De Moto Com Destino a Ushuaia.

Collapse
X

• Hora
  • Mostrar
Clear All
new posts
  • Celso Ferreira
    Fazedor de Chuva

• Apr 2012
    • 826

De Moto Com Destino a Ushuaia.

Olá fazedores.

Dia 15/11 estarei saindo de Brasília, de moto com destino a Ushuaia. Esse desejo nasceu em abril de 2012, quando, numa viagem para Morrinhos, conheci o Grande Cacique Fazedor de Chuva Dolor.
    Click image for larger version

Name:	ushuaia.jpg
Views:	1
Size:	87,7 KB
ID:	747580

Em abril mesmo comecei o planejamento para fazê-la em dezembro de 2012. Contudo, diversos fatores não permitiram que realizasse a viagem naquela época. Principalmente por uma infecção que peguei no dedo indicador direito, que só foi ficar bom no mês de março desse ano.

Mas não me chateei e nem desisti. Entendi o recado do meu Companheiro de viagem que não seria possível realizá-la naquele momento porque não estava devidamente preparado para uma jornada dessa magnitude. Tanto no que diz respeito à moto, que acabara de comprar e que apresentou um vazamento de óleo pouco menos de quinze dias antes da data prevista para o início da viagem, quanto pela minha pouca experiência em viagens longas de moto. O máximo que tinha ido era até Foz do Iguaçu. Nem GPS eu tinha!! Não que ele seja essencial, mas nos ajuda a errar menos.

De novembro de 2012 até hoje realizei várias viagens pelo Brasil, todas preparatórias. Foram mais de 27 mil km em menos de um ano. Sem contar os 4.500km percorridos na histórica Route 66, no último mês de setembro. Hoje estou maduro para realizar a viagem que idealizei em abril de 2012.

Se não tiver nenhum problema com a moto nem de saúde, comigo ou com qualquer um dos membros de minha família, saio dia 15/11. Por enquanto, nós três: eu, a Guerreira e Deus.

Viajar muitos dias de moto nunca é fácil. Na medida em que o dia de dar partida na moto e iniciar a viagem se aproxima, vamos ficando mais ansiosos, preocupados, e, confesso, sempre fico em dúvida se devo ir ou não! No caso dessa viagem pra Ushuaia, tudo isso é potencializado. Afinal serão 37 dias longe de tudo e de todos.

Para amenizar essa ansiedade e a dúvida se vou ou não, tenho dito pra mim mesmo: Não vou para Ushuaia... Vou só até Goiânia... Chegando lá, se estiver tudo bem, vou até São José do Rio Preto... Lá, se não tiver mais dúvidas, vou até Marília... E assim, vou indo, local após local, dia após dia... Se em algum desses locais a dúvida ainda estiver presente, volto pra casa. Sem nenhum constrangimento. Se já estiver percorrido a metade, volto pelo caminho de volta, ou seja, termino a viagem!

Adoto essa estratégia em todas minhas viagens. Funciona. O destino final, que é o objetivo da viagem, será sempre alcançado vencendo-se os destinos parciais. Como sempre diz meu guru, GCFC Dolor, a ansiedade e as dúvidas desaparecem assim que ligamos a moto e saímos de casa.

ROTEIRO:

Venho estudando o roteiro desde maio de 2012. Fiz várias pesquisas sobre as estradas e as cidades por onde passar. Há muitos lugares imperdíveis. Porém, se for visitar todos, a viagem durará uns 50 dias. Quero fazer no máximo em 38. Assim, excluí alguns locais. O difícil foi escolher quais... Mas escolhi de acordo com minhas preferências. Sabe como é, cada um tem as suas...

Resolvi fazer o percurso passando primeiro pelo Chile. Um dos motivos foi deixar o vento da Patagônia, que sempre me assustou, para a volta. Segundo relatos, é necessário rodar com a moto inclinada a 45°. Quando chegar lá, estarei devidamente adaptado com tudo e creio não ter maiores dificuldades. O outro motivo foi saber que o Los Caracoles estará fechado durante o dia no sentido Chile-Argentina. E esse é um trecho imperdível.

Name:	los caracoles.jpg
Size:	96,9 KB
ID:	747581

Não vou detalhar aqui o itinerário, como, por exemplo, onde irei parar para abastecer, por onde vou passar, qual hotel vou dormir, etc. Com exceção de algumas poucas localidades na Argentina, não terei problemas com combustíveis. Hotéis, nessa época, não serão o grande problema. Desta forma, poucas reservas serão feitas com antecedência.

