Conhecendo o Paraná - Valente Fazedor de Chuva - Ponta Grossa

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • JeanCarlo
    Fazedor de Chuva
    • Jul 2016
    • 149

Mais um município para o projeto !

Cheguei no meu 46° município, estou em TIJUCAS DO SUL , a cidade tornou-se município em 14 de novembro de 1951.
    A cidade é famosa pelos haras e pelas pousadas que atraem turistas durante todo o ano. Foi colonizada , na sua maioria por Poloneses, que vieram substituir a mão de obra escrava.
    Tijucas do Sul foi palco da Revolução Federalista de 1893, entre os pica-paus (legalistas) e maragatos (revolucionários gaúchos) considerada a guerra civil mais violenta do Brasil os combates duraram oito dias consecutivos, até a retirada dos pica-paus. As resistências em Tijucas juntamente com a da cidade da Lapa foram decisivas para a vitória dos legalistas e a consolidação da República recém instalada.
    A economia do cidade baseia-se na agricultura.
    O nome Tijucas do Sul , tem origem tupi , lugar de lameiro, e tijuca é um tipo de argila cinza escuro , e do sul , por que em Santa Catarina já existe uma cidade com o nome de Tijucas. O gentílico de quem nasce em Tijucas do Sul é Tijucano-do-Sul.

Click image for larger version

Name:	046-399 TIJUCAS DO SUL.jpg
Views:	1
Size:	82,2 KB
ID:	591260Click image for larger version

Name:	IMG_20221225_112653158_HDR.jpg
Size:	58,5 KB
ID:	591261Click image for larger version

Name:	Tijucas_do_Sul-brasão-900x600.jpg
Size:	39,8 KB
ID:	591262Click image for larger version

Name:	Cidades Visitadas.jpg
Size:	94,7 KB
ID:	591263

Comentário

• JeanCarlo
      Fazedor de Chuva
      • Jul 2016
      • 149

Seguindo minha viagem desse etapa do desafio, passei por AGUDOS DO SUL , meu 47° município .

Na história da cidade , conta que, por causa dos grandes ervais existentes na região , começou a se formar um povoado dessas famílias que vinham trabalhar na colheita. Em 1903 esse povoado passou à categoria de Vila ,
      Vila de Agudos, em 1943 mudou o seu nome para Carijó , mas isso durou muito pouco , em 15 de outubro de 1944 , o novo povoado voltou a se chamar Agudos , só que agora Agudos do Sul, por existia uma cidade em São Paulo de nome Agudos.
      A vila de Agudos do Sul , se tornou município em 25 de Julho de 1960, e foi instalada oficialmente em 18 de Novembro de 1961.
      O gentílico do município ( como é chamada quem nasce em tal local) é agudense-do-sul ou simplesmente agudense.

A sua economia é movida pela agricultura familiar, porém são as paisagens do campo o grande atrativo local.

Name:	047-399 AGUDOS DO SUL.jpg
Size:	71,3 KB
ID:	591360 Click image for larger version

Name:	Agudos-do-Sul-286x300.png
Size:	55,4 KB
ID:	591361 Click image for larger version

ID:	591362Click image for larger version

Name:	IMG_20221225_115102427_HDR.jpg
Size:	57,1 KB
ID:	591363

Comentário

• JeanCarlo
        Fazedor de Chuva
        • Jul 2016
        • 149

Estou em terras Pieneses , meu 48° município, PIÊN , município que foi colonizado por portugueses, mais precisamente pela Família Vieira, não se tem uma data correta da chegada dessa família à região , mas graças a eles outras famílias fixaram residência na região, somente no ano de 1890, foi estabelecido o Distrito Policial de Piên e em 1905 foi promovido a condição de Distrito , subordinado a Rio Negro. Tornou-se município em 25 de Janeiro de 1961, graças a uma Lei aprovada pelo Governo de Moisés Lupion.
        O Município se destaca pela agricultura , também em seus limites está implantada a Indústria Arauco e a Famossul , ambas processam e beneficiam madeira da região, tornando-se o carro chefe da economia.

