Desafio Rodoviário - BR 116

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Luiz Almeida
    Fazedor de Chuva

• Feb 2015
    • 86

Caros Amigos,

Parti de Fortaleza no dia 9 de maio rumo ao sul. Havia algumas festas para conhecer pessoalmente amigos de longas datas do fórum M@D.

Mas também havia a grande possibilidade de percorrer a BR 116 em toda sua extensão.

Pois bem, amigos, deu para sincronizar as datas e os roteiros. Além das festas, fui ao Caraça, a BH, a Capitólio, Serra do Rio do Rastro e ainda assim rodei por toda a velha BR, retornando à Fortaleza depois de 25 dias de viagem.

Perguntas:
    Como postar as fotos aqui?
    É aqui mesmo que solicito a homologação?

Abraços!
  • Celso Ferreira
    Fazedor de Chuva

• Apr 2012
    • 826

Bacana d+.

Sugiro utilizar o app Tapatalk.
    Postar com iPhone ficou fácil

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Última edição por Celso Ferreira; 11-06-16, 12:21.
    GCFC e 1º VFC/MG Celso JF
    Brasília/DF
    61.99984-9567

Comentário

• Luiz Almeida
      Fazedor de Chuva

• Feb 2015
      • 86

Fortaleza. Início da BR 116
      Click image for larger version

Name:	1 FC início BR 116 CE.jpg
Views:	1
Size:	57,2 KB
ID:	234075
      Russas-CE

Name:	1 FC Russas CE.jpg
Size:	67,0 KB
ID:	234076
      Icó- CE

Name:	2 FC Icó CE.jpg
Size:	62,8 KB
ID:	234077
      Divisa Ceará\Paraiba. Trata-se de uma pequeno trecho de menos de 15km

Name:	3 FC Ceará Paraiba.jpg
Size:	72,5 KB
ID:	234078
      Divisa Ceará\ Pernambuco

Name:	4 FC  Ceará Pernambuco.jpg
Size:	55,1 KB
ID:	234079
      Salgueiro-PE

Name:	5 FC Salgueiro PE.jpg
Size:	68,9 KB
ID:	234080
      Divisa Pernambuco\Bahia

Name:	6 FC PE - BA.jpg
Size:	47,9 KB
ID:	234081
      Formosa - BA

Name:	7 FC Formosa BA.jpg
Size:	62,6 KB
ID:	234082
      Tucano - BA

Name:	8 FC Tucano BA.jpg
Size:	62,3 KB
ID:	234083
      Hotel em Feira de Santana, BA

Name:	9 FC Feira de Santana BA.jpg
Size:	58,4 KB
ID:	234084

Estas são as imagens do primeiro dia de viagem. Fortaleza a Feira de Santana, 1080km de estrada quente, quase uma reta só e sem muita coisa para ver.

O primeiro abastecimento foi em Russas, CE, com 176,6 km rodados.
      Depois em Icó, CE, com mais 212km.
      Depois Salgueiro, PE, com mais 206,8km.
      Depois Formosa, BA, com mais 178,6km.
      Depois Tucano, BA, com mais 161,2km.
      Chegada em Feira de Santana com o OD mostrando 1082,2km.
      Última edição por Luiz Almeida; 15-06-16, 11:12.

Comentário

• Luiz Almeida
        Fazedor de Chuva

• Feb 2015
        • 86

No segundo dia, dez de maio, temendo bloqueios na estrada por conta de manifestações de descontentes com o afastamento da presidente, saí de Feira de Santana e, já escuro, cheguei a Governador Valadares, onde alguns amigos me esperavam para colocar a conversa em dia.

A paisagem ficou mais interessante e o grande movimento de caminhões quebrou a monotonia do dia anterior. foram 929,2km de estrada.

Name:	10 FC Santo Estevão BA.jpg
Size:	53,8 KB
ID:	234085Click image for larger version

Name:	11  FC Jequié BA.jpg
Size:	49,6 KB
ID:	234086Click image for larger version

Name:	12 FC V. da Conquista BA.jpg
Size:	52,9 KB
ID:	234087Click image for larger version

Name:	13 FC BA - MG.jpg
Size:	57,7 KB
ID:	234088Click image for larger version

Name:	14 FC Itaobim MG.jpg
Size:	61,3 KB
ID:	234089Click image for larger version

Name:	15 FC Teófilo Otoni MG.jpg
Size:	45,5 KB
ID:	234090Click image for larger version

Name:	16 FC Gov Valadares MG.jpg
Size:	43,4 KB
ID:	234091

Saí da BR 116 em Valadares, fui ao Santuário do Caraça, Belo Horizonte, Capitólio e Sorocaba. Só retornei à longa BR em Juquiá, no litoral Sul de São Paulo. Este "hiato" será devidamente percorrido na volta.

