Valente FC - RS - Renato Lopes

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Renato Lopes
    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
    • 900

Roteiro 04 A - Total de Km rodados: 1.439 km em 5 dias.

Boa noite caros irmãos FC,

No dia 20 de abril partimos de Itajaí, SC, com o objetivo de participar do 16º Aniversário da SubSede Planalto Médio, do MCBDA, que foi realizada em Passo Fundo no RS. Fomos pernoitar em Soledade na casa do casal Rui Dipp e Andiara, os quais sempre nos recebem de forma muito carinhosa e atenciosa. Após aquele papo tradicional e um cafezinho, fomos convidados para jantar com os irmãos de longa data, Jorge e Bicudo, com a esposas, e foi uma noite muito agradável de confraternização entre irmãos.

Dia 21 partimos de Soledade antes das 9 h em direção a Passo Fundo, acompanhado dos irmãos de Soledade, sem antes eu fazer o registro da Prefeitura de Soledade, que se localiza muito perto da Praça Centra e da residência do Rui Dipp.

Chegando a Passo Fundo fomos direto para o evento, que teve um magnífico almoço e a alegria era perfeita entre todos. E encontrar um grande número de irmãos do MCBDA do RS, e tantos outros de SC, os quais conheço na grande maioria foi especial.

Assunto sobre moto e viagem não faltou, rendeu longas conversas e trocas de informações. E como tudo estava justo entre todos os participantes, a confraternização foi se alongando e chegamos na hora do jantar sem nos dar conta que o tempo havia passado.

Após o jantar nos despedimos dos irmãos agradecendo o dia de reencontros e encontros, nos recolhemos para o hotel para o descanso merecido.

O dia 22 amanheceu com a temperatura bem baixa e tivemos que reforçar nas roupas de viagem. Após o café fomos até Prefeitura de Passo Fundo para fazer mais um registro para o Valente FC - RS, localizada na saída da cidade em direção a BR 285. Nossa ideia era pernoitar em Rio do Sul, pois no sábado teríamos outra confraternização da SubSede Foz do Itajaí, em Ituporanga, SC.

Ao longo do itinerário que nos levaria a Rio do Sul, aproveitei para registrar mais alguns municípios, e o primeiro foi Mato Castelhano. A viagem estava tranquila e eu pilotava em velocidade moderada, pois a temperatura ainda era baixa e o Sol não quis dar o ar da graça. Uns 14 km antes de Caseiros, surgiu um alerta no painel da moto informando que a calibragem do pneu traseiro estava baixa. Comecei a monitorar e a pressão do pneu continuava a baixar. Sabia que estava próximo de Caseiros e imediatamente direcionei meu “radar” para encontrar alguma borracharia ou mesmo um posto de serviço. Na chegada a Caseiros, antes do acesso principal avistei uma borracharia.

Identificado um pequeno furo, foi reparado com “macarrão”, sem a necessidade de remover a roda. Calibrado o pneu, entrei na cidade para fazer o registro na prefeitura. Após as fotos observei novo aviso no painel mostrando que a pressão novamente estava baixa. Como estava perto da borracharia, retornamos e relatamos que continuava a perder pressão. Foi necessário desmontar a roda, e claro que eles não tinham as chaves adequadas. Mas como sempre rodo com esse kit de chaves, eu mesmo retirei a roda e ainda auxiliei o borracheiro a remover um prego que perfurou o pneu como um anzol, em duas posições.

Vulcanizado o pneu, seguimos viagem, parando novamente em Barracão, onde realizamos o registro na prefeitura e retornamos para a estrada em busca de restaurante para almoçar, pois na cidade não encontramos.

Ao nos aproximarmos da divisa do RS com SC encontramos uma estrada em péssimas condições, com o pavimento totalmente deteriorado. Até parece uma síndrome nas divisas de Estados essa situação, pois tenho observado em muitas regiões, especialmente quando não se trata de uma rota principal.

Chegamos em Rio do Sul no final da tarde, com o trecho percorrido em boas condições e com pouco tráfego para uma sexta-feira.

No sábado participamos juntamente com os Brothers de Itajaí, de uma ótima confraternização no Park Hotel Clasen, Ituporanga, um local muito aprazível e com várias opções de lazer.

No domingo tomamos o café com os irmãos motociclistas, mas partimos rapidamente, pois eu precisava chegar em casa antes do meio-dia, para buscar o Number One e minha nora que estavam chegando de viagem, no aeroporto de Navegantes. Ao final tudo ocorreu como planejado e foi mais uma viagem de grandes encontros e muita alegria.

Até a próxima incursão pelo RS...

Fraterno motoabraço.

Cidades visitadas nos dias 21 e 22/04/22022.

Soledade - Passo Fundo - Mato Castelhano - Caseiros - Barracão

191/497 - Soledade

Click image for larger version

Name:	Soledade.jpg
Views:	1
Size:	87,4 KB
ID:	538686 Click image for larger version

Name:	Soledade1.jpg
Size:	79,6 KB
ID:	538687 Click image for larger version

Name:	Soledade3.jpg
Size:	86,1 KB
ID:	538689

192/497 - Passo Fundo

Name:	Passo Fundo.jpg
Size:	100,4 KB
ID:	538691 Click image for larger version

Name:	Passo Fundo1.jpg
Size:	96,4 KB
ID:	538692

193/497 - Mato Castelhano

Name:	Mato Castelhando.jpg
Size:	57,8 KB
ID:	538693 Click image for larger version

Name:	Mato Castelhano1.jpg
Size:	58,1 KB
ID:	538694

194/497 - Caseiros

Name:	Caseiros.jpg
Size:	91,0 KB
ID:	538696 Click image for larger version

Name:	Caseiros1.jpg
Size:	82,3 KB
ID:	538697

195/497 - Barracão

Name:	Barracão.jpg
Size:	63,3 KB
ID:	538698 Click image for larger version

Name:	Barracão1.jpg
Size:	65,7 KB
ID:	538699
    Última edição por Renato Lopes; 26-06-22, 20:19.

Comentário

• Renato Lopes
      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
      • 900

Roteiro 05 - Total de Km rodados: 3.030 km em 7 dias.
      De 11/05 a 17/05/2022

Boa noite amigos FC,

Dia 11 de maio retomei o desafio Valente FC – RS, partindo de Itajaí, SC, agora com a moto XRE 300 que adquiri a pouco tempo. A tocada até chegar a primeira cidade a ser visitada no RS, Barra do Ribeiro, foi bem tranquila, em velocidade que variou entre 100 e 110 km/h, só pista duplicada por 586 km. A ideia inicial para esse primeiro dia seria 5 municípios, mas como eu havia combinado de visitar um colega de turma de Aspirantes, em Tapes, acabei deixando para o dia seguinte a cidade de Sertão Santana.

O acesso a Mariana Pimentel não tem pavimentação asfáltica, mas a estrada estava muito boa e não tive qualquer dificuldade com a moto XRE 300 que se comportou muito bem, permitindo manter uma velocidade em torno de 70 km/h.

O reencontro com meu colega Rosado foi ótimo, relembramos muitas histórias e tive a grata satisfação de saber que seu filho, que reside em Curitiba, é motociclista e está iniciando a lida de realizar grandes viagens. E para coroar o encontro não pode faltar um suculento churrasco feito por um fraterno amigo da nascido na campanha, em Santana do Livramento.

No dia seguinte recuperei o município do dia anterior, Sertão Santana, onde aproveitei para fazer uma limpeza no conjunto da relação da moto e lubrificar. Depois segui para Cerro Grande do Sul, acesso desde a BR 116 de estrada de chão, com trechos bons e outros nem tanto, mas com a XRE 300 foi um passeio, pois a moto demonstrou ter uma suspensão muito macia.

