VALENTE FC - BA. Bora minha Baaêêa!

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Improta
    Fazedor de Chuva
    • May 2020
    • 103

83/417 São Domingos

83/417

Desviamos da rota para Salvador por um momento para seguir até o ponto D! São Domingos!

Click image for larger version

Name:	Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Views:	2
Size:	85,9 KB
ID:	501945

O nome São Domingos se originou com a compra de uma grande fazenda, cujos primeiros proprietários foram o Coronel Francisco Pedreira e sua esposa D. Amélia Pedreira, construída no ano de 1926. Por serem, os proprietários, devotos de São Domingos, a fazenda foi denominada com o mesmo nome, fazendo parte do Município de Conceição do Coité.

Passamos rapidamente, validamos o município e voltamos pra nossa rota!

Name:	IMG_20210216_110327_604.jpg
Views:	1
Size:	42,1 KB
ID:	501946

Comentário

• Improta
      Fazedor de Chuva
      • May 2020
      • 103

84/417 Retirolândia

84/417

Voltamos para a rota de Salvador e esse foi o último município registrado por mim nesse rolé, o ponto E! Retirolândia!

Depois passamos em alguns outros municípios que já foram validados por mim, mas que Cleilton ainda não tinha validado!

Name:	Screenshot_20210907-104501_Maps.jpg
Views:	2
Size:	85,9 KB
ID:	501947

O município de Retirolândia-Ba teve sua origem numa pequena fazenda denominada de Retiro Velho, que pertencia ao município de Conceição do Coité. Os primeiros residentes no local que deu origem ao município foram os senhores José de Chiquinho, Sátiro Francisco de Araújo e Antonio Militão Rodrigues.

Naquela época, nos idos de 1932, existia uma grande cajazeira, situada em frente à casa de um dos moradores, onde, aos domingos, eram feitas pequenas matanças, numa espécie de feira livre.

Com o passar do tempo, outros moradores foram chegando, tais como João Francisco de Araújo e Rosalvo Madureira, que foram importantes na história e na constituição do município. Nesse tempo, cabe destacar a atuação do Sr. Antonio Militão Rodrigues, que atendia à população em sua própria farmácia na localidade, já que o único médico existente atendia na sede, em Conceição do Coité, o que dificultava a assistência médica às pessoas. Em gratidão aos seus serviços e à sua dedicação, hoje existe, no município, um Grupo Escolar com o seu nome.

A fazenda Retiro Velho foi evoluindo e deu origem a um povoado, no qual foram instaladas duas lojas. Mais tarde, a localidade passou a ser chamada de arraial, com suas atividades organizadas em torno de um barracão que ocupava o centro do lugar, destinado a abrigar os tropeiros e ciganos que ali chegavam e movimentavam o comércio local. Nesse barracão também se realizava a feira livre, sempre aos sábados. Hoje em dia, nesse espaço, está instalado um mercado.

Outros comerciantes foram se instalando na localidade. Dentre eles, destacam-se Bento Eloy de Araújo e Pedro Pinheiro de Oliveira, responsáveis pela introdução da cultura do sisal, o que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do Município. A partir daí, foi surgindo o interesse por outras culturas como a mamona e a mandioca, iniciando-se assim, o período de crescimento econômico, com a construção de casas residenciais, armazéns, lojas, etc.

Em 21 de novembro de 1962 a localidade passou de povoado ou arraial para vila, tendo como seu primeiro administrador o Senhor Bento Eloy de Araújo, na gestão do Prefeito de Conceição do Coité, Senhor Wercelêncio Calixto da Mota. Esse administrador exerceu um papel preponderante no desenvolvimento de Retirolândia, preocupando-se com o setor educacional. Contribuiu também para o desenvolvimento da cultura do sisal, impulsionando seu crescimento, e construiu o Mercado Municipal, que é, até hoje, ponto importante da cidade. Ele era considerado como uma pessoa generosa, pois,, ajudava a todos aqueles que o procuravam, e deu grande contribuição para que o município se tornasse independente.

