"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amyr Klink
Peço licença, humildemente, para adentrar à casa dos Fazedores de Chuva. Não me recordo exatamente quando ouvi ou li pela primeira vez a respeito deste seleto grupo, mas ali, ainda que timidamente, despertou algo em mim. Coincidentemente, através de outro grupo de motociclistas do qual participo, fiquei sabendo que o colega Janjão, aceitou os desafios e passou a ser FC Janjão! Excelente pessoa e admirável motociclista. Então, passei a ler os relatos e freqüentar o site diariamente. Meses atrás fiz meu registro, mas sem maiores pretensões, razão pela qual até então nunca escrevi nada. Porém, o contato freqüente com o site, a leitura dos relatos, as fotos, o desafio em si, contagiou-me de tal forma que não há como segurar mais: eu preciso fazer isso!!! Minha alma já está inquieta. Aliás, acredito que já superou qualquer escala de inquietude. Diria que ela está aflita! Então decidi topar o desafio para aplacar essa angústia que está atormenta..... Preciso rodar por aí!!!!
Outro colega fez um desafio a si mesmo: rodar, no mínimo, 10mil km até o fim do ano. Não parece ser muito, aliás, é pouco. Mas o tempo dele é escasso. O trabalho e família o ocupam muito. Então, se ele atingir essa marca já será uma conquista. Eu também preciso de um desafio. Mais. Preciso de uma jornada. Então me decidi. Farei o desafio do Valente Fazedor de Chuva, com o objetivo de conhecer todos as cidades do Paraná, meu estado querido. Dentre os desafios, parece ser o menor, o que chamaríamos por aqui de “café com leite”, mas para começar, está ótimo! É a experiência que preciso para encarar outro desafio: Cardeal FC. Mas apesar da aparente facilidade, são 399 munícipios. Serão milhares de km´s rodados. Só saberei da magnitude da empreitada quando estiver nela! Por isso, não basta subir na moto e sair rodando. Acho que será necessário algum planejamento. Por isso, irei com calma no começo. Não disponho de tempo. Não terei férias tão cedo. Então não terei pressa, embora pretenda concluir até fevereiro de 2014. Os preparativos estão começando... atualização de GPS, compra de mapas, pesquisa de endereços, consulta a sites do governo... Será uma grande jornada para conhecer todo o estado do Paraná. E conhecer a mim mesmo. Espero ser bem vindo à Tribo. Desde já, coloco-me à disposição aqui em Curitiba para no que for possível auxiliar os demais FC´s. Por ora é isso. Um abraço a todos. Paz e bem. Vamos rodar!
Gubert

Comentário