Percorrer de "cabo a rabo" as quatro maiores rodovias do Brasil não é só um desafio, é antes de tudo uma forma de conhecer recantos do nosso país onde não iríamos normalmente, sem que para isso houvesse uma grande motivação. A motivação maior vem do slogan: "Qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem". Estamos aqui novamente meus caros companheiros e se Deus permitir em dezembro próximo mais um desafio receberá o carimbo "concluído". Você é convidado a viajar junto e acompanhar a nossa aventura. Um abraço a todos.
Fechando os desafios rodoviários - em pauta a br-153
Collapse
X
-
Tags: Nenhum
-
A foto abaixo escolhi para representar a BR-153 e os oito estados cortados pela mesma.
DIA 01 - Deslocamento de Oeiras-PI para o km "0" da BR-153 em Marabá-PA, atravessando os estados do PI, MA, TO e PA, num percurso de 1.111km.
Esse deslocamento foi feito quase totalmente pela velha conhecida BR-230, a fantástica TRANSAMAZÔNICA. As lembranças justificam o registro.
Hoje fiquei muito triste por poder assistir o que o homem está fazendo com a natureza. A partir da região de Balsas no Maranhão até Marabá no Pará toda a região estava coberta por uma densa cortina de fumaça que atrapalhava inclusive a pilotagem. Detalhe: não se via fogo, somente fumaça. Observem nas duas fotos abaixo como estava o campo de visão na travessia do rio Araguaia e na cidade de Marabá, onde o sol se tornou praticamente imperceptível.
Última edição por Everardo Passos Luz; 23-12-15, 15:47.
-
DUIA 02 - Percurso que abrangeu 162 km no Pará e 762 km no Tocantins, atá a cidade de Alvorada, num total de 923 km.
Saída bem cedo em direção à divisa com o estado do Tocantins, não sem antes registrar as fotos na prefeitura. Andar sozinho me obrigou a fazer "selfie", coisa que detesto e acho de muito mau gosto, mas fazer o que?
A divisa ente o PA e o TO é o rio Araguaia, com a cidade de São Geraldo no lado do PA e Xambioá no lado do TO. Pasmem! em nenhum dos lados existe qualquer placa de identificação com referência à divisa ou mesmo de identificação das cidades, pelo ao menos que eu tenha encontrado, por esse motivo o registro da divisa foi a travessia do rio através de uma balsa e a estátua do Cristo na cidade de Xambioá.
Um aviso para quem for fazer a BR-153: as placas de identificação de quilometragem são praticamente inexistentes no estado do Tocantins e quando aparecem ainda são aquelas verdinhas que contem somente o número. Deve-se aproveitar as cidades e as placas que foram colocadas recentemente em virtude de obras de duplicação nos trechos que cruzam as mesmas.
Para o km 300 e na falta das placas o registro foi a cidade de Presidente Kennedy no km 299.
Para prevenir o problema registrei o km 600 na cidade de Fátima.
Última edição por Everardo Passos Luz; 23-12-15, 16:32.
Comentário
-
Amigo RFC VFC Everardo
Estamos na garupa.
Por gentileza, continue dando as dicas.
Uma ótima viagem.
Abração!VALFRIDO FILHO
Cortando Estradas.
Comentário
-
DIA 03 - Como tenho a intenção de passar 2 dias com minha Tia em Anápolis o percurso de hoje foi reduzido. Foram 41 km até a divisa com oi estado de Goiás e mais 443 até a cidade de Anápolis, com 484 km para esse dia.
Em primeiro lugar a divisa.
No estado de Goiás as placas voltam a cumprir sua missão e nas que marcam a quilometragem em múltiplo de 10 as informações são mais precisas.
