Gaúcho Abraçando e conhecendo o Rio Grande-VFC

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Quinhones
    Fazedor de Chuva

• Mar 2016
    • 2943

492/497 Cerrito-RS

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Comentário

• Quinhones
      Fazedor de Chuva

• Mar 2016
      • 2943

493/497 Piratini-RS

(Primeira capital do Rio Grande do Sul)

Comentário

• Quinhones
        Fazedor de Chuva

• Mar 2016
        • 2943

494/497 Pinheiro Machado-RS

Comentário

• Quinhones
          Fazedor de Chuva

• Mar 2016
          • 2943

495/497 Pedras Alta-RS

Estrada muito ruim e considerada por muitos, como uma das piores estradas até um município, são 32 km de distância da BR, sendo 23 de chão mais o retorno. foi o último município com estrada de chão da jornada.

Comentário

• Quinhones
            Fazedor de Chuva

• Mar 2016
            • 2943

496/497 Candiota-RS

A maior alegria foi chegar nesse município e ter como visão na entrada, esse lindo outdoor azul.

As fotos abaixo, refletem a imensurável felicidade pela conclusão de mais uma etapa dessa viagem. De Candiota fui pernoitar em Bagé-RS, na casa de meu irmão de sangue. A chegada foi em grande estilo, cansado depois de 9 dias na estrada e quase 5.000 km rodados, fui recebido num bar da cidade, pelo Irmão caçula Ivori Quinhones, onde substitui o H2O consumido ao longo da estrada pelo precioso líquido gelado da cevada....

Última edição por Quinhones; 16-11-18, 13:14.

Comentário

• Quinhones
              Fazedor de Chuva

• Mar 2016
              • 2943

496/497....

Tchan Tchan Tchan... prezados amigos FC

O Rio Grande do Sul não será mais o mesmo daqui pra frente, pois teremos em breve 5 bravos guerreiros Valentes Fazedorores de Chuva no Estado, este que vos escreve e mais três motociclistas e uma garupa/esposa, todos da região Central, sendo 3 de Santa Maria-RS e 1 casal de Ivora-RS, todos bem próximos da Conclusão.

Nosso Estado possui 497 municípios, no meu caso como vêem, registrei o 496, significa que falta o último... o penalt sem goleiro... a cereja do bolo... o gran finale de um desafio fantástico, gostoso, sublime, prazeroso e que nos trás um orgulho sem igual, imensurável.
              Controlando a ansiedade, farei meu retorno amanhã de Bagé-RS, vou em direção a marca do pênalti, já emocionado, porém com os pés no chão, pois o destino do último município é minha cidade.... Santa Maria-RS, o Coração do Rio Grande.

Até breve, após o penalt batido...

Comentário

• Gilmar Dessaune
                Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                • 6891

Bom dia Senhoras e Senhores,

Apenas para promover uma padronização de postagens, estamos alterando uma regra geral dos desafios, sendo que à partir de hoje as fotos comprobatórias devem ser (MOSTRANDO S E M P R E O PILOTO E A MOTO) e não mais um OU outro como anteriormente facultado.

Favor ajudar a repassar para seus amigos afim de evitar transtornos na hora da homologação.

Que continuemos todos realizando o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."

Abração e bon voyage.

Comentário

• Quinhones
                  Fazedor de Chuva

• Mar 2016
                  • 2943

Postado originalmente por Gilmar Dessaune Ver Post
                  Bom dia Senhoras e Senhores,

Apenas para promover uma padronização de postagens, estamos alterando uma regra geral dos desafios, sendo que à partir de hoje as fotos comprobatórias devem ser (MOSTRANDO S E M P R E O PILOTO E A MOTO) e não mais um OU outro como anteriormente facultado.

Favor ajudar a repassar para seus amigos afim de evitar transtornos na hora da homologação.

Que continuemos todos realizando o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."