O seu nome pitoresco tem duas vertentes, a primeira que diz que o nome Piên , na origem Tupi-Guarani , significa coração, e a segunda diz que o nome provém do piar de um Gavião muito comum na região.

Name:	048-399 PIÊN.jpg
Size:	83,8 KB
ID:	591427 Click image for larger version

Name:	80px-Brasão_de_Armas_do_Município_de_Piên.jpg
Size:	5,2 KB
ID:	591430 Click image for larger version

Name:	IMG_20221225_122133944_HDR.jpg
Size:	56,8 KB
ID:	591431Click image for larger version

ID:	591432

Comentário

• JeanCarlo
          Fazedor de Chuva
          • Jul 2016
          • 149

Estou em QUITANDINHA, terra do povo Quitandenense ou Quitandinhense , meu 49° Município que eu visito no meu projeto.

Não se tem uma data certa do início do povoamento da região, alguns historiadores contam que em meado de 1850 , se tem notícias de famílias se alojando na região.
          Areia Branca foi o primeiro nome do lugar , por ela estar as margens da antiga estrada da mata , e era passagem para os povoados de Capão Alto ( atual Lapa ) e logo após ele se emancipar , o fluxo migratório aumentou em toda a região. em 1951 tornou-se distrito Administrativo de Areia Branca, em Julho de 1961 o distrito é elevado a categoria de Município.

Um fato interessante a respeito do nome da cidade , por estar às margens da BR116 , os donos do primeiro restaurante da localidade , foram a passeio em Petrópolis e se hospedaram no famoso Hotel Cassino Quitandinha, e se impressionaram tanto, que resolveram colocar o nome do restaurante como Restaurante Quitandinha , e de tão tradicional e um ponto de referência , que o nome Quitandinha , suplantou o de Areia Branca, assim a cidade passou a se chamar Quitandinha.

Name:	049-399 QUITANDINHA.jpg
Size:	78,4 KB
ID:	591472 Click image for larger version

Name:	80px-Brasão_Quitandinha.png
Size:	15,8 KB
ID:	591473Click image for larger version

ID:	591474Click image for larger version

Name:	Bandeira_de_Quitandinha.png
Size:	7,8 KB
ID:	591475

Comentário

• JeanCarlo
            Fazedor de Chuva
            • Jul 2016
            • 149

Huuhuuu !!! Este município do meu projeto merece uma comemoração , este é o meu 50° município visitado , CRUZ MACHADO, como diz o lema dos Fazedores de Chuva " Qualquer um pode fazer, porém , poucos o fazem..." , realmente poucos o fazem, não é fácil chegar até aqui, mas para quem gosta de andar de moto , é um tirinho de garrucha , como dizem aqui na minha região, hahahaha.

Voltemos ao município, tem-se notícias dos primeiros povoadores da região data de 1880 , a cidade leva o nome do Senador da República Antônio Cruz Machado , uma das grandes figuras para a emancipação política do Paraná.
            O primeiro morador de Cruz Machado foi o Polonês Jeromin Durski ( sim , também liguei o nome com aquela famosa hamburgueria ) foi um dos incentivadores para a colonização Polonesa na
            região e no Paraná , além do poloneses , também os alemães e ucranianos colonizaram a região.

Tornou-se município em 1951 , sendo empossado o primeiro prefeito em 1952.
            A economia gira em torno da extração da erva mate , madeira e da agricultura. Também conhecida como a capital da erva mate.

Name:	050-399 CRUZ MACHADO.jpg
Size:	88,2 KB
ID:	591476 Click image for larger version

Name:	brasão cruz machado.jpg
Size:	8,2 KB
ID:	591477

Name:	cruz machado.jpg
Size:	6,0 KB
ID:	591478 Click image for larger version

Size:	94,5 KB
ID:	591479
            Última edição por JeanCarlo; 14-03-23, 21:42.

