Valente FC - PR - Renato Lopes
Collapse
X
-
-
Boa noite caros amigos FC,
No dia 10/12/2023 retornei as rutas para o Valente FC – PR. Parti de Itajaí próximo das 7 h, para evitar o tráfego intenso da BR 101 até Joinville. Já sai de casa com roupa de chuva, visto que caia um chuvisco que logo próximo a Campo Alegre se tornou uma chuva intensa, e me acompanhou até Mafra.
Cheguei em União da Vitória às 13 h, quando iniciei efetivamente os registros para esse desafio. A chuva continuou até Paula Freitas, depois deu uma trégua. Naquela tarde ainda fui a Cruz Machado, Porto Vitória e Biturana, onde pernoitei. As estradas naquele domingo estavam sossegadas. O trecho para Biturana é uma delícia para motocar, especialmente pelas curvas e intensa vegetação, tornando a viagem muito leve e prazerosa.
No dia seguinte segui para Pinhão, distante 85 km de curvas e mais curvas, com mesmo cenário do verde intenso, foi fantástico para motocar. Estrada perfeita, boa sinalização e com um aditivo da bela represa Foz de Areia, no Rio Iguaçu, onde fiz um pit stop para registro.
Em Mangueirinha, quando iniciei a fazer as fotos em frente à Prefeitura, se apresentou o Maiko, Relações Públicas da Prefeitura, que é motociclista e se ofereceu para fazer as fotos. Ao olhar alguns adesivos de viagens na moto, se iniciou um longo papo, que foi terminar no gabinete do Prefeito por mais de uma hora. Lá estavam presente o Vice-Prefeito Dorine, o Chefe de Gabinete e Secretário de Turismo Manuel Ricardo, mais o carioca Marcus, também motociclista. Entre uma água e um café foram muitas histórias. A cidade é muito organizada, bonita, limpa e com ares de desenvolvimento, apesar de seus pouco mais de 16 mil habitantes. A recepção foi amável e muito fraterna.
Naquele dia de sol após a chuva do dia anterior, acabei utilizando alguns trechos de estrada de chão, normalmente bem compactado, o que me rendeu paisagens encantadoras do interior do Paraná, em meio a muitas propriedades 100 % produtivas, com prevalência da agricultura sobre a pecuária.
Depois de 600 km rodados e 10 cidades visitadas, encerrei o dia em Quedas do Iguaçu. Cidade de colonização polonesa, conta com pouco mais de 30 mil habitantes e que oferece uma boa infraestrutura.
O terceiro dia do roteiro nos primeiros municípios da manhã, já optei por rodar por estradas municipais, algumas com calçamento de pedra irregular, cortando as plantações, outros trechos de chão e uma travessia de balsa no Rio Iguaçu para chegar a Nova Prata do Iguaçu. Região bonita onde predomina a agricultura e pecuária, com panorama interiorano.
Chegando a Bom Jesus do Sul por uma estrada municipal desde a BR 163, me chamou a atenção uma placa ostentando o título “Município livre de analfabetismo e com ensino integral”. Não furtei em parar e fotografar, pois mesmo sendo um pequeno município, que não alcança 4 mil habitantes, sempre será um título promissor e deve ser comemorado, num país onde se observa uma educação cambaleante e desvirtuada. A cidade é muito bonita, organizada e simpática.
Depois foi rodar pela região mais a oeste do Paraná, a qual já me era conhecida quando fazia o trajeto Santa Maria, RS, para Foz do Iguaçu, ou Mato Grosso. As estradas estão relativamente boas, com pequenas exceções em trechos da BR 163. No final da tarde fiquei em Capitão Leônidas Marques para o pernoite, onde a BR 163 tem bons trechos duplicados, mas ainda em obras.
