Rodoviário BR 116 Fazedores de Chuva

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Abílio Mangueira
    Fazedor de Chuva

• Feb 2015
    • 1393

Rodoviário BR 116 Fazedores de Chuva

Este desafio foi cumprido do meio para o fim, e do começo para o meio – eu explico: A BR 116 tem seu início no Nordeste, começa na Praça Manoel Dias Branco – Fortaleza/CE e termina na Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão/RS, na fronteira com o Uruguai. Quando digo que iniciei do meio para o fim, é que iniciei em Governador Valadares/MG, fui até Jaguarão/RS. Percorri a BR 101, de São José do Norte/RS até Touros/RN, e fui a Fortaleza para iniciar a conclusão do percurso BR 116.

Dia 04/07/2015 – Primeiro dia – De Governador Valadares/MG a Muriaé/MG

Saí (solo) de minha residência – Sorocaba/SP – em torno da 03:00h com destino a Belo Horizonte/MG, para me encontrar com os amigos e companheiros de viagem, Everardo Passos Luz (o Verô), residente no Estado do Piauí e Wyle Pereira Tenório (Wyle), residente no Estado da Bahia, os quais iniciaram o mesmo desafio, porém em outros pontos da BR, conforme conveniente a cada um. Eles iniciaram no dia 02. Eram 10:30h quando eu já os aguardava no pátio do Palácio do Governo Mineiro. Com sua chegada, fizemos a foto que servirá para o Desafio Bandeirante Fazedor de Chuva, que concluirei em data oportuna, dali seguimos (eles retornaram) para a BR 116. Fizemos minha primeira foto no km 592, município de Manhuaçu/MG, e seguimos para pernoitar na cidade de Muriaé/MG.
    Click image for larger version

Name:	5 - Minas Gerais.jpg
Views:	1
Size:	50,4 KB
ID:	750852

Name:	a1.jpg
Size:	31,2 KB
ID:	750853

Name:	b1,1.jpg
Size:	27,0 KB
ID:	750854Click image for larger version

Name:	01.jpg
Views:	2
Size:	64,1 KB
ID:	750855
    Última edição por Abílio Mangueira; 10-08-15, 15:47.
  • Abílio Mangueira
    Fazedor de Chuva

• Feb 2015
    • 1393

Dia 05/07/2015 – Segundo dia – De Muriaé/MG a Registro/SP

Foi uma manhã chuvosa. Como filho de mineiro anda cedo, às 09:30h já fotografávamos na divisa Minas/Rio de Janeiro. A chuva foi diminuindo e deu lugar ao frio. Numa tocada suave e contínua e trânsito suave de domingo, logo estávamos na outra divisa, desta feita, Rio de Janeiro/São Paulo. Sabendo que em cada estado cuja travessia da BR é maior que 300 km devemos fotografar no entorno dessa distância, aproveitamos para fazê-lo na cidade de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes – sede do Governo Paulista. Seguindo viagem logos nos reencontramos com a chuva e as ditas dificuldades da descida da Serra do Cafezal (não há dificuldades para Fazedores de Chuva) e fomos pernoitar na cidade de Registros, onde fomos recepcionados pelo amigo Hélio José Dias e sua simpática filha.

Name:	a2.jpg
Size:	24,3 KB
ID:	209541

Name:	b2,1.jpg
Size:	23,8 KB
ID:	209542Click image for larger version

Name:	02.jpg
Size:	57,7 KB
ID:	209543

Name:	b2,2.jpg
Size:	19,0 KB
ID:	209544Click image for larger version

Name:	03.jpg
Size:	49,7 KB
ID:	209545

Name:	b2,3.jpg
Size:	20,3 KB
ID:	209546

Name:	DSC03910.jpg
Size:	75,8 KB
ID:	209547
    Última edição por Abílio Mangueira; 10-08-15, 15:44.

