Valente FC - RS - Renato Lopes
Collapse
X
-
-
Comentário
-
Roteiro 02
Cidades visitadas no quarto dia, 26-11-2021 - 712 Km
Caxias do Sul - Nova Petrópolis - Picada Café - Morro Reuter - Santa Maria do Herval - Dois Irmãos - Novo Hamburgo - São Leopoldo
059/497 - Caxias do Sul
060/497 - Nova Petrópolis
061/497 - Picada Café
062/497 - Morro Reuter
063/497 - Santa Maria do Herval
Última edição por Renato Lopes; 20-06-22, 21:29.
Comentário
-
-
Roteiro 03 - Total km rodados: 2.632 km
Boa tarde amigos FC.
Retornei ao RS para continuar a percorrer os Municípios na região da Serra. Parti de Itajaí dia 17/01/22 por volta das 06 h e 30 min, e às 12 h e 45 min já estava em frente à Prefeitura de Glorinha. Meu plano inicial era ficar por lá até quinta-feira e retornar na sexta-feira, dia 21, com 65 cidades visitadas.
Nesse primeiro dia consegui registrar 10 Prefeituras, em um dia que experimentei temperaturas acima de 39 ºC e, no final da tarde, fortes chuvas nas cidades de Nova Rita do Sul e Esteio, onde tive de ficar por 45 min aguardando passar o temporal que se abateu pela região, deixando rastros de muitos danos em residências, árvores caídas e rede elétrica danificada.
No dia 18, iniciei os registros fotográficos pela cidade de Portão e apesar do calor que atingia o RS, o dia rendeu 23 cidades visto que praticamente todas a cidades são muito próximas. Em Ivoti ainda aproveitei para visitar duas ótimas cachaçaria, a Bockorny e a renomada Weber Haus.
Em Montenegro após fotografar a Prefeitura, fiz um pit stop para um lanche por volta das 17 h, onde o motociclista Luis, dos Gaudérios Estradeiros, parou com sua moto de trabalho de tele entrega para conversar comigo, ao perceber que eu não era da cidade. Contamos algumas histórias um para o outro, coisas de motociclistas. Ele costuma viajar nos finais de semana com sua esposa, em uma moto CB 500 da Honda, e é conhecido na região por “Tchê”.
Na boca da noite cheguei na cidade Barão, as margens da BR 470, e acabei encontrando uma ótima pousada para o pernoite.
Dia seguinte foi interessante, primeiro ao percorrer a RS 122, rodovia Synval Guazzelli, no vale dos vinhedos entre Caxias do Sul e Antônio Prado, passando por Flores da Cunha, onde se verifica a pujança da produção de uva e grandes complexos de vinícolas e hotéis com vista privilegiada do vale.
Na beira da estrada, depois de Flores da Cunha me chamou a atenção uma Igrejinha com uma linda torre de tijolos a vista, isolada e afastada da Igreja. Parei para fotografar e observei que no pé da torre se encontrava um andarilho vestindo roupa preta, para frio, com várias camadas, e um boné que parecia nunca ter sido lavado, como a própria roupa. Me aproximei daquele senhor com barba branca, que se encontrava agachado em frente a um pequeno fogo de chão, como chamamos no RS, aquecendo uma porção de feijão preto e um angu, em duas latas, tipo das de tinta, de um litro.
Me emocionei ao ver aquela cena, isso era 11 h, com sol de mais de 38 ºC, e ofereci uma barra de cereal. Ele aceitou, me agradeceu, conversamos um pouco e solicitei poderia fazer uma foto, ao que me respondeu anuindo. Uma cena inusitada para aquela região tão rica e bonita do RS, me fez relembrar muitas situações que presenciei nas minhas motoviagens mundo afora.
Após esse passeio espetacular pelo vale dos vinhedos, tive a oportunidade conhecer algumas cidades que ainda não havia estado e que eu nutria a vontade de conhecer in loco. Uma delas foi Antônio Prado, embora pequena, mas é uma das colônias italianas mais antigas no RS, possuí uma arquitetura típica com casas em madeiras centenária, muito bem preservadas, todas tombadas como patrimônio histórico. Tem uma forte produção de uva, vinho e cerveja.
Após Antônio Prado, fui para Nova Roma do Sul onde a estrada está em obras de pavimentação, e restam ainda uns 10 km de estrada de chão, mas bem conservada. De Nova Roma até Pinto Bandeira, pela RS 448, estrada muito sinuosa, em um vale muito bonito, por longo trecho costeando um rio. Uma estrada que merece ser percorrida de moto.