Comentário
-
DIA 04 - Depois de 2 dias curtindo a minha Tia e família em Anápolis voltamos à estrada pra mais uma etapa. Desta feita foram 283 km de Go, 248 km de MG e 347 km de SP, total de 878 km, com final em Ourinhos já quase na fronteira com o PR. Aqui estava acertado o meu encontro com meu irmão Manga para seguirmos juntos até o final dessa jornada.
Sem tirar o olho da BR-153, primeiro objetivo dessa jornada, não podia deixar de registrar Goiânia, capital do estado de GO, objetivando a conclusão do BFC. A velha história: "Um olho no gato e outro no peixe".
De volta à BR-153 registramos o km 600, último registro dentro do estado de Goiás.
Loo depois atingimos a fronteira entre os estados de Goiás e Minas Gerais.
A fronteira entre MG e SP estava logo ali, a apenas 248 km e não havia necessidade de um registro interno. Não há placas identificando essa fronteira mas a placa do km "0" da BR-153 no estado de SP identifica bem essa divisa.
Ao chegar em Marília-SP fiz uma parada técnica para abastecimento e hidratação. Encontrei no posto um motociclista de Florianópolis-SC, conversamos um pouco e como seguiríamos na mesma direção resolvemos seguir juntos até o ponto onde ele seguiria rumo a Curitiba-PR. O João Nunes se mostrou um grande parceiro e fiz questão de registrar o km 300 de SP em sua companhia.
Última edição por Everardo Passos Luz; 23-12-15, 22:19.
Comentário
-
DIA 05 - Como planejado, em Ourinhos me encontrei com o Manga. Partindo de Ourinhos-SP até Passo Fundo-RS, percorremos 819 km, sendo: 7 km em SP, 553 km no PR, 119 km em SC e 140 km até Passo Fundo.
A primeira parada foi na divisa de SP com PR, logo na saída de Ourinhos, a 7 km de onde estávamos hospedados. Novamente as placas não faziam referência à divisa entre esses dois estados, entretanto a identificação do rio Paranapanema preenche essa lacuna. Esses primeiros trechos dos estados de SP e PR, já com a presença do Manga, ainda foram feitos na companhia do João Nunes. Na saída de Ourinhos paga-se o pedágio mais absurdo das nossas rodovias, mais de oito reais por uma motocicleta.
A parada seguinte, dos 300 km no interior do Paraná, foi na cidade de Imbituva, e já aproveitamos para registrar o portal da cidade, mas a placa dos 300 km está localizada na área urbana da cidade. Nesse ponto o João Nunes já havia tomado a direção de Curitiba, de onde seguira para Florianópólis.
Daí até a próxima parada percorremos o restante do estado do Paraná e atingimos a fronteira com o estado de Santa Catarina.
...Última edição por Everardo Passos Luz; 24-12-15, 10:25.
Comentário
-
Comentário
-
DIA 06 - Contornamos Passo Fundo pelo seu anel viário e nos hospedamos em um pequeno hotel já na saída em direção ao sul, faltavam 160 km para o primeiro registro no interior do RS.
Antes de atingirmos o km 300 tivemos que percorrer a pior estrada de toda a viagem, muitos buracos que variavam de pequenos até os que classificamos como crateras e alguns tomavam toda a extensão transversal da rodovia, e como agravante para a nossa segurança o sol nascendo às vezes interferia na nossa visão. Felizmente o trecho não é muito longo e logo atingimos o primeiro objetivo.
Km 600, último ponto de registro antes do ponto final, acidade de Aceguá-RS. A alegria de estar próximo de mais um objetivo faz surgirem os sorrisos e aflorar emoções, até as poses para as fotos são mais elaboradas.
FINALMENTE O GRANDE MOMENTO: BR-153 CONCLUÍDA. Chegamos em Aceguá por volta das 12:30 h e já agilizamos os procedimentos de praxe para iniciarmos o retorno, afinal o grande momento ainda estava por vir: "receber as certificações já obtidas na Sede Internacional dos Fazedores de Chuva".
Última edição por Everardo Passos Luz; 24-12-15, 11:14.
