Peregrinação Santa Paulina, nem só de pão...

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Cesar Macedo
    Administrator
    • Sep 2011
    • 285

Peregrinação Santa Paulina, nem só de pão...

Click image for larger version

Name:	photo.jpg
Views:	1
Size:	94,8 KB
ID:	743728

Como não se vive só de pão, marcamos o nosso retorno para Itajaí, SC, a tempo de nos juntarmos aos peregrinos da Passo a Passo, Sempre em Frente, que celebra este ano a Décima Caminhada de Peregrinação ao Santuário da Santa Paulina, cujo percurso de aproximadamente 60 km, é para ser cumprido em dois dias, portanto, amanhã, sábado, estaremos chegando em Nova Trento, cidade de colonização italiana, onde está erigido este templo da fé.

Assim, procuraremos a Angela e eu, alimentarmos a nossa fé e deixarmos as nossas almas mais fortalecidas nesta nossa, literalmente, caminhada aqui pela terra.

Na medida do possível, manterei o link atualizado, com a postagem das fotos a noite.

Após o primeiro descanso desta peregrinação que iniciou as 5 h, somos chamados para seguirmos em frente.
  • Cesar Macedo
    Administrator
    • Sep 2011
    • 285

Primeiro balanço

Name:	photo4.jpg
Size:	95,7 KB
ID:	154442

Após quatro horas de caminhada, num total de sete quilômetros, com 10.595 passos, um terço rezado, paramos novamente, agora já no bairro da Itaipava, para um delicioso café oferecido pela família Dagnoni, capitaneada pela Da. Aninha, que recebeu os mais de 870 peregrinos e 250 pessoas no apoio, totalizando 1.120 pessoas.

Name:	photo2.jpg
Size:	94,1 KB
ID:	154443

São nestas oportunidades que vamos conhecendo a generosidade e hospitalidade do nosso povo.

Tivemos também durante esta primeira etapa da peregrinação o contato mais direto com a fé, que reúne e move pessoas.

Name:	foto5.jpg
Size:	91,8 KB
ID:	154444

Está sendo um privilégio poder conviver com este misto de alegria, fé e de esperança de mudanças na vida de tantas pessoas.

Rezamos pelos doentes, ouvimos preces de agradecimento por graças alcançadas, nos sensibilizamos com histórias de sofrimentos, enfim, estamos vivendo uma experiência, que ao final dessa jornada haverá de nos modificar, para melhor.

Seguimos rezando... pelos nossos amigos, familiares e procurando dar a nossa colaboração para uma melhor sintonia entre as pessoas.
    Última edição por Cesar Macedo; 04-05-12, 14:50.

Comentário

• Cesar Macedo
      Administrator
      • Sep 2011
      • 285

Terceira Parada

Name:	terceira_parada.jpg
Size:	93,2 KB
ID:	154451

Demos até esta terceira parada, no bairro rural, como dizemos aqui em Itajai, dos Doze, ou seja, para ser mais politicamente correto, Km 12, um total de 19.207 passos, em 6 horas de peregrinação.

Desde que partimos da nossa segunda parada confesso que as minhas pernas já ganharam cada uma, pelo menos uns 3 quilos, que sinto, pesarão muito mais até o final desta jornada.

Continuo animado para cumprir todo o trajeto e tenho aproveitado para refletir um pouco mais sobre tudo o que está em minha volta... e porque não, dentro de mim.

Mas como o que interessa é a Peregrinação, é conveniente saudar e parabenizar a organização, liderada pela Ir. Adelina, com tudo absolutamente impecável.

Name:	alongamento.jpg
Size:	97,7 KB
ID:	154445

Tudo pensado e planejado, com ótimo pessoal de apoio com médicos, estudantes de medicina da Univali, Polícia Militar de SC, agentes de trânsito do Codetran, Bombeiro Militar de SC, ambulâncias, fisioterapeutas, serviços de abastecimento de água, de limpeza, cozinha providenciando lanches, especialmente frutas frescas, banheiros químicos antecipadamente aguardando os peregrinos, professores de educação física, enfim, tudo perfeito para deixar os peregrinos totalmente satisfeitos e voltados para as suas razões de estarem aqui.