Isso porque, tenho como regra, replanejar os próximos dois dias durante uma viagem, de acordo com minhas condições físicas, das estradas, da Guerreira e até devido ao tempo gasto nas paradas ao longo da estrada. Dessa forma, poderei alterar meus locais de pernoite, bem como os locais de permanência e até por quais estradas passarei. Liberdade é tudo pra mim, principalmente quando estou viajando.

No resumo abaixo, cada cidade representa um provável local de pernoite. É possível ver os detalhes da rota, usando o site www.triplocus.com. Basta inserir a cidade origem e a destino. Poderá visualizar fotos das rodovias por onde deverei passar, as distâncias e tempo entre os locais, a quantidade de combustível necessário, além de fotos dos pontos de interesse. Como todos os demais, esse site também não é perfeito. Para conferir, utilizei o googlemaps, velho conhecido de todos e o Ruta0.com. Esse, para mim, também é sensacional. Indica se a estrada é asfaltada, se é autopista, dá sugestões de hotéis, condições climáticas, etc. Finalmente, adquiri, recentemente, o último lançamento da Garmin: GPS Zumo 390LM, que indica o caminho que possui mais curvas. Qual motociclista não gosta disso?

Os números entre parêntesis representam a distância da cidade anterior e o acumulado desde Brasília. Em vermelho, os mais longos.

IDA. Saída de Brasília dia 15/11, às 7h30:

Marília (920/920), Foz do Iguaçu (700/1.620), Corrientes (650/2.270), Santa Fé (540/2.810), Villa Carlos Paz (400/3.210), Mendoza (615/3.825), Vina del Mar (405/4.230), Santiago (130/4.360), Osorno (900/5.260), Villa La Angostura (160/5.420), Esquel (365/5.785), Comodoro Rivadávia (600/6.385), Rio Gallegos (780/7.165), El Calafate (310/7.475), Rio Gallegos (310/7.785), Ushuaia (580/8.365). Chegada prevista para 5 de dezembro. Serão 21 dias de viagem, sendo 15 de estrada.

Permanência obrigatória nas seguintes cidades:

1) Villa Carlos Paz: Entre outras atrações, vou percorrer o caminho das 100 curvas:

Name:	100curvas.jpg
Size:	76,2 KB
ID:	747582

2) Vina Del Mar, importante comuna turística do Chile, conhecida como cidade jardim.

Name:	Vinadelmar.jpg
Size:	34,7 KB
ID:	747583

3) Santiago: Fazer revisão na moto, que estará com 42.500km.

4) El Calafate, onde visitarei o Glaciar Perito Moreno:

Name:	perito moreno.jpg
Size:	58,2 KB
ID:	747584

Terei um dia disponível para uma parada extra, talvez em Foz do Iguaçu ou na região ao longo da espetacular Ruta Internacional 215 entre Osorno e Villa Angostura:

Name:	mapa puyehue.jpg
Size:	99,9 KB
ID:	747585

Em todo o percurso de ida, o que mais me apavora, não é o rípio. É o Túnel Cristo Redentor, entre Mendoza e Vina del Mar. Isso porque sou meio claustrofóbico e o túnel tem mais de 3km de extensão, muito estreito, baixo e com pouca luminosidade. Qualquer coisa, fecho os olhos e vou em frente...

Name:	Tunel Cristo Redentor arg.jpg
Size:	86,3 KB
ID:	747586

VOLTA (saída de Ushuaia dia 8 de dezembro):

Rio Gallegos (580/8.945), Caleta Olívia (710/9.655), Puerto Madryn (520/10.175), Bahia Blanca (700/10.875), Buenos Aires (660/11.535), Montevidéu (Farei esse percurso via Buquebus), Punta Del Diablo (300/11.835), Porto Alegre (570/12.405), Itajaí (550/12.955), Curitiba (220/13.175), Ribeirão Preto (720/13.895), Brasília (720/14.615). Devo estar em casa dia 21 de dezembro, sábado.

Permanência nas seguintes cidades:

1) Puerto Madryn. Visitarei a Península Valdez, área natural com abundante fauna, composta de baleias francas, elefantes marinhos, pinguins, ilhamas, etc. Será que verei uma baleia??

Name:	baleia franca.jpg
Size:	23,6 KB
ID:	747587

2) Porto Alegre, onde farei revisão de 48 mil km na Guerreira, que deverá estar com 50 mil... De Porto Alegre até Itajaí devo passar pela RS-389, conhecida como Estrada do Mar, entre Osório e Torres.

Name:	estrada do mar.jpg
Size:	95,5 KB
ID:	747588

3) Itajaí, onde pretendo visitar, novamente, a sede internacional dos Fazedores de chuva.