Comentário

• Abílio Mangueira
      Fazedor de Chuva

• Feb 2015
      • 1393

Dia 06/07/2015 - Terceiro dia – De Registro/SP a Santa Cecília/SC

A chuva continuava. Às 07:20h, foto no km 500. Às 08:20h, foto na divisa SP/PR. Em Curitiba, tomamos o segundo café da manhã (que nos serviria de almoço – dada a sua fartura) na casa dos amigos Leonel e Nanci. Não desprezamos os demais, mas esse casal é fantástico. Além da peculiar acolhida, não escondiam sua euforia na contagem regressiva para o passeio no Nordeste e participação na Convenção Brazil Rider's que ocorrerá na cidade de Natal. O Leonel nos acompanhou à sede do Governo Paranaense. Fotografamos, nos despedimos e seguimos. Próxima parada, divisa PR/SC, cidades de Rio Negro/PR e Mafra/SC. Entardeceu e esfriou. Decidimos pernoitar em Santa Cecília, em vez de Lages, como planejado, pois o frio castigava.

Name:	a3.jpg
Size:	26,3 KB
ID:	209548

Name:	b3,1.jpg
Size:	13,6 KB
ID:	209549Click image for larger version

Name:	04.jpg
Size:	47,4 KB
ID:	209550

Name:	b3,2.jpg
Size:	16,6 KB
ID:	209551Click image for larger version

Name:	05.jpg
Size:	44,4 KB
ID:	209552

Name:	DSC03920.jpg
Size:	69,0 KB
ID:	209555

Name:	b3,3.jpg
Size:	17,7 KB
ID:	209553Click image for larger version

Name:	06.jpg
Size:	59,5 KB
ID:	209554

Comentário

• Abílio Mangueira
        Fazedor de Chuva

• Feb 2015
        • 1393

Dia 07/07/2015 – Quarto dia – De Santa Cecília/SC a Pelotas/RS

Manhã de temperatura mais agradável que a da noite anterior. Notei que no Estado de Santa Catariana, além do Paraná, a cada dezena “cheia” de quilômetros pares, isto é, 10, 20, 30... as placas indicativas identificam também o estado da federação. Fotografamos na placa SC, BR 116, Sul, Km 220. A chuva nos visitou novamente e nos acompanhou por grande distância e esteve presente na divisa SC/RS. Fomos apresentados também às grandes subidas, descidas, intensas curvas e densa serração. Em Porto Alegre, fizemos malabarismo para chegar à sede do Governo Gaúcho, fotografar e sair de lá, tudo porque deparamos com uma manifestação de múltiplos seguimentos da área de segurança do estado e, conseqüente bloqueio de vias públicas. Os GPS do Verô e do Wyle tiveram de trabalhar duro. Ao hospedarmos na cidade de Pelotas/RS, estranhamente o Verô recebeu um telefonema via recepção do hotel (era o amigo Wilian da cidade vizinha de Rio Grande). Então descobrimos: o localizador de amigos, utilizado por Verô, funciona mesmo.

Name:	a4.jpg
Size:	28,1 KB
ID:	209556

Name:	b4,1.jpg
Size:	12,6 KB
ID:	209557Click image for larger version

Name:	07.jpg
Size:	51,8 KB
ID:	209558

Name:	b4,2.jpg
Size:	18,1 KB
ID:	209559Click image for larger version

Name:	08.jpg
Size:	50,2 KB
ID:	209560

Name:	08a.jpg
Size:	19,6 KB
ID:	209561

Name:	b4,3.jpg
Size:	21,9 KB
ID:	209562Click image for larger version

Name:	09.jpg
Size:	49,1 KB
ID:	209563

Comentário

• Abílio Mangueira
          Fazedor de Chuva

• Feb 2015
          • 1393

Dia 08/07/2015 – Quinto dia – De Pelotas/RS a Jaguarão/RS

Esse dia foi especial. Últimas fotos SUL da BR, km 600 e fronteira com o Uruguai, lições e aprendizagem com os amigos de viagem e, a notícia do nascimento de minha neta Maria Luíza, segundo membro da prole do meu filho Dário e minha nora Juliana, e quarto membro da minha geração de netos. Retornamos a Pelotas (caminho natural), fomos à Barra do Chuí (outra fronteira com o Uruguai), desta feita, para a foto que comporá o Desafio Cardeal Fazedor de Chuva e, retornando, pernoitamos na cidade de Rio Grande, onde “internei” minha motocicleta para revisão do 30.000, fomos extraordinariamente recebidos por Guerreiro e família e Wilian e família que nos acompanharam no jantar, sem contar com o suporte as nós dispensado, inclusive no dia seguinte até o embarque na balsa da travessia para São José do Norte, onde iniciamos o Desafio BR 101, já narrado aqui.