Abraços!

Comentário

• Luiz Almeida
          Fazedor de Chuva

• Feb 2015
          • 86

Olá, Amigos!

Depois de alguns dias em Minas, dia 18 de maio, retornei à BR 116 em Juquiá, litoral Sul de São Paulo, na famigerada Régis Bittencourt. A descida entre Piedade e Juquiá foi sob chuva, neblina e frio, além das mil curvas da estrada. Porém logo estiou e segui viagem a seco.

A motocicleta, não sei se devido a chuva ou a frio, ficou com a marcha lenta instável, o motor vez por outra apagava nos pedágios. Um pouco de hidrofobia talvez...

Contornei Curitiba, parei em algumas interdições por conta de obras na estrada e, ao por do sol cheguei em Santa Cecília, onde seu Otavir, dono do Hotel Modelo, como um flanelinha, me convidou para pernoitar. Fazia um frio danado e recusei de imediato apartamento com ar condicionado... para cearense ar condicionado é para refrescar e eu não precisava mais de frio do que já sentia. Depois percebi a minha burrada e pedi apartamento com ar condicionado, que no Sul funciona como aquecedor.

A jornada do dia, entre Sorocaba e Santa Cecília foi de 599,6 km.

Abaixo, algumas fotos.

Name:	17 FC SP - PR.jpg
Size:	40,3 KB
ID:	234132Click image for larger version

Name:	18 FC Campina Grande do sul PR.jpg
Size:	46,2 KB
ID:	234133Click image for larger version

Name:	19 FC PR - SC.jpg
Size:	71,3 KB
ID:	234134Click image for larger version

Name:	20 FC Obras na estrada SC.jpg
Size:	75,7 KB
ID:	234135Click image for larger version

Name:	21 FC Itaiópolis SC.jpg
Size:	59,9 KB
ID:	234136Click image for larger version

Name:	22 FC Hotel em Santa Cecília SC.jpg
Size:	49,4 KB
ID:	234137
          Última edição por Luiz Almeida; 13-06-16, 18:20.

Comentário

• Luiz Almeida
            Fazedor de Chuva

• Feb 2015
            • 86

Trecho entre Santa Cecília e Porto Alegre. BR 116.

Comecei o dia sob 2 graus de temperatura. Um dos dias de maiores belezas na estrada.

Araucárias translúcidas pela cerração matinal contra a luz do sol.

Dia que gastei mais as laterais que o centro dos pneus. Eram serras a mais serras. Milhares e infindáveis curvas subindo e descendo .

Rios em cascatas e corredeiras.

Exuberante Mata nas margens da estrada muitas vezes formando túneis com o entrelaçamento das copas.

As folhas outonais, que vez por outra flutuavam diante de mim na estrada, em arbóreo túnel, refletiam a luz do sol em cores que me lembravam pinceladas de Gauguin.

Foi um dia muito frio, mas sem notícia de chuva.

Pilotagem sem sustos.

460 km de puro prazer. Cheguei em Porto Alegre por volta da 14:30h, onde fui recebido pelo meu amigo Gilberto.

Algumas fotos:

Começando o dia

Name:	23 FC Estrada em Santa Catarina.jpg
Size:	43,9 KB
ID:	234151
            Abastecimento em Lages

Name:	24 FC Lages SC.jpg
ID:	234152
            Divisa de Estados

Name:	25 FC SC - RS.jpg
Size:	77,0 KB
ID:	234153

Comentário

• Luiz Almeida
              Fazedor de Chuva

• Feb 2015
              • 86

Saí de Porto Alegre por volta das oito da manhã, com tempo frio e nublado, mas sem chuva.
              Ao abastecer em Eldorado do Sul o frentista me alertou que a previsão era de chuva no rumo que eu ia. Resolvi ir até Pelotas sem colocar o equipamento de chuva.

Pedágio de mais de seis reais para motocicletas! A diferença era que nos dois postos de pedágio seguintes moto não pagava.

Estrada boa, quase um retão, com alagados e arrozais à esquerda e pastagens à direita. Gado bonito de ser ver, raça Hereford.