Na sequência fui fazer o registro em Arambaré, Chuvisca e Dom Feliciano, e já no final da tarde voltei a BR 116 para pernoitar na cidade de Cristal, percorrendo no dia 396 km.

Na manhã seguinte após o café, observei que havia muita neblina e a temperatura estava em torno dos 6 graus. Segui para Amaral Ferrador, trecho todo de estrada de chão, na maior parte bem conservada, muita curva e nas primeiras horas da manhã praticamente sem movimento. Cheguei em frente a Prefeitura ainda com muita neblina e frio. Um funcionário da pequena Prefeitura veio conversar, pois também curte o motociclismo. Me ofereceu café e me falou um pouco da jovem cidade que estava completando 34 anos de emancipação.

Depois de registrar a Prefeitura de Arroio do Padre, fiz uma parada em Pelotas para almoçar com meu estimado Brother Rui Araujo, que também está realizando o desafio Valente FC – RS. Colocamos a conversa em dia e o Rui me acompanhou até o entroncamento da BR 116 com BR 293, onde nos despedimos, para eu seguir em direção a Arroio Grande, mais ao Sul.

Na sequência foi a vez de visitar Herval, cidade conhecida na região Sul como Sentinela da Fronteira, pois faz limite territorial ao Sul com o país vizinho, Uruguai. Depois segui para Pedro Osório e Cerrito, cidades distantes 4 km uma da outra. A prefeitura de Cerrito estava em obra de manutenção e pintura externa, aliás tanto a sede da Prefeitura como a cidade são muito acanhada.

No final da tarde cheguei a Piratini, cidade história do RS, foi a capital da República Rio-Grandense no período da Revolução Farroupilha entre os anos de 1836 a 1845. Possuí vários prédios tombados e parece viver da história, pois avançou muito pouco em desenvolvimento sócio-econômico desde lá. Logo ao chegar na cidade tive tempo de buscar uma barbearia para cortar o cabelo, onde ouvi boas histórias do barbeiro que mantem as tradições com o traje típico do gaúcho.

Após fazer o registro na Prefeitura fiz um giro pela cidade para fazer algumas fotos, visto que no dia seguinte, um sábado, os museus estariam fechados a visitação.

Para fechar o dia me hospedei no Hotel Farroupilha, só para manter a tradição, e fui jantar no Restaurante Pialo, muito bom. Apesar de ser turística, a cidade carece de hotelaria e restaurantes.

Sábado pela manhã com temperatura de inverno antecipado e nevoeiro segui para Pinheiro Machado e de lá para Pedras Altas. A estrada foi uma das piores que já transitei. Seguramente havia muito tempo que não fazem manutenção, pois as erosões eram absurdas. E um pequeno trecho que um dia foi asfaltado se transformou em uma terrível armadilha, um perigo para qualquer veículo.

Fiquei impressionado como os caminhões e até carretas que transportam a produção de gado da região circulam por aquela rodovia estadual, RS 608. Um crime contra os produtores da região. “Uma vergonha”, como diria o Jornalista Boris Casoy.

Chegando nessa pequena cidade que se emancipou em 1996, que mais parece continuar uma pequena vila, como na sua fundação, e que a passou ter importância na região pela linha férrea e estação que por lá foi construída nos idos de 1898.
      Mas localidade passou a ser conhecida com o estabelecimento da Granja Pedras Altas, pelo seu idealizador Joaquim Francisco de Assis Brasil. Assis Brasil foi um homem que estava bem além do seu tempo, advogado, diplomata, político proeminente no RS e no Brasil, trouxe das suas visitas ao exterior grandes avanços para a agricultura e pecuária brasileira, sendo pioneiro no confinamento e ordenha da raça Jersey no país.

A propriedade que tive o privilégio de visitar apesar de estar fechada ao público, para manutenção e reforma pelo novo proprietário, pois os herdeiros da família Assis Brasil acabam de vender a propriedade para um empresário de Santa Maria, RS.

A partir de informações do proprietário do posto de gasolina local, me aventurei a tentar entrar na propriedade para conhecer. A esposa do encarregado da propriedade após minha apresentação, se dispôs a fazer um telefonema ao marido, que autorizou eu entrar a pé.

Estava me aguardando próximo ao belo Castelo das Pedras Altas, construído pelo Joaquim F. Assis Brasil. Após minha apresentação, argumentação do meu projeto de viagem, de onde vinha e tal, se estabeleceu uma empatia instantânea e ele me mostrou toda a propriedade, exceto adentrar ao castelo, pois está todo monitorado por câmaras e só o proprietário autoriza quando por lá está, de abrir a visitantes antes da conclusão das reformas projetadas.

O projeto é recuperação total do castelo e demais dependência da propriedade para futuras visitações turística.
      Alguns dados que o Enio me passou é de impressionar, como os 12 quartos do castelo, cada um com lareira. A construção teve início em 1903 e sua conclusão em 1013, e ao todo são 44 cômodos e possuía iluminação que usava um tipo de gás a base de carbureto, ou algo parecido, produzido por uma engenhoca, que canalizava o gás até as luminárias.

A propriedade é um espetáculo, arquitetura em estilo medieval e inspirações nos famosos castelos europeus, e nos faz pensar sobre a sua construção com tanta qualidade e beleza naquela época que o acesso a tudo era difícil.

A biblioteca do castelo segundo me informou, é a segunda maior biblioteca particular da América Latina e conta com aproximadamente 25 mil livros. Uma raridade ameaçada pelo abandono dos herdeiros com a manutenção do castelo, que sempre foi um sonho de Assis Brasil em transformá-lo em uma propriedade aberta a população, especialmente a biblioteca. Mas isso só agora parece ter uma real possibilidade, pois jamais foi realizado. O castelo parece ser a razão de Pedras Altas existir até os dias de hoje.

Chama a atenção de qualquer visitante atento, uma frase nos ladrilhos de acesso ao castelo mandado insculpir por Assis Brasil.
      “Bemvindo a mansão que encerra. Bura(Dura) lida e doce calma: O arado, que educa a terra: O livro, que amãnha a alma.”

Espero ainda ter o privilégio de poder retornar e visitar o Castelo das Pedras Altas após sua restauração e abertura ao público. Digo isso pois presencie intenso trabalho na propriedade, o que me permite essa esperança.

Após várias fotos e agradecer a cordialidade e atenção do Enio, me despedi dele e da família e ainda fui fazer alguns registros da pequena cidade.
      Segui para Candiota, mas por uma estrada municipal que liga as duas cidades, passando pela Usina Termoelétrica Presidente Médici, antes de chegar a cidade. Estrada de terra que estava em ótimas condições de trafegabilidade, infinitamente mais segura que a RS 608 para Pinheiro Machado.

Feito o registro em Candiota, ainda deu tempo para uma paradinha no monumento a Batalha do Seival, as margens da BR 293. Depois foram Bagé, Dom Pedrito, Santa do Livramento e terminei o dia em Rosário do Sul, terra do FC Rui Araújo e cidade da praia das areias brancas, do Rio Santa Maria, onde pernoitei.

Segue nos post seguinte...

