De repente PR 399
Collapse
X
-
Domingo, dia 07, fui até Boa Ventura de São Roque pelo asfalto e voltei por terra até Pitanga e registrei o marco geodésico do centro do Paraná. Os pioneiros da região vieram do povoado de Tereza Cristina (município de Cândido de Abreu), onde fracassou o projeto de colonização do médico francês Dr. Faivre. O nome de Boa Ventura se deve à aventura enfrentada pelos franceses para transpor as corredeiras do rio Ivaí (retirado dos sites das prefeituras).
Última edição por nino0377; 11-05-17, 11:24.
Comentário
-
Segundo o site da prefeitura: "A Etimologia - ITAMBÉ: De origem tupi “i’ta”... pedra + “aim’bé”... Afiada, penedo, pontiagudo: Paredão de montanha, o despenhadeiro, pedra áspera. (AN) O historiador J.F. da Fonseca, em Viagem ao Redor do Brasil, define o termo como beiço de pedra, Xavier Fernandes interpreta como pedra ôca, e Aurélio Buarque de Holanda classifica como despenhadeiro, precipício."
Comentário
-
Segundo o site da prefeitura: "Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, o proprietário das terras onde se localiza o município de Bom Sucesso entregou a um pioneiro gaúcho a missão de criar um patrimônio em local pré-determinado na floresta virgem. Com a chegada dos novos pioneiros, após o desmatamento e demarcação de ruas e lotes, o desenvolvimento foi acelerado. As novas famílias, que chegaram de diferentes regiões do Paraná e do País, vinham atrás das férteis terras existentes e do cultivo da cultura cafeeira que estava em expansão."
Comentário
-
Infelizmente parece ser comum a vários municípios a falta de informações nos sites oficiais. São Pedro do Ivaí não ficou para trás. Este blog tem bem mais informação do que o site da prefeitura: http://saopedrodoivaihistorico.blogspot.com.br/ .
Comentário
-
Comentário
-
Postado originalmente por nino0377 Ver PostRolê especial no último sábado. Batismo da minha mulher. Começamos por Mamborê, onde ela morou até março deste ano. Em seguida passamos pela bela Boa Esperança e depois por Janiópolis e Farol. Quase 300 km. Ela reclamou bastante depois, mas disse que quer andar de novo. hehehe
[ATTACH=CONFIG]98652[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]98653[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]98654[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]98655[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]98656[/ATTACH]
Bom dia, Nino!
Ninguém merece andar na tenere com o banco original, lembro-me bem que quando fiz a primeira viagem a Santos, nos primeiros 100 km paramos no posto para aliviar as dores no traseiro, eu e minha esposa, olhamos um para outro e comentamos, só faltam 900 km para terminar a viagem. Cheguei em casa foi a primeira coisa que fiz, encomendei um banco para a tenerezinha. Foi o melhor equipamento que instalei na moto.
Abraço!Abraços formiguentos,
sigpic
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Comentário

Comentário