Em Pelotas, ao parar para abastecer, mesmo sem perceber chuva iminente, resolvi vestir o equipamento para chuva para evitar o sufoco de ter o trabalhão de vestir em um acostamento.

Cheguei em Jaguarão antes das três da tarde e fui direto para a cabeceira da ponte internacional que liga o Brasil ao Uruguai, o final, portanto, da BR 116.

Meu amigo Carlos logo veio ao meu encontro e tornou muito agradável a estadia em Jaguarão, com direito a city tour e jantar no Uruguai.

Algumas fotos:

Eldorado do Sul

Name:	26 FC Eldorado do Sul RS.jpg
Size:	54,3 KB
ID:	234182
              Pelotas

Name:	27 FC Pelotas RS.jpg
ID:	234183
              Final da BR 116

Name:	28 FC Jaguarão RS - Final da BR 116.jpg
Views:	2
Size:	67,6 KB
ID:	234184
              Em solo uruguaio

Name:	29 FC Fronteira.jpg
Size:	49,7 KB
ID:	234185

Comentário

• Gilmar Dessaune
                Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                • 6891

Boa noite FC Luiz Almeida,

Seja muito bem vindo ao TFC, sinta-se em casa (e já está se sentindo mesmo, que bom).

Sim, após postar todas as fotos obrigatórias do desafio será aqui mesmo que receberá a homologação do mesmo caso esteja tudo conforme as normas.

Muito bons seus posts e fotos, porém não fez as fotos na estrada junto às placas de sinalização do km local. Você tem os comprovantes dos abastecimentos para postar?

Se não tiver os cupons, serve um extrato do cartão (omitindo partes restritas e de segurança para você).

Fico no aguardo do seu retorno.

Abração.

Comentário

• Luiz Almeida
                  Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                  • 86

Postado originalmente por Gilmar Dessaune Ver Post
                  Boa noite FC Luiz Almeida,

Seja muito bem vindo ao TFC, sinta-se em casa (e já está se sentindo mesmo, que bom).

Sim, após postar todas as fotos obrigatórias do desafio será aqui mesmo que receberá a homologação do mesmo caso esteja tudo conforme as normas.

Muito bons seus posts e fotos, porém não fez as fotos na estrada junto às placas de sinalização do km local. Você tem os comprovantes dos abastecimentos para postar?

Se não tiver os cupons, serve um extrato do cartão (omitindo partes restritas e de segurança para você).

Fico no aguardo do seu retorno.

Abração.
                  Caro Gilmar, grato pela resposta!

Já faz um tempo que tenho andado por aqui e me sentido muito bem. Vocês são ótimos! Fui muito bem acolhido.

Já concluí minha viagem. Saí de Fortaleza no dia nove de maio e retornei em dois de junho. Rodei 10 640 km ao longo de 25 dias da estrada.

Vocês que viajam bem sabem que nem sempre nossa maior preocupação na estrada são paradas para registros, digamos, burocráticos. Fatores com clima, tempo, tráfego, insegurança, etc fazem-nos ter outras prioridades.

Levei comigo uma câmera com GPS para que todas minhas fotos fossem acompanhadas de geo-posicionamento. Achei que seria um "plus". De fato, fotografei cada parada para abastecimento, que em geral ocorreram a cada 200km rodados, e muitos outros lugares interessantes onde pude dar uma breve parada. Porém....

Porém o idiota aqui não regulou corretamente a câmera e perdi o geo-posicionamento.... vou rir para não chorar! Só percebi isso ao baixar as fotos no computador e tentar fazer a localização no Google Maps.

Felizmente guardei as notas fiscais dos abastecimentos, os comprovantes dos muitos pedágios que paguei e ainda terei os registros do cartão de crédito mandando as continhas... heheheheheh

Tenho também todas as anotações de abastecimentos, registrando o local e os demais dados de consumo.

Continuarei postando os resumos dos dias de viagem e suas respectivas fotos.

Espero que ao fim, possa ter a honra de receber a homologação como RFC.

Forte e Fraterno Abraço!

Comentário

• Gilmar Dessaune
                    Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                    • 6891

Show, pode digitalizar e postar aqui esses registros.

Somos sempre muito fiéis às regras para dar a segurança de que cada homologação honre o desafio e respeite todos aqueles que se dedicaram aos desafios e aos devidos registros conforme as regras.

Assim, cada certificado emitido leva essa chancela das formalidades mínimas para sua emissão.