Cidade visitadas no primeiro dia, 11-05-2022 - 714 Km

Barra do Ribeiro - Mariana Pimentel - Barrão do Triunfo - Tapes

196/497 - Barra do Ribeiro (duas última da Câmara de Vereadores)

Name:	Barra do Ribeiro.jpg
Size:	77,2 KB
ID:	539861 Click image for larger version

Name:	Barra do Ribeiro1.jpg
Size:	70,9 KB
ID:	539862 Click image for larger version

Name:	B Ribeiro.jpg
Size:	73,7 KB
ID:	539859 Click image for larger version

Name:	B Ribeiro1.jpg
Size:	70,2 KB
ID:	539860

197/497 - Mariana Pimentel

Name:	Mariana Pimentel.jpg
Size:	80,8 KB
ID:	539863 Click image for larger version

Name:	Mariana Pimentel1.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	539864

198/497 - Barão do Triunfo

Name:	B Triunfo2.jpg
Size:	84,6 KB
ID:	539865 Click image for larger version

Name:	B Triunfo1.jpg
Size:	77,1 KB
ID:	539866

199/497 - Tapes

Name:	Tapes2.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	539867 Click image for larger version

Name:	Tapes1.jpg
Size:	72,2 KB
ID:	539868

Roteiro 05

Cidade visitadas no segundo dia, 12-05-2022 - 396 Km

Cerro Grande do Sul - Sertão Santana - Arambaré - Chuvisca - Dom Feliciano

200/497 - Cerro Grande do Sul

Name:	Cerro Grande do Sul.jpg
Size:	93,2 KB
ID:	539869 Click image for larger version

Name:	Cerro Grande do Sul1.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	539870
      Última edição por Renato Lopes; 24-07-22, 22:01.

Comentário

• Renato Lopes
        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
        • 900

Continuação do Relato do Roteiro 05

Dia seguinte, um domingo que amanheceu chuviscando, segui para registrar a prefeitura de São Gabriel. Uma tristeza ao chegar em frente à prefeitura, um prédio que é histórico, com sua construção em estilo capitólio de 1922, embora com boa pintura, sua entrada principal estava completamente tomada de pichações.

O registro dos municípios de Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul foi rápido, pois as duas cidades estão localizadas nas margens da BR 290.

Antes de me deslocar para Santa Maria, onde a Wilma me esperava, fiz um desvio para a direita na BR 392 em direção a Santa da Boa Vista, para fazer uma visita a uma grande irmão e motociclista Sezefredo Lopes. Estava em sua nova morada no interior do município e tive certa dificuldade de chegar, pois com a chuva a estrada estava difícil de rodar. Pelo caminho, me deparei em uma colina, com seis caminhões transportando madeira, atolados e impedindo o tráfego devido a estrada municipal ser muito estreita. Como eu estava de moto, consegui passar com cautela por um pequeno espaço de um metro entre os caminhos e a vala.

A recepção foi típica da campanha, churrasco, comida campeira da melhor qualidade e doces caseiros, tudo feito pela família. De quebra conheci a D. Rosa, mãe do Lopes I, do irmão Alci, e cunhada Neiva. Foram momentos de muita confraternização e alegria, em um ambiente muito aconchegante e que tem uma importância afetiva muito grande ao meu Brother, com uma linda vista da região, justificando o nome da propriedade de Bela Vista.

Antes do entardecer enfrentei mais um pouco do barro até chegar a BR 392, que me levaria a Santa Maria, onde cheguei por voltas das 17 h e 30 min.

Na segunda-feira foi dia pegar algumas cidades da região que não dispõe de acesso com pavimentação. Segui para Toropi, depois para Quevedos. Na minha última estada em Quevedos, a localidade ainda era Distrito de Júlio de Castilhos. Foi um dos lugares que me surpreendeu muito nessa minha incursão pelo RS, pois pude constatar um crescimento relevante e muito bem planejado, com prestadores de serviço atenciosos, estabelecimentos com ótimo padrão, limpeza de dar inveja em muitas cidades antigas ou badaladas. Gostei muito.

Outra cidade que fiquei feliz de rever foi Jari, antes Distrito de Tupanciretã, muito parecida com o padrão de Quevedos. Registro meus cumprimentos a população e as administrações destas duas cidades.
        Antes de retornar a Santa Maria, foi a vez de passar por São Martinho da Serra, que me pareceu não ter mudado muito, além da estrada de terra que está em obras para pavimentação. Espero que a chegada do asfalto favoreça o crescimento do Município.

Dia 17 segui em direção a Quarta Colônia, próximo a Santa Maria, onde comecei por Pinhal Grande, distante 97 km. Depois por estradas municipais de terra, com algumas Serras e muita mata, cheguei a Ivorá. Outra cidade que se desenvolveu significativamente, especialmente em razão da boa gastronomia italiana e o turismo religioso e das belas cachoeiras da região.

Estando da cidade, me lembrei que um grande colega da Brigada Militar e que também foi Prefeito da cidade, Major Binotto, que lá possuí residência. Fiz contato através de uma funcionária da Prefeitura, pois meu telefone da Claro não tinha sinal.
        Combinamos de almoçar juntos para um abraço fraterno, o que rendeu uma ótima conversa, e depois ainda tivemos tempo para conhecer a residência do amigo e tomar um café passado. Um dia de boas lembranças.

Retornado a Santa Maria, onde deixei a motoca para descansar até o próximo roteiro, que espero não se demore muito.

Até breve, até breve...

201/497 - Sertão Santana

Name:	Sertão Santana.jpg
Size:	96,1 KB
ID:	539871 Click image for larger version

Name:	Sertão Santana1.jpg
Size:	79,3 KB
ID:	539872

202/497 - Arambaré

Name:	Arambaré.jpg
Size:	93,4 KB
ID:	539873 Click image for larger version

Name:	Arambaré1.jpg
Size:	84,7 KB
ID:	539874 Click image for larger version

Name:	Arambaré2.jpg
Size:	73,4 KB
ID:	539875 Click image for larger version

Name:	Arambaré4.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	539876

203/497 - Chuvisca

Name:	Chuvisca.jpg
Size:	83,6 KB
ID:	539877 Click image for larger version

Name:	Chuvisca1.jpg
Size:	75,8 KB
ID:	539878

204/497 - Dom Feliciano

Name:	Dom Feliciano.jpg
Size:	99,9 KB
ID:	539879 Click image for larger version

Name:	Dom Feliciano1.jpg
Size:	95,6 KB
ID:	539880

Roteiro 05

Cidade visitadas no terceiro dia, 13-05-2022 - 560 Km

Amaral Ferrador - Arroio do Padre - Arroio Grande - Herval - Pedro Osório - Cerrito - Piratini

205/497 - Amaral Ferrador

Name:	Amaral Ferrador2.jpg
Size:	68,0 KB
ID:	539881 Click image for larger version

Name:	Amaral Ferrador1.jpg
Size:	69,2 KB
ID:	539882
        Última edição por Renato Lopes; 24-07-22, 22:03.

Comentário

• Renato Lopes
          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
          • 900

206/497 - Arroio do Padre

Name:	Arroio do Padre.jpg
Size:	88,7 KB
ID:	539883 Click image for larger version

Name:	Arroio do Padre1.jpg
Size:	75,3 KB
ID:	539884

207/497 - Arroio Grande

Name:	Arroio Grande.jpg
Size:	74,0 KB
ID:	539885 Click image for larger version

Name:	Arroio Grande1.jpg
Size:	71,4 KB
ID:	539886 Click image for larger version

Name:	Arroio Grande2.jpg
Size:	62,4 KB
ID:	539887

208/497 - Herval

Name:	Herval2.jpg
Size:	92,6 KB
ID:	539888 Click image for larger version

Name:	Herval1.jpg
Size:	81,7 KB
ID:	539889 Click image for larger version

Name:	Herval6.jpg
Size:	80,2 KB
ID:	539890

209/497 - Pedro Osório

Name:	Pedro Osório.jpg
Size:	74,2 KB
ID:	539891 Click image for larger version

Name:	Pedro Osório1.jpg
Size:	74,9 KB
ID:	539892

210/497 - Cerrito (em restauração)

Name:	Cerrito1.jpg
Size:	76,3 KB
ID:	539893 Click image for larger version

Name:	Cerrito4.jpg
Size:	76,2 KB
ID:	539894
          Última edição por Renato Lopes; 28-06-22, 17:51.

