SÃO PAULO, um sonho que roda... Devagar mas roda.
Collapse
X
-
-
-
-
-
-
Ufa! Concluir um gigante da magnitude de São Paulo é algo muito especial e confesso a vocês que em nenhum outro momento dentro dos desafios do TFC eu senti a emoção que senti naquele momento. Ao ir me aproximando da cidade de Neves Paulista, a última dessa fase e que me daria o título de VFC SP, a emoção e a adrenalina foram se avolumando dentro de mim e me descobri com os olhos navegando em lágrimas, que com certeza eram de emoção, alegria e prazer por ter conseguido realizar algo que tive dúvidas se conseguiria. Aqueles que já concluíram o estado de SP com certeza hão de concordar comigo, é uma mistura de todos esses sentimentos juntos. Não sei o que ainda vou conseguir fazer dentro do TFC mas o que realizei até agora já me realiza como FAZEDOR DE CHUVA, não que eu pretenda parar agora, mas se isso tivesse que acontecer eu estaria feliz e realizado neste sentido.
Não posso esquecer de agradecer a três companheiros de viagem que sempre estiveram ao meu lado para o que desse e viesse. O primeiro é o meu Criador, Guia e Protetor, o meu Deus único e de todas as horas. O segundo meu irmão/companheiro Abílio Mangueira que esteve sempre comigo, mesmo não estando presente e, que repetiu várias rotas só para me fazer companhia, além de ter me guiado por ocasião do registro das cidades da Grande metrópole brasileira, São Paulo. O terceiro é o meu GPS e seus mapas. Poderia até ter conseguido sem eles mas tenho que confessar que teria sido muito mais difícil. Valeu "Projeto TrackSourcde", obrigado!
Agora meu amigo e Mestre Gilmar cabe a você concluir tudo que foi realizado nestes 38 dias de aventura, por 22.045 km de estradas e por 8 estados brasileiros.Última edição por Everardo Passos Luz; 02-11-20, 15:33.
Comentário
-
O maior e melhor planejamento de rotas que fiz até hoje, aquele que considero a minha "OBRA PRIMA". Para quem se interessar vou detalha-lo didaticamente abaixo.
Fazer um planejamento que me permitisse realizar essa etapa da forma mais racional possível foi um desafio. Planejar a execução da parte restante do MS e do ES/RJ era a tarefa mais fácil, o mais difícil era encaixar o gigante estado de SP no meio, concluí-lo e, não fazer grandes percursos de ida e volta em forma de deslocamentos.
A primeira coisa a fazer era colocar em um mapa todas as 296 cidades que ainda restavam em SP que me permitisse ter uma visão macro do problema. Feito isto passei à análise do desafio. Veja mapa a seguir.
Cada ícone azul dentro do mapa representava uma cidade a ser visitada. Observe que o nordeste, o sudeste e o centro do estado estão esvaziados. O nordeste foi sendo feito nas muitas idas e vindas de Oeiras para Sorocaba, privilegiando as regiões em volta da Anhanguera. O sudeste foi esvaziado nas muitas idas e vindas para a região sul e priorizou as regiões em volta da BR-116 e do rastro da serpente. A região central do estado deveu-se à execução do Nascente FC e duas viagens ao MS.
Com essa visão macro do que tinha a fazer, a próxima etapa era decidir a ordem e a divisão da regiões por onde deveria passar. Fui fazendo experiências até chegar àquilo que me pareceu a forma mais racional de atingir os objetivos estabelecidos. O desafio completo foi dividido em oito etapas, sem contar a das cidades que passaria na ida e volta, nos estados de GO e MG, de acordo com o que mostraremos a seguir. Observe que tudo converge para a cidade de Sorocaba, onde está localizada a casa do Manga e que considero a minha casa no estado de São Paulo. Toda etapa começa e termina lá ou as duas coisas.
Etapa 01
Na ida decidi seguir pela BR-153 passando por Anápoles e Goiânia, onde visitei parentes e amigos. Dormi em Frutal-MG e no dia seguinte passando por Fronteira-MG acessei a primeira cidade de SP, Icém. Em 3 dias registrei 96 cidades de SP mais Fronteira-MG e cheguei na casa do Manga. Fiquei o domingo ali e na segunda foi feita a revisão da moto.
Etapa 02
Combinei com meu parceiro que eu sairia um dia antes, com o objetivo de registrar as cidades no caminho para o MS e, ele me encontraria em Bataguassu.