Comentário

• JeanCarlo
              Fazedor de Chuva
              • Jul 2016
              • 149

Estou no meu 51° município, estou em PORTO VITÓRIA , cidade colonizada por Alemães que chegaram na região por volta de 1909. Tem esse nome por ser um porto e estar ao lado do rio iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, uma barreira natural para se seguir navegando pelo rio , assim , se criou o porto central , onde se reunia os produtos agrícolas e madeiras das regiões vizinhas que eram levadas a Porto Amazonas , esse era o único meio de transporte existente.

Em 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória.

Já em 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória e foi instalado em 08 de dezembro de 1964.

A economia do município está baseada na produção de leite e da indústria madeireira.

O gentílico de Porto Vitória é Portovitoriense.

Name:	051-399 PORTO VITÓRIA.jpg
Size:	80,8 KB
ID:	591501Click image for larger version

Name:	BANDEIRA porto vitória.jpg
Size:	32,0 KB
ID:	591502

Name:	BRASAO porto vitoria.jpg
Size:	27,0 KB
ID:	591503 Click image for larger version

ID:	591504

Comentário

• JeanCarlo
                Fazedor de Chuva
                • Jul 2016
                • 149

Estou no meu 52° município dessa minha aventura, cheguei em BITURUNA cidade que teve seu inicío em 1924. Naquela época a Empresa Colonizadora Santa Barbara Ltda, havia comprada a fazenda Santa Barbara e a Fazenda Santo Antonio do Iratim, a empresa dividiu em lotes de 10 alqueires que foram vendidos para os imigrantes italianos vindos principalmente do Rio Grande do Sul. Com as primeiras família estabelecidas , vieram outras e assim se formou a vila de Santa Barbára, como as maioria das famílias eram italianas , trouxeram o plantio de uvas , onde até hoje contribuiu para o desenvolvimento do município , aleém da industria madeireira e a erva mate.
                Passou a categoria de município em 1954, tendo a sua instalação em 1955. O nome Bituruna é de origem tupi , "bitur" monte ou montanha, "una" negro, Bituruna - Serra negra em tupi guarani.
                O cidadão nascido em Bituruna é chamado Biturinense.

Name:	052-399 BITURUNA.jpg
Size:	96,8 KB
ID:	591620 Click image for larger version

Name:	120px-Bandeirabituruna.png
Size:	3,5 KB
ID:	591621Click image for larger version

Name:	IMG_20230218_122754349_HDR.jpg
Size:	74,2 KB
ID:	591622Click image for larger version

ID:	591624

Comentário

• JeanCarlo
                  Fazedor de Chuva
                  • Jul 2016
                  • 149

Estou passando agora pelo meu 53° município, GENERAL CARNEIRO, cidade colonizada por poloneses e ucranianos. a colonia teve início em 1901 , quando foi criado o distrito policial na Colônia General Carneiro. Cujo nome, foi em homenagem ao General Antonio Ernesto Gomes Carneiro, morto em 1894, em confronto armado no cerco da Lapa durante a Revolução Federalista.
                  Tornou-se município em novembro de 1961. A economia do município está centrada no extrativismo da madeira , atividade agrícola e pecuária.

O cidadão que nasce em General Carneiro é chamado de carneirense.

Name:	053-399 GENERAL CARNEIRO.jpg
Size:	84,8 KB
ID:	591893 Click image for larger version

Name:	IMG_20230218_131944867_HDR.jpg
Size:	52,4 KB
ID:	591896 Click image for larger version

Name:	bandeira genral carneiro.png
Size:	3,6 KB
ID:	591897 Click image for larger version

Size:	78,2 KB
ID:	591898
                  Última edição por JeanCarlo; 09-03-23, 21:20.