Comentário

• Renato Lopes
            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
            • 900

211/497 - Piratini

Name:	Piratini2.jpg
Size:	85,4 KB
ID:	539895 Click image for larger version

Name:	Piratini1.jpg
Size:	72,0 KB
ID:	539896 Click image for larger version

Name:	Piratini6.jpg
Size:	84,0 KB
ID:	539897 Click image for larger version

Name:	Piratini4.jpg
Size:	75,6 KB
ID:	539898 Click image for larger version

Name:	Piratini8.jpg
Size:	69,5 KB
ID:	539899

Roteiro 05

Cidade visitadas no quarto dia, 14-05-2022 - 512 Km

Pinheiro Machado - Pedras Altas - Candiota - Hulha Negra - Bagé - Dom Pedrito - Santa do Livramento - Rosário do Sul

212/497 - Pinheiro Machado

Name:	P Machado3.jpg
Size:	87,7 KB
ID:	539929 Click image for larger version

Name:	P Machado1.jpg
Size:	75,1 KB
ID:	539930

213/497 - Pedras Altas

Name:	Pedras Altas1.jpg
Size:	91,6 KB
ID:	539937 Click image for larger version

Name:	Pedras Altas2.jpg
Size:	79,1 KB
ID:	539938 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-05-16 at 23.07.04.jpg
Size:	92,9 KB
ID:	539939 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-05-16 at 23.07.23.jpg
ID:	539940 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-05-16 at 23.07.25.jpg
Size:	90,7 KB
ID:	539941
            Última edição por Renato Lopes; 27-06-22, 23:02.

Comentário

• Renato Lopes
              Fazedor de Chuva

• Dec 2011
              • 900

214/497 - Candiota

Name:	Candiota.jpg
Size:	92,8 KB
ID:	539911 Click image for larger version

Name:	Candiota1.jpg
Size:	90,1 KB
ID:	539912 Click image for larger version

Name:	Candiota2.jpg
Size:	59,7 KB
ID:	539913 Click image for larger version

Name:	Candiota3.jpg
Size:	94,1 KB
ID:	539914

215/497 - Hulha Negra

Name:	Hulha Negra.jpg
Size:	74,2 KB
ID:	539916 Click image for larger version

Name:	Hulha Negra1.jpg
Size:	77,1 KB
ID:	539917

216/497 - Bagé

Name:	Bagé2.jpg
Size:	94,1 KB
ID:	539918 Click image for larger version

Name:	Bagé1.jpg
Size:	92,1 KB
ID:	539919

217/497 - Dom Pedrito

Name:	Dom Pedrito.jpg
Size:	94,2 KB
ID:	539920 Click image for larger version

Name:	Dom Pedrito1.jpg
Size:	81,2 KB
ID:	539921

218/497 - Santana do Livramento

Name:	S Livramento1.jpg
Size:	94,5 KB
ID:	539923 Click image for larger version

Name:	S Livramento2.jpg
Size:	80,1 KB
ID:	539924

Comentário

• Renato Lopes
                Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                • 900

219/497 - Rosário do Sul

Name:	Rosário do Sul.jpg
Size:	70,0 KB
ID:	539926 Click image for larger version

Name:	Rosario do Sul1.jpg
Size:	63,6 KB
ID:	539927

Roteiro 05

Cidade visitadas no quinto dia, 15-05-2022 - 385 Km

São Gabriel - Santa Margarida do Sul - Vila Nova do Sul

220/497 - São Gabriel

Name:	São Gabriel.jpg
Size:	97,3 KB
ID:	539931 Click image for larger version

Name:	São Gabriel1.jpg
Size:	84,4 KB
ID:	539932

221/497 - Santa Margarida do Sul

Name:	Santa Margarida do Sul.jpg
Size:	66,1 KB
ID:	539933 Click image for larger version

Name:	Santa Margarida do Sul1.jpg
Size:	63,2 KB
ID:	539934

222/497 - Vila Nova do Sul

Name:	Vila Nova do Sul.jpg
Size:	93,4 KB
ID:	539935 Click image for larger version

Name:	Vila Nova do Sul1.jpg
Size:	81,9 KB
ID:	539936

Roteiro 05

Cidade visitadas no sexto dia, 16-05-2022 - 250 Km

São Martinho da Serra - Toropi - Jari - Quevedos

223/497 - São Martinho da Serra

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.39 (2).jpg
Size:	77,2 KB
ID:	539996 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.39 (3).jpg
Size:	73,6 KB
ID:	539997

224/497 - Toropi

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (4).jpg
Size:	77,5 KB
ID:	539998 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (5).jpg
Size:	79,2 KB
ID:	539999
                Última edição por Renato Lopes; 28-06-22, 18:40.

Comentário

• Renato Lopes
                  Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                  • 900

225/497 - Jari

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.39.jpg
ID:	540000 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.39 (1).jpg
Size:	73,5 KB
ID:	540001

226/497 - Quevedos

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (6).jpg
Size:	79,7 KB
ID:	540002 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (7).jpg
Size:	82,0 KB
ID:	540003

Roteiro 05

Cidade visitadas no sétimo dia, 17-05-2022 - 212 Km

Pinhal Grande - Ivorá - Itaara

227/497 - Pinhal Grande

Name:	Pinhal Grande.jpg
Size:	81,7 KB
ID:	540004 Click image for larger version

Name:	Pinhal Grande1.jpg
Size:	66,4 KB
ID:	540005

228/497 - Ivorá

Name:	Ivorá.jpg
Size:	94,9 KB
ID:	540006 Click image for larger version

Name:	Ivorá1.jpg
Size:	95,3 KB
ID:	540007 Click image for larger version

Name:	Ivorá2.jpg
Size:	62,6 KB
ID:	540008 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.32.jpg
Size:	99,6 KB
ID:	540009

229/497 - Itaara

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (2).jpg
Size:	102,0 KB
ID:	540010 Click image for larger version

Name:	WhatsApp Image 2022-06-28 at 18.32.38 (3).jpg
Size:	98,5 KB
ID:	540011
                  Última edição por Renato Lopes; 28-06-22, 19:08.

Comentário

• Renato Lopes
                    Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                    • 900

Roteiro 06 - Total de Km rodados: 3.290 km em 8 dias.
                    De 05/07 a 14/07/2022

Boa noite amigos FC,

Após uma pausa no Valente FC – RS para dar continuidade ao Bandeirante e Cardeal FC no mês de junho, é chegada a hora de retornar ao RS. Dia 02 de julho segui para Santa Maria, pernoitando em Porto Alegre, chegando no dia seguinte a fim de preparar a motoca e a mochila...

Em razão de alguns compromissos na cidade com Corretores Imobiliários, no dia 05, também aproveitei para renovar minha CNH, pois vencia no dia seguinte.

Tudo encaminhado e com a CNH renovada e já de posse da versão digital, parti na terça-feira, 06/07 para cumprir o Roteiro que havia rabiscado com o auxílio do mapa rodoviário do RS, baixo do site do DAER-RS.

