Transamasônica

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Dolor
    Fazedor de Chuva

• Mar 2011
    • 3250

TRANSAMAZÔNICA 01/10/2014

Hoje fiquei em Manaus, ainda na casa de Rui Tiradentes.

Amanhã embarco para Santarém, de lá pretendo conhecer Fordlandia, uma cidade fundada por Henry Ford, na década de 20 e que hoje, mesmo abandonada ainda mantém características de uma cidade Americana.

De Fordlandia, sigo para Itaiatuba e pego novamente a Transamazônica ou volto à Santarém e pego um barco até Belém... Ainda não decidi meu roteiro de volta, talvez passe no Tocantins...

Ai, como diz meu querido Célio Avelino, quem tem destino certo é ônibus e quem tem hora pra chegar é avião!

Tacio

Comentário

• Dolor
      Fazedor de Chuva

• Mar 2011
      • 3250

TRANSAMAZÓNICA 03/10/2014

Hoje cheguei à Santarém, embarquei ontem em Manaus já com um sufoco.

Click image for larger version

Name:	Tacio 1.jpg
Views:	1
Size:	17,6 KB
ID:	196776

Precisei da ajuda de uns estivadores pra descer a moto por uma escadaria, pois além de íngreme, estava chovendo!

Name:	Tacio 2.jpg
Size:	18,4 KB
ID:	196777

Um barco fabuloso e novinho, em sua segunda viagem, de ferro, com quatro pisos, sem luxo ou sofisticação, com 79 camarotes, refeitório, cinema e espaço para 1.321 redes, capacidade total 1.400 passageiros. Segundo o comandante, este barco construído em Santarém custou R$ 10.600.000,00

Uma passagem nas redes custa essa época R$ 100,00 e nas férias R$ 150,00 Uma Coca Cola ou uma cerveja custa R$ 4,00

Name:	Tacio 3.jpg
Size:	22,0 KB
ID:	196778

É interessante ver as pessoas que viajam nas redes, pois passam o dia deitado, levantam-se apenas pra comer ou ir aos banheiros, alguns que trazem comida e comem na própria rede.

Name:	Tacio 4.jpg
Size:	21,7 KB
ID:	196779

Saímos de Manaus ontem as 13:00 hs. Navegando pelo Rio Negro, passamos no encontro das águas com o rio Solimões e a partir dai navegamos no Rio Amazonas.

Chegamos à Santarém as 21:00 hs. 32 horas de viagem!

Comentário

• Dolor
        Fazedor de Chuva

• Mar 2011
        • 3250

FORDLANDIA 04/10/2014

Visitei hoje a cidade que em 1928 Henry Ford fundou na Amazônia brasileira.

Size:	15,8 KB
ID:	196983

Com a idéia de não depender mais de fornecedores de borracha para pneus dos caros, Henry Ford construío no Pará, uma cidade com características americanas, com energia elétrica, toda saneada, com água encanada e tratada em todas as casa e iluminação pública com a fiação subterrânea.

Size:	16,9 KB
ID:	196984

Ainda se vê muito das casas e galpões originais, com telhas de ferro com uma cobertura que parece piche. Impressionante a oficina de tornearia é a estação de tratamento de água, hoje abandonada.

Size:	21,5 KB
ID:	196985
        Com prof. Magno meu guia na Fordlândia

Uma rede de hidrantes com ainda muitos pontos visíveis.

Size:	20,6 KB
ID:	196986

Visitei a casa que foi construída para o Próprio Henry Ford, que nunca visitou a Amazonia por medo das doenças tropicais, mas um filho esteve em Fordlandia e teve um filho brasileiro.

Name:	Tacio 6.jpg
Size:	21,4 KB
ID:	196978

Visitei a casa onde hoje mora o prefeito e foi um grande restaurante com padaria.

Name:	Tacio 7.jpg
Size:	19,5 KB
ID:	196979
        Casa com telhado de ferro

Além de uma grande serraria, pois no o acordo com o governo brasileiro, ele tinha direito a explorar toda área do projeto...

Fiquei sabendo que o primeiro protesto e reivindicação de trabalhadores brasileiros, não foi por salários, já que eram bem pagos e sim pela comida que também era de estilo americano e isso não foi possível para a os operários, em sua maioria nordestinos que não dispensavam principalmente farinha e feijão!

Name:	Tacio 8.jpg
Size:	18,2 KB
ID:	196980
        Casa conjugada

Pena que não vim de moto, me falaram que, como em muitas cidades da Amazônia, só é possível chegar de barco.

Mas chegando, procurei saber e me informaram que são apenas 200 quilômetros de Itaituba, onde já passei nessa viagem e a 400 quilômetros de Santarém, onde estou agora, e a estrada, não chovendo é razoável.

Name:	Tacio 9.jpg
Size:	18,9 KB
ID:	196981

De barco, foram nove horas de viagem, quatro horas e meia pra chegar e quase mesmo tempo pra voltar em uma lancha rápida pelo rio Tapajós...