Comentário

• JeanCarlo
                    Fazedor de Chuva
                    • Jul 2016
                    • 149

Prezados amigos, estou chegando agora em PALMAS , meu 54° município. A descoberta dos chamados Campos de Palmas se deu na década de 1720, por obra do Bandeirante curitibano Zacaria Dias Côrtez,(nada a ver com a Praça Zacarias de Curitiba, hehehe) . A denominação de Campos de Palmas é por conta do Major Atanagildo Pinto Martins, que comandou , a expedição de conquista dos campos de Guarapuava, entre 1814 a 1819, que por sinal foi a mesma expedição que desbravou a região de Bituruna ( bem próximas por sinal).
                    A chegada dos primeiros pioneiros na região de Palmas aconteceu de 1836 a 1839, as expedições aos campos de Palmas , partiam de Guarapuava. Em fevereiro de 1855 , foi elevada a Fregesia , dando origem a Freguesia Paróquia de Palmas, em 1868 , iniciou-se a abertura da estrada de Palmas a Guarapuava, passou a vila em 1877, tornou-se município em abril de 1879. Palmas foi o ponto de partida para a colonização do Sudoeste do Paraná.
                    A economia de Palmas está baseada na extração da madeira , agricultura, pecuária , agroindustria e comercio.
                    Palmas também é considerada a cidade mais fria do Paraná e uma das mais frias do sul do Brasil.

Name:	054-399 PALMAS.jpg
Size:	60,7 KB
ID:	591975 Click image for larger version

Size:	78,2 KB
ID:	591976 Click image for larger version

Name:	Bandeira_palmaspr.png
Size:	4,5 KB
ID:	591977Click image for larger version

Name:	IMG_20230218_144836217.jpg
Size:	41,0 KB
ID:	591978

Se eu for escolher a melhor foto , essa está em primeiro lugar, pelo sol , céu de brigadeiro e a posição da moto! Ficou muito boa!

Comentário

• JeanCarlo
                      Fazedor de Chuva
                      • Jul 2016
                      • 149

Estou passando agora pelo meu 55° município do meu querido Paraná. Estou em CORONEL DOMINGOS SOARES, o nome já subentende-se que vem da homenagem ao Coronel Domingos Soares, que foi Deputado estadual pelo Paraná e duas vezes prefeito de Palmas , o qual, a cidade foi distrito.
                      A sua origem contas dos idos de 1954, onde se formou pequeno núcleo habitacional e passou a ser distrito de Palmas, em 1964 , tornou-se distrito Judiciário do Município de Palmas e finalmente em 21 de Dezembro de 1995, tornou-se Município de Coronel Domingos Soares, e teve a primeira eleição em 1997.

Quem é natural da cidade é chamado de domingosoarense.

Name:	055-399 CEL DOMINGOS SOARES.jpg
Size:	80,1 KB
ID:	596230 Click image for larger version

Name:	IMG_20230218_153800645.jpg
Size:	52,2 KB
ID:	596231

Name:	IMG_20230218_153841667_HDR.jpg
Size:	53,2 KB
ID:	596232 Click image for larger version

Name:	cel domingos soares.jpg
Size:	4,7 KB
ID:	596233

Name:	divisao_poliica.jpg
Size:	77,9 KB
ID:	596234

Comentário

• JeanCarlo
                        Fazedor de Chuva
                        • Jul 2016
                        • 149

Ainda aproveitando o passeio , estou no meu 56° município, CLEVELÂNDIA.

Eu aposto aqui , que tem muita gente, leitores assíduos desses pequenos textos, que não faz idéia de onde se origina o nome dessa cidade, nem eu sabia! kkkk

A peleia , como dizem muitos historiadores , tem início em 1759, quando começaram a demarcar as divisas do nosso Brasil, os campos de Palmas ( antigos campos de Bituruna) foi passagem dos bandeirantes e que uns dos objetivos , era descobrir um caminho que ligasse os campos de Guarapuava com o norte do Rio Grande do Sul.

em 1839 , chega à região , os primeiros colonizadores , para abrir fazendas nos campos de Palmas, mas com toda dificuldade da época em demarcar as terras , confrontos com índios nativos e as incursões da Argentina em querer estender seus limites até os campos de Palmas, fato que se chamou de " a questão das Missões", 1895 a questão foi resolvida , com auxilio da arbitragem do então Presidente dos Estados Unidos da Améica do Norte , Grover Cleveland, que reconheceu como território brasileiro a região dos campos de Palmas.