Com tudo acertado parti no dia seguinte, sozinho, e registrei 40 cidades antes de encontra-lo no lugar combinado, ao meio do dia estabelecido. A partir daí executamos o que restava do MS juntos.
Etapa 03
Terminamos o MS em Naviraí e seguimos juntos até Batayporã onde nos separamos, ele seguiu direto pra casa e eu fiz o caminho de volta registrando as cidade que restavam naquele sudoeste paulista. Foram 33 cidades em um dia e meio.
Etapa 04
Fizemos essa etapa juntos, o Manga servindo de companhia de e de fotógrafo, pois já havia concluído o estado de SP. Dormimos em Santos na casa de um amigo e eu pude registrar mais 23 cidades. No dia seguinte fizemos as últimas cidades de SP e começamos o estado do RJ.
Etepa 05
Depois de executarmos a etapa que previa os Valentes do ES e RJ, terminamos em Porto Real-RJ, nos separamos novamente e o Manga seguiu direto pra Sorocaba. Tinha pela frente 37 cidades da região serrana de SP. Não foi fácil registrar essas cidades em 2 dias, as rodovias em curvas e subidas/descidas ditavam naturalmente o ritmo da viagem. Quem já viajou pelas regiões de Campos do Jordão e Cunha sabe do que eu estou falando.
Etapa 06
Finalmente a última etapa e novamente sozinho, a ida da casa do Manga até a fronteira com MG, a mesma por onde entrei no estado de SP. Foram 3 dias muito intensos nos quais consegui registrar as últimas 67 cidades desse gigante chamado São Paulo com suas 645 cidades.
Abaixo você poderá ver todas as rotas reunidas em um único mapa. Não sei se você concorda mas eu achei uma "belezura"!
*Os mapas utilizados são do Projeto TrackSource Brasil e estão sendo utilizados no programa MapSource, da Garmin.
Minha planilha FC atualizada.
Comentário
-
Boa tarde Mestre e Adorável Insano e, agora, Valente Fazedor de Chuva, São Paulo Everardo Passos Luz,
Aqui com meus botões lembrando do réc réc réc da rede em Oeiras, pensando no convite e imaginando algumas respostas.
Só num trecho pequeno de uns 36 km entre São Francisco do Sul - RJ e a divisa com o ES, uma vez eu contei 38 lombadas (ou quebra-molas), ou seja: uma por km. Se essa for a regra geral, poderá fazer o cálculo de quantas superou ao longo de suas jornadas rssss.
Mas, felizmente, SP estado não é bem assim, rodovias boas, multi pistas, bem sinalizadas, seguras... um filé pra quem roda de moto... então esse desafio foi fácil!!!! kkkkkk
Pode xingar, mas estou brincando.
Fiz pouco mais de 100, inclusos os do Nascente FC e realmente é um desafio exaustivo mas compensador por tudo que se vive ao longo desse estado espetacular e de um povo super acolhedor.
Evidente que em muitos municípios só havia uma moto presente e neles as fotos tiveram como base o baú, pois seu amigo/irmão já havia feito o estado e não te acompanhou nesse fechamento, mas estiveram juntos em muitos, inclusive o Nascente FC.
Depois de homologar ontem a 4a. Conta - Fogo, hoje HOMOLOGAR o estado de SP é tipo um cereja do bolo, pois realmente é uma conquista pra bem poucos mesmo.
Tanto que somente 37 insanos se propuseram fazer e tão somente 5 concluíram (com você já nessa conta).
Pode-se falar de estados com estradas ruins, locais difíceis e isso não se aplica a São Paulo, mas o tamanho da "encrenca" desanima que seja encarada, mas pra você, "e daí" que a encrenca é grande???!!!! Pouco importa, tem estrada e tem município, isso basta.
Assim, temos 3 estados do Sudeste fechados falta "só" Minas, para mais uma Lenda, a Ouro. Sei que ela virá.
Num teve Sol, nem chuva, calor nem frio, dia nem noite, Covid, gripe suína, com vacina ou sem vacina, foi lá e passou a régua, como de praxe.
Seu legado só será avaliado daqui a muitos anos, quando eu não estiver mais por aqui, mas terei tido a honra e prazer de ver, acompanhar e "participar", nem que seja HOMOLOGANDO essas incríveis jornadas.
O punho fechado com a mão para o alto na última cidade dá a dimensão do quão duro foi fazer mais um desafio, PARABÉNS!!!!