Comentário
-
Logo após os registros obrigatórios nos despedimos de Aceguá e começamos o nosso retorno passando por Itajaí-SC. Não sabíamos exatamente como tudo aconteceria, mas os acontecimentos superaram todas as nossas expectativas. Desde a nossa recepção pelo caseiro da residência do Casal Dolor e Angela até a nossa partida vivemos momentos de muita alegria e emoção. Descrever a cordialidade e gentileza deles é uma coisa difícil de fazer e as emoções ficaram por conta das conversas e do momento solene do recebimento dos certificados. Obrigado Dolor e Angela, conhece-los e ser recebido por vocês é mais um motivo que faz valer a pena ser um FAZEDOR DE CHUVA.
Agora é aguardar a publicação do NFC. E aí meu amigo Gilmar, vai mais um selinho aí? kkkk...
Obrigado pelo apoio e encorajamento mestre Gilmar. Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações, incluindo alguns desafios FC.Última edição por Everardo Passos Luz; 24-12-15, 11:57.
Comentário
-
RFC VFC Everardo
Mais uma grande aventura heim!
Parabéns antecipados, com certeza estará homologado.
Em julho estarei fazendo essa aí. Seguirei suas dicas.
Um forte abraço!VALFRIDO FILHO
Cortando Estradas.
Comentário
-
Grande Valfrido.
É muito bom ter um motociclista do seu gabarito na nossa garupa, obrigado. Qualquer dúvida é só entrar em contato. Estou contando com a sua visita qualquer dia desses.
Grande abraço.
Comentário
-
Botou pra quebrar meu amigo Verô.
Parabéns por mais esse feito.Última edição por Formigao SFA; 25-12-15, 12:12.Abraços formiguentos,
sigpic
Formigão NRME
"Levantando Poeira"
Comentário
-
Muito bom dia VFC e, agora, 4 vezes RFC Verô,
Hoje é Natal e só temos a agradecer pelo belíssimo presente de podermos fazer mais uma homologação.
O primeiro FC a fechar as 4 BR´s agora está com o desafio Rodoviário FC - BR-153 devida e justamente HOMOLOGADO. O selo alusivo à conquista já está sob seu nome, o 5º selo de uma série que se mostra cada vez mais forte e ilustra muito bem o motociclista que és e que nos serve de exemplo a inspiração. Também poderia dizer que você (junto com o VFC e RFC Manga e CFC, VFC e RFC Formigão) são os caras a serem "desafiados" em termos de quantidade de desafios cumpridos. Eu já sei que tem gente de olho nessa saudável a maravilhosa "disputa" interna, hehehhehe.
Que maravilha isso!!!!
Iniciar esse 25/12 visitando toda a BR-153 clicada e vivida por você é um mega presente.
Postagens completas, muito bem narradas, didáticas e com imagens que só nos servem de inspiração para cruzar mais essa BR, obrigado.
Receba nossos formais e informais parabéns. Os formais pelo conjunto da obra e os informais pela leveza das fotos "mais soltas" no final da jornada, quando já sentiam o sabor conquista a poucos km de Aceguá. Muito legal.
Ahhhh, foi uma excelente "cereja do bolo" essa passagem pela Sede Internacional dos FC´s, hein!!!! Eles são realmente espetaculares, show terem sido certificados diretamente na "fonte" dos FC´s. Muito mais que justo e merecido estarem todos juntos e confraternizando momentos únicos em suas vidas, pois tenho certeza que eles também estavam muito felizes por recebê-los em Itajaí, as fotos dizem tudo.
Sei que tens outro desafio completo já no "bolso", fico na ansiedade de ver as fotos e narrativas em breve, vamos colocar o 6º selo logo logo, rssss
Abração, Feliz Natal, obrigado por seguir fazendo o que "qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."
Este brasão com as 4 BR´s está "fechado".
Comentário
-

Comentário