Moto pronta, parti para a ruta para fazer o primeiro pit stop em frente a Prefeitura de Júlio de Castilhos, cidade onde iniciei o exercício da minha primeira função de comando como oficial, no ano de 1981. Boas lembranças voltaram a minha mente, pois sem dúvida foi uma prova “de fogo”, para quem a poucos meses havia saído da Academia. A cidade na época tinha fama de violenta e os índices comprovavam, além de ter um efetivo com alto índice de indisciplina e eivado de maus vícios técnicos e comportamentais, e com pouco apoio da população e autoridades.

Fui assumir a função de Comandante muito contrariado, pois pretendia ficar em Santa Maria para cursar Direito na UFSM, mas com o passar dos anos, fiquei grato por ter tido aquela oportunidade. Foi uma verdadeira escola de comando fração isolada, me proporcionando aplicar com independência os conhecimentos adquiridos na Academia e obtendo resultados muito positivos em todos os aspectos, tanto para a segurança da população, interação com as demais autoridades e controle e aprimoramento do efetivo empregado no policiamento ostensivo e administrativo. Bateu a saudade daqueles tempos difíceis, mas exitosos, que me levaria a granjear o respeito e a confiança de muitos Comandantes, com os quais tive a oportunidade de ombrear.

A cidade melhorou muito nos últimos anos, apesar do grande retrocesso das Cooperativas de grãos e carnes.

Em frente Prefeitura onde participei de muitas reuniões estratégicas para o município, fiz o registro sob o olhar de muitas pessoas, especialmente as que se encontravam sentadas nos bancos da praça.

Cruzei a cidade pelas Avenidas Borges de Medeiros e Getúlio Vargas, agora asfaltadas, para tomar a RS 527 em direção a Tupanciretã. Estrada de chão, mas em bom estado de conservação, muito diferente dos anos 80.

O GPS estava roteado direto para a Prefeitura Municipal, no centro da cidade, a qual não me surpreendeu muito. Após o devido registro, igualmente cruzei a cidade para buscar o acesso da BR 392 que me levaria a retornar a BR 158. E para manter a tradição ao passar por esse trecho da estrada, fiz uma para comer o ótimo pastel no Posto Botoqueiro, que é muito bom e mantém a qualidade há muito tempo.

Antes um pouco de Cruz Alta, virei à direita em direção a Boa Vista do Incra, pela BR 481. Munícipio pequeno, com menos de 1.500 habitantes, que fora emancipado em 1996. Embora possua ótima apresentação, até por ser uma cidade nova, mas carente de infraestrutura, como de regra os municípios desse porte.

Retornando a BR 158, cheguei a Cruz Alta por volta das 12 h e 50 min e igualmente fui direto fazer o registro da Prefeitura, que fica em frente à praça central. O Palácio da Intendência, como é conhecido por ser um prédio histórico, construído a partir de 1911 e concluído em 1914, estava com “tapume” a sua volta em razão da restauração em andamento, com vistas as comemorações de aniversário de emancipação do Município.

Aproveitei a parada para comer uma barra de cereal e me hidratar, ali mesmo, na praça e segui em para Boa Vista do Cadeado, para depois chegar em Ijuí, que na língua Guarany significa “Rio das Águas Divinas”, uma das principiais cidades da região. Ijuí continua, como sempre bem cuidada e crescendo, e é uma referência regional na prestação de serviços.

A seguir registrei as cidades de Catuípe, Augusto Pestana e Joía. Finalizei o dia registrando Coronel Barros, onde o grande irmão e parceiro de grandes aventuras, Edson Steglich me aguardava na casa do seus pais, Sr. Orlando e Sra. Hertha. Para manter a tradição e fraternidade preparou um ótimo churrasco que foi servido com um excelente vinho, que se estendeu até por volta das 22 h e 30 min com muita história na roda. Ouvir a história e família Steglich, de origem alemã, e da D. Hertha, russa, sempre nos mostra bons exemplos e lições de vida. Um privilégio!

Na manhã seguinte, D. Hertha já estava com a mesa pronta para o café da manhã logo cedo, tipo 7 h e 30 min, que mais parecia hotel cinco estrelas ou aquele tipo café colonial, enquanto Sr. Orlando tomava seu chimarrão matinal.

Aí não teve jeito, o papo continuou no café e se estendeu até lá pelas 10 h. Como não estava com presa até esqueci do relógio. Registrei mais esta estada na casa dos pais do Edson com a bela família, e tive de me despedir para voltar as rutas.

Comecei por Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, esta, uma das cidades mais importantes da região das Missões, e Vitória da Missões.

A seguir foi a vez voltar a cidade ícone missioneira, São Miguel das Missões onde está a missão jesuítica mais importante e preservada do Brasil. O Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões é um dos principais pontos turísticos do RS e foi declarado
                    Patrimônio Mundial pelo UNESCO em 1983. Quem tiver oportunidade, não deixe conhecer, e reserve um período razoável, pois a região das Missões é bastante extensa e possuí muita história.

Depois de passar por Caibaté e Mato Queimado, fui a Rolador antes de entrar em São Luiz Gonzaga, onde a RS 165 está em obras de pavimentação, com muitos desvios e trechos ruins.

Minha intenção era de pernoitar e Santo Antônio das Missões, para no dia seguinte fazer o trecho de 60 km de estrada de chão para Garruchos, mas após o registro na Prefeitura fui conferir o hotel e a pousada disponível, e embora eu não seja muito exigente, não me atrevi a encarar o que me foi apresentado. É bem verdade que no hotel, havia apenas um quarto disponível, não conheci os demais.

Assim, retornei à São Luiz Gonzaga já na boca da noite, onde a oferta de hotéis é melhor.

Na manhã seguinte, 07/07, parti para ruta por volta das 8 h em direção a Garruchos. A RS 176 que parte da BR 285 em Santo Antônio da Missões, não é pavimentada, mas estava em boas condições e não trouxe qualquer dificuldade para a chegada na cidade que fica às margens do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina. As instalações da Prefeitura são bem acanhadas apesar de ter sido emancipada em 1992, e a cidade de modo geral é apresenta muita precariedade. Aproveitei para descansar um pouco em frente à Prefeitura, comer uma maça e me hidratar, enquanto fazia o registro fotográfico. Logo vieram alguns funcionários conversar e não tardou apareceu o Prefeito Roland, Sr. de fala mansa e muito simples. Após eu utilizar o sanitário da Prefeitura que me foi franqueado, o Prefeito e um funcionário me convidaram conhecer a barranca do rio, onde está sendo construído a rampa de acesso para a balsa para travessia para o lado argentino, que já está pronta. Também estão realizando uma obra de espaço de lazer na margem do rio.

Com as informações precisas do Prefeito e funcionários, segui por algumas estradas municipais em direção a São Nicolau, o que rendeu tempo e menos km em estrada de chão. Na divisa dos municípios a travessia sobre o Rio Piratini é realizada por uma balsa, daquelas antigas, onde o balseiro usa a guia de um cabo de aço e a força da correnteza para movimentar e atracar a balsa, um sistema bem rudimentar.

Depois da travessia a cidade de São Nicolau fica distante uns 10 km com boa estrada estreita, mas em boas condições.

São Nicolau, que eu não conhecia, atendeu minhas expectativas, pois é rica em sua história desde os tempos das Reduções Jesuíticas. Se destaca o próprio prédio da Prefeitura que tem uma história importante a nível nacional, onde funcionou uma Unidade do Exército que. Entre os pontos históricos e turísticos da cidade se destaca o Sobrado da Família Silva, construção sendo o historiador que ministrava palestra a uma turma de jovens alunos de uma escola local, fora construído com pedras das Reduções Jesuíticas. Uma construção imponente para sua época. A cidade é muito aconchegante e muito organizada.