Name:	IMG_4860.jpg
Size:	93,8 KB
ID:	747589

Esse roteiro foi pensado também para poder iniciar alguns desafios dos fazedores de chuva. O primeiro, e mais importante, é a própria ida a Ushuaia, onde cumprirei a primeira perna para me tornar um Grande Cacique Fazedor de chuva. Alaska talvez em 2014, na época da copa...

Juntando o útil ao agradável, não iria perder a oportunidade de passar por Chuí, iniciando o desafio Cardeal Fazedor de Chuva, exatamente pelo ponto mais extremo do Brasil, ao sul.

Passarei também por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, cumprindo as primeiras etapas do desafio Bandeirante Fazedor de Chuva, começando também pelo sul desse nosso imenso país.

Todos poderão acompanhar essa viagem da seguinte maneira:

1) Pelo meu blog (www.demotocomdestino.com), que pretendo atualizar diariamente (vou tentar). Você poderá ler os relatos, ver fotos, fazer seus comentários, perguntas, etc. Fiquem à vontade.

2) Pelo twitter. Não é necessário ser cadastrado, a não ser que deseje se comunicar comigo por ele. Acesse www.twitter.com/viagensdemoto. Lá vou postar, via satélite (spot messenger), minhas posições diárias, que você poderá ver no googlemaps. Será interessante...

3) Pelo meu flickr, onde postarei todas as fotos.

4) Pelo site dos fazedores de chuva. www.fazedoresdechuva.com. Aqui, como no meu blog, os fazedores de chuva poderão interagir, comentar, dar dicas, fazer sugestões, etc.

4) Pelo meu grupo no facebook. Motos e Motociclistas. Peça para ser adicionado. Será um prazer.

Considerações finais:

Muitos me perguntam por que eu vou sozinho. Sempre respondo que JAMAIS viajo sozinho. Sempre viajo com Deus, me guiando, me orientando e me protegendo. Há melhor companhia? Além d'Ele, é muito difícil encontrar um amigo que possa fazer essa jornada na mesma época que eu. Tem outros fatores também, como condições financeiras, não ter a moto adequada, etc. E decidi, há mais de um ano, que não deixarei de realizar meus sonhos e fazer minhas viagens por falta da companhia de amigos.

Não posso deixar de mencionar que os grandes incentivadores dessa jornada são os GCFC Dolor e Osmar, que me deram valorosas dicas.

Finalmente, o convite para me acompanhar está feito. Pelo menos por alguns trechos. Só não mudarei o roteiro. A não ser que me convençam...
    Última edição por Celso Ferreira; 30-10-13, 15:34.
    GCFC e 1º VFC/MG Celso JF
    Brasília/DF
    61.99984-9567
  • Ricardo Calembo
    Fazedor de Chuva
    • Jan 2013
    • 15

FC Celso.
    Estaremos acompanhando sua jornada por aqui. Tudo vai dar certo. Uma excelente viagem!
    abs.
    Ricardo

Comentário

• Celso Ferreira
      Fazedor de Chuva

• Apr 2012
      • 826

Faltando exatamente 71 horas para subir na moto, dar a partida e partir rumo ao fim do mundo, a ansiedade começa a tomar conta

Ler ajuda a controlar a dita cuja e me faz bem.

Para os que estão na mesma situação, sugiro: http://www.escolapsicologia.com/mane...r-a-ansiedade/

Abraços.

PS: Saída: 7h do dia 15/11
      Brasília/DF
      61.99984-9567

Comentário

• Marcelo
        Fazedor de Chuva
        • Dec 2012
        • 1

Celso está chegando o grande dia, o que considero o mais dificil, o da saída, depois você relaxa e com todo planejamento feito a apreensão desaparece, você com certeza estará em boa compania. Já conversamos pelo Twiter quando vc estava ainda em planejamento da vaiagem, moro em Itajaí e estarei a disposição para ajuda-lo! Abraço e boa viagem!

Comentário

• Celso Ferreira
          Fazedor de Chuva

• Apr 2012
          • 826

Com certeza, Marcelo. Após ligar a moto e pegar a estrada nossa alma se aquieta. Siga nossos deslocamentos pelo nosso Twitter: https://mobile.twitter.com/viagensdemoto

Abraços.
          Brasília/DF
          61.99984-9567

Comentário

• Celso Ferreira
            Fazedor de Chuva

• Apr 2012
            • 826

14/11. 10h20. Tudo pronto.

É isso ai, amigos.