Abração e bon voyage.
                  Boa medida Gilmar, eu já vinha fazendo isso... tenho como rotina sempre, uma foto da moto e o objetivo e outra(s) self com a moto e o objetivo, prefeitura em questão, além de outras fotos que identifiquem e ajudem o administrador identificar e até mesmo comprovar o registro.

Comentário

• Quinhones
                    Fazedor de Chuva

• Mar 2016
                    • 2943

497/497 Santa Maria-RS " O Coração do Rio Grande"

Click image for larger version

Name:	300px-RioGrandedoSul_Municip_SantaMaria.svg.png
Views:	2
Size:	74,0 KB
ID:	324562

Santa Maria é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Com 278 445 habitantes em 2017, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),[3] é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.

Localizada numa região com uma população original indígena, a história da cidade remonta a um acampamento estabelecido em 1797 por uma comissão portuguesa e espanhola encarregada de delimitar o território de ambos impérios, a cidade sendo oficialmente fundada em 6 de Abril de 1876. A região contém também importantes sítios paleontológicos.

Santa Maria é considerada cidade universitária, graças à Universidade Federal de Santa Maria, criada por José Mariano da Rocha Filho.

História
                    Ver artigo principal: História de Santa Maria (Rio Grande do Sul)
                    Período colonial
                    Os primeiros habitantes conhecidos da região atualmente ocupada pelo município de Santa Maria foram os índios minuanos e tapes.[6]

A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português, como determinados pelo Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas de 1777, que passavam pela região. Devido a discordâncias entre as partes espanhola e portuguesa, a comissão se dividiu, e uma das partes montou os acampamentos onde hoje está localizada a Praça Saldanha Marinho, em 1797, fundando extraoficialmente o que seria a cidade de Santa Maria.[7]

Foram levantados ranchos e galpões pelos oficiais que lá se estabeleceram, e indígenas acabaram sendo atraídos ao local por fatores econômicos e sociais, cujo astrônomo da comissão, o sargento-mor Joaquim Feliz da Fonseca Manso, contribuiu ao assentamento. Foi erguida também uma capela provisória. As terras pertenciam à sesmaria do tenente Jerônimo de Almeida, cedidas ao padres Ambrósio José de Freitas. O primeiro a mapear a região foi o engenheiro da comissão demarcadora, o coronel Francisco das Chagas Santos. A comissão foi desmembrada em 1801, desarmando a capela e abandonando o assentamento e seu novo povoado. A atual Rua do Acampamento deve seu nome a esse acampamento original da comissão demarcadora.[7]

Em 1810 o povoado contava com 800 habitantes, integrando a região de Cachoeira do Sul. No mesmo ano foi construída uma capela em terras doadas por estancieiros locais, e o povoado viria a ser incorporado como freguesia de Cachoeira em 27 de julho de 1812.[7]

Período imperial
                    Em 1828 um batalhão de soldados alemães a serviço do Brasil chegou à região, incrementando significativamente sua população. Na dissolução do batalhão, a maior parte de seus membros permaneceu lá, e Santa Maria contava, em 1831, com 3100 habitantes. Em 1837, tornava-se Freguesia de Santa Maria da Bôca do Monte, e em 1838 foi fundada a primeira escola pública.[7] Durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), chegaram imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates.[8]

Alguma batalhas foram travadas na região, a exemplo de um confronto entre o Barão de Caxias e os farrapos em 11 de novembro de 1840, na região da Porteirinha. O crescimento do povoado retoma com o final da revolução.[7]

A freguesia foi elevada à categoria de vila em 17 de maio 1858, e à cidade em 6 de abril de 1876. Em 7 de maio de 1878 foi criada a Comarca de Santa Maria. A última Câmara Municipal durante o império elegeu entre os vereadores, João Daudt de Oliveira, o império sendo dissolvido em 1889 com a fundação da república, ao que Daudt propôs que a Câmera aceitasse o novo governo, o que foi aprovado por unanimidade.[7]