Name:	Tacio 9.jpg
Size:	20,2 KB
ID:	196982

Meio saco, mas valeu a pena!
        Última edição por Dolor; 06-10-14, 14:42.

Comentário

• Dolor
          Fazedor de Chuva

• Mar 2011
          • 3250

TRANSAMAZÔNICA 08/10/2014

Agora na volta, a viagem está rendendo mais, tanto por estar mais seco, na ida peguei muitos trechos molhados, pois quase toda noite chovia e a estrada só secava a tarde.

Size:	16,1 KB
ID:	197047

Também porque tenho parado menos pra fotografar. Mas essa estrada espetacular, não deixa de surpreender... Hoje vi em dois pontos nas subidas maiores, uns tratores que ficam rebocando as carretas, que mesmo com as estradas completamente secas, não conseguem subir.

Size:	18,0 KB
ID:	197048

As vezes eles rebocam duas carretas ao mesmo tempo, elas também ficam tracionando e Por esse serviço, cada carreteiro paga R$ 100,00 .

ID:	197049

Vi também outra vez, agora uma cegonha, separ e fechar a estrada até aparecer outra carreta no sentido contrário com um cabo e rebocar.

Size:	16,9 KB
ID:	197050

Hoje saí da Transamazônica, peguei uma estrada que leva à Tucuruí, nesta foram setenta quilômetros de terra com muita poeira, mas acho que por aqui termina a parte de terra, amanhã devo chegar em Belém, onde visitarei alguns amigos!

Name:	Tacio 5.jpg
Size:	20,5 KB
ID:	197051

Comentário

• Dolor
            Fazedor de Chuva

• Mar 2011
            • 3250

TRANSAMAZÔNICA 06/10/2014

Ainda em Santarém, fui visitar ontem o mercado de peixe e depois fui às duas Praias mais famosas da Cidade.

Size:	23,3 KB
ID:	197052

A primeira, Alter do Chão, onde almocei um belo tambaqui na brasa.

Size:	20,5 KB
ID:	197053
            Chegando em Alter do Chão

Eu já conhecia Alter do Chão, mas é muito bonita e impressionante ver essa praia de rio com areia mais branca que a areia das praias do mar. Além claro de um banho fantástico no rio Tapajós.

Size:	20,8 KB
ID:	197054

Depois do almoço, fui conhecer a praia de Ponta de Pedras, que fica na parte mais larga do rio. Vendo as fotos, é impossível distinguir essa praia de uma praia do mar. Tanto pela largura do rio como pelas marolas que parece o mar quando a maré começa a subir!

Size:	14,3 KB
ID:	197055

Meu plano, era era colocar a moto num barco pra Belém e para não fazer mais esse percurso de barco iria de avião. Acontece que quando cheguei hoje ao porto, soube que só haveria navio pra Belém na próxima quarta, com mais dois dias de viagem, só receberia a moto na Sexta.

Name:	Tacio 5.jpg
Size:	10,2 KB
ID:	197056

Resolvi então vir rodando até Ruropólis, são apenas 220 quilômetros e agora estou de volta à Transamazônica.

PS: Esta postarem acabou sendo feita atrasada, mas vale a vontade de mostrar todas as belezas encontradas pelo meio do caminho nesta viagem fantástica.

Comentário

• Dolor
              Fazedor de Chuva

• Mar 2011
              • 3250

TRANSAMAZÔNICA 12/10/2014

Cheguei em Belém, justo no final de semana do Sírio de Nazaré, a cidade estava lotada e não consegui Hotel.

Size:	13,6 KB
ID:	197217
              Ponte quebrada chegando em Belém!

Fiquei na casa de Alex, meu amigo de longas datas.

ID:	197219

Aqui também encontrei Edvaldo que, com negócios em Macapá e em Santarém, me apoiou nesta viagem na minha passagem por Santarém e me ajudou a conseguir um visto de passagem pra Guiana Francesa quando fiz a viagem pelas três Guianas a alguns anos atrás.

Size:	16,6 KB
ID:	197220

Passei dois dias em Belém e fui à Vigia, cidade onde esta morando Fabinho, filho de Pereira e meu afilhado que passou em um concurso de delegado e assumio nesta cidade a três meses.

Size:	15,6 KB
ID:	197221

Agora estou em Araguaiana, no Tocantins, revendo parentes e amigos!

Comentário

• Dolor
                Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                • 3250

Oi Pessoal!

Fico muito contente em terminar essa viagem! Isso me incentiva a procurar novos roteiros!

Agradeço de coração aos amigos que me acompanharam e incentivaram nessa maravilhosa jornada.

Agradecimento especial a meu querido amigo Rui Tiradentes de Manaus e seu filho Marcelo pelo esforço logístico para que eu recebesse o pneu em Apuí.

Fico muito agradecido também a Ricardo da MOTO ATACAMA de São Paulo, que despachou o pneu antes mesmo que eu efetuasse o pagamento! Bem como a Alex e Edvaldo de Belém pela recepção que me deram em sua cidade!

Abraços,

Tacio

Comentário

Working...