Ainda a tarde, passei pelo Município de Coronel Pilar. Eu tinha uma curiosidade particular em conhecer essa cidade, pois me remete ao Patrono do 1º Regimento de Polícia Militar, ao qual tive a honra de servir por vários anos, na cidade de Santa Maria. Coronel Fabrício Batista de Oliveira Pilar, foi oficial do Exército Brasileiro, que teve grande destaque pela bravura e coragem em várias batalhas quando defendia a República contra os Federalistas, vindo a falecer em combate heroicamente no ano de 1894.
O Município é pequeno, emancipado de Garibaldi no ano de 1996, conta com uma ínfima população urbana, em torno de 200 pessoas, de um total de pouco mais de 1.800 habitantes. A sede da Prefeitura é modesta, como de resto toda a pequena zona urbana. Como o Sede da Brigada Militar fica quase ao lado da Prefeitura, acabei por fazer umas fotografias. Uma casa em madeira, muito bem conservada e limpa, com a disponibilidade de uma viatura policial.
O que chama a atenção no Munícipio é a Igreja, que se destaca pela sua imponência, beleza e conservação. Também me chamou atenção um grande casario em madeira, tipicamente do interior, na cor amarela, muito bem conservado, que abriga um “bolicho”, como se diz no interior do Estado, onde acabei fazendo o lanche daquela tarde de temperaturas elevadas.
Por outro lado, me surpreendeu o tamanho grandioso da sede da Prefeitura de Poço das Antas, contrastando com a pequenina cidade e população.
Para atingir meu objetivo do dia, acabei pilotando a noite de Teutônia a Lajeado, onde pernoitei.
No dia seguinte, 20/01, acabei acrescentando mais 8 cidades no roteiro, apesar da temperatura elevada, que chegou a registrar 41 ºC no painel da moto. Fechei o dia na boca da noite em Charqueadas, com mais 19 cidades. O dia seguinte estava reservado para retornar para casa, sem antes fazer registro em Eldorado do Sul, as margens da BR 290, próximo a Porto Alegre.
Por volta das 16 h de sexta-feira já estava em casa, com mais 74 cidades visitadas.
Cidades visitadas no primeiro dia, 17-01-2022 - 735 Km
Glorinha - Viamão - Alvorada - Cachoeirinha - Gravataí - Canoas - Nova Santa Rita - Esteio - Sapucaia do Sul - Campo Bom
067/497 - Glorinha
068/497 - Viamão
069/497 - Cachoeirinha
070/497 - Alvorada
071/497 - Gravataí
Última edição por Renato Lopes; 13-02-22, 23:58.
Comentário
-
Comentário
-
Roteiro 03
Cidades visitadas no segundo dia, 18-01-2022 - 373 Km
Portão - Capela Santana - Estância Velha - Ivoti - Lindolfo Collor - Presidente Lucena - Linha Nova - São José do Hortêncio - Vale Real - Alto Feliz - Feliz - São Vandelino - Tuparendi - Bom Princípio - São Sebastião do Caí - Harmonia - Pareci Novo - Montenegro - Brochier - Maratá - São José do Sul - Salvador do Sul - São Pedro da Serra - Barão
077/497 - Portão
078/497 - Capela Santana
079/497 - Estância Velha
080/497 - Ivoti
081/497 - Lindolfo Collor
082/497 - Presidente Lucena
Comentário
-
-
Comentário
-
Comentário
-
099/497 - São Pedro da Serra
100/497 - Barão
Roteiro 03
Cidades visitadas no terceiro dia, 19-01-2022 - 501 Km
Carlos Barbosa - Garibaldi - Farroupilha - Flores da Cunha - Nova Pádua - Antônio Prado - Ipê - Nova Roma do Sul - Pinto Bandeira - Bento Gonçalves - Monte Belo do Sul - Santa Tereza - Coronel Pilar - Boa Vista do Sul - Imigrante - Colinas - Westfalia -Poço das Antas - Teutônia - Lajeado
101/497 - Carlos Barbosa
102/497 - Garibaldi
103/497 - Farroupilha
Última edição por Renato Lopes; 27-01-22, 17:16.
Comentário
-
-
Comentário
-
Comentário
-
Comentário

Comentário