Name:	bombeiros.jpg
Size:	87,1 KB
ID:	154448

Name:	pessoal_limpeza.jpg
Size:	95,9 KB
ID:	154449

Name:	servico_agua.jpg
Size:	94,2 KB
ID:	154450

Name:	razoes.jpg
Size:	98,3 KB
ID:	154446

É a minha primeira experiência neste tipo de evento, motivada pelas duas vezes que a Angela participou.

Os peregrinos estão divididos em grupos de aproximadamente 50 pessoas, que a cada parada vão se revezando na liderança da caminhada, bem atrás do carro da Santa Paulina. Nesta pernada, o grupo ao qual pertencemos, o de número 3, chamado de Fé, foi quem puxou a turma.

Bons momentos de confraternização, com muitos casais festejando este momento de fé.

Vou aproveitar para ver se estico o esqueleto para agüentar este novo trecho que iniciaremos em poucos minutos.

Name:	massagem.jpg
Size:	88,2 KB
ID:	154447

Como o meu preparo físico é nulo, estou comendo somente uma laranja por "pit stop", exceção feita na casa da Da. Aninha Dagnoni, onde comi meio sanduiche de pão caseiro e um pedacinho de cuca de banana, ambos maravilhosos.

Agora, querer jejuar também já é apelar um pouquinho, em que pese o objetivo principal, seja o de alimentar a alma!
      Última edição por Dolor; 06-05-12, 21:33.

Comentário

• Cesar Macedo
        Administrator
        • Sep 2011
        • 285

Passamos da metade!

Name:	peregrinos.jpg
Size:	97,3 KB
ID:	154452

Esta pernada não foi maior do que uns 3 kg a mais em cada perna, especialmente na virilha.

Como o sol se faz presente com muita intensidade, a fadiga se aproveita e potencializa em cima de cada um, cujas expressões vão refletindo o peso que estes pouco mais de 17 quilômetros e meio, especialmente nos pés, que felizmente ninguém falou para os nossos, que estão muito bem.

Name:	cuidados.jpg
Size:	90,8 KB
ID:	154454

Muito bom o espírito reinante, muitas amizades e muitas conversas intercaladas por orações que alimentam a alma, porque para o corpo, somente uma banana e por incrível que pareça, ainda não me apresentei para o banheiro nenhuma vez.

Name:	banana.jpg
Size:	91,8 KB
ID:	154453

A Angela perde de um a zero neste quesito, aliás, acho que em todos os outros perco para ela.

Uma rocha!
        Última edição por Cesar Macedo; 04-05-12, 15:11.

Comentário

• Cesar Macedo
          Administrator
          • Sep 2011
          • 285

Vai pesando...

Name:	aperderdevista.jpg
Size:	92,6 KB
ID:	154456

Pela marcação que tenho feito, completamos nesta quinta parada, na localidade de Limoeiro, ainda dentro do município de Itajai, 22 quilômetros rodados, ao custo de 6 copos de água mineral, 4 laranjas, uma banana, meio sanduíche de pão de casa e um pedacinho de cuca de banana, ou seja, sou um cara muito barato.

A Angela, mais econômica, rodou com muito menos.

Acho que comecei a arrastar as pernas até porque aquele desconforto da virilha, desculpem o palavreado, mas deslocou-se para o saco, como se eu tivesse carregando dois côcos, mas daqueles de verdade, e verdes ainda.

A fé é grande e maior ainda, é a vergonha de tombar no campo de batalha. Pelo menos tombarei como um soldado da Santa Paulina, numa cruzada santa.

Name:	animacao2.jpg
Size:	87,4 KB
ID:	154457

Acho que estou me credenciando a ir para o céu.