Assim , a pequena freguesia , tornou-se Vila em março de 1909, e recebeu o nome de " Clevelândia" em homenagem ao Presidente Cleveland.

Clevelândia tornou-se Comarca em 1927.

A atual população é composta por Italianos , alemães , portugueses , poloneses e espanhois.

Quem nasce em Clevelândia é chamado de clevelandense.

Name:	056-399 CLEVELÂNDIA.jpg
Size:	94,6 KB
ID:	596420 Click image for larger version

Name:	IMG_20230218_164159997_HDR.jpg
Size:	63,6 KB
ID:	596421 Click image for larger version

Name:	120px-Bandeira_clevelandia-png.jpg
Size:	2,0 KB
ID:	596422Click image for larger version

ID:	596423

Comentário

• JeanCarlo
                          Fazedor de Chuva
                          • Jul 2016
                          • 149

Estou passando agora pro MARIÓPOLIS , meu 57° município do meu desafio.

A colonização de Mariópolis iniciou-se em meados de 1940, as primeiras famílias eram de origens italiana e polonesa, vindas do Rio Grande do Sul. Uma das primeiras atividades economicas na região , foi a extração da madeira nativa, principalmente o pinheiro araucária além da erva-mate. A madeira foi um dos propulsores para o crescimento da cidade , na época existiam aproximadademente 29 serrarias no município.
                          Com a escassez da madeira , a economia do município se voltou para a agricultura e a pecuária. Com a vinda dos italianos, eles trouxeram também a uva, a qual passou a ser uma renda para a cidade. Hoje se produz anulamente 1200 toneladas da fruta na região. Assim, todo ano , na última semana de Janeiro é realizada a festa da uva.

A cidade se tornou município em julho de 1960, seu nome é em homenagem a Mário José Fontana, representante da Cia Clevelândia Industrial e Territorial - CITLA , a empresa que colonizou a região.

Quem nasce em Mariopólis é mariopolitano.

Name:	057-399 MARIOPÓLIS.jpg
Size:	87,5 KB
ID:	596624 Click image for larger version

Name:	Bandeira_mariópolis.gif
Size:	2,9 KB
ID:	596625 Click image for larger version

ID:	596626

Comentário

• JeanCarlo
                            Fazedor de Chuva
                            • Jul 2016
                            • 149

Estou passando aqui , em HONÓRIO SERPA , meu 58° município.

Ainda percorrendo os vastos campos de Palmas, região que já conhecia de tempos, mas nem imaginava de tantas histórias ricas em detalhes , que aqui tento bem resumidamente, contar só um pouquinho dessas histórias.

Fato que eu nem imaginava , que em Honório Serpa , existem sítios arqueológicos de grande expressão, que ajudam a contar um pouco da história desses primeiros habitantes que contam com mais de 9000 anos atrás. Dos índios que habitavam essa região , que acabaram sendo dizimados e escravizados , com o avanço dos Bandeirantes abrindo novos caminhos nesses terras distantes

Com esse movimento , foram se abrindo fazendas pela região e essas fazendas virando vilas e depois cidades. Não foi diferente com Honório Serpa, Diógenes e Eufrazina Serpa migram do Rio Grande do Sul e compram terras em áreas que pertenciam a Palmas, que posteriormente foram divididas por seu filho , Honório Serpa, onde foi fundada uma vila. Em 1964 o povoado de Honório Serpa se torna distrito de Mangueirinha e em 1990 é elevada a município .

Sua economia se baseia na agropecuária , seguida pela agricultura.

