De repente PR 399
Collapse
X
-
Há controvérsias acerca da origem do nome: "muitas versões são dadas a respeito de como surgiu o nome Guairaçá. Elas são examinas a seguir por alguns relatos de pioneiros:
A senhora Elza Moreira Gomes1 afirma que o nome seria Guairacá, informação obtida com o senhor Olavo de Melo Franco: (...) ele me disse [o Sr. Olavo] (...) na verdade é que o nome seria em homenagem aos índios que viviam próximos, aqui na divisa do Estado do Paraná com São Paulo. Que era a última tribo que vivia na região, que vieram morar aqui na proximidade, então para nós foi uma homenagem da época, da única tribo (...) não puderam registrar como Guairacá, pois na região de Guarapuava já existia. E o cartório disse que não poderia haver duas cidades com o mesmo nome. Ai foi onde o cartório colocou a cedilha e o acento, e ficou Guairaçá.
Outra versão dá conta de que teria sido uma homenagem de Milton Vasconcelos Prado a um ex-expedicionário da FEB de nome Guairaçá de Moraes Nobre2
Essas questões são esclarecidas pela esposa do senhor Olavo de Melo Franco, a Sr.ª Lurdes de Melo Franco, quando perguntado para ela:
“De onde surgiu o nome de Guairaçá?” Eu posso te descrever mais ou menos. Por que não era pra ser Guairaçá, era pra ser Guairaca, mas como já tem uma cidade com esse nome, não sei onde, com nome de Guairacá, pra não destruírem o que já estava feito puseram um “rabinho” assim (risos) e ficou Guairaçá." (site da prefeitura de Guairaçá).
Comentário
-
Dormi em Paranavaí na casa do sogro localizada no Jardim São Jorge, o primeiro loteamento da cidade ( http://www.paranavai.pr.gov.br/municipio/1611 ).
Pulei cedo e peguei o rumo de volta pra Cianorte (domingo 23/04).
Comentário
-
-
Comentário
-

Comentário