É para comemorar muito mesmo, todo e cada estado conquistado, serpenteando Brasil afora, pontilhando cada km rodado, quicando a cada lombada (eu xingo mesmo), mas no final das contas realizando o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem...".
A essa altura dos acontecimentos, é a Elite do Motociclismo Mundial que tem a honra de tê-lo em suas fileiras.
Tem um ditado antigo que diz: "ninguém contou que era impossível, ele foi lá e fez!!!".
Assim é você, torna simples tarefas ferrenhas, torna fácil a jornada mais dura, torna real o sonho mais absurdo e, depois, vai para um lugar único no mundo: se deita e se deleita ao som do réc réc réc... revisitando cada lugar, lembrando cada fato, saboreando cada conquista, como deve sabiamente fazer, afinal você MERECE!!!!
Aqui vai pela enésima vez o carimbo
E mais um selo alusivo à sua conquista
Parabéns meu querido amigo, descansa, pois a pururuca, o pão de queijo, o doce de leite te esperam ali na esquina... rssss
Abração e muito obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
Bon voyage!!!!
Comentário
-
Parabéns Everardo Passos Luz pela conclusão do VFC-SP.
Só quem o fez sabe o que é rodar pelas 645 cidades do Estado de SP. Só quem o fez sabe o que é fazer as cidades do Vale do Ribeira... Apiaí, Registro, Eldorado, Iporanga... Ahhhh Iporanga... que só tem acesso por estrada te terra... fazendo a Serra do Rastro da Serpente! E as serras da região de Guaratinguetá? Sim, a famosa serra de Taubaté a Ubatuba... Serra que deixa a tão famosa Serra do Rio do Rastro no chinelo! Não em beleza, mas em complexidade! Em beleza, temos a Serra da Macaca, entre São Miguel Arcanjo e Sete Barras. Essa sim, deixa a Serra do Rio do Rastro no chinelo em questão de beleza. Só quem a fez sabe do que estamos falando. Parabéns Everardo Passos Luz, pela conclusão do VFC-SP! Só quem roda o estado todo sabe das suas estradas. Sabe que vários são os trechos de terra. Sabe que rodovias boas, multi pistas, bem sinalizadas, seguras, definitivamente não é uma realidade no seu interior. São poucos trechos como Castello Branco, Raposo Tavares, Washington Luís, Marechal Cândido Rondon. Mas quem não rodou pelo Estado todo não sabe... Parabéns Everardo Passos Luz, pela conclusão do VFC-SP! Só quem roda o estado todo sabe das suas estradas.
Comentário
-
Muito obrigado Fabrício, é realmente uma emoção concluir esse gigante chamado SP. Foi o desafio que mais me emocionou ao concluir, a sua diversidade e realidade nos encanta, principalmente a mim que venho de outra realidade, o nordeste. Grande abraço.Postado originalmente por Fabrício Tristão Ver PostParabéns Everardo Passos Luz pela conclusão do VFC-SP.
Só quem o fez sabe o que é rodar pelas 645 cidades do Estado de SP. Só quem o fez sabe o que é fazer as cidades do Vale do Ribeira... Apiaí, Registro, Eldorado, Iporanga... Ahhhh Iporanga... que só tem acesso por estrada te terra... fazendo a Serra do Rastro da Serpente! E as serras da região de Guaratinguetá? Sim, a famosa serra de Taubaté a Ubatuba... Serra que deixa a tão famosa Serra do Rio do Rastro no chinelo! Não em beleza, mas em complexidade! Em beleza, temos a Serra da Macaca, entre São Miguel Arcanjo e Sete Barras. Essa sim, deixa a Serra do Rio do Rastro no chinelo em questão de beleza. Só quem a fez sabe do que estamos falando. Parabéns Everardo Passos Luz, pela conclusão do VFC-SP! Só quem roda o estado todo sabe das suas estradas. Sabe que vários são os trechos de terra. Sabe que rodovias boas, multi pistas, bem sinalizadas, seguras, definitivamente não é uma realidade no seu interior. São poucos trechos como Castello Branco, Raposo Tavares, Washington Luís, Marechal Cândido Rondon. Mas quem não rodou pelo Estado todo não sabe... Parabéns Everardo Passos Luz, pela conclusão do VFC-SP! Só quem roda o estado todo sabe das suas estradas.
Comentário

Comentário