Quem nasce em Honório Serpa é chamado de honório serpense.

Um fato curioso me aconteceu nesse trecho, até agora em todas essas andanças nunca tinho pego chuva, mas sempre tem a primeira vez, a foto oficial da prefeitura , com chuva

Name:	058-399 HONÓRIO SERPA.jpg
Size:	74,3 KB
ID:	596667 Click image for larger version

Name:	municipio-honorio-serpa-bandeira-simb-brsspr0803009658.jpg
Size:	27,4 KB
ID:	596668Click image for larger version

Size:	77,7 KB
ID:	596669

Comentário

• JeanCarlo
                              Fazedor de Chuva
                              • Jul 2016
                              • 149

Nessas minhas andanças passei por IMBAÚ, meu 59° município do desafio. Imbaú está localizada na região leste central do Paraná , a região era caminho dos tropeiros até idos dos anos 30 , com a construção da rodovia do café , a BR-376, foi construído um canteiro de obras da empreiteira CIROL , uma das construtoras da estrada. Ao redor desse acampamento começou a se formar um pequeno povoado dos trabalhadores que vieram trabalhar na construção da estrada. A vila começou a progredir com a inauguração da rodovia e a construção do Posto e restaurante Imbaú isto em 1965, com o aumento do tráfego entre Ponta Grossa e Apucarana.

O nome tem origem tupi , Imbaú em tupi significa " beber na bica" e também tem referência a dois rios que cortam a região , o rio Imbaú e Imbaúzinho.
                              Tornou-se município em 8 de Dezembro de 1995, mas foi instalado oficialmente em 01 de Janeiro de 1997.

Name:	059-399 IMBAÚ.jpg
Size:	80,3 KB
ID:	604303 Click image for larger version

Name:	Imbaú.jpg
Size:	19,6 KB
ID:	604304 Click image for larger version

Name:	Imbaú.jpg
Size:	85,7 KB
ID:	604305 Click image for larger version

Size:	77,8 KB
ID:	604311

Comentário

• JeanCarlo
                                Fazedor de Chuva
                                • Jul 2016
                                • 149

Para comemorar meu 60° município, escolhi a cidade de TELÊMACO BORBA.

Telêmaco Borba tem uma história bem interessante de pessoas , digamos, visionárias para a época. Tudo se originou com o falecimento do Cel José Felix da Silva , em 1926, proprietário da Fazenda Monte Alegre, seus herdeiros criaram uma empresa colonizadora e estrada de ferro para explorar a região , para isso foram buscar recursos no exterior e em bancos , infelizmente não conseguiram horar seus compromissos e faliram, como as terras foram dadas em garantia , o Banco do estado do paraná , um dos credores, em 1932 requereu a penhora da fazendo e mais tarde incorporou a fazenda a seu patrimônio. Em 1934 , o interventor do estado , Manuel Ribas, ofereceu a fazenda à família Klabim e em 1941 a venda foi efetivada definitivamente, dessa data até o funcionamento da empresa em 1947, houve uma transformação na região, tiveram que criar toda uma estrutura para a construção da fábrica , foi necessário construir uma mini cidade para abrigar todo o pessoal envolvido na obra, o contingente inicial em 1946 era de 4000 pessoas em 1950 , ultrapassava 15000 habitantes, com isso a direção da Klabim , criou um loteamento do outro lado do rio tibagi , a Cidade nova, onde os terrenos foram vendidos aos funcionários e as casas foram doadas pela empresa, nessa época também foram construídas a ponte e o teleférico para ligar a vila até a fábrica, com isso o bairro só cresceu e se tornou independente , com isso foi elevada a categoria de município com o nome oficial de Telêmaco Borba.

Name:	060-399 TELÊMACO BORBA.jpg
Size:	86,4 KB
ID:	604414 Click image for larger version

Name:	120px-Bandeira_telemaco_borba.jpg
Size:	1,7 KB
ID:	604415 Click image for larger version

Size:	77,8 KB