Tudo bom Fábio, eu utilizo o photoshop para colorir os municípios no mapa. Valeu meu amigo.
Conhecendo o Paraná - Valente Fazedor de Chuva - Ponta Grossa
Collapse
X
-
Continuando a viagem , estou passando agora pelo meu 75° município , QUATRO BARRAS ,
Quatro Barras tem em sua história e em seu território os primeiros caminhos do Paraná, por mais de cem anos a região esteve dividida entre Curitiba, Campina Grande do Sul e Piraquara, e em 1961 se tornou município.
O seu nome se origina das barras dos rios Canguiri, Timbu, bracajuvava e Capitanduva. Possui uma população estimada em 22 mil habitantes e é formada por italianos, portugueses, poloneses e alemães.
A cidade tem um fato pitoresco e icônico, a passagem do Imperador Dom Pedro II em 1880, consta que o imperador trilhou a estrada da graciosa rumo a Curitiba e no caminho descansou debaixo de um pinheiro do paraná (pinheiro araucária) muitos pesquisadores dizem que isso foi uma história criada, mas tem uma pedra com escritas demarcando o local.
Situada em região serrana, 42% do seu município é de preservação e com inúmeros atrativos históricos, entre eles a estrada do Itupava, que é o caminho mais antigo do paraná, é ao total 22 km até Morretes, todo o percurso é pavimentado com pedras colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654, considerado um sitio arqueológico, foi uma das primeiras ligações entre o litoral e o planalto.
A estrada da graciosa, construída entre 1854 e 1873, foi a primeira via carroçável, foi a principal via de desenvolvimento para a época.
Tem também no município o morro da Anhangava, é considerado um dos melhores campo-escola de escalada do Brasil, ótimo para a pratica de voo livre, escalada e rapel, com diferentes níveis de dificuldade, está a 1420 m de altitude.
Comentário
-
Passando agora no meu 76° Município , Morretes .
Os primeiros habitantes da região eram os índios carijós isso até o século 16, e a partir de 1646 começaram a chegar na região mineradores de ouro provenientes de são Paulo e em 1721 foi fundado oficialmente o povoado de Morretes as margens do rio Nhundiaquara (nhandiá = peixe, quara = empoçado, buraco).
Graças ao Ouvidor Pardinho, que passava pela região e observou a criação do povoado, determinou ‘a câmara de Paranaguá que demarcasse 300 braças em quadras para a criação da futura povoação, Morretes, o nome foi escolhido pelo fato da povoação estar localizada entre morros de pequenas elevações que eram denominados Morretes.
E assim em 1733 foi oficializada a fundação de Morretes, no início era distrito de Antonina e em 1841 se tornou município e em 1869 foi elevada a categoria de cidade. A cidade foi um importante ponto comercial, os tropeiros faziam compras na cidade e não precisam ir mais a Paranaguá para fazer as compras com isso a cidade se desenvolveu. Em 1877 a cidade recebeu a primeira leva de italianos, foi fundada colônia nova Itália. Morretes passou por vários ciclos econômicos, primeiro o ouro, depois a erva mate e a cana de açúcar e a produção de cachaça e plantação de banana, hoje o turismo é uma das principais fontes de renda da região.
O prato típico e mais famoso da região é o Barreado. E quem nasce em Morretes é chamado de Morretense.
Comentário
-
Estou chegando agora no meu 77° município , ANTONINA
Uma das mais antigas povoações do Paraná, teve início a sua história a partir do século 17, no então litoral de guarapiroca, primeiro nome de Antonina. Com o ciclo do ouro o povoamento foi aumentando e logo se firmou e teve a sua oficial povoação de Antonina em 12 de setembro de 1714, o marco fundamental se deu em 1719 com a criação da freguesia (quando há um padre e uma igreja no povoado). E em 1857 se torna município. Em 1856 foi construído o primeiro trapiche em Antonina e foi criada a linha regular de embarcações a vapor que ligava Antonina a Paranaguá.
Dom Pedro passou por Antonina em 1880 a bordo do navio rio Grande e em 1882 foi inaugurado o ramal ferroviário até Morretes, com a chegada da família Matarazzo a antonina, foi construído um complexo industrial na região e em 1917 foi concluído as instalações portuárias , em 1926 foi considerado o primeiro porto em movimentação de erva mate , chegou a ser o quarto maior porto do brasil , Com o advento da segunda guerra mundial na década de 40 o porto perdeu importância e força.
Quem nasce em Antonina é chamado de Antoninense.
Comentário
-
Cheguei em GUARAQUEÇABA , meu 78° município.
