João Gonçalves Filho, o Gau, soma quase meio século de aventuras sob duas rodas. Gau, que nasceu em 1947, na cidade de Palhoça (SC), viu sua paixão por motos começar quando tinha apenas 16 anos e andava com uma Vespa. Aos 18, serviu a Marinha Brasileira no Rio de Janeiro/RJ, logo após se casou e foi viver em Manaus (AM), onde se estabeleceu.
Mas o GCFC Gau tem um temperamento inquieto, dos que gostam de desbravar e ultrapassar os que parecem os mais impossíveis desafios. Em 1976, ele voltou para o Sul, porém em uma AMF/Harley-Davidson 1200. Foram 12.000 km pelo interior do Brasil. Inclusive a façanha aparece no Guiness Book, por ser o primeiro motociclista a cruzar a Rodovia Transamazônica.
Gau em suas viagens nos anos 80.
Mas esse foi apenas o começo de décadas de aventuras. No ano de 1983, outro desafio: ir montado em uma Honda XL-250, com apenas cinco mil dólares no bolso até Moscou. Ele queria ser o primeiro motociclista brasileiro a entrar na ex-URSS.
Desde então, não parou mais, tendo ultrapassado a marca dos 1.000.000 km rodados pelo mundo. Esteve em todos os países das três Américas, exceto Bolívia e República Dominicana. Também viajou de moto pela Europa, África, além de se divertir dizendo que até em Cuba andou de moto. Quando perguntado o motivo pelo qual viaja de moto, ele responde: "não sei por que, só sei que viajo!" Os motociclistas que conhecem bem o Gau, dizem que ele "não mora, faz estadia", porque está sempre viajando de moto ou então planejando a próxima viagem.
Em 2001, GCFC Gau saiu de Palhoça (SC), foi até o Ushuaia, seguiu pelo Pacífico até o Alasca. Depois retornou para o Ushuaia e voltou para casa, após 75.000 km rodados. Ele explica como surgiu a ideia de escrever um livro sobre a aventura: “durante essa minha viagem realizada em 2001, no dia-a-dia, escrevia sobre a viagem, abordando um enfoque diferente daqueles "relatos" que encontramos comumente em livros do gênero. O livro foi publicado só em 2008, no mês de setembro. Chama-se "Moto é o sonho que caminha". Abordo além da minha vivência durante todo o percurso, histórias hilárias, curiosidades e tudo que vi no caminho, questões políticas sobre os países que cruzei, a opulência do povo dos EUA, tudo com pitadas de bom humor”.
A paixão de Gau por viagens de motocicleta foi transmitida pelo DNA. Sua filha Chayenne já realizou diversas aventuras junto com o marido, Allamo. O casal também foi até o Alasca, sempre com as dicas de Gau, considerado o “pai do moto turismo brasileiro”. O casal viaja sob o slogan “se vamos juntos, vamos bem...”
Sites: www.motoviagem.com.br e www.brasilriders.com.br