Mas enquanto isto, vou pagando os meus pecados embaixo do sol, que para meu espanto, resolveu fazer a peregrinação também.

E olha que amanheceu com aquela chuvinha... tipo molha trouxa.

Acho que ele se empolgou e agora é o mais animado de todos.

Santa Paulina fazei com que eu não perca a minha fé e tombe!

Name:	santa_paulina.jpg
Size:	91,5 KB
ID:	154455
          Última edição por Cesar Macedo; 04-05-12, 15:37.

Comentário

• Paula
            Fazedor de Chuva
            • Oct 2011
            • 61

kkkkkk! Muito engraçado, Pai!
            Todo mundo com dor nos pés e o pai com dor nos "Côcos"...
            Só não vai pedir pro pessoal do Apoio fazer massagem, né?
            kkkkk

Comentário

• Cesar Macedo
              Administrator
              • Sep 2011
              • 285

Coqueiro

Name:	brusque.jpg
Size:	91,6 KB
ID:	154458

Conforme o relato anterior, Vai pesando... , é a mais pura verdade, porque o que pesava cinco quilos passou para dez e o problema com o coqueiro se agravou, porque agora tenho a impressão de estar carregando um cacho deles.

Name:	coqueiro.jpg
Size:	47,8 KB
ID:	154470

Santa Paulina, dá uma força extra para que estes últimos 4 quilômetros possam ser percorridos, ainda em pé.

Name:	bairro_santa_terezinha.jpg
Size:	92,1 KB
ID:	154459

O problema é que a preocupação está sendo transferida para a jornada de amanhã, quando deveremos subir algumas montanhas.

Bem, este é um problema para depois pois o que interessa é finalizarmos o dia de hoje, para mim recorde absoluto de caminhada, não diria nem em um dia, mas durante toda a minha vida acho que não andei os praticamente 27 km, segundo a minha constelação de satélites.

Há quem esteja, oficialmente, colocando uns dois a mais.

Name:	confraternizando.jpg
Size:	96,6 KB
ID:	154460

Veremos no final dessa jornada que tem sido pródiga em rever e conviver com velhos amigos.

Name:	animador.jpg
Size:	88,3 KB
ID:	154461Click image for larger version

Name:	apoio_moral.jpg
Size:	98,7 KB
ID:	154462

Ambiente bem alegre e divertido que, com todos os perdões da Santa Paulina, deveria se chamar, nesta altura do campeonato, a Cruzada dos Mancos!
              Última edição por Dolor; 06-05-12, 21:30.

Comentário

• Cesar Macedo
                Administrator
                • Sep 2011
                • 285

Ufa!

Name:	saotomas.jpg
Size:	95,5 KB
ID:	154463

Poucas coisas na vida, creio, são colocadas à prova, como a fé.

Somente os "iniciados", em tese e até que sejam colocados ao rigor da crença, persistem.

Name:	pes.jpg
Size:	101,7 KB
ID:	154466

A motivação, especialmente com assuntos relacionados à saúde e aos desvios de condutas, especificamente relacionados ao consumo de drogas, flagelos do nosso tempo, formam pelo que tenho observado e escutado, as principiais colunas de sustentação deste sentimento.

Name:	relax.jpg
Size:	95,9 KB
ID:	154464

Depois de pouco mais de 32 quilômetros rodados, quero dizer, caminhados, a sensação que passamos a viver é a de que somos, mais especificamente os peregrinos do grupo 3, batizado de Grupo Fé, membros de uma família que não se viam há muito tempo, portanto, com muitas histórias para serem contadas, fazendo com que tudo não tivesse passado de um passeio, o que na realidade não deixou de ser, fora o sentido de evangelização que passamos para os transeuntes, e a falta de comunicação para o nosso corpo, que sem entender muito bem o que se passava, se deixava consumir pelo ácido lácteo que destroçava a nossa musculatura.

Name:	motivacao.jpg
Size:	97,1 KB
ID:	154465

Parabéns a todos pela magnifíca demonstração de fé e de superação.