Segui para Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales e depois para Pirapó, por uma estrada municipal e onde novamente fiz outra travessia do rio por balsa. Mas essa era um pouco mais moderna, além da guia do cabo de aço, possuía um pequeno motor que auxiliava e tornava a travessia da balsa mais rápida.

Retornei pela mesma balsa e estrada e segui para os registros dos municípios que ficam as margens do Rio Uruguai, divisa com a Argentina. A começar por Porto Xavier, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, e depois de passar por Santo Cristo e Alecrim, voltei a fronteira com Argentina para registrar Porto Mauá. Todos esses municípios fronteiriços possuem travessia de balsa para a Argentina, todos ligados por pavimentação asfáltica.

Continua no post seguinte:

Roteiro 06

Cidade visitadas no primeiro dia, 05-07-2022 - 426 Km

Júlio de Castilhos - Tupanciretã - Boa Vista do Incra - Cruz Alta - Boa Vista do Cadeado - Ijuí - Catuípe - Coronel Barros - Augusto Pestana - Jóia

230/497 - Júlio de Castilhos

Name:	J Castilhos.jpg
Size:	67,8 KB
ID:	547199 Click image for larger version

Name:	J Castilhos1.jpg
Size:	70,0 KB
ID:	547200

231/497 - Tupanciretã

Name:	Tupã.jpg
Size:	80,5 KB
ID:	547201 Click image for larger version

Name:	Tupã1.jpg
Size:	73,5 KB
ID:	547202

232/497 - Boa Vista do Incra

Name:	Boa Vista do incra.jpg
Size:	86,8 KB
ID:	547204 Click image for larger version

Name:	boa vista do incra1.jpg
Size:	79,7 KB
ID:	547205

233/497 - Cruz Alta

Name:	crus alta.jpg
Size:	64,3 KB
ID:	547206 Click image for larger version

Name:	crus alta1.jpg
Size:	67,7 KB
ID:	547207

234/497 - Boa Vista do Cadeado

Name:	boa vista do cadeado.jpg
Size:	71,7 KB
ID:	547208 Click image for larger version

Name:	boa vista do cadeado1.jpg
Size:	65,5 KB
ID:	547209
                    Última edição por Renato Lopes; 27-07-22, 23:50.

Comentário

• Renato Lopes
                      Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                      • 900

Continuação do Relato do Roteiro 06...

Retornei pela mesma balsa e estrada e segui para os registros dos municípios que ficam as margens do Rio Uruguai, divisa com a Argentina. A começar por Porto Xavier, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, e depois de passar por Santo Cristo e Alecrim, voltei a fronteira com Argentina para registrar Porto Mauá. Todos esses municípios fronteiriços possuem travessia de balsa para a Argentina, todos ligados por pavimentação asfáltica.

No final da tarde passei por Tuparendi e na boca da noite registrei Santa Rosa, outra cidade referência regional, onde pernoitei.

A sexta-feira amanheceu fria e com um pouco de nevoeiro. Por volta das 8 h e 30 min parti para Candido Godoi e a seguir para Campina das Missões, cidades pequenas, mas muito bonitas e bem cuidadas, onde observa uma população laboriosa. Campina das Missões é o município do RS com a maior colônia de descentes russos, vindo da região da Sibéria, que dedicam-se manter os costumes, fé e cultura.

Uma boa surpresa foi ao chegar ao Município de São Paulo das Missões onde a etnia predominante é alemã, e é conhecida como o “Cantão Suíço das Missões”. Ao circular na pequena cidade, muito florida e cheirosa, e realmente parece estamos em um pedaço da Suíça em razão do estilo das construções. O cuidado com a cidade é algo que se observa sem qualquer esforço, tornando a cidade bonita e acolhedora.

A próxima cidade que registrei foi São Pedro do Butiá, também muito organizada e bonita, com sua população também de origem alemã, vindos da região de Hunsrück. A quantidade de caminhões transportando leitões para abate nas rodovias do entorno, justificam o título de ser o município gaúcho maior produtor per capta de leitões. Só é remendável ficar afastado ou ultrapassar rapidamente...

Na sequência o registro para o desafio Valente FC – RS foi Salvador das Missões, pequena cidade com aproximadamente 3 mil habitantes, onde predomina a agricultura com pequena propriedade e uma grande diversidade de culturas. E é conhecida na região como a “Terra do Cooperativismo”.

O Município na sequência do roteiro foi Cerro Largo, o qual também não conhecia, e foi muito gratificante perceber que uma cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, com a população de forte etnia alemã, pulsa uma economia vibrante, com indústria e comércio forte, além da agricultura diversificada. A cidade é bonita, preserva sua cultura através de casas e construções com estilo arquitetônico “Enxaimel”, que chama atenção pela característica típica.

Depois de fazer uma incursão para o registro do pequeno município de Ubiretama, por uma estrada vicinal, estreita e sem acostamento, segui pela BR 392 até Guarani das Missões. Pouco antes de entrar cidade, entrei em uma estradinha para conhecer o Santuário Nossa Senhora da Czestochowa, na Vila Bom Jardim. Lugar de muita tranquilidade e que literalmente é um verdadeiro jardim.

A cidade é conhecida como a “Capital Polonesa dos Gaúchos”, embora hoje possuí uma miscigenação de etnias, como suecos, primeiros colonizadores, italianos, alemães, russos, nativos, portugueses, tchecoslovacos, austríacos, espanhóis e ucranianos. A cidade se destaca pela agricultura familiar com diversidade de cultura, e a pecuária leiteira. As construções se destacam pela peculiaridade das etnias.

Para fechar o dia por volta das 13 h, registrei as prefeituras de Sete de Setembro, Giruá e Senador Salgado Filho. Depois de um rápido lanche iniciei meu retorno a Santa Maria, pois tinha um compromisso social em Caxias do Sul, no sábado.
                      A região da Missões é um manancial de cultura e história que merece ser visitada, e que se pode dar uma espiada em: https://www.rotamissoes.com.br/

Após do intervalo de dois dias para o desafio, retornei na segunda-feira, 11/07, por volta das 10 h, logo após realizar a revisão dos 6 mil km da XRE 300 na Concessionária Honda Nicola em Santa Maria.
                      Cheguei na primeira cidade do dia, Pejuçara, por volta das 13 h, e após rápido lanche e abastecimento da moto, retornei as rutas com azimute para o Município de Bozano e Ajuricaba, já na região noroeste do RS.

Segui sentido norte pela RS 155 até o entroncamento com uma estrada municipal para Nova Ramada, de aproximadamente 8 km de terra. Pequeno município formado por alguns distritos espalhados, que fica até difícil identificar a sede do município. Por pouco não “passei batido” onde estava localizada a Prefeitura, de tão pequeno o povoado. A região tem origem nas tribos kaingang e guaranis, e só pelo ano de 1900 chegaram os portugueses e africanos. A cidade é atualmente conhecida pelo fato histórico do “Combate da Ramada, ocorrido naquele território no ano de 1925.

Continuei pela RS 155 até Santo Augusto, cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, parece bem organizada, comércio forte, limpa, bonita e aconchegante. Fiz o registro e não me demorei, seguindo para São Valério do Sul. Ao passar pela Posto da PRE, fiz uma parada para buscar informações sobre as estradas da região, especialmente as não pavimentadas, e acabei ficando por uns 20 min conversando e relembrando os bons momentos de quando estive no comando da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, com abrangência de mais da metade da área do RS.