Daqui a aproximadamente 20h40, quando os amigos FC estiverem se preparando para os passeios em Quito, partiremos com destino ao Jerivá, com uma turma de motociclistas. Depois, se tudo correr bem, vamos até Goiânia, com mais alguns amigos. Estando tudo ok, uns irão até o trevo de Morrinhos, quando nosso amigo FC Calembo nos deixará, iniciando a visita que fará a todos os municípios de Goiás. Acreditem: esse desafio é muito mais difícil do que ir até ali onde irei.

Depois, seguimos até Itumbiara, onde despedirei dos últimos parceiros que me acompanharão.

Depois, sigo sem os amigos, mas com Deus, km a km, até São José do Rio Preto, depois Marília, depois Foz, e assim por diante, se tudo correr bem, até meu destino final, Ushuaia. Se algo der errado ou se a lucidez retornar ao meu corpo, voltarei. Sem constrangimentos!

Chegando ao destino final iniciarei outra jornada, rumo ao ponto mais extremo sul do país, Chui.

Agradeço, de coração, o apoio e incentivo de todos os meus amigos, pessoais, dos FC, do FB, dos grupos de whatsApp, por email, celular, etc. Sem a força positiva que vem de todos vocês, em especial da minha esposa, pelo alvará concedido (sem as propinas, comuns aqui no DF), das minhas filhas, filho e neto, e da minha preocupadissima mãe, eu jamais iniciaria essa jornada até o fim do mundo. E claro, com a permissão e companhia d'Ele.

Contei mais de vinte que se prontificaram a nos fazer companhia num trecho da estrada. Então, amanhã, sairemos da padaria Pão Dourado, da candangolândia, às 7h em ponto, para pernoitar em Marília.

Abraços fraternais.
            Brasília/DF
            61.99984-9567

Comentário

• Celso Ferreira
              Fazedor de Chuva

• Apr 2012
              • 826

Amigos FC.

Já estou na estrada, de moto, com Deus, com destino a Ushuaia. Encontro-me, hoje, em Villa Carlos Paz.

Devido ao problema do site aqui, compartilho o link para o meu blog, com relato da viagem de Brasília até aqui. A partir de hoje, vou relatando a jornada aqui no território dos FC.

Abraços fraternais.
              Brasília/DF
              61.99984-9567

Comentário

• Dolor
                Fazedor de Chuva

• Mar 2011
                • 3250

FC Celso, muito bom te ter no Território dos FC.

Name:	IMG_3893.jpg
Views:	2
Size:	91,0 KB
ID:	186893

Estamos na torcida para que todos os quilômetros a serem percorridos, rumo ao teu sonho, sejam os melhores da tua vida.

Name:	DSC00456.jpg
Views:	2
Size:	99,8 KB
ID:	186894

Já estás inscrito para o X Encontro Intl dos FC, a se realizar em Itajaí, SC, durante o período de 14 a 16 de novembro de 2014.

Queremos saber sobre a tua viagem aqui no nosso Território.

Aprochegue-se FC Celso Ferreira, nossa inspiração!
                Última edição por Dolor; 21-11-13, 00:12.

Comentário

• Celso Ferreira
                  Fazedor de Chuva

• Apr 2012
                  • 826

6º dia. 20/11 - Villa Carlos Paz.
                  Reservei o dia para conhecer a bela cidade. Começando pelo relógio cuco. Acreditem, é atração turística imperdível para quem aqui vem. Click image for larger version

Name:	image-3560884146.jpg
Size:	63,1 KB
ID:	186895 Depois, passeio, de moto, pelo caminho das 100 curvas. Aqui cabe uma explicação. Quando estava montando meu roteiro, descobri essas curvas e esse lugar. Poucos passaram por esse caminho. Pouca coisa disponível na internet. Pô... Mas 100 curvas? Deve ser bom. Foi isso que me fez incluir essa veja vila em meu roteiro. Click image for larger version

Name:	image-6715230.jpg
Size:	47,8 KB
ID:	186896 Nas margens do lago tem um avião que combateu na guerra das Malvinas. Click image for larger version

Name:	image-1053363834.jpg
Size:	52,7 KB
ID:	186897 Visitei também o complexo aerossilas, um 'teleférico' que nos leva para cima do morro, de onde se tem uma excepcional vista do lugar. Click image for larger version

Name:	image-2966850653.jpg
Size:	54,0 KB
ID:	186898 Depois, um banho na guerreira. Afinal, moto suja não dá. 60 pesos para lavar em um dos vários lavadores existentes na cidade. Click image for larger version

Name:	image-111186252.jpg
Size:	73,3 KB
ID:	186899 Fiz vários vídeos lá no camino das cem curvas. Eis um deles: http://youtu.be/khMiNT1kK7s
                  Brasília/DF
                  61.99984-9567

