Ola Visitante,
notamos que você nunca postou em nosso fórum.
Por favor iniciem postagens ou enviem comentários para postagens já feitas, para evitar que o sistema automaticamente restrinja o seu nível de acesso.
A ideia do fórum público e justamente termos postagens variadas dos usuários. Agora com o novo formato de classificação de usuários, postagens aumentam a sua "reputacao" para melhor
Lendário FC, quanto maior o desafio maior o prazer em realiza-lo.
Hoje vamos concluir a "fase 3" do Valente FC do Maranhão. Esse é um desafio de tamanho e dificuldades colossais, se quiser fazer um verdadeiro "desafio", vem para o Maranhão, "VEM"! Aqui os homens são separados das crianças, aqui a sua resistência é testada no limite, aqui a sua determinação se apequena, aqui a sua vitória se agiganta.
Dia 01 - fase 3 (conclusão)
Tudo começa com um deslocamento de 520 km, de Oeiras-PI até São Mateus-MA, primeira cidade a ser registrada. Até a cidade de Penalva tudo estava dentro do programado, quando tive que pegar uma estrada de terra para Pedro do Rosário. Estrada em estado ruim de conservação e ainda por cima molhada. Perdi muito tempo e corri o risco de queda por várias vezes, ao chegar na cidade descobri que ela tem acesso asfaltado a partir da cidade de pinheiros e isso fez uma alteração gigante no meu planejamento, o que é um risco quando já se está em viagem. À noite quando parei para pousar em São Bento tive que usar o computador, os mapas e a imaginação para reorganizar uma sequência lógica.
Fiquei otimista com relação às mudanças realizadas no planejamento e previsão de adiantar o planejamento total, mas o dia começou com um susto muito, muito grande: ao atravessar uma dessas pontes de madeira muito comuns no MA, mesmo em estradas asfaltadas, a roda dianteira se encaixou em uma brecha entre duas tábuas e quase que eu sofro um acidente de proporções imprevisíveis. Provavelmente teria caído dentro do rio, pois a ponte não tinha proteções laterais, em uma hora em que não havia ninguém para presenciar o acidente e prestar socorro caso fosse necessário. Felizmente a proteção Divina estava ativada e ficou somente no susto, que foi muito grande, fiquei tremendo por alguns minutos e imaginando as consequências se o acidente tivesse se concretizado. Isso aconteceu quando saí de São Bento, onde dormi, para Bacurituba, numa travessia de uma grande área alagada. Um pouco mais tarde perdi as esperanças de abrir vantagem no planejamento, nas proximidades de Vitória do Mearim fiquei parado por muito tempo em bloqueio de protesto popular. No final, dei-me por satisfeito por chegar até Humberto de Campos.
Dia complicado, tão complicado que só consegui registrar 3 cidades mesmo tendo percorrido mais de 300 km. Para ir à cidade de Primeira Cruz, a partir da cidade de Humberto de Campos, só tem a alternativa de usar uma voadeira, lancha comum nessa região do MA. São onze km através dos canais de água salgada que invadem o continente. Para se chegar à cidade de Santo Amaro tem-se que enfrentar uma estrada com misto de barro, lama escorregadia e areão característico das dunas da região. O que eu passei nesse dia é digno de um livro, foi muito sofrido e extenuante. No final não consegui chegar, tive que contar com ajuda de um quadriciclo e de pessoas nativas. Na volta, totalmente desenergizado, ainda tive que enfrentar uma chuva torrencial na região da estrada onde predomina a lama escorregadia. Não dá para descrever aqui o que eu passei. Só consegui chegar em São Luís depois das 19 h, totalmente molhado e muito cansado, tanto que no dia seguinte me permiti dormir um pouco mais. Tive muita vontade de abortar a etapa.
Levantei mais tarde me recuperando do dia anterior. As primeiras cidades a serem registradas seriam as da ilha de São Luís, inclusive. Novamente vi o meu dia ser reduzido por conta da travessia de Ferry, da ilha para a "Baixada Maranhense", forem quase 3 horas entre esperas e travessia. Sem muito a fazer só me restou tentar ir o mais longe possível.
Felizmente as estradas da baixada estão pavimentadas e em bom estado, em compensação as distâncias entre algumas delas são desanimadoras, mas foi para isso que viemos, então... Existem até algumas alternativas de fazer alguns percursos de barco mas tudo depende da maré: maré baixa só lama, maré alta corredores para pequenos barcos.
Hoje começa o caminho de volta para casa, algumas previsões de dificuldades a serem enfrentadas em estrada de terra, mas o pior e as maiores distâncias já ficaram para trás. Estamos próximos do final de mais um desafio.
Comentário