Durante esta semana tivemos a oportunidade de conviver com o Tsuyoshi Yoshihara, que passamos a chamar de Yoshi,*com uma experiência de vida em cima de uma BMW GS 1200, muito interessante, pois no dia 26 de julho de 2010, portanto,*há pouco mais de um ano e meio na estrada desde que *enviou a sua moto *da cidade de Tóquio, Japão, para Vancouver, Canadá, *tem rodado*por todos os países das nossas Américas, colecionando através da convivência com as pessoas de todos os extratos, valores que*possa aplicar no seu país.*
Experimentamos neste período de puro capitalismo o brotar de sentimentos revolucionários, não pelo sentido das armas, mas*especificamente pelo convencimento da palavra, de uma pessoa preocupada com a atualidade do seu país, procurando*por entre estes milhares de quilômetros rodados, um novo sentido para a palavra felicidade.
“Segundo ele, os japoneses que vivem no Japão, geralmente *não imaginam como é o mundo lá fora.*
O mundo está mudando muito rápido e os japoneses não percebem isto. *
Os nossos antepassados *trabalharam muito duro para estabelecer a *economia do país, mas isto não trouxe felicidade para as famílias.*
No momento, as gerações mais jovens percebem que esta não é a maneira mais correta de se viver, mas também não sabem o que fazer para mudar.*
Por isso eu procuro manter contato com os viajantes japoneses que estão pelo mundo, uma vez que estes já *perceberam que há várias formas de se viver, permitindo desta maneira que a possibilidade de se refazer a leitura sobre o que é felicidade, ainda possa ser perseguida e *alcançada.*
Ainda continua valendo no nosso país a obrigatoriedade do trabalhar e produzir, cobrando da felicidade, o preço a ser pago, porém, isto já começa a não se aplicar para todos. *
Nós necessitamos fazer com que as pessoas percebam e façam algo sobre isto.*
A chave para “atualizar” *felicidade, eu acredito, é diversidade.*
Minha mensagem para os japoneses será: “Entender as diferenças e respeitar outros valores.”
Desejamos que este objetivo tão nobre possa ser alcançado e que mais pessoas como o Yoshi, possam contaminar positivamente as pessoas ao redor do mundo.
Milagres que somente a motocicleta permite fazer!