Isso não significa que se está duvidando de sua palavra ou de outro FC, mas tão somente que temos regras e as seguimos em respeito a todos os demais que também as seguiram e aos que ainda irão seguir.

Abração

Comentário

• Luiz Almeida
                      Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                      • 86

Olá amigos!

Prosseguindo o resumo da viagem....

Saí de Jaguarão retornando pela BR 116 até Pelotas, de lá entrei na estrada à esquerda e pilotei sob forte neblina e pesado tráfego de caminhões até a região de Canguçu. Depois de mais uns 50 km, entrei à direita já com tempo bom e curti muito pilotar na região das Coxilhas até Santa Cruz do Sul, onde havia festa de aniversário de um grande amigo, o Roger Reubben.

Dia seguinte, sob insistente chuva fina e confusas encruzilhadas, comecei a descer para a BR 101 via RS 453. Bela estrada! Meu rumo seria Florianópolis... Mas ao chegar em Tainhas havia uma rotatória indicando Cambará do Sul e São José dos Ausentes e este rumo me atraiu.

Ao chegar em Cambará do Sul fui informado que os 45km de estrada não pavimentada até São José dos Ausentes estava praticamente intransitável. Longe de casa, sozinho e a moto pesada fizeram o juízo superar a simples vontade e pernoitei em Cambará. O maior frio de toda a viagem. Saí no dia seguinte com temperatura de 2 graus negativos! Voltei para a 453 e segui pela 101 rumo a Floripa.

Acontece que o tempo melhorou e, com dia claro, resolvi subir a Serra do Rio do Rastro. Pernoitei em Urubici e dia seguinte cheguei a Floripa.

Depois de duas noites em Floripa, com direito a conhecer pessoalmente vários amigos, incluindo o Vantuir Boppré, segui, agora com mais três amigos, para Pitanga, PR, onde acontecia uma grande festa dos amigos do Fórum M@D. Festança de dois dias para não esquecer!

Ei, e cadê a BR 116? Calma que chegarei lá.

Duas noites depois, desci com os amigos e nos separamos em Curitiba. Eles seguiram para Floripa e eu para a Régis Bittencourt, BR116.

Continuarei no próximo post.

Inté

Comentário

• Luiz Almeida
                        Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                        • 86

Putz! Com o texto quase pronto perdi tudo! Arre! Doravante escrevinharei antes no Word....

Prosseguindo... de volta à BR 116.

Vinha de Pitanga-PR e, partir de Curitiba, no rumo de São Paulo, a Régis Bittencourt parece outra estada. Belíssimas paisagens! Nuvens saindo do saindo do chão e indo lamber os pontos mais altos da Serra.

Pernoitei em Registro, Hotel Estoril, com excelente atendimento.

O objetivo agora era completar a BR 116, já que ficou aquele “hiato” entre Governador Valadares-MG e Juquiá-SP.

Meu dilema era como contornar São Paulo, onde a BR 116 desaparece entre Marginais e Rodo-Anéis, ambos com alto índice de roubo de motocicletas. Um viajante solitário seria presa perfeita para a bandidagem...
                        Fui aconselhado a ir por Jundiaí, entrar na Anhaguera e depois na Dom Pedro para acessar a Dutra na altura da Jacareí. Considerei que seguindo este rumo ficaria muito tempo fora da 116 e decidi fazer o contorno pelo litoral, saindo da Régis Bittencourt no entroncamento com a SP 055, para Pedro de Toledo e retornando à Dutra por Arujá, via Mogi-Bertioga.

Como é complicado entrar na Dutra por este caminho! Eram tantas pequenas rotatórias sem sinalização que quando coloquei os pneus da moto na Rodovia não sabia se meu rumo era São Paulo ou Rio de Janeiro. Felizmente a primeira placa dirimiu a dúvida e eu estava no rumo certo. Rio!

Começou a chover. Aproveitei a parada para abastecimento em Guararema para vestir o equipamento de chuva.

A Dutra tem pesado tráfego de caminhões que é agravado pela grande quantidade de automóveis entre eles.
                        Entardecia quando passei por Barra Mansa e não vi hotel para pernoitar. Tenso, temendo descer a Serra das Araras sem encontrar pousada, parei em um posto em Piraí e perguntei por hotéis. Não souberam informar direito e resolvi pernoitar em um motel nas proximidades do posto. Impensável chegar na Baixada Fluminense à noite.

Rodei 573,4 km neste dia.