Dia seguinte após um café magro, visitei apenas três cidades pela manhã, pois reservei a parte da tarde para fazer a revisão dos 10 mil km na motoca, que já estava agendada na Euro Import de Cascavel, onde cheguei por volta das 11 h. Cabe referir que o atendimento foi muito bom, beirando ao excelente, o que infelizmente não é comum na maioria da Concessionárias Brasil afora...
Final da tarde aproveitei para visitar o GCFC e querido irmão João Bastista Lima, em Matelândia. Ao chegar no hotel de propriedade do João, ele logo chegou e me convidou, tipo, quase beirando uma intimação, para ficar na em sua casa.
Foi uma noite agradabilíssima, na companhia da sua esposa Eliete, e de um casal de amigos do Mato Grosso que estava visitando-os. Enquanto o João preparava um suculento e delicioso churrasco, a conversa foi brotando, sendo regada com uma variedade de cervejas artesanais, e a colheita foi um aprendizado com um papo que foi até por volta da 1 h e 30 min. Muito bacana a simplicidade e fidalguia da recepção dos amigos.
No dia seguinte, após o café e o rescaldo do papo da noite, o João e a Eliete nos guiou até Itaipulândia, onde iria almoçar com o Sidnei e esposa, e eu segui para Missal e depois Santa Helena.
Como eu sabia que o Irmão motociclista Maçaneiro estava na cidade visitando seus pais, fiz contato e fui até o sítio onde o seu João Maçaneiro mora, para tomar um café. O café se transformou em almoço e o papo se alongou até o meio da tarde, pois acabei sendo agraciado com um tour pela cidade e parque à beira do lago, por um guia ilustre da cidade. Foram muito bacanas o aprendizado e o carinho como fui recepcionado.
Com essa agenda com os amigos, o dia ficou curto e terminei na boca da noite na cidade de Nova Santa Rosa, com ótima infraestrutura, onde pernoitei, e que me permitiu o registro do belo pôr-do-sol da região.
Já no sexto dia do roteiro continua pelo Oeste e Noroeste do PR, onde os municípios são muito próximos, apesar das estradas estaduais vicinais e de muitas curvas, consegui rodar mais de 500 km e visitar 20 cidades. A agricultura e a pecuária continuavam a dar o tom das paisagens.
Tinha a curiosidade de conhecer os Municípios de Assis Chateaubriand e Francisco Alves, pelos nomes ilustres que ostentam, mas não pesquisei nada antecipadamente. Assis é uma cidade bem legal, tipo um polo regional, com serviços e boa infraestrutura, com pouco menos de 40 mil habitantes. Francisco Alves e bem menor, com pouco mais de 6 mil habitantes, mas muito limpa, organizada e parece ter boa qualidade de vida. A região se destaca por ter uma agricultura bem diversificada, inclusive com o cultivo da cafeicultura, que parece voltar com força.
No final da tarde, após passar por Tupâssi, segui para Cascavel onde pernoitei.
Último dia desse roteiro, já retornando pela BR 277 em direção a Curitiba, visitei as últimas três cidades ao Sul da BR 277, Catanduvas, Rio Bonito do Iguaçu e Porto Barreiro, que ficaram por fazer justamente por estarem próximas a essa estrada.
Por volta das 10 h e 30 min eu dava por encerrado o roteiro, que fora previsto inicialmente para 54 municípios, mas que foi concluído com 69. Um plus que foi se agregando no curso da viagem.
Naquele mesmo sábado, dia 16 de dezembro de 2023, por volta das 20 h eu chegava em casa e fechava esse circuito com 3.480 km.
Hoje começamos a esboçar o próximo roteiro pelo Paraná.
Até lá, até lá, até lá...
Fraterno motoabraço!
E um venturoso 2024 a todos nós, com muitas boas rutas a percorrer.
Roteiro 01
Cidades visitadas no primeiro dia, 10-12-2023 - 604 Km
Paula Freitas - União da Vitória - Cruz Machado - Porto Vitória - Biturana
092/399 - Paula Freitas - PR
093/399 - União da Vitória - PR
094/399 - Cruz Machado - PR
095/399 - Porto Vitória - PR
Última edição por Renato Lopes; 22-01-24, 22:34.