Ao chegarmos no Parque da Fenarreco, em Brusque, para o pernoite, optamos como peregrinos mais urbanos, pelo Hotel Monthez, e aqueles trezentos e picos metros de subida, digamos que foi o nosso verdadeiro calvário ao Monte das Oliveiras.

Name:	monthea.jpg
Size:	63,9 KB
ID:	154467

Assim completamos, para mim o primeiro dia da primeira peregrinação, e para a Angela a sua quarta experiência, com um "grand finale" embaixo de uma ducha maravilhosa e alguns bons pratos de sopa quentinha, que teve a finalidade, de além de alimentar o corpo, aquecer as nossas almas.
                Última edição por Dolor; 06-05-12, 11:45.

Comentário

• Cesar Macedo
                  Administrator
                  • Sep 2011
                  • 285

Tudo renovado!

A noite passou como num grande piscar de olhos até que o despertador, as cinco da madrugada, num esforço enorme, nos trouxe à realidade que nos aguardava deste novo dia de novo desafio além daquele da própria vida.

Passados pouco mais de meia hora desde que saímos daquele banho que deixou para trás qualquer resquício do cansaço do dia anterior, como que por um grande milagre, estávamos completamente renovados e empolgados para enfrentar a caminhada deste sábado que se anunciava ensolarado e cheio de vida.

O compromisso continua sendo o de alimentar as nossas almas, dando aos nossos corpos, o mínimo necessário para que eles saibam nos conduzir até ao altar da nossa fé.

Descemos a ladeira que nos separava da concentração tão energizados e felizes que precisamos nos conter para não corrermos ao mesmo tempo em que nos examinávamos para nos certificar de que tudo estava no seu devido lugar.

Um verdadeiro milagre!

Sem dúvida nenhuma o ambiente hoje é de total descontração e as poucas baixas foram e estão sendo compensadas pelo excelente serviço de apoio oferecido pela organização.

Impecável!

Fizemos este nosso primeiro "pit stop" em Azambuja, no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, que íntima da Santa Paulina, estende sobre todos os peregrinos as suas bênçãos.

E assim, após 7.235 passos para cobrir 5,09 km, estamos prontos para repetir este novo tiro de um outro tanto.
                  Última edição por Cesar Macedo; 09-05-12, 09:05.

Comentário

• Cesar Macedo
                    Administrator
                    • Sep 2011
                    • 285

Muito rápido

Name:	peregrinos2.jpg
Size:	99,3 KB
ID:	154468

Sinceramente, esta segunda pernada foi muito rápida, acelerada especialmente pelos bons bate-papos que turbinaram ainda mais o relógio.

A impressão que tenho é que fora alguns dedões e "minguinhos" perdidos pelo caminho, os peregrinos estão em excelente estado espiritual, suplantando em anos-luz o corpóreo.

Name:	pes2.jpg
Size:	96,4 KB
ID:	154469

Alto astral, muita alegria envolvendo todos os pelotões, com gritos, como se de uma guerra santa fossem, de saudações, aos habitantes das localidades por onde vamos passando.

Um bom dia esplendoroso e cativante!

O objetivo desta etapa era a Igreja do bairro Thomás Coelho, bem no interior do município de Brusque, que começa a se aproximar da fronteira com Nova Trento.

Uma figura que chama a atenção é da nossa motivadora que a cada parada se transforma num novo personagem, agora de gueixa.

Name:	personagem.jpg
Size:	97,7 KB
ID:	154524

Uma figura!

Com tudo preparado e no seu devido lugar, fico pensando que as nossas prefeituras deveriam funcionar como tem funcionado o corpo de apoio desta peregrinação; impecável!

E o segredo para tanta eficiência, também não tenho medo nenhum de afirmar, é o amor com o que os organizadores se nutriram, para agora despejarem sobre cada um de nós, tanta dedicação e carinho no desempenho das suas funções.