Com informações precisas das condições das rodovias, cheguei com facilidade a Chiapeta, Inhacorá e Alegria. O trecho de Alegria para Independência até chegar a RS 342 é municipal de terra, em boas condições na quase totalidade.
                      De Independência que fica as margens da RS 342 apenas fiz o registro e segui com objetivo de chegar com a luz do dia em Três de Maio, onde projetei pernoitar por ser uma cidade com melhor infraestrutura hoteleira. Como via de regra as prefeituras estão situadas no centro e próximo à praça central, segui nesse azimute e fiz o registro já ao entardecer. Busquei informações nos aplicativos para ver a opções de hotel, ali mesmo em frente à prefeitura.

Depois de me instalar no hotel e tomar um ótimo banho, busquei informações de local para cortar o cabelo e de um restaurante. Me foi indicada uma barbearia bem próxima ao hotel e centro da cidade, bem como um bom restaurante. A barbearia de propriedade de um vereador, que estava atuando naquele momento, no Plenário da Câmara. Seu filho que está trabalhando com ele cortou meu cabelo, enquanto ouvíamos os pronunciamentos e manifestações dos vereadores pela rádio local.

O jovem barbeiro de 25 anos, também é professor de geografia, com boa desenvoltura, no papo que entabulamos sobre temas diversos, me surpreendeu positivamente pelo nível de informação e coerência. Contou a história do pai, que é, segundo ele, “doido de pedra”, mas como é correto e verdadeiro, mesmo sendo polêmico, já está no seu sexto mandato.

A chuva que começou a cair muito forte na cidade, praticamente me deixou ilhado por uns 30 min no local, e a conversa foi até a chuva dar uma trégua, quando fui rapidamente ao restaurante para jantar. Cardápio da noite foi um bife de chorizo muito delicioso.

Na terça-feira voltei paras rutas por voltas das 8 h com uma temperatura por voltas dos 10 graus, e eu já me preparava para encontrar alguma estrada com barro pela frente.

Passando por Horizontina, fiz o devido registro e cruzei a cidade que continua em crescimento e desenvolvimento na região, visto contar com um parque industrial importante, com a fábrica de maquinas e implementos agrícolas da Jhon Deere, que gera
                      milhares de empregos e riqueza para a cidade.

Na sequência fui a Tucunduva e fui em direção ao Rio Uruguai para registras os Municípios de Novo Machado e Dr. Maurício Cardoso, todos com acesso pavimentado.

Retornei à RS 342 para chegar a São José do Inhacorá, por um acesso novo, cuja pavimentação está concluída, faltando apenas a construção de uma ponte. Depois passei por Boa Vista do Buricá, antes de chegar a Nova Candelária. Cidade de etnia alemã, que pode ser sentida por todos os lados com suas construções típicas e bonitas, nos remetendo para uma atmosfera completamente germânica, pois para onde se girar a cabeça, tem uma construção alemã e belos jardins e praças.

Continua no posto seguinte:

235/497 - Ijuí

Name:	ijui.jpg
Size:	61,9 KB
ID:	547210 Click image for larger version

Name:	ijui1.jpg
Size:	65,0 KB
ID:	547211

236/497 - Catuípe

Name:	catuipe.jpg
Size:	95,0 KB
ID:	547212 Click image for larger version

Name:	catuipe1.jpg
Size:	79,8 KB
ID:	547213 Click image for larger version

Name:	catuipe2.jpg
Size:	100,0 KB
ID:	547214

237/497 - Coronel Barros

Name:	cel barros4.jpg
Size:	81,4 KB
ID:	547217 Click image for larger version

Name:	cel barros.jpg
Size:	74,7 KB
ID:	547218 Click image for larger version

Name:	cel barros1.jpg
Size:	73,7 KB
ID:	547219

238/497 - Augusto Pestana

Name:	augusto pestana.jpg
Size:	89,1 KB
ID:	547215 Click image for larger version

Name:	augusto pestana1.jpg
Size:	83,8 KB
ID:	547216

239/497 - Jóia

Name:	joia.jpg
ID:	547220 Click image for larger version

Name:	joia1.jpg
Size:	68,2 KB
ID:	547221
                      Última edição por Renato Lopes; 27-07-22, 23:56.

Comentário

• Renato Lopes
                        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                        • 900

Continuação do Relato do Roteiro 06...

Fiz uma parada no Posto de Serviço e lá encontrei o proprietário, motociclista Rogério. Estava com a moto pronta para fazer uma viagem pela América do Sul com amigos. Acabei ficando por mais 30 min, trocando ideias e ouvindo histórias de boas viagens, enquanto degustava um café.

Com boas informações do Rogério sobre o melhor caminho a seguir para Humaitá. A estrada municipal de terra, com parte dela empedrada, e apesar da chuva do dia anterior, estava em bom estado. Depois para Crissiumal já tem pavimentação. Feito o registro segui para Tiradentes do Sul, novamente por estrada sem asfalto, mas com boa base de pedra, permitindo uma pilotagem segura, pois não havia barro.

Esperança do Sul também possuí acesso por asfalto e face a pouco distância, não demorei para chegar e fazer o registro. Segui para Três Passos, a cidade mais importante da região com pouco mais de 20 mil habitantes. Como já se aproximava das 16 h, fiz o registro rapidamente e segui para Sede Nova e São Martinho, as duas com acesso com estrada de terra e não queria pegar a noite por uma estrada que eu não conhecia. Toda a região é forte na agricultura e algumas estradas cortam as lavouras em terra natural, e com a chuva do dia anterior poderia ter dificuldade.

Tive sorte que essas estradas possuem pouco tráfego e a chuva foi rápida, daquela do tipo que lava a terra. Só havia alguns trechos barrentos onde tinha alguma depressão na estrada. Consegui chegar a Campo Novo no final da tarde, fiz o registro na prefeitura que fica no segundo piso da sede do Banco do Brasil. Verifiquei que na próxima cidade não teria hotel, fiquei para pernoitar em Campo Novo, onde existe dois hotéis.

Na quarta-feira o primeiro município do roteiro foi Braga, distante uns 12 km, que embora tenha quase 60 anos de emancipação, continua com sua população na casa dos 3.500 habitantes. De Braga segui por estrada municipal para Coronel Bicaco, que estava em boas condições apesar do piso estar unido, estava bem compactado e empedrado. Para Redentora o acesso é pavimentado, mas a estrada estava bem deteriorada. A agricultura é forte em toda região, e alguns municípios com boa produção de suínos e leite.

O trecho desse roteiro com pouco mais de dificuldade foi Redentora para Dois Irmãos das Missões. Estrada com uns 3 km muito bom, estrada larga e empedrada, depois apresentou alguns pontos com erosão e barro. A divisa dos municípios é o Rio Guarita, e ao atravessar a ponte de madeira existente, surgiu um corredor de terra vermelha cortando as lavouras. O cenário espetacular, verde por todo lado. Até chegar a Dois Irmãos das Missões foi terra natural e alguns pontos com barro. Cidade apesar de pequena demonstra ser muito bem organizada, limpa e agradável ao visitante.