O segundo Administrador do Distrito foi o Senhor Deraldino Ramos de Oliveira, na gestão do Senhor Emídio Ramos, Prefeito de Conceição do Coité. O segundo Administrador olhou com seriedade para Retirolândia, realizando um trabalho com segurança e promovendo o calçamento das vias públicas locais. Deu-se início ao desenvolvimento político, com o surgimento dos primeiros vereadores que representavam o Distrito, Bento Eloy de Araújo, Pedro Pinheiro de Oliveira, Jovino Modesto Avelino, Deraldino Ramos de Oliveira e Evaristo Carneiro de Oliveira, que demonstraram constante preocupação e muito se esforçaram no sentido de melhorar Retirolândia, que começou a crescer em todos os aspectos, principalmente nos setores educacional, social, econômico e administrativo.

Retirolândia desmembrou-se do Município de Conceição de Coité em 27 de julho de 1962 com a Lei 1752.

Após o desmembramento, desenvolveu-se um maior interesse político pela gestão do município. Desse modo, os habitantes do novo município revelaram o desejo espontâneo de que o primeiro prefeito fosse um homem simples, dinâmico, um “Homem do Povo”, perfil esse condizente com o do Senhor Bento Eloy de Araújo. Entretanto, em virtude de já estar residindo na Cidade de Conceição do Coité, naquela época, declinou carinhosamente da sua candidatura a favor do Senhor Deraldino Ramos de Oliveira, por acreditar que seu amigo levaria à frente o nome de Retirolândia, trabalhando com empenho e dignidade.

Retirolândia hoje é cidade-membro da microrregião geopolítica administrativa de Serrinha. Embora goze de autonomia administrativa em muitos campos, em outros o município está vinculado a Serrinha, pois depende das decisões de alguns órgãos administrativos do Estado, sediados nessa cidade.

Name:	IMG_20210216_110333_166.jpg
Size:	51,6 KB
ID:	501948

Comentário

• Erivelton Nascimento
        Fazedor de Chuva

• Jul 2020
        • 186

Meu irmão Bom dia, fuçando aqui o fórum acabei te descobrindo. Minha esposa e eu estamos planejando um VFC Bahia, e ficamos muito felizes em ver a estrutura de seu desafio...
        Se puder nos add no WhatsApp pra trocarmos ideias 71 992642247
        Somos de Salvador mas trabalhamos nessa região de Valente, Sta Luz, Coité, Serrinha e arredores....

Abraço Mano

Comentário

• Improta
          Fazedor de Chuva
          • May 2020
          • 103

Xxx São Felipe xxx

XXX SÃO FELIPE XXX

Fala, galera! Espero que vocês estejam bem!

Estou de volta ao fórum.

Estive ausente durante todo esse tempo porque apesar de ter validado mais alguns municípios... Desanimei.
          Não postei no fórum porque quando fui em São Felipe percebi depois que tirei foto do lugar errado. Eu sabia que isso uma hora poderia acontecer... Rs

E não só isso... acabei sofrendo um acidente com a moto pouco tempo depois, onde foi constatado Perda Total na minha companheira de viagem.
          Eu levei um tempo pra me recuperar, mas também estou bem.
          Fiquei desde dezembro de 2022 sem moto e agora tomei coragem, comprei a moto de um grande amigo.

Estou pegando confiança pra voltar a pilotar, mas confesso que já estou muito feliz em ter retornado e também já estou ansioso pra dar continuidade nesse desafio que eu gosto muito.

Resolvi compartilhar com vocês que peguei uma GSX 650F, que inclusive já esteve comigo quando validei o município de Inhambupe rsrs
          Eu só não imaginava que um dia ela seria minha.

Name:	WhatsApp Image 2025-08-06 at 19.57.55.jpg
Size:	54,1 KB
ID:	731364

Tá aí a foto da gorda!

E pra dar continuidade eu vou mostrar a foto que tirei na Câmara Municipal, achando que era a prefeitura! kkkkk
          Vou ter que voltar lá.

Name:	WhatsApp Image 2025-08-06 at 20.01.12.jpg
Size:	55,6 KB
ID:	731365

Bola pra frente! Devagarzinho a gente chega lá!

É bom estar de volta!! Abraço a todos!

Comentário

Working...