Name:	a5.jpg
Size:	23,9 KB
ID:	209564

Name:	b5,1.jpg
Size:	20,6 KB
ID:	209565Click image for larger version

Name:	10.jpg
Size:	43,4 KB
ID:	209566

Name:	b5,2.jpg
Size:	21,5 KB
ID:	209567Click image for larger version

Name:	11.jpg
Size:	47,1 KB
ID:	209568Click image for larger version

Name:	11a.jpg
Size:	51,1 KB
ID:	209569

Comentário

• Abílio Mangueira
            Fazedor de Chuva

• Feb 2015
            • 1393

19/07/2015 – Sexto dia – De Fortaleza/CE a Icó/CE

Após alguns dias viajando sul a norte na BR 101, após fazer em Fortaleza a foto no Palácio da Abolição – sede do Governo Cearense, nos encontrarmos com dona Elizete (mãe de Verô), Rochinha, Maurício, Ubiratã, J. Batista, Thaise e uma criançada de tirar o fôlego (todos meus amigos) iniciamos a – para mim – a parte nordestina da BR 116. Com a foto na Praça Manoel Dias Branco – Fortaleza, saímos em torno do meio-dia. Sol e calor, do jeito que eu gosto (não me dou bem com o frio). Fotografamos no km 300, próximo à cidade de Jaguaribe/CE e pernoitamos na cidade de Icó, pois já entardecia.

Name:	a6.jpg
Size:	28,5 KB
ID:	209570

Name:	b6,1.jpg
Size:	27,9 KB
ID:	209571Click image for larger version

Name:	12.jpg
Size:	87,3 KB
ID:	209572Click image for larger version

Name:	12a.jpg
Size:	82,6 KB
ID:	209573Click image for larger version

Name:	12b.jpg
Size:	86,0 KB
ID:	209574Click image for larger version

Name:	b6,2.jpg
Size:	20,2 KB
ID:	209575Click image for larger version

Name:	13.jpg
Size:	87,0 KB
ID:	209576

Comentário

• Abílio Mangueira
              Fazedor de Chuva

• Feb 2015
              • 1393

Dia 20/07/2015 – Sétimo dia – De Icó/CE a Divisa Alegre/MG

Dia de despedidas. Verô terminava o percurso na cidade de Salgueiro/PE e guinava para a direita em direção à cidade de Oeiras/PI, onde reside. Wyle terminava o percurso no trevo de Cabrobó/PE, dali seguia para Petrolina onde visitaria o nosso amigo Demontier e trataria de seus particulares. Eu, então retomava meu caminho solo até Sorocaba/SP, terminando o percurso do Desafio na cidade de Governador Valadares/MG, onde comecei no dia 04/07/2015, agora no meu ritmo “maratonista” (média velocidade e alta quilometragem/dia) – digo isso, não por menosprezo aos companheiros, nem por esnobismo, mas é que gostos desses “rojões” montado em uma moto, e se achamos que fizemos certa vantagem, devemos fazer a propaganda, se assim não fosse, não teria graça; já diz o bordão: se não há platéia, não há espetáculo.
              Uma particularidade: o extremo oeste do Estado da Paraíba faz um “bico” reentrante no Estado do Ceará, então, em um trecho de aproximados 11 quilômetros há duas divisas, ou seja, entra-se na Paraíba, não dá tempo de engrenar a sexta marcha, e já sai. Fizemos então as fotos nos dois pontos, também na divisa CE/PE. Ali nos despedimos formalmente. Em Salgueiro, o Verô fez um cumprimento com um toque de buzina, e 60 km à frente o Wyle fez o mesmo. Segui. Às 09:36h fiz a foto na divisa com o Estado da Bahia e entrei no ritmo. “Rasguei” a Bahia de norte a sul, em seus mais de 930 km com três fotos intermediárias (nos km 292 próximo a Tucano, km 576 próximo a Brejões, km 800 entre Planalto e Vitória da Conquista, e finalmente na divisa com Minas Gerais, onde pernoitei em Divisa Alegre. Havia rodado pouco mais de 1.200 km.