Retornei pela mesma estrada até a RS 330 e segui para Miraguaí. Esse trecho da rodovia está muito deteriorado, com muitos redutores de velocidade em razão dos povoados indígenas ao longo da rodovia. A sede da prefeitura está localizada as margens da rodovia e rapidamente fiz o registro e segui pela mesma RS até Tenente Portela. Feito o registro na prefeitura, fui até uma farmácia para comprar um medicamento, o qual só encontrei na quarta tentativa. Mas não demorou, pois havia uma ao lado ou em frente a outra. A profusão de farmácias é algo intrigante. Tenente Portela, juntamente com Três Passos e Frederico Westphalen são os municípios mais importantes da região e dão sustentação aos demais municípios, especialmente na área da saúde, comércio, serviços e órgãos públicos.

Parti em direção a Derrubadas por volta das 12 h e 30 min, município onde se encontra o Salto do Yucumã, onde havia deixado tarde para visitar o Parque Estadual do Turvo. Depois do registro da prefeitura, fui até o Centro de Informações Turística, em frente da Prefeitura. Espaço muito amplo e bom atendimento. Mas a informação de que o Parque é fechado nas terças-feiras e quartas-feiras foi frustrante. Aí foi assimilar e pensar em retornar, pois o local é um dos mais bonitos do RS, com muitas cachoeiras.
                        Retornei as rutas para continuar a lista de cidades do roteiro e passei por Vista Gaúcha, fui até Barra do Guarita, Palmitinho. Esta última eu não conhecia e me surpreendeu, apesar de possuir uma população de pouco mais de 7 mil habitantes. Tem boa infraestrutura, com bons hotéis e restaurantes, além de observar um número razoável de indústria, comércio forte e a agricultura que é referência na região.

Após colher informações, segui para Pinheirinho do Vale, onde a estrada de 18 km está em obras de pavimentação, com muitos desvios e maquinas na estrada.

A tarde ainda rendeu Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Frederico Westphalen, Caiçara, Vicente Dutra e Iraí.

Frederico continua a crescer e conta com uma e conta uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, com boa infraestrutura, possuí um comércio importante para a região, indústria do setor metalúrgico e forte agricultura familiar.
                        Cheguei no final da tarde em Iraí. Tinha tempo que não entrava na cidade, e nada mudou, parece continuar parada no tempo, comparando com outras da região. Iraí já foi um importante ponto turístico do RS, com suas águas termais e hotéis. Hoje em sua maioria defasado pelo tempo. A cidade parece estagnada. Acabei pernoitando por lá.

A quinta-feira começou com chuva e já parti com roupa de chuvas para a estrada, já retornando para Santa Maria, mas continuando a visitar as cidades pelo trecho. Passei por Seberi, Erval Seco, Cristal do Sul, Rodeio Bonito e Pinhal. A chuva não deu trégua e em Cristal do Sul esteve mais forte e precisei do apoio de uma funcionária da prefeitura, que me auxiliou com o empréstimo de um guarda-chuva para que eu fizesse o registro fotográfico.

Segui para registrar o município de Jaboticaba, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões. Estradas vicinais, estreitas, sem acostamento, com muitas curvas, mas em bom estado. As cidades me chamaram a atenção por um certo ar de prosperidade, ao estilo bem cuidada e organizada.

A chuva continuava mansa, mas persistente até a cidade de Condor. Cidade pequena e bonita, tendo a agropecuária sua principal atividade, com algumas indústrias. Com etnia alemã, tem na Oktoberfest sua principal expressão cultural.

No deslocamento para Panambi, última cidade a registrar no dia, a chuva me deu uma trégua quando parei para fazer um lanche, pouco antes do acesso ao município. A cidade é das mais importante na região, de origem germânica e italiana, respeitada no RS pelo seu parque industrial metal-mecânico estar no top do Estado. Cidade pujante, conta com Campus Universitário que oferece suporte a micro-região.

De Condor retornei a Santa Maria, com mais 98 cidades registradas.

Agora vou fazer uma pausa para concluir os desafios Bandeirante FC e Cardeal, para depois voltar ao RS, talvez duas ou três incursões e fechar mais um Valente FC, se assim o Supremo Criador me permitir.

Até lá, até lá...

Roteiro 06

Cidade visitadas no segundo dia, 06-07-2022 - 359 Km

Eugênio de Castro - Entre-Ijuís - Santo Ângelo - Vitória das Missões - São Miguel das Missões - Caibaté - Mato Queimado - Rolador - São Luiz Gonzaga - Santo Antônio das Missões

240/497 - Eugênio de Castro

Name:	eugenio de castro.jpg
ID:	547222 Click image for larger version

Name:	eugenio de castro1.jpg
Size:	60,3 KB
ID:	547223 Click image for larger version

Name:	eugenio de castro4.jpg
Size:	88,4 KB
ID:	547224

241/497 - Entre-Ijuís

Name:	entre-ijuis.jpg
Size:	87,3 KB
ID:	547225 Click image for larger version

Name:	entre-ijuis1.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	547226

242/497 - Santo Ângelo

Name:	santo angelo.jpg
Size:	87,1 KB
ID:	547227 Click image for larger version

Name:	santo angelo1.jpg
Size:	76,5 KB
ID:	547228

243/497 - Vitória das Missões

Name:	vitoria das missões.jpg
Size:	93,9 KB
ID:	547229 Click image for larger version

Name:	vitoria das missões1.jpg
Size:	78,5 KB
ID:	547230

244/497 - São Miguel das Missões

Name:	s miguel das missões.jpg
ID:	547231 Click image for larger version

Name:	s miguel das missões1.jpg
Size:	78,0 KB
ID:	547232 Click image for larger version

Name:	s miguel das missões2.jpg
Size:	83,7 KB
ID:	547233
                        Última edição por Renato Lopes; 27-07-22, 23:56.

Comentário

• Renato Lopes
                          Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                          • 900

245/497 - Caibaté

Name:	caibaté.jpg
ID:	547234 Click image for larger version

Name:	caibaté1.jpg
Size:	77,6 KB
ID:	547235

246/497 - Mato Queimado

Name:	mato queimado.jpg
Size:	80,3 KB
ID:	547236 Click image for larger version

Name:	mato queimado1.jpg
Size:	58,9 KB
ID:	547237 Click image for larger version

Name:	mato queirmado3.jpg
Size:	93,5 KB
ID:	547238

247/497 - Rolador

Name:	rolador.jpg
Size:	75,9 KB
ID:	547239 Click image for larger version

Name:	rolador1.jpg
Size:	72,8 KB
ID:	547240

248/497 - São Luiz Gonzaga

Name:	s luiz gonzaga2.jpg
Size:	95,1 KB
ID:	547241 Click image for larger version

Name:	s luiz gonzaga3.jpg
Size:	73,9 KB
ID:	547242 Click image for larger version

Name:	s luiz gonzaga1.jpg
Size:	70,8 KB
ID:	547243 Click image for larger version

Name:	s luiz gonzaga.jpg
ID:	547244

Comentário

• Renato Lopes
                            Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                            • 900

249/497 - Santo Antônio das Missões

Name:	santo antonio das missões.jpg
Size:	78,5 KB
ID:	547245 Click image for larger version

Name:	santo antonio das missões1.jpg
Size:	58,0 KB
ID:	547246

Roteiro 06

Cidade visitadas no terceiro dia, 07-07-2022 - 454 Km

Garruchos - São Nicolau - Dezesseis de Novembro -Roque Gonzales - Pirapó - Porto Xavier - Porto Lucena - Porto Vera Cruz - Santo Cristo - Alecrim - Porto Mauá - Tuparendi - Santa Rosa

250/497 - Garruchos

Name:	garruchos.jpg
Size:	84,1 KB
ID:	547254 Click image for larger version

Name:	garruchos1.jpg
Size:	64,5 KB
ID:	547255 Click image for larger version

Name:	garruchos2.jpg