A moeda aqui é o amor!
                    Última edição por Cesar Macedo; 09-05-12, 09:10.

Comentário

• Cesar Macedo
                      Administrator
                      • Sep 2011
                      • 285

Ainda inteiros!

Name:	firmes.JPG
Size:	65,5 KB
ID:	154527

Continuo com a impressão de que os quilômetros, apesar de percorridos, estão com alguns metros a menos, inspirando-se no tempo, que está empobrecido de segundos nas suas horas.

Um verdadeiro passeio esta terceira etapa que nos trouxe até o Bairro Cedro Alto, ainda neste lindo e galego interior de Brusque.

Name:	andando.jpg
Size:	60,0 KB
ID:	154525

Peregrinamos até aqui, exatos 16,46 quilômetros, num total de 23.722 passos que nos tem conduzido para a nutrição das nossas almas, exercitando com este tipo de alimentação, todos os nossos sentidos da vida.

Name:	parada3.jpg
Size:	61,1 KB
ID:	154526

Pura reflexão e o contato próximo com o interior loiro e de olhos azuis, nos relembra também o quanto estes descendentes de imigrantes, especialmente alemães, tem mantido viva aquela chama de organização, limpeza e em resumo, de capricho.

Name:	alegre.JPG
Size:	67,5 KB
ID:	154528

Dá gosto de se ver as pessoas, as casas e os quintais!

Name:	povo.jpg
Size:	48,9 KB
ID:	154530

Ainda sem ir ao banheiro, comi até o momento três laranjas cravas, saborosas como o mel e uma laranja e meia, tipo doce. Neste quesito, tirando duas laranjas a menos, substituídas por uma maçã, venço a Angela por um sanduiche de margarina que ela acabou de traçar.

Muita gente tentando recuperar dedões e mindinhos, cujo reconhecimento vai para o pessoal de fisioterapia e enfermagem, incansáveis no trato destas extremidades.

Name:	oficina_pes.JPG
Size:	93,5 KB
ID:	154529

Agora, segundo os entendidos, vem a pior parte, pois subiremos uma serra, bem "altinha" pelo que posso perceber e sem pavimentação.

Espero não ter queimado a língua!
                      Última edição por Cesar Macedo; 09-05-12, 09:28.

Comentário

• Dolor
                        Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                        • 3250

A chegada

Nada poderia ter sido mais mansa e ordeira do que a chegada da 10ª Peregrinação Santa Paulina, que literalmente seguiu a orientação "Passo a Passo Sempre em Frente", nos trazendo até este altar de fé em que se transformou o Santuário da Santa Paulina, aqui em Nova Trento, Santa Catarina.

Name:	IMG_1284.jpg
Size:	19,9 KB
ID:	154471

As dificuldades físicas que alguns peregrinos sentiram no final de romaria, foram completamente revigoradas pelas almas, agora alimentadas por este exercício de fé, de resistência e de persistência, que creio, acrescentou reforços extras nas nossas esperanças de vidas melhores, em todos os sentidos.

Name:	IMG_1288.jpg
Size:	19,2 KB
ID:	154472

Esta peregrinação também teve uma conotação toda especial, porque entre outros motivos particulares, celebramos o décimo aniversário de santificação da Beata em 2002, que foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 1.991, em uma linda e emocionante festa em Florianópolis, onde tivemos a oportunidade de participar, e eu em especial, de receber a comunhão das mãos daquela grande figura humana.

Name:	foto.jpg
Size:	91,4 KB
ID:	154473

Particularmente a Angela e eu, aproveitamos para fazer um meio jejum, se é que isto é possível, e nos aproximamos ainda mais, solidificando também pela fé e pelo desafio a que nos propusemos, a enriquecer o nosso amor e fazer com que cheguemos aos quarenta anos de casamento, com todos os nossos sentimentos perfeitamente sintonizados e amadurecidos por esta convivência privilegiada com que tenho sido agraciado.