Guaraqueçaba, além de ser um atrativo turístico , é também um marco histórico, pois está entre as primeiras ocupações existentes no estado do Paraná por colonizadores portugueses em 1545. Seus habitantes primitivos são os índios Tupiniquins e Carijós. A preservação de seu meio-ambiente e as características físicas da região a tornou como privilegiada na manutenção de suas reservas florestais e de seus ecossistemas, quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico. A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, sendo ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. O município de Guaraqueçaba foi criado em 10 de outubro de 1947. Instalado em 31 de outubro do mesmo ano, foi desmembrado de Paranaguá.
A cidade de Guaraqueçaba é servida pelas seguintes rodovias: PR-405, ligando à PR-340, que segue para Antonina. A mesma não é pavimentada, só 77 km de estrada de chão!
A cidade também possui ligação por barcos com Paranaguá.
https://youtu.be/yla00KyZ9dkÚltima edição por JeanCarlo; 05-01-25, 20:16.
Comentário
-
Estou em Paranaguá , meu 79° Município, chegamos aqui embaixo dágua , literalmente um FAZEDOR DE CHUVA
Fundada em 1648, é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense.
Seu porto é sua principal atividade econômica. Cidade histórica e turística fundada na primeira metade do século XVII, tem, como sua principal atividade econômica, a de porto escoador da produção do Paraná, interligando o estado às demais regiões do país e do exterior.
A construção de suas docas data de 1934, quando passou a figurar entre os principais portos do Brasil, com a denominação de Porto Dom Pedro II. Testemunha de mais de 400 anos de história, guarda muitos vestígios da colonização portuguesa, especialmente a açoriana, tanto na população como em seus casarios históricos, ladeiras de pedra e em suas igrejas.
O município foi criado em 29 de julho de 1648, e instalado na mesma data, tendo sido desmembrado do estado de São Paulo.
O nome Paranaguá é de origem tupi , que significa , enseada de mar.
Se você quiser assistir no YOUTUBE , me siga e se inscreva! https://youtu.be/uNviZQqqcYA
Comentário
-
HUHUUU cheguei no meu 80° Município , PONTAL DO PARANÁ .
Esse é um número especial , na medida do possível estamos avançando!
Em 1995 foi desmembrado do município de Paranaguá, o município se destaca pelas belezas naturais, localizada no litoral paranaense, e tem como atrativos mais de 40 praias em 23 km de orla.
Data do século 17 os primeiros fluxos de colonizadores, por estar muito próximo a Paranaguá, sofreu muita influencia na vida publica de pontal até que culminou em um plebiscito da população que culminou na criação do município de Pontal, as praias de pontal sempre receberam muitos visitantes do interior do Paraná e da capital, pontal também é conhecida por ser o ponto de onde saem os barcos para as ilhas próximas, principalmente a mais famosa, a ilha do mel. A sede administrativa do município se encontra no balneário de praia de leste.
A principal atividade do município é o turismo praiano, o estado possui 100 km de praias e 23 km desses estão no município, divididos em 11 balneários.
Comentário
-
Jornada incrível! Nosso PR é gigante.
Bons ventos.Felipe Pereira | Londrina/PR
Moto atual: Royal Enfield Classic 350 2025
Instagram: @simplesmentemoto
Youtube: Simplesmente Moto
Comentário
-
Eu estive em Antonina no ano passado. Estava um clima frio e muito aconchegante! É encantadora a paisagem...
Comentário
-
-
-
-
Continuando nossa aventura pelo litoral Paranaense. Agora passando por Matinhos , meu 81° município.
A colonização de Matinhos começa no século XIX, quando os índios carijós habitavam o litoral paranaense, descoberto em 1820 pelo francês Augusto de Saint Hilaire. Sua primeira denominação foi Matinho, nome originado de um rio existente no município, que leva esse nome devido à mata de restinga. Seus colonizadores iniciais foram portugueses e italianos, que fundaram colônias agrícolas.
Em 1927, foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá a Praia de Leste, que trouxe diversas famílias, em sua maioria alemã, fixada em Matinhos. Em 27 de janeiro de 1951, Matinhos foi elevado à categoria de Distrito pertencente a Paranaguá, e emancipado em 12 de junho de 1967, se desmembrando de Paranaguá. Matinhos sofreu muita influência sociocultural dos povoadores de Paranaguá e Guaratuba, por se tratar de ponto intermediário entre os dois Municípios. Com o tempo, foi se firmando como povoado, tendo vida própria e participando da vida política regional.
O município destaca-se pelas suas praias situadas nos 15 balneários, que atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo o balneário de Caiobá o maior de todos, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa. Também há a realização anual de diversas festas e eventos, como o Carnaval de Matinhos, em fevereiro ou março, e as feiras de artesanato. A economia do município gira em torno do turismo, comercio e agricultura.
Quem nasce em Matinhos é chamado de Matinhense
Comentário
Comentário