Caminhos sem fim.
Collapse
X
-
Novo Airão, tem uma historia interessante,os portugueses chegarão ao Rio Negro no final do século XVI inicio do XVII nessa época a nossa região pertencia a provincia do Grão Pará, Manaus ainda era o povoado do Forte da Barra, em 1755 D. José I edita em Lisboa a Carta Régia criando a capitania de S. José do Rio enviando em 1758 para assumir como primeiro governador da nova Capitania o Coronel Joaquim de Mello e Póvoas portugues de descendencia nobre no que resultou a criação da sede do governo na aldeia Mariauá hoje Barcelos, e por necessidade foram criados varios pontos de apoio no percurso inclusive o povoado de Airão, que mais tarde já no seculo XX foi abandonado e com a sua população se instalando na atual localização de dando o nome de NOVO AIRÃO...
Comentário
-
GCFC Dolor essa é pra voce... encontrei em Novo Airão a familia Berwanger descendentes de alemães originarios de Stª Catarina estabelecidos aqui em Novo Airão a tres decadas que já estão na 3ª geração proficuos, trabalhadores simplesmente agradaveis e generosos, de uma olhada na pousada super confortavel...
Comentário
-
sou profundamente apaixonado pelo meu estado, pela natureza fulgurante que explode em cores e formas sou tambem profundo conhecedor das diversas sub-regiões, rios, lagos, a flora que cura e que mata, a maravilhosa fauna aquatica, terrestre e nos ares temos tantos passaros canoros que nos encantam e cantam em qualquer lugar inclusive nas cidades, realmente somos privilegiados em viver aqui... as fotos a seguir são do Rio Negro, com o Porto de Novo Airão em destaque ja que o mesmo é o ponto de saida para o maior Arquipelago Fluvial do Mundo com cerca de 505 ilhas o Arquipelago das Anavilhanas, para se ter uma dimensão da grandiosidade o Rio Negro chega a ter 40 Kilometros de largura que em em sua maior parte se localiza neste municipio, que tem como sua maior vocação o turismo voltado a natureza, ainda é ambigua as ações mais as belezas naturais fazem o seu trabalho...
Comentário
-
Comentário
-
FC Benício, ler os teus relatos e relê-los através das fotos é um grande prazer feito...tipo...de um golpe só de ar. Hoje voltei ao início e salta pela tela do computador o amor que sentes pelo Amazonas, a tua interação e intimidade, tudo retocado pela poesia das ótimas colocações.
Um cara assim só poderia ser um Fazedor de Chuva!
Importante o registro que o Caminhos sem fim, alcançou o seu primeiro milhar de visualizações, como um atestado do sentimento que toda a nossa comunidade sente por esta aventura...amazônica.
Receba os nossos cumprimentos e só não sentirás a tua moto mais pesada do que o de costume porque Fazedor de Chuva não pesa, pois somos todos somente almas se aquietando com as histórias contadas e vividas por outras almas inquietas.
Mil vezes parabéns!
Seguramente visitarei a pousada dos conterrâneos e nos esbaldaremos em volta da mesa com as delícias da cozinha amazonense, tão peculiar e particular, por ocasião do meu desafio BFC e CFC.
Agora...cá entre nós...o cara não pode estar no seu juízo perfeito para se lançar numa empreitada dessa, num estado de tamanho continental como é o Amazonas, aliada as dificuldades rodoviárias. Quando da minha passagem por aí, gostaria imensamente de te acompanhar numa daquelas paradas rio abaixo ou acima, com a Bonitona toda garbosa singrando qualquer das águas amazonenses enquanto eu fico com aquele punhado de pulgas atrás da orelha pensando em como embarca-la e desembarca-la nas cidades destino, para a foto na frente da prefeitura.
Pena que serás internado antes de mim, me dificultando o cumprimento deste desejo, mas não importa, maçã, chocolate e Coca, não deixarei que te faltem.
Por favor, nem para mim, assuma este compromisso!Última edição por Dolor; 25-06-13, 23:21.
Comentário
-
FC Benício, estamos redescobrindo o Brasil. Há tempo nao lemos algo tao verdadeiro e atualizado sobre o Amazonas. De fato, o Brasileiro nao valoriza muito suas riquesas, e duvido que se perguntarmos hoje nas escolas e universidades, que alguem saiba que o maior arquipelogo fluvial do mundo fica no Brasil, e muito menos saberao o nome.
E tambem te digo uma coisa, dá gosto de ver as cidades, pela limpeza, monumentos isentos de pixacao, tudo liimpo. Dá nojo para nós aqui do sul, tidos como terra do primeiro mundo, e ao adentrar um pouco mais a fundo nas cidades, o que vemos é um abandono geral, pixacoes, depredacoes, mal conservacao de tudo o que é publico. Talvez seja hora de comecarmos de novo.....
Obrigado Benicio, estás nos dando uma licao de civilidade com este teu povo educado daí, que mesmo inserido nas profundezas das florestas, ainda encontram tempo para prozear, escutar os cantos dos passaros, tomar banho de igarapé, olhar a beleza do por do sol.
abcs
Sergio Pires
Comentário
-
Bom dia a todos Fc, retorno a Manaus após alguns dias de trabalho em municipios do interior o que tambem é prazeiroso mas sentido muito a falta das nossas conversas ocasionado pelo péssimo serviço que as operadoras de telefonia nos prestam, constantes queda de sinal, trafego superior a capacidade dos equipamentos causam impossibilidade de comunicação pelo menos razoavel e a internet !, essa é pura agonia é mais um desafio que acredito tambem aconteça nesse nosso Brasilsão, uma coisa é certa "somos brasileiros e nunca desistimos" caracteristica que nos une de norte a sul de leste a oeste...
Comentário
-
GCFC Dolor
Voces tres ou seja: Dolor, Angela e a Bonitona dispensam quaisquer comentarios, nos servem como fonte de inspiração nos mostrando que é possivel e necessário ousarmos e vivenciarmos com toda a intensidade os nossos sonhos. Com certeza estaremos por aqui esperando voces. Bom o peixe que voce mostra é um belo Caparari da familia do Surubim vai ai uma curiosidade: Aqui no amazonas os bagres em geral são chamados de "peixe de couro" ou "peixe liso" e devido algumas lendas regionais que não vou contar agora infelismente são muito pouco consumidos por aqui, já no Pará são os preferidos, eu particularmente tambem gosto muito...
Comentário
-
Mil vizualizações que felicidade !!! Não tenho como externar tamanha alegria. Agradeço humildemente a todos que nos visitam e conosco viajam por favor sintam-se a vontade e não nos abandonem nunca.
Muito obrigado
saudações amazonicas e que o grande abençoe a todos e familias.
Fc. Benicio b.
Comentário

Comentário