Name:	IMG_1146.jpg
Size:	15,0 KB
ID:	154474

Quem deveria proteger, por força das nossas tradições culturais, é o protegido, e o cuidado com que sou tratado em todos os momentos da nossa vida, me fazem afundar cada vez mais neste colo de amor e de dedicação.

Um presente que devo celebrar todos os dias!

Name:	DSC04898.jpg
Size:	21,3 KB
ID:	154475

Foi mais um momento inesquecível esta peregrinação, que gostaríamos de repeti-la no próximo ano, uma vez que foi dedicada à nossa família, aos nossos amigos, em particular para aqueles que precisam de um cuidado mais especial, todos depositados na bandeja dos pedidos, aliados aos nossos agradecimentos por tudo o que a vida tem nos oferecido e que desejamos ardentemente, que continuemos a ser privilegiados com tanta bondade e generosidade.

Name:	IMG_1286.jpg
Size:	17,9 KB
ID:	154478

Ao final de dois dias de muita felicidade, fazemos um pequeno resumo para que os nossos leitores possam ter uma idéia da grandeza do evento:

Andamos um total de 63,50 km, divididos em 33,35 km na sexta e 30.150 km, no sábado.
                        Demos um total de 93.369 passos, divididos em 49.037 passos na sexta e 44.332 passos no sábado.
                        Queimamos um total de 3.527 calorias, divididas em 1.852 cal na sexta e 1.675 cal, no sábado.

São dados pessoais e que podem carecer de um refinamento científico, mas que nos dá uma idéia bem aproximada do que foi em números a nossa peregrinação.

Para encerrar e preocupado em omitir nomes que foram essenciais para o bom andamento desta grande festa da fé, agradecemos a todos através da Irmã Adelina e do Dr. Mauro Knoll, que com as suas determinações, dedicações pessoais e lideranças, souberam conduzir com maestria mais de mil e duzentas cabeças deste rebanho, diferentes umas das outras, com necessidades, desejos, angústias e exigências particulares, de maneira irrepreensível, sendo injusto qualquer comentário que não seja o de nos ter sido proporcionada uma oportunidade ímpar de convivência, paciência, fé e de respeito.

Name:	IMG_1272.jpg
Size:	19,1 KB
ID:	154476

A todos vocês que se dedicaram com tanto carinho e amor, entregamos para a Santa Paulina, os nossos pedidos para possamos reencontra-los, todos, na XI Peregrinação, até porque, o homem não encontrou arma mais poderosa do que as palavras, e as que nortearam a vida da Santa, não poderiam ter sido melhores:

Mesmo que os ventos soprem ao contrário, não desanimeis!

Name:	DSC04906.jpg
Size:	13,9 KB
ID:	154477

Nos veremos no ano que vem, se a Santa Paulina quiser, especialmente com todos vocês que nos acompanharam.
                        Última edição por Dolor; 08-05-12, 22:09.

Comentário

• Jhonny
                          Fazedor de Chuva
                          • Dec 2011
                          • 504

Dolor e Ângela, fico impressionado pela diversidade que compõe a vida de vocês e acima de tudo a cumplicidade de suas ações, eis algo que serve de inspiração para tantos jovens casais por esse “mundão”.

Seus relatos sobre a viagem foram fantásticos, uma bela prova de resistência e perseverança, que muitas aventuras como essa acompanhe sua vida e Ângela puxe a orelha dele se por acaso se recusar no próximo ano.

Parabéns...

PS: Passei seu endereço a um amigo que se ofereceu para ajuda-lo com o problema dos cocos, espero que seja útil...

Name:	BLOG_QUEBRACOCO_jarbas.jpg
Size:	82,3 KB
ID:	154480
                          Fonte: http://roteiroceara.uol.com.br
                          Última edição por Dolor; 09-05-12, 10:58.
                          J.Fernandes

A distância de um sonho...
                          Quebram-se férreas cadeias, Rojam algemas no chão...

Comentário

Working...