Período republicano e atualidade
                    A cidade passou por algumas turbulências durante o período republicano. Durante a revolução de 1893, a cidade foi tomada por um batalhão de revolucionários, e durante a revolução de 1923, Clarestino Bento atacou o quartel da região, sem sucesso, e com baixa de 4 homens e 7 feridos, sendo o último confronto com mortes da revolução. Em 1926, soldados do 5o Regimento de Artilharia Montada e do 7o Regimento de Infantaria rebelarem-se sob a liderança de seus tenentes, disparando com canhões sobre a cidade e atacando o 1o Regimento de Cavalaria com cerca de 700 homens. A Brigada Militar entrou em confronto com os rebeldes, o que durou cerca de dois dias, que derrotou as forças rebeldes. O dia ficaria conhecido na cidade como "Dia do Bombardeiro".[7]

Atualidade

Obelisco em homenagem ao centenário de Santa Maria, na Avenida Rio Branco, uma das principais da cidade
                    A cidade conserva prédios históricos de valor, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

Santa Maria sedia a Universidade Federal de Santa Maria, que no primeiro semestre de 2018 contava mais de 30 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.[9] Por ter uma grande quantidade de instituições de ensino, recebeu a alcunha de "Cidade Cultura", já nos tempos da fundação da UFSM.[10]

Santa Maria também é denominado o município "Coração do Rio Grande" devido a sua localização geográfica.[11] O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.[carece de fontes]

No dia 27 de janeiro de 2013, Santa Maria tornou-se conhecida internacionalmente em decorrência de uma grande tragédia que abalou a cidade. Um incêndio na boate Kiss, localizada na Rua dos Andradas, Bairro Centro, matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Na boate, acontecia uma festa de universitários do curso de Agronomia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Zootecnia, Tecnologia em Alimentos e Agronegócios e o incêndio começou devido a um show pirotécnico promovido pela banda que tocava naquela noite. Faíscas teriam atingido o teto da boate, que possuía material de isolamento acústico, que é altamente combustível. A maioria das vítimas morreu por asfixia ou pisoteamento, devido ao grande número de pessoas dentro da boate na hora da tragédia. Testemunhas dizem que alguns seguranças da boate haviam impedido a saída de pessoas por não terem pago a comanda. Essa tragédia foi considerada a segunda maior tragédia causada por incêndio, em número de mortos, na história do Brasil e o processo de julgamento dos envolvidos continua em andamento.[12]

Em 2013, a prefeitura assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal para a obra de implantação de um trem turístico.

Prefeitura

Entrada da cidade pela BR 392-São Sepé

Entrada da cidade via BR 287, em direção a BR 392

Entrada da cidade via BR 287-Camobi

Entrada da cidade Bairro Dores

Local da tragédia no incendio da Boate Kiss (242 mortos)

Igreja Matriz no centro

Estação Férrea desativada

QG do Exército (6 Bda Inf Bld) antigo 7 BIB (onde servi)

Última edição por Quinhones; 24-11-18, 08:06.

Comentário

• Quinhones
                      Fazedor de Chuva

• Mar 2016
                      • 2943

497/497 Rio Grande do Sul -VFC Concluído

Prezados FCs

Finalizo mais uma conquista motociclista e porque não dizer de conhecimento e aventura.

Agora sou, após homologação do administrador/moderador dos Fazedores de Chuva, um Valente Fazedor de Chuva do RS. Sou o ser gaúcho mais feliz e insano das terras farroupilhas que conhece o Rio Grande do Sul de cabo a rabo, percorrendo de moto todos os 497 municípios do nosso estado, percorrendo 23.959 km no total, sendo 1.746 km em estradas de chão, que iniciei a 1 ano 0 meses e 16 dias, porém se fossem contatos ininterruptamente, seriam 54 dias. Fiz esse desafio em 22 etapas, sendo de 1 a 4 dias, porém no final e aproveitando o tempo bom, resolvi finalizar a brincadeira em 9 dias, rodando 4.963,5 km. Foram dias chuvosos, frios ou calorosos, asfalto bom ou cheios de buracos, estradas vicinais de chão, com lama, subidas e descidas em montanhas, atravessando balsas, com situações de alta complexidade e dificuldades, até mesmo correndo perigo de morte nas rodovias, em ultrapassagens de motoristas irresponsáveis e/ou imprudentes.

