempinho, retorno para o hotel que era bem próximo! Hora de descansar, pois no dia seguinte iria visitar diversos lugares muito bacanas! Isso eu conto no próximo post!

Name:	IMG_9904.jpg
Size:	79,3 KB
ID:	672204
                              FAZENDO A ENTRADA NA COSTA RICA

Name:	IMG_9942.jpg
Size:	53,5 KB
ID:	672206
                              UMA PARADA NA PLAYA DOMINICAL PARA APRECIAR O PACÍFICO

Name:	IMG_9990.jpg
Size:	62,9 KB
ID:	672209
                              CONHECENDO RAPIDAMENTE PUNTARENAS NA COSTA RICA

Name:	IMG_0001.jpg
Size:	68,3 KB
ID:	672218
                              FAZENDO A FAMOSA FOTO NO LETREIRO DA CIDADE!

Name:	IMG_0024.jpg
Size:	92,3 KB
ID:	672210
                              CATEDRAL DE PUNTARENAS

Name:	IMG_0029.jpg
Size:	89,1 KB
ID:	672211
                              HORA DE ESCONDER O DRONE PARA ENTRADA NA NICARÁGUA!

Name:	IMG_0046.jpg
Size:	50,2 KB
ID:	672214
                              CHEGANDO NO PASO PEÑAS BLANCAS NA NICARÁGUA!

Name:	IMG_0050.jpg
Size:	78,7 KB
ID:	672217
                              MUITA ESPERA NA ADUANA DA NICARÁGUA!

Name:	IMG_0052.jpg
Size:	47,5 KB
ID:	672221
                              ERAM TAXAS E MAIS TAXAS!!!!!

Name:	015EE229-0604-404A-9F38-816DFF4789BA.jpg
Size:	47,0 KB
ID:	672222
                              E TINHA QUE AGUENTAR A BOA VONTADE DOS FUNCIONÁRIOS DA ADUANA! NÃO FOI FÁCIL NESTE DIA!

Name:	152EE415-8996-4ADC-9C64-6C230F2EA076.jpg
Size:	16,7 KB
ID:	672224
                              SAINDO DE PENÃS BLANCAS JÁ BEM TARDE!!!!

Name:	4FDAB49B-9616-4C44-A34C-3BACF3859FD4.jpg
Size:	49,8 KB
ID:	672225
                              MAS A RECOMPENSA VEIO, QUANDO CHEGAMOS EM GRANADA!!!

Comentário

Working...