BR 116 Rodovia Régis Bittencourt

Name:	30 FC Régis Bittencourt.jpg
Size:	60,0 KB
ID:	234238
                        Entroncamento co SP 055

Name:	31 FC Entroncamento SP 055.jpg
Size:	46,3 KB
ID:	234239
                        Primeira foto na Rodovia Presidente Dutra

Name:	32 FC Dutra.jpg
Size:	72,0 KB
ID:	234240
                        Guararema-SP

Name:	33 FC Guararema-SP.jpg
Size:	52,5 KB
ID:	234241
                        Divisa SP/RJ

Name:	34 FC Divisa SP-RJ.jpg
Size:	58,0 KB
ID:	234242
                        Piraí-RJ No alto a esquerda a placa no motel que pernoitei.

Name:	35 FC Piraí-RJ Motel.jpg
Size:	79,2 KB
ID:	234243

Inté
                        Última edição por Luiz Almeida; 19-06-16, 14:10.

Comentário

• Lucio Aragao
                          Fazedor de Chuva

• May 2016
                          • 74

Parabéns Luiz Almeida, seus relatos nos encorajam para seguir em outros desafios.

Comentário

• Luiz Almeida
                            Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                            • 86

Postado originalmente por Lucio Aragao Ver Post
                            Parabéns Luiz Almeida, seus relatos nos encorajam para seguir em outros desafios.

Obrigado, amigão!

Aqui estou postando resumos dos dias de viagem. Em breve postarei em meu site (www.historiasdemotocicleta.com.br) um relato completo e detalhado da viagem.

Aquele abraço!

Comentário

• Luiz Almeida
                              Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                              • 86

Nos acanhados aposentos do motel (para pernoite não oferecem a parte, digamos, erótica do estabelecimento), comecei a consultar o mapa e amigos via wats-app e facebook. Estava muito inseguro para que rota seguir e até cogitei em retornar para Volta Redonda e fazer o caminho dos caminhões.

Felizmente um amigo do Clube XT 600, o Gilmar Assafrão, entrou na conversa e, como residente no Rio, me repassou com segurança o caminho a ser feito. Descer a Serra das Araras e logo depois do pedágio passar por baixo de um viaduto, entrar na alça e seguir pelo Arco Metropolitano, estrada nova que me levaria de volta à BR 116 em menos de 40km. Maravilha!

Viajar sozinho, com a facilidade de comunicação de hoje, não significa viajar só.

Das sete às nove da manhã, desci a Serra das Araras e subi a Serra dos Órgãos. Pensem num banquete para os olhos!

Em Além Paraíba entrei em Minas Gerais e fui curtindo o Mar de Morros, antigas fazendas e os cafezais nas margens da estrada.

No cruzamento com a BR 262 me confundi, errei na rotatória e só me toquei quando já estava dentro de Manhuaçu. Que raiva! Eu, que esperava não rodar à noite para chegar a Teófilo Otoni não podia cometer esses erros de desatenção.

Porém tudo deu certo e, na boca da noite, cheguei em Teófilo Otoni. Fui direto para o já conhecido Hotel Palmeiras, para o merecido descanço e um lauto almoço noturno, já que praticamente não como nada mais que um pastel ou um sorvete durante a pilotagem.

Neste dia rodei, sem frio, sem chuva e sem calor, belos 820km.

Fotos do dia

Subindo a Serra dos Órgãos

Name:	36 FC Serra dos Órgãos.jpg
Size:	74,7 KB
ID:	234413
                              O rumo é este!

Name:	37 FC Estrada.jpg
Size:	80,2 KB
ID:	234414
                              Bela Serra dos Órgãos

Name:	37 FC Serra dos Órgãos 1.jpg
Size:	58,6 KB
ID:	234415
                              Divisa RJ/MG

Name:	38 FC Divisa RJ-MG.jpg
Views:	2
Size:	55,5 KB
ID:	234416
                              Primeira parada em Minas. Pazer de estar de volta a essa terra boa.

Name:	39 FC Prazer mineiro.jpg
Size:	71,2 KB
ID:	234417
                              Cafezais na beira da pista.

Name:	40 FC Cafezais.jpg
Size:	71,4 KB
ID:	234418
                              Antigas fazendas

Name:	40 FC Fazendas.jpg
Size:	59,3 KB
ID:	234419
                              Leopoldina-MG

Name:	41 FC Leopoldina MG.jpg
Size:	57,6 KB
ID:	234420

Inté
                              Última edição por Luiz Almeida; 19-06-16, 15:36.

Comentário

Working...