Me junto portanto, a outros tantos motociclistas VFC do Brasil que fizeram esse desafio.

Obrigado a todos que me acompanharam e curtiram essas milhares de fotos, que contribuíram e me deram forças a continuar em frente, sem esmorecer ou perder o foco, pois em todos desafios é necessário muito mais do que simplesmente pilotar uma moto e pegar a estrada. Utilizei nessa empreitada, as seguintes motocicletas: PCX 150; NC 700 (inicialmente) e a Triumph Tiger 800 (na maior parte) e o último município (minha cidade) fiz de BIZ 125.

Comentário

• Formigao SFA
                        Fazedor de Chuva

• Dec 2012
                        • 3014

Parabéns, meu querido amigo!

Com essa garra é só continuar explorando o sul para chegar a uma Lenda e depois a Conta.

Os desafios dos Fazedores de Chuva nos mantem sempre na estrada.
                        Abraços formiguentos,

sigpic

Formigão NRME
                        "Levantando Poeira"

Comentário

• Sombra
                          Fazedor de Chuva

• Oct 2018
                          • 40

Parabéns!! Muita beleza na memória!! Muita alegria no coração!!

Comentário

• Gilmar Dessaune
                            Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                            • 6891

Boa noite, agora, Valente Fazedor de Chuva - Rio Grande do Sul, RFC e CFC Quinhones,

Olha, que magnífico desafio hein!!!!

Faltando poucos dias para completar um ano, a façanha teve sua conclusão efetivada com todos os louvores possíveis.

Viajar a 497 municípios não é algo fácil, menos fácil ainda quando muitos deles são acessíveis apenas por estradas não pavimentadas, outras bem esburacadas, lama, frio, calor, poeira, nada disso foi impedimento para que continuasse clicando e sempre com um sorriso no rosto demonstrando toda a felicidade de realizar o desafio, PA-RA-BÉNS.

Agora passastes a integrar a Elite do Motociclismo Mundial com toda honra, afinal são quase 500 cidades visitadas, fruto de muita determinação, resiliência, competência, planejamento e competência pra realizar.

Em meu controle, aparece como o PRIMEIRO a concluir o Valente FC - RS, mais um mérito a mais. Como mencionastes em seu tópico, existem outros perto da conclusão, mas fostes o primeiro a realizar o que "qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem..."

Receba o carimbo de

Name:	Carimbo Homologado.jpg
Views:	139
Size:	4,4 KB
ID:	324455

E também o selo sob seu nome que atestará para sempre sua fantástica conquista:

Name:	VFC Preto00001.jpg
Views:	104
Size:	82,5 KB
ID:	324456

Que venham novas aventuras e conquistas.

Parabéns e um forte abraço.
                            Última edição por Gilmar Dessaune; 23-11-18, 01:44.

Comentário

• Quinhones
                              Fazedor de Chuva

• Mar 2016
                              • 2943

Obrigado meu amigo e irmão Formigão, você foi e ainda é um dos que tenho como "norte" és um exemplo entre outros aqui do site, de motociclista "inquieto" que cruza esse nosso Brasil por muitos rincões atrás de metas e objetivos, focando incansavelmente nos diversos desafios. Lenda sim, conta quem sabe.... Grande abraço irmãoZão.

Comentário

• Quinhones
                                Fazedor de Chuva

• Mar 2016
                                • 2943

Obrigado FC Sombra, sim... muita beleza e a memoria cheia...abraço

Comentário

Working...