Comentário

• Celso Ferreira
                    Fazedor de Chuva

• Apr 2012
                    • 826

7º dia. 21/11. Villa Carlos Paz - Mendoza. Saímos 8h30 e fomos em direção ao camino das altas cumbres. Até Mina Clavero foi o trecho mais lindo que já passei. Serras, muitas curvas. Realmente espetacular. Click image for larger version

Name:	image-1632863403.jpg
Size:	39,5 KB
ID:	186931 Click image for larger version

Name:	image-4084735974.jpg
Size:	48,6 KB
ID:	186932 Depois, só retas. Click image for larger version

Name:	image-2316308714.jpg
Size:	37,0 KB
ID:	186933 Logo após Quines tinha um entroncamento. O mais correto, e planejado, era seguir pela 146 até San Luis. Mas o GPS mandava eu seguir pela RN-20 assim como o site TripLocus, um dos que usei para meu roteiro. Escolhi ir por ali, pra ver como era. Logo após uma placa advertindo que o próximo posto só a 186km. Estava com autonomia de 250km e fui. Trecho deserto. Sem ninguém, além de alguns cabritos. Ali, confesso, fiquei apreensivo. Mas fui. Correu tudo bem, estradas excelentes e chegamos em Mendoza às 16h20. Sábado iremos para Vina Del Mar, curtir uma praia.
                    Brasília/DF
                    61.99984-9567

Comentário

• Celso Ferreira
                      Fazedor de Chuva

• Apr 2012
                      • 826

8º e 9º dia. 22 e 23/11.

Após permanecer um dia em Mendoza, capital internacional do vinho, segui adiante com destino a Viña Del Mar.

O visual é espetacular.

Name:	image-3987950312.jpg
Size:	65,0 KB
ID:	186960

Paradas básicas na Puente Del Incas e para uma vista do Aconcágua.

Name:	image-1005899368.jpg
Size:	92,1 KB
ID:	186961

Name:	image-3975965594.jpg
Size:	61,6 KB
ID:	186962

Tive que enfrentar meu primeiro desafio. Túnel Cristo Redentor. Com mais de 3km, estreito, baixo e com pouca luminosidade é um desafio e tanto para mim que sou meio claustrofóbico.

Name:	image-1131865283.jpg
Size:	68,6 KB
ID:	186963

Um tempão na fila para entrar no Chile e outro nos Caracoles, que, devido às obras, está com uma das pistas interrompidas.

Name:	image-3821507023.jpg
Size:	63,3 KB
ID:	186964

Mas, enfim chegamos.

Name:	image-2541021417.jpg
Size:	85,4 KB
ID:	186965

Na segunda vamos para Santiago onde a guerreira será revisada. Enquanto isso...

Name:	image-2671478431.jpg
Size:	51,9 KB
ID:	186966
                      Brasília/DF
                      61.99984-9567

Comentário

• Jacob Bussmann Filho
                        Fazedor de Chuva

• Dec 2011
                        • 2788

Meu irmão Celso Ferreira,já estou na sua garupa e esse Casilero del Diablo a primeira vez que tomei ele foi lá em Cerro Sombrero,antes de começar o rípio para Ushuaia, fiquei fã.....srrsrsrs....boa viagem ,estamos aqui curtindo....

abração

NFC Jacob
                        GCFC NFC VFC(SP) ,VFC(RR),Cardeal, RFC(101,116,153,230) Jacob,Bandeirantes

Comentário

• Celso Ferreira
                          Fazedor de Chuva

• Apr 2012
                          • 826

Muito bom mesmo.

Amigos FC, hoje consultei-me com um médico aqui em Viña Del Mar. Estava com umas coisas aqui na cabeça.

Ele me examinou e garantiu que não estou doido. E que todo fazedor de chuva sentem os mesmos sintomas, mas que não devo me preocupar.

Então, sigo em frente.
                          Última edição por Celso Ferreira; 24-11-13, 16:29.
                          Brasília/DF
                          61.99984-9567

Comentário

• Cristal-lucimara
                            Fazedor de Chuva

• May 2012
                            • 107

Estamos com você amigo FC Celso! Já provei desse vinho, mas já provou da uva carménère!? Ele é muito gostoso. Espero que tenha sido mais emocionante que traumático atravessar o túnel! rsrs Forte abraço amigo
                            Última edição por Cristal-lucimara; 24-11-13, 17:05.

Comentário

• Celso Ferreira
                              Fazedor de Chuva

• Apr 2012
                              • 826

Estava tão extasiado com as imagens que o trauma foi superado pela emoção, VFC Cristal.

Vou provar...
                              Brasília/DF
                              61.99984-9567

Comentário

Working...