Comentário
-
096/399 - Biturana - PR
Roteiro 01
Cidades visitadas no segundo dia, 11-12-2023 - 600 Km
Pinhão - Reserva do Iguaçu - Mangueirinha - Coronel Domingos Soares - Honório Serpa - Coronel Vivida - Saudade do Iguaçu - Sulina - Quedas do Iguaçu - Espigão Alto do Iguaçu
097/399 - Pinhão - PR
098/399 - Reserva do Iguaçu - PR
099/399 - Mangueirinha - PR
Última edição por Renato Lopes; 30-12-23, 01:30.
Comentário
-
-
105/399 - Quedas do Iguaçu - PR
106/399 - Espigão Alto do Iguaçu - PR
Roteiro 01
Cidades visitadas no terceiro dia, 12-12-2023 - 418 Km
Três Barras do Paraná - Nova Prata do Iguaçu - Santa Izabel do Oeste - Realeza - Ampére - Pinhal do São Bento - Santo Antônio do Sudoeste - Bom Jesus do Sul - Barracão - Pranchita - Pérola do Oeste - Bela Vista da Caroba - Planalto - Capanema - Capitão Leônidas Marques
107/399 - Três Barras do Paraná - PR
108/399 - Nova Prata do Iguaçu - PR (a internet do telefone não atualizou a localização)
109/399 - Santa Izabel do Oeste - PR
110/399 - Realeza - PR
Última edição por Renato Lopes; 30-12-23, 01:33.
Comentário
-
-
-
121/399 - Capitão Leônidas Marques - PR
Roteiro 01
Cidades visitadas no quarto dia, 13-12-2023 - 208 Km
Boa Vista da Aparecida - Santa Lúcia - Lindoeste (após a revisão da moto na Euro Import, em Cascavel, fui visitar o GCFC João Batista, em Matelândia, onde pernoitei)
122/399 - Boa Vista da Aparecida - PR
123/399 - Santa Lúcia - PR
124/399 - Lindoeste - PR
Última edição por Renato Lopes; 30-12-23, 01:35.
Comentário
-
Roteiro 01
Cidades visitadas no quinto dia, 14-12-2023 - 331 Km
Itaipulândia - Missal - Santa Helena - Diamante D'Oeste - Vera Cruz do Oeste - São Pedro do Iguaçu - Toledo - Ouro Verde do Oeste - São José das Palmeiras - Entre Rios do Oeste - Pato Bragado - Marechal Cândido Rondon - Nova Santa Rosa
125/399 - Itaipulândia - PR
126/399 - Missal - PR
127/399 - Santa Helena - PR
128/399 - Diamante D'Oeste - PR
129/399 - Vera Cruz do Oeste - PR
130/399 - São Pedro do Iguaçu - PR
Última edição por Renato Lopes; 30-12-23, 14:39.
Comentário
-
-
137/399 - Pato Bragado - PR
Roteiro 01
Cidades visitadas no sexto dia, 15-12-2023 - 528 Km
Maripá - Palotina - Terra Roxa - Francisco Alves - Iporã - Altônia - São Jorge do Patrocínio - Esperança Nova - Pérola - Cafezal do Sul - Perobal - Alto Piquiri - Brasilândia do Sul - Assis Chateaubriand - Jesuítas - Formosa do Oeste - Iracema do Oeste - Nova Aurora - Cafelândia - Tupãssi
138/399 - Maripá - PR
139/399 - Palotina - PR
140/399 - Terra Roxa - PR
141/399 - Francisco Alves - PR
142/399 - Iporã - PR
Última edição por Renato Lopes; 30-12-23, 14:40.
Comentário
-
Comentário
-
Comentário
-
Comentário
-
Comentário

Comentário