Name:	a7.jpg
Size:	25,9 KB
ID:	209577

Name:	b7,2.jpg
Size:	19,9 KB
ID:	209579

Name:	14.jpg
Size:	57,7 KB
ID:	209578

Name:	15.jpg
Size:	87,9 KB
ID:	209580

Name:	16.jpg
Size:	72,1 KB
ID:	209581

Name:	17.jpg
Size:	66,4 KB
ID:	209582

Name:	18.jpg
Size:	76,9 KB
ID:	209583

Name:	19.jpg
Size:	72,6 KB
ID:	209584

Name:	20.jpg
Size:	23,1 KB
ID:	209585

Name:	21a.jpg
Size:	27,9 KB
ID:	209589
              Última edição por Abílio Mangueira; 10-08-15, 20:41.

Comentário

• Abílio Mangueira
                Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                • 1393

Dia 21/07/2015 – Oitavo dia – De Divisa Alegre/MG a Governador Valadares/MG

Com uma fina garoa, saí bem cedo. Trinta quilômetros rodados e a garoa despediu-se de mim. No quilômetro 229 da BR 116 mineira, tirei a última foto do percurso Desafio e, em Governador Valadares, tudo estava consumado. Emocionado como estou agora fazendo este relato, olhei pelo retrovisor e vi mais uma conquista alcançada. Nem cabia dentro do meu capacete tal era a alegria. Em torno das 20:30h, chegava garboso em minha residência, em Sorocaba/SP. Deixava um pouco mais de 1.400 km rodados naquele dia, um pouco mais de 13.500 km em toda a viagem, a satisfação de ter encontrado alguns amigos e reencontrado outros, mais uma página virada no livro da vida e, mais experiência para contar aos meus netos. Obrigado DEUS.
                Abraço, familiares e amigos.

Name:	a8.jpg
Size:	25,4 KB
ID:	209586Click image for larger version

Name:	b8.jpg
Size:	24,8 KB
ID:	209587Click image for larger version

Name:	22.jpg
Size:	56,0 KB
ID:	209588

Comentário

• Gilmar Dessaune
                  Fazedor de Chuva

• Oct 2012
                  • 6891

Boa noite VFC, RFC e (de novo) RFC Abílio Mangueira,

Legal, você acaba de "devolver na mesma moeda", estou aqui emocionado com mais esse capítulo em sua belíssima história sobre duas rodas com motor.

Eu fico assim porque acho que consigo me transportar para as situações narradas e o sentimentos relatados. Então a emoção vem mesmo.

Percebestes que tem foto que clicou até arco-íris? Fantástica.

A foto noturna no Km 600 também é emblemática, traduz muito bem o espírito de "rodar", também tenho essa mesma filosofia: sem hora nem lugar, eu quero rodar.

Só me restar te parabenizar mil vezes!!!! És um grande guerreiro e um ser humano espetacular.

Pela sua narrativa tão gostosa de ler, quero te pedir uma coisa: o Valente FC você não narrou, pois deixou a cargo do VFC e RFC Verô, mas venho lhe pedir que abra um tópico seu e nos conte como viveu conhecer todo o Piauí de moto. Sem nenhum demérito ao Verô que fez postagens lindas, emotivas e fantásticas, gostaria de que nos passasse as suas emoções e sentimentos vividos. Num tenha pressa, a gente aguarda, pois o que é muito bom, vale a pena esperar.

Está aí mais um carimbo e um selo!!!!

Graaaaande abraço e obrigado por estar enriquecendo o Território Fazedores de Chuva... é uma grande honra tê-lo conosco.

Name:	Rodoviário.jpg
Views:	34
Size:	93,6 KB
ID:	209590

Comentário

• Abílio Mangueira
                    Fazedor de Chuva

• Feb 2015
                    • 1393

É, Gilmar, onde eu fui me meter.
                    Isso é igual àquele produto "é impossível comer um só".
                    E ainda você me dá essa incumbência. Meu forte não é escrever, mas aguarde, narrarei o Valente Piauí. Difícil vai ser não me emocionar ao lembrar cada detalhe.

Grande abraço.

Comentário

• Jorginho
                      Fazedor de Chuva

• Jul 2015
                      • 718

PARABÉNS Grande Manga que desafio heim muito bom ler seus relatos, em maio irei fazer este